segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Paulo Câmara recebe embaixador da Coreia do Sul

Governador debateu com o diplomata as possibilidades de novas parcerias 



O governador Paulo Câmara recebeu nesta segunda-feira (30.09), no Palácio do Campo das Princesas, o embaixador da Coreia do Sul, Chan Woo Kim. No encontro, o gestor estadual apresentou ao diplomata o potencial de expansão industrial de Pernambuco. Setores como tecnologia, inovação e educação também foram abordados na conversa entre o governador e o embaixador, que manifestou interesse em firmar parcerias com o Estado.

Chan Woo Kim destacou ainda a visibilidade que Pernambuco vem ganhando no cenário internacional. “A gente já ouviu falar muito sobre o Nordeste em geral, especialmente sobre a questão cultural de Pernambuco. Mas muito além das riquezas naturais, pela liderança do governo atual, existe um crescimento contínuo do setor industrial do Estado que nos chama a atenção”, afirmou.

Pela primeira vez em visita oficial ao Estado, o embaixador participou da 6ª edição do Festival de Cultura Coreana em Pernambuco, que ocorreu domingo (29) no Recife. Este ano, o evento marcou os 60 anos de relação diplomática entre Coreia e Brasil.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

CARTA DE NATAL / Governadores do Nordeste defendem importância da universidade pública. SAIBA MAIS

Reforma tributária e avanços tecnológicos para a região foram outros temas debatidos em Natal

Foto: Elisa Elsie/Assecom-RN).
“Destacamos a importância que as Universidades Públicas têm no desenvolvimento do país e de nossa região. Para tanto, se faz necessário garantir recursos e investimentos na formação de profissionais e professos capazes de atender às demandas do mercado de trabalho, por meio da produção de conhecimento, com liberdade de expressão e autonomia universitária.”

Esse é o 5º ponto da Carta de Natal, publicada na segunda, 16/09, após a 4ª Assembleia Geral do Consórcio Nordeste. Governadores de sete estados, mais a vice-governadora do Ceará e um representante do governo de Alagoas estiveram presentes ao evento. Como sinal do fortalecimento da região Nordeste como pólo econômico, a cidade recebeu, simultaneamente, o Encontro Econômico Brasil e Alemanha, realizado no Centro de Convenções da capital potiguar.

Para ler a matéria completa, conheça o Portal Nossa Ciência. Clique aqui.

V GERES divulga nota sobre Sarampo

Regional de Saúde não tem casos confirmados. Doses extras vêm sendo distribuídas aos municípios



A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), através da V Gerência Regional de Saúde, em Garanhuns, informa que até o dia 20.09, foram notificadas 698 suspeitas de sarampo em Pernambuco, com 202 descartes e 474 em investigação. Deste total, 22 casos foram confirmados, sendo que nenhum ainda na área da V GERES. As novas ocorrências no estado são relativas ao período de julho e início de agosto.

A SES-PE informa ainda que, desde a primeira notificação, vem realizando, em parceria com os municípios, o reforço das ações de vigilância para fazer a investigação e bloqueio de casos. A Secretaria ressalta que o Estado está abastecido da vacina tríplice viral, que, além do sarampo protege contra caxumba e rubéola. Somente entre agosto e setembro deste ano, foram aplicadas 230.877 doses da vacina. 

A gestora da V GERES, Catarina Tenório, informa que em 2019, até julho, na regional de saúde, 86% das crianças com 1 ano fizeram a primeira dose da tríplice viral e 65%, a segunda. A meta mínima é de 95% de cobertura. O calendário mensal de distribuição da vacina Tríplice Viral vem sendo cumprido normalmente, de acordo com a solicitação dos municípios.

segundo Doraci Santos, coordenadora do Programa Nacional de Imunização, da V GERES, no período de agosto a setembro de 2019 foram distribuídas 12.700 doses extras na V Regional de Saúde, devido o aumento da procura pela vacina nos postos de saúde dos municípios.

SAIBA MAIS:

Sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior. É uma doença grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridos e imunodeprimidos. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo.

Principais sintomas:
Febre, manchas avermelhadas, que começam na cabeça e vão descendo para o restante do corpo, tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.

Prevenção:
A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e está disponível de rotina nas salas de vacina dos municípios.

O ministério da saúde instituiu algumas estratégias para o enfrentamento do surto de sarampo no País entre elas destacamos algumas como:
- Instituiu uma dose de vacina (Dose zero) para crianças de 6 meses a 11 meses de idade;
- Vacinar com a primeira dose (D1) crianças aos 12 meses de idade de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação;
- Vacinar com a segunda dose ( D2) crianças aos 15 meses de idade, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação;
- Vacinar indivíduos até 49 anos de idade não vacinados;
- Vacinar profissionais de saúde independente da idade não vacinados que atuam no atendimento de pacientes com suspeita de infecções respiratórias.

XIX Momento Cultural do Colégio Santa Joana D'Arc





Projeto Vida: Precisamos Escolarizar a Emoção.

Alunos, e familiares estão bastante envolvidos na proposta do 19º Momento Cultural, no dia 25/09/19, os alunos foram até o Abrigo São Vicente de Paulo em solidariedade com todas as idosas, apresentaram várias atividades envolvendo arte, cultura e o socioemocional.
Na ocasião em gesto de partilha e cuidado com o outro entregaram vários alimentos dentre eles: café, açúcar, biscoitos e aveia (alimentos arrecadados pelos alunos e familiares).
CSJD, reconhecido em Garanhuns e região por sua excelência no ensino, estrutura pedagógica e comprometimento com a cidadania.

Quem parte na frente na disputa pela prefeitura de Garanhuns?

Sivaldo Albino tem ampliado seu grupo político a cada reunião com lideranças


Contamos mais de dez pré-candidatos à prefeitura de Garanhuns, contudo, quatro deles aparecem acima da média, formando um bloco dos que têm mais chances; Sivaldo Albino, Zaqueu Lins, Silvino Duarte e Haroldo Vicente, segundo algumas pesquisas, estaria nesta ordem. 

E desses quatro, quais seriam os que teriam mais chances de polarizar a disputa? Ainda acredito que Sivaldo e Haroldo.

Embora ainda em quarto lugar, o atual vice-prefeito tem contado com o apoio de Izaías, o que lhe dá estrutura para a campanha, com a máquina municipal. Em entrevista, o prefeito deu tom definitivo à sua escolha. 

Silvino Duarte continua trabalhando para disputar a prefeitura com apoio de Izaías. Tem um grupo que defende seu nome, participado de reuniões, e aparece à frente de Haroldo nas pesquisas. Mas, sem o apoio oficial, vira terceira via, já que o espaço da oposição já está ocupado por Sivaldo Albino. O ex-prefeito tem a preferência do deputado Fernando Rodolfo.

Vereador de seis mandatos, Zaqueu teve o nome lançado pelo PP de Claudiano Martins e Eduardo da Fonte, em um projeto regional que apresenta candidatos a prefeito em vários municípios do Agreste (relembre aqui). Zaqueu tem aparecido bem nas pesquisas e conta com apoio forte dos evangélicos, Como o PSB do governador Paulo Câmara parece ter definido Garanhuns como uma das prioridades para 2020, resta saber como observará uma outra candidatura dentro da Frente Popular.

Por fim, Sivaldo Albino, que tem aproveitado bem seu mandato de deputado para estreitar ligações com a gestão estadual e pelo recall das últimas campanhas de prefeito e deputado, lidera as pesquisas. Contudo o quadro ainda não está fechado, o momento é de conversar, consolidar projetos e parcerias, preparar o campo para a eleição, e Sivaldo tem avançado neste campo também. Em seu escritório regional tem recebido lideranças comunitárias, ouve as demandas, e com seus irmãos Johnny Albino e Fá Albino, além do presidente do PSB em Garanhuns, Dorgival Figueiredo, já reúnem pré-candidatos a vereador.

Se de fato vier o apoio da Frente Popular em peso, Sivaldo entra ainda mais forte na campanha. E se Izaías garantir o apoio a Haroldo, ele cresce naturalmente durante o processo. A Zaqueu e Silvino caberia disputarem como terceira via, o que pela falta de recursos para estrutura, é sempre complicado, mas possível.

É lógico que muita coisa ainda vai acontecer até as convenções, mas neste momento, se a campanha começasse hoje, Sivaldo e Haroldo disputariam o Palácio Celso Galvão, com o socialista começando na frente. É o que acho.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.