quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

FIAT TORO: Pernambuco se consolida como polo automotivo de exportação‏




Às vésperas de comemorar um ano de plena operação em Pernambuco, o Polo Automotivo da Jeep, em Goiana, na Mata Norte, lança o segundo modelo de carro concebido e fabricado no Estado: o Fiat Toro. O veículo foi apresentado ao governador Paulo Câmara, na tarde desta quinta-feira (18.02), pelo presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina, Stefan Ketter, que confirmou a planta pernambucana como endereço de exportação do novo modelo para toda América Latina. A solenidade aconteceu nos jardins do Palácio Campo das Princesas, sede do Executivo estadual.

Após conhecer o veículo, o governador Paulo Câmara destacou que o Polo Automotivo de Goiana dialoga com o futuro da indústria automotiva. “Fico feliz em ver um carro com a tecnologia que nos foi apresentada hoje. Um carro bonito, moderno, feito em Pernambuco, brasileiro. É um projeto que nós vimos nascer, há pouco mais de cinco anos, e que hoje é uma realidade. A fábrica está fazendo um ano agora da sua inauguração, e já temos dois modelos sendo fabricados aqui. Um que já é nacionalmente bem conceituado e avaliado, que é o Renegade, e, agora, a sociedade vai conhecer o Toro”, afirmou.

O chefe do Executivo estadual também exaltou a parceria de sucesso firmada com a empresa, baseada no tripé “planejamento, união e sinergia”. “As obrigações estão sendo devidamente cumpridas por ambas as partes. São parcerias como essas que queremos fazer em todas as áreas e setores do nosso Estado. Só tenho a agradecer a Fiat e ao grupo Chrysler pela confiança que têm nos dado para desenvolver mais uma veículo, que, com certeza, vai levar Pernambuco a um renome mundial em termos de indústria automobilística”, agradeceu Paulo. A planta pernambucana também já produziu o Jeep Renegade, que antes mesmo do lançamento oficial gerou fila de espera em concessionárias de todo Brasil.

Destacando a participação dos pernambucanos no polo automotivo, Stefan Ketter afirmou que o Polo de Goiana está “rodando muito bem” com a mão de obra local. “Nós criamos muitos talentos e líderes. Estamos muito felizes. Isso dá resultado tanto de competitividade, como também de qualidade. Posso confirmar que Pernambuco é uma base industrial excelente que provou ser avançada, moderna e competitiva”, elogiou o gestor, ao destacar que o carro, um projeto brasileiro, está sendo fabricado na planta mais moderna da empresa.

O Fiat Toro chega ao mercado com mais de 70% de componentes produzidos em solo brasileiro - a maior parte em Pernambuco -, onde o modelo também foi idealizado e projetado. Inaugurando um novo segmento no mercado, o carro combina características de uma picape e de um Sport Utility Pick-up (SUP). O veículo traz inúmeras inovações, entre elas, a tecnologia start remote (partida remota), que permite ligar o carro e o ar-condicionado a uma distância de 50 metros.

A expectativa é de uma produção inicial de 50 mil unidades até o final deste ano, com uma média de quatro mil por mês. A fabricação do novo modelo vai levar a fábrica pernambucana a gerar de 500 a 1 mil novos postos de trabalho, com contratação ao longo de 2016, na fábrica e no parque de fornecedores, que reúne 16 empresas.

ENCONTRO – Pernambuco também é sede, pela primeira vez, do evento que reúne os 550 concessionários Fiat do País. O grupo desembarca no Estado para participar do lançamento oficial do Toro. Na passagem pelo Estado, os revendedores também vão conhecer o Polo Automotivo da Jeep e todas as etapas de fabricação do novo modelo da empresa.

Vereador Alcindo abre Caixa Preta

Depois de protelar as denúncias que prometeu, enfim o vereador Alcindo Correia (PSDC) falou com a imprensa sobre o que seria a Caixa Preta da Câmara Municipal. Muita gente já não acreditava que o vereador fosse falar, mas ele falou, e foi sério.

Nesta quinta-feira (18), Alcindo reuniu parte significativa da imprensa em Garanhuns na República do Café, e durante mais de uma hora teve a atenção, inclusive de emissoras de rádio para apresentar as denúncias.

Alcindo confirmou que o mesmo conteúdo foi apresentado no encontro com o Promotor Domingos Sávio, sobre a reforma da Câmara, as possíveis irregularidades verificadas e documentos em seu poder.

Quanto às ameaças, Alcindo ironizou o presidente Gersinho Filho, de que buscaria garantir a sua segurança, inclusive através a UVP - União dos Vereadores de Pernambuco. Alcindo acusou o colega de ser o principal suspeito, pois as ameaças teriam começado após suas denúncias.

