terça-feira, 23 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014: Professor Jailton - Candidato a Deputado Estadual



Meu estimado Ronaldo César, 

Eis algumas das bandeiras que estou defendendo nessas eleições de 2014:

ESTATIZAÇÃO DA AESGA

Uma das bandeiras que defendo é discutir com a sociedade, com a comunidade acadêmica e com os estudantes a possibilidade de estadualizar ou federalizar as faculdades mantidas pela Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA).

Todos nós sabemos que quem estuda na FAGA, na FDG, na FACEG e na FAHUG paga um valor muito elevado se levarmos em conta que vivemos em uma região financeiramente empobrecida. É preciso democratizar o Ensino Superior no Estado de Pernambuco.

INTERIORIZAÇÃO DA JUNTA MÉDICA

A minha luta enquanto Deputado Estadual será defender uma melhoria no atendimento de Saúde para os servidores públicos do estado, pois é um descaso o funcionário ter que se locomover do interior para a capital pernambucana para procurar uma Junta Médica quando a licença média ultrapassa três dias.

É preciso descentralizar esse atendimento possibilitando a criação de Juntas Médicas nos demais Municípios pernambucanos.

INTERIORIZAÇÃO DO IML

Uma das minhas ações na Assembleia Legislativa de Pernambuco será reivindicar junto ao Governo do Estado uma unidade do Instituto de Medicina Legal para Garanhuns.

Essa unidade atenderá todos os municípios do Agreste Meridional evitando que as famílias se desloquem para o Recife ou para Caruaru em momentos de dificuldades, como a perda de um ente querido.

Fraterno abraço,

PROF. JAILTON 50033
Candidato a Deputado Estadual pelo PSOL em Pernambuco




LUTO NA CULTURA: Depoimento do governador João Lyra Neto sobre o escultor Abelardo da Hora


Perdemos mais um filho ilustre e um dos maiores nomes das artes brasileiras. Aos 90 anos, ainda lúcido e ativo, Abelardo da Hora continuava sua extensa obra iniciada desde os anos 1940, quando começou a moldar suas primeiras peças na Escola de Belas Artes do Recife. Sua obra se caracterizou com o compromisso com o povo: uma galeria de arte a céu aberto. Espalhou sua criatividade por ruas avenidas, prédios públicos, bancos, hotéis, hospitais e edifícios residenciais. Um arte feita com amor e paixão que fazem parte do cotidiano dos pernambucanos.

Abelardo da Hora deixa um legado também na militância política em favor dos mais pobres da nossa sociedade, causa que sempre se comprometeu, utilizando seu trabalho como forma de contribuição para a melhoria da sociedade. Um artista politicamente combativo e fortemente defensor do povo.

Com essa visão, na gestão do então prefeito do Recife, Miguel Arraes de Alencar, foi um dos idealizadores do Movimento de Cultura Popular (MCP), Nesta mesma época, fez 22 desenhos sobre a situação de miséria da cidade. Era o álbum "Meninos do Recife", sobre a fome e a pobreza que esses meninos viviam. Preso pela ditadura mais de 70 vezes, teve os 500 exemplares desse álbum queimados e suas esculturas destruídas pelos militares, uma delas um monumento em homenagem às Ligas Camponesas, erguida no Engenho Galiléia, em Vitória de Santo Antão

Sua trajetória política sempre esteve ao lado da Frente Popular de Pernambuco, não só com Miguel Arraes, mas até os dias atuais, com seu neto, o ex-governador Eduardo Campos. Já neste governo, Abelardo foi convocado para deixar o seu talento nos três hospitais metropolitanos (Miguel Arraes, Dom Helder Câmara e Pelópidas da Silveira) construídos em Pernambuco, no período em que fui secretário de Saúde. 

Sua última grande obra, a escultura em bronze polido "O Artilheiro" embeleza a Arena Pernambuco, entregue no dia do aniversário do artista, 31 de julho deste ano, em São Lourenço da Mata, onde Abelardo nasceu.

