sexta-feira, 26 de junho de 2020

Vacinação contra febre aftosa é prorrogada para julho em Pernambuco



A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) informa a todos os produtores que a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa que se encerraria no dia 30 de junho foi prorrogada para o dia 31 de julho. A determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento atendeu as solicitações apresentadas pelos órgãos executores de sanidade animal do Nordeste (AL, CE, MA, PB, PE, PI e RN), baseadas nas medidas de enfrentamento ao coronavírus.

Em Pernambuco apenas 34% do rebanho já foi imunizado e declarado, mas muitos produtores já haviam comprado a vacina, apenas não fizeram a declaração. Até o momento já foram comercializadas 1,4 milhões de doses de vacina o suficiente para vacinar quase 80% do rebanho.

O prazo para declarar a vacinação continua o mesmo até dia 31 de agosto. “Algumas regiões estão com mais dificuldade de atingir o índice do que outras, na região da bacia leiteira, no Pajeú e na mata norte a campanha está dentro da normalidade, mas no sertão e na região metropolitana está mais lenta”, explicou o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima

Com a nova data, o Estado espera atingir a meta de imunizar mais de 90% do rebanho para continuar com o status de área livre de febre aftosa com vacinação e pode pleitear o de área livre febre aftosa sem vacinação.

A Adagro lembra que os produtores que não imunizarem seu rebanho pagam multa, ficam impossibilitados de transitar com o seu rebanho e ainda ficam sem pode retirar os créditos bancários para produtor rural.

CAPOEIRAS MOSTRA SUAS AÇÕES NO COMBATE À COVID-19


Estivemos esta semana com o Secretário de Saúde de Capoeiras, Cléber Ricardo Gewehr, que representou a prefeita Neide Reino em uma conversa que ele domina, as ações de enfrentamento ao Covid-19. Neide Reino se encontrava em um treinamento à distância, mas mandou seus cumprimentos. Com Cléber estavam Marcos Souto, coordenador da Vigilância em Saúde e o vereador Pitonho. 

Capoeiras ficou entre os cinco melhores da V Regional de Saúde no mês de maio, segundo a Vox Multimídia, que aferiu diariamente os índices de Isolamento Social divulgados pela parceira da InLoco e Ministério Público de Pernambuco, em um trabalho que está disponível na internet.

Cléber Ricardo nos enviou uma série de medidas implementadas que explicam o bom resultado do município, que tem conseguido até melhorar na classificação regional agora em junho. Fazemos questão de divulgar as ações pois servem de incentivo e exemplo para outros municípios, e reforçamos que não basta ter a iniciativa, tem que trabalhar com determinação.

Foram diversas ações de combate ao novo coronavírus, na tentativa de conter o número de pessoas infectadas no município. Para isso foram criadas algumas estratégias desenvolvidas pelos profissionais de saúde vinculados à Secretaria Municipal de Saúde. São elas: 

· Barreiras sanitárias nos principais acessos à cidade com aferição de temperatura, oferta de álcool a 70% para higienização das mãos e orientações gerais aos transeuntes. Além disso, em uma das barreiras é possível realizar a desinfecção dos automóveis que ali transitam através de um sistema de bombeamento por onde os carros passam, em um processo semi-automático; 

· Monitoramento domiciliar realizado pelos profissionais de saúde, dentre eles dentistas, psicólogas, fisioterapeutas, assistentes sociais, médicos, enfermeiras, agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, entre outras. Essa atividade consiste na identificação precoce de pessoas que apresentem sinais e sintomas de síndrome gripal que são monitoradas e encaminhadas para atendimento na sua UBS de referência. Além disso, completados os dias de monitoramento, esses usuários são submetidos a testagem rápida no objetivo de confirmar ou descartar o diagnóstico de Covid-19. 

Este projeto ainda se propõe a identificar as pessoas que estão no grupo de risco como as pessoas com doenças crônicas, gestantes, as que fazem tratamento contínuo como hemodiálise, quimioterapia e afins. Ao serem identificadas, o acompanhamento pelo agente comunitário se torna mais próximo tendo em vista a necessidade de maior cuidado com esse púbico. Neste momento ainda são realizadas orientações de prevenção ao Covid-19 com entrega de material educativo, máscaras e hipoclorito de sódio. Tem se manifestado como uma atividade bastante importante e já foi desenvolvido em algumas áreas da zona rural e urbana. 

· Ação de desinfecção de vias públicas pelos Agentes de Combate a Endemias durante a noite como uma proposta de redução de circulação do vírus nas praças, calçadas, porta de agência bancárias, correio e demais pontos de maior circulação no município; 

· Aumento da capacidade de teste rápido, incluindo os profissionais de saúde. Sem dúvidas uma das principais estratégias de prevenção tem sido a testagem destes profissionais que se expõem mais ao risco de contaminação pelo contato inevitável com os usuários com diagnóstico de Covid-10. 

· Ações de capacitação para as equipes dos diversos equipamentos de saúde que compõem a Rede de Atenção à Saúde do município.

- Hospital Municipal preparado para as demandas diárias de enfrentamento ao Covid-19.

Estas e outras ações foram determinantes até agora, mas o trabalho é contínuo e agora, mais que nunca, precisa do apoio da população, para se prevenir, alertar suas comunidades para os riscos de infecção, atendendo as orientações dos órgãos de saúde.

Acreditamos que este pequeno resumo deixa claro um trabalho feito com atenção, dedicação e competência, e que levou Capoeiras a figurar entre os melhores.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.