Alcindo também se referiu a outro colega, Gil PM, que teria feito críticas em emissoras de rádio, insinuando que as ameaças sofridas pelo vereador vinham das "cachaçadas" de Alcindo. O vereador de São Pedro retrucou, disse que não entrava na vida particular de outro vereador, e que Gil PM não teria ética para lhe criticar, já que quebrou porta na Câmara, usa palavras e gestos agressivos no plenário da casa para convidados e que teria continuado recebendo seus salários na Polícia Militar mesmo após ter assumido como vereador, o que é vedado por lei. 

PIB de 2015 deve apontar pior recessão dos últimos 25 anos no Brasil


O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) - uma ''prévia'' do PIB - recuou 4,08% em 2015 na comparação com 2014. O percentual representa a maior queda anual da série histórica do índice, inciada em 2003, e pode representar a pior recessão dos últimos 25 anos no País.

De 2009 até 2014, houve uma sequência de elevações do IBC-Br. Em 2010, a alta foi de 8,58%. Em 2011, o indicador subiu 3,17%. Em 2012, avançou 0,90% e, em 2013, teve elevação de 3,18%. 

Segundos dados do BC, no último trimestre do ano comparado com o terceiro trimestre, houve queda de 1,87%, de acordo com os dados dessazonalizados (ajustados para o período). Em relação ao quarto trimestre de 2014, a queda foi maior: 6,34% nos dados sem ajustes, já que a comparação é entre períodos iguais. Em dezembro, o IBC-Br também registrou retração de 0,52 %, na comparação com novembro. Comparado a igual mês de 2014, o recuo ficou em 6,51%.

Pesquisa da UPE e Hospital Oswaldo Cruz estuda chikungunya e doenças reumatológicas



Por dia, 63 casos de chikungunya foram diagnosticados em Pernambuco neste ano. A doença avança e é considerada a arbovirose com maior capacidade de transmissão no estado, quando comparada a dengue e zika vírus. Não bastando, ela é um gatilho para o desenvolvimento de doenças reumatológicas graves e pode ser ainda mais acentuada em pessoas com diabetes e hipertensão. 

Um estudo foi iniciado na Faculdade de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) e no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) para acompanhar as manifestações clínicas dos pacientes a médio e longo prazo, para traçar um padrão de diagnóstico para a doença.

Mais de 2,6 mil casos de chikungunya foram notificados neste ano em Pernambuco. Quando não tratada precocemente, ela pode evoluir para uma forma crônica. Segundo o reumatologista e professor da FCM Eliézer Rushansky, a quantidade de pacientes que procuram as unidades com inchaços acentuados nas articulações e até deformidades tem despertado o alerta médico. 

“Atendemos cerca de 35 pessoas neste começo de ano somente na nossa unidade. Uma média de 90% delas chega na fase aguda, mas já com inchaços e alguns com deformidades. Se não houver uma avaliação adequada, o paciente pode se medicar incorretamente e permanecer com as articulações dessa forma”, esclarece o reumatologista.

PARA CONTINUAR LENDO:

Exército Promove a Paz em Garanhuns‏



No próximo dia 21 de fevereiro, às 9h, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizada (71º BI Mtz) promoverá mais uma edição da Corrida da Paz em Garanhuns (PE). A largada será no Parque Euclides Dourado, em frente à entrada principal, e terá um percurso de aproximadamente 3 km, passando pela Avenida Rui Barbosa, pelo relógio das Flores, e retornando até o Parque. Não é necessário realizar inscrição, o evento não possui caráter de competição e é aberto a todas as faixas etárias.

Promovida pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), a “Corrida da Paz” não tem fins lucrativos e busca promover a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas, contribuindo com a paz mundial. Neste ano, a corrida também marca os 60 anos da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB).

Estão sendo convidadas diversas instituições civis e militares, como os “CAMINHANTES DO PARQUE”, 9º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal, Serviço Social do Comérco (SESC) e outros segmentos da sociedade local. O Comando do 71º BI Mtz convida toda a sociedade de Garanhuns e municípios vizinhos para participar e prestigiar o evento, que é gratuito e aberto aberto a todas as faixas etárias.

Histórico
Em 2006, o Conselho Internacional de Esporte Militar – CISM criou o “CISM Day Run”, evento que consiste na organização de uma jornada esportiva, sem fins competitivos (corrida ou caminhada) com a intenção de promover a prática esportiva no âmbito das Forças Armadas e contribuir com a paz mundial. No Brasil, o evento é denominado “CORRIDA DA PAZ”.
Tradicionalmente o Brasil tem prestigiado o referido evento, tendo alcançado o primeiro lugar no ranking das nações participantes em varias edições, reunindo milhares de pessoas em mais de 40 cidades do Brasil.

Outras informações podem ser obtidas junto à Seção de Comunicação Social do 71º BI Mtz, pelo telefone 3762-2000 - ramal 231, ou através do e-mail comsoc71@yahoo.com.br

SERVIÇO
Evento: “CORRIDA DA PAZ”
Local: Parque Euclides Dourado – Garanhuns (PE)
Hora: Concentração/Largada às 9h
Percurso: Parque Euclides Dourados - Relógio das Flores - Parque Euclides Dourado

Em decisão histórica, STF muda entendimento da Lei sobre condenação em 2ª Instância




Acabou a farra de entrar com recursos para evitar ir para a cadeia, assim determinou na quarta-feira (17) o Supremo Tribunal Federal. A decisão é importante em dois sentidos: põe na cadeia logo quem foi condenado e muda como o próprio Supremo encarava a questão.

O STF viveu mais um dia histórico no Direito, principalmente no Direito Penal, e houve uma curiosidade: a mais alta Corte do país acabou revendo um entendimento adotado por ela mesma em um julgamento do ano de 2009 em uma ação parecida, um habeas corpus que garante o direito de ir e vir de uma pessoa.

O Supremo passou a entender que a presunção de inocência do réu vai até o momento que ele tem o direito de recorrer da pena, antes do chamado trânsito em julgado.

Agora, o Supremo retirou esse impecilho e os tribunais de justiça dos estados ou regionais federais ficam livres para executar uma condenação por eles julgada, independentemente dos recursos aos tribunais superiores. É uma guinada e tanto em matéria processual penal que vai levar muito condenado para a cadeia.

A decisão teve repercussão imediata. Para a Associação Nacional dos Procuradores da República, é um avanço histórico no combate ao crime que possibilita a "execução definitiva das causas já apreciadas pelo juiz singular e revistas pelo tribunal competente".

Também em nota, a Associação dos Juízes Federais afirmou que a decisão é de extrema relevância para a sociedade e marca um avanço no processo penal brasileiro.

Por sete votos a quatro, os ministros do Supremo decidiram que quando um réu for condenado por um crime e essa decisão for confirmada em segunda instância ele deve ser preso, mesmo que ainda possa recorrer aos tribunais superiores.

A segunda instância são tribunais de justiça e tribunais regionais federais. Os julgamentos são feitos por um colegiado de juízes.

Os ministros que votaram pela mudança argumentaram que a possibilidade de recorrer em liberdade estimula a defesa dos réus a fazer uma série de recursos que podem levar, inclusive, à extinção da pena pela demora para se chegar ao fim do processo.

O ministro Teori Zavascki foi o relator do processo, citou decisões que já tinham sido dadas pelas turmas do Supremo e defendeu que o entendimento fosse, agora, referendado pelo plenário.

"As turmas do STF afirmaram e reafirmaram que o princípio da presunção de inocência não inibia a execução provisória da pena imposta", diz Teori Zavascki, ministro do STF.

O ministro Luiz Fux reforçou que, para o réu condenado em segunda instância, não cabe mais a presunção da inocência. "Se há algo inequívoco hoje e a sociedade não aceita a presunção de inocência e a pessoa condenada que não para de recorrer", diz Fux.

Já o ministro Marco Aurelio, que votou contra o relator, defendeu mudanças na lei que regulamenta os recursos. "Modifiquemos o sistema recursal, mas isso não conduz a fechar-se a Constituição Federal. A Constituição precisa ser um pouco mais amada", afirma Marco Aurélio Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal.

O que se espera, a partir de agora, é que esse novo entendimento do Supremo sirva, sim, de orientação para os casos de condenação em segunda instância na esfera criminal. Em tese, poderá valer, por exemplo, para os réus da Operação Lava Jato.

Até agora nenhum deles foi julgado por um colegiado de juízes. O juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, disse que a decisão do Supremo fecha a janela para a impunidade.

Alcindo convoca imprensa para falar sobre a Caixa Preta

O Vereador Alcindo Correia (PSDC) convida todos os meios de comunicação de Garanhuns e Região Agreste para uma coletiva de imprensa, a ser realizada nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, a partir das 10 horas da manhã na República do Café, centro da cidade (nas instalações do Shopping Center Brasil).

Na ocasião o parlamentar tornará público algumas queixas/denúncias intituladas pelo próprio de “Caixa Preta da Câmara”.

Certos de sua presença, desde já ele agradece.

Alcindo Correia, Vereador de Garanhuns.

Com informações de Gidi Santos

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.