Decretei luto oficial de três dias no Estado. Pernambuco perdeu um dos seus maiores artistas, mas o povo pernambucano continuará sempre em contato com sua grandiosa obra.

João Lyra Neto
Governador de Pernambuco


O Artilheiro - Abelardo da Hora

NOVA PESQUISA IBOPE PARA GOVERNADOR DE PERNAMBUCO: Paulo na frente. Armando mais perto!



O IBOPE divulgou nesta terça-feira (23) os novos números da corrida para o governo de Pernambuco:

Paulo Câmara (PSB): 39%
Armando Monteiro (PTB): 35%
Zé Gomes (PSOL): 0%
Jair Pedro (PSTU): 0%
Miguel Anacleto (PCB): 0%
Pantaleão (PCO): 0%
Brancos e nulos: 10%
Não souberam responder: 15%

No levantamento anterior do instituto, divulgado em 16 de setembro, Paulo Câmara aparecia com 38% e Armando Monteiro, com 32%. Encomendada pela TV Globo, a pesquisa é a quarta do Ibope após o registro das candidaturas.

Realizada entre os dias 20 e 22 de setembro, a pesquisa contou com 2.002 entrevistas em 82 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. 

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número PE-00029/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00752/2014. 

Rejeição 

O Ibope também pesquisou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. 
Armando Monteiro (PTB): 19%
Paulo Câmara (PSB): 14%

NOVA PESQUISA IBOPE PARA PRESIDENTE: 23/09/2014



Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:

- Dilma Rousseff (PT): 38%
- Marina Silva (PSB): 29%
- Aécio Neves (PSDB): 19%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
Demais candidatos somado: 2%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo". No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 16, Dilma tinha 36%, Marina, 30%, e Aécio, 19%.

Segundo turno
O Ibope também simulou cenários de segundo turno. São eles:

- Marina Silva: 41%
- Dilma Rousseff: 41%
- Branco/nulo: 12%
- Não sabe/não respondeu: 6%

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 206 municípios do país entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Rejeição

- Dilma Roussef: 31%
- Aécio Neves: 19%
- Pastor Everaldo: 17%
- Marina Silva: 17%

Avaliação do governo
A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 39% dos eleitores entrevistados – no levantamento anterior, divulgado no último dia 16, o índice era de 37%. 

O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
- Ótimo/bom: 39%
- Regular: 33%
- Ruim/péssimo: 28%
- Não sabe/não respondeu: 1%

PARA CONFERIR A PESQUISA COMPLETA: Portal G1 Eleições


Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns divulga programação




Foi divulgada, em coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (23), a programação completa do I Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig). O momento contou com a presença de representantes de veículos de comunicação da cidade e autoridades municipais. Com a proposta de contribuir para a formação de novos leitores, o festival acontece de 09 a 12 de outubro, promovendo a interação de crianças e adultos com renomados escritores e ilustradores do Brasil e da América Latina. A programação completa está disponível no site:

A ilustradora Eleonora Arroyo (Argentina) e as escritoras Irene Vasco (Colômbia) e Florencia (Argentina) são as atrações internacionais. Entre os brasileiros, os ilustradores Nireuda Longobardi, Laerte Silvino e José Carlos Braga Câmara e a escritora Sandra Pina. A expectativa é que cerca de 6 mil pessoas participem de diversas atividades programadas para os quatro dias de evento, considerado o primeiro festival internacional de literatura infantil realizado na região Nordeste. 

O Filig é uma realização da Proa Cultural, com patrocínio da Ferreira Costa e apoio da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Educação, do Serviço Social do Comércio (Sesc Garanhuns), da TV Pernambuco (TVPE) e da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ). A curadoria é de Antonio Nunes Barbosa Filho, o Tonton, que também é coordenador AEILIJ e membro da União Hispanoamericana de Escritores.

JULGAMENTO DE QUEIMADAS: Pela Justiça, Pelas Mulheres!

A professora Isabela Pajuçara e a secretária Michelle Domingos,
foram assassinadas logo depois de reconhecerem os estupradores


Na próxima quinta-feira (25), vai a júri popular, Eduardo dos Santos Pereira, acusado de ser o mentor do estupro coletivo contra mulheres em Queimadas (PB), em fevereiro de 2012. O acusado teria planejado e “oferecido” o estupro a seu irmão como presente de aniversário. Na ocasião, cinco mulheres foram estupradas por dez homens, entre eles dois menores de idade. A polícia ainda encontrou armas, cordas e fitas adesivas que serviram para amarrar as mulheres no local. Duas das vítimas, a professora Isabela Pajuçara e a secretária Michelle Domingos, foram assassinadas logo depois de reconhecerem os estupradores. 

Ainda em 2012, seis dos autores foram condenados por estupro, cárcere privado e formação de quadrilha, a uma pena que, somada, chegaria a 186 anos de prisão. Já os adolescentes envolvidos iniciaram o cumprimento das respectivas medidas sócio-educativas. Eduardo dos Santos Pereira é o último réu a ser julgado. Ele também é acusado pela morte das vítimas assassinadas.

Em outro inquérito, a polícia também investiga a relação dos irmãos com o traficante Nem, preso por comandar o tráfico de drogas na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.

De acordo com a Marcha Mundial das Mulheres, ainda verifica-se relatos constantes de violência combinada com silêncio e medo em Queimadas. Ainda hoje as famílias das vítimas são hostilizadas na cidade por pessoas ligadas aos autores do crime. Além disso, a Marcha denuncia que muitos buscam legitimar o crime, ao sugerir que as vítimas fossem prostitutas ou que mereceriam o acontecido por terem comparecido à suposta festa de aniversário num domingo à noite.

O coletivo promoverá nesta quinta (25) um protesto nas redes sociais. "Em memória das mulheres brutalmente assassinadas e em defesa da vida de todas nós, é importante que este crime não seja esquecido, e gritemos ao mundo que jamais permitiremos que a violência contra as mulheres seja naturalizada. Para isso, as mulheres pedem que todas e todos possam utilizar as redes sociais dizendo:
#SOMOSTODASMULHERESDEQUEIMADAS , #JUSTIÇAPARAASMULHERESDEQUEIMADAS", convoca em seu blog.

http://www.brasildefato.com.br/

SAÚDE E CIDADANIA: Garanhuns recebe a Primeira Edição do Projeto Colmeia



Na próxima sexta-feira (26), a cidade de Garanhuns recebe a 1ª edição do Projeto Colmeia – Feira de Saúde e Cidadania. Mais de 50 serviços de saúde e cidadania, ações educativas e preventivas serão oferecidas gratuitamente à população, das 8h às 17h. O evento é realizado pelo Sesc Pernambuco em parceria com a Prefeitura de Garanhuns, além do apoio de órgãos governamentais, não governamentais e empresas privadas. A expectativa é de que sejam realizados cerca de 4 mil atendimentos.

A população terá acesso a testes rápidos de colesterol, glicose, HIV/AIDS, hepatite, vacinação, aferição de pressão arterial, exames de mamografia, orientação de saúde bucal, entre outros. A comunidade também poderá realizar a emissão de alguns documentos, informações sobre programas sociais, orientações sobre a legislação e educação no trânsito, além de serviços da Compesa e Celpe.

A feira contempla ainda serviços de beleza e bem estar como corte de cabelo, cuidados com a pele e massagem. Coleta seletiva, orientações jurídicas, oficinas, exposições e apresentações culturais também estarão disponíveis para quem estiver presente.

Colmeia – É um dos projetos de maior referência do Sesc Pernambuco, que une ações educativas e preventivas, com a intenção de melhorar a qualidade de vida e resgatar a cidadania da população. Desde 1998, quando surgiu, no Recife, o projeto já obteve cerca de um milhão de atendimentos. O interior do estado recebe as ações desde 2003. Recife, Caruaru, Petrolina, Arcoverde e Camaragibe são as cidades que já recebem a feira. Para a Coordenadora de Educação em Saúde e Meio Ambiente, Mônica Regina dos Santos, “O objetivo doprojeto é promover ações de saúde, assistência social e cidadania de cunho educativo e preventivo voltadas aos diversos segmentos sociais”.

Paulo Rubem critica João Campos na campanha, e leva resposta de João, Raul e FBC


O jovem João Campos, filho de Eduardo, iniciou sua trajetória política nas caminhadas e comícios da Frente Popular no Agreste este final de semana. Sua participação foi muito elogiada. Com discurso firme e emocionado, O Filho da Esperança, como chamamos, trouxe a família Campos para a campanha de Paulo, Fernando e candidatos à proporcional. Na agenda que fez ao lado do candidato a vice, Raul Henry, o jovem acabou virando protagonista, encerrando todos os eventos com sua fala. Boa dicção, argumentos, firmeza e emoção na fala, aliados ao gestual de direto remete ao pai, João Campos surpreendeu até quem já conhecia sua veia política.

No momento em que os trabalhistas amargam 10 pontos percentuais atrás nas pesquisas, lidar com mais este componente que une a política e o emocional das pessoas não estava programado. Pra completar, Renata Campos ainda foi ao Guia Eleitoral de Paulo na noite desta segunda-feira, aumentando a exposição da família e aumentando a carga eduardista na reta final da campanha.

Participação de João nos comícios
foi criticada por Paulo Rubem
Contra a participação de João Campos, o candidato a vice-governador na chapa de Armando, Paulo Rubem, escreveu no facebook; “Querem continuar fazendo da comoção com a morte de Eduardo uma armadilha eleitoral e da solidariedade à família pela perda do ex-governador um cabresto emocional para ganharem o voto das pessoas. Que coisa feia minha gente” - disse ainda que era uma vergonha e leviandade.

Coube a Raul Henry oferecer a primeira resposta: “Vejo como lamentável a atitude de um homem com a idade e experiência de Paulo Rubem querer censurar, intimidar e constranger um jovem de 20 anos, para impedi-lo de exercer sua militância política. Chamar isso de apelação e manipulação é uma agressão injustificável. Mesmo diante da frustração da derrota iminente”,

FERNANDO PEDE QUE NÃO RESPONDAM ATAQUES: “Nossos adversários estão claramente desesperados, partindo para os ataques pessoais e baixando o nível. Nós vamos continuar mostrando as nossas propostas e defendendo o legado deixado por Eduardo Campos. O povo pernambucano quer que este trabalho continue, porque ele melhorou a vida das pessoas”. 

Em Barreiros, João Campos, em seu discurso, pareceu responder: "Sou apenas um jovem de 20 anos, um militante. Falo com o coração e a coerência."

A verdade é que a morte de Eduardo mudou a história desta campanha, e os trabalhistas não souberam ou não têm como enfrentar a nova conjuntura, que trouxe a carga emocional e a família para dentro da campanha. João, Renata e todos os outros estão somente levando o nome de Eduardo adiante, que não seria consagrado se Armando se elegesse governador. Para a memória de Eduardo, e manutenção do seu projeto de governo, a família sabia que precisava entrar na campanha de Paulo. Acho até que cabe a Marília, neste momento, preservar-se, pois o estado está aprovando o que a família Arraes está fazendo pelo legado de Eduardo. Renata está sendo tratada como guerreira e João como o sucessor político. Marília não pode por um desacordo eleitoral, mágoa por 2014, perder o futuro promissor. 

EDUCAÇÃO: Jovens Parlamentares do Agreste de Pernambuco embarcam para Brasília‏



Esta semana promete ser movimentada para os quatro estudantes da rede estadual selecionados pelo Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2014. Eles embarcaram ontem (21) para a jornada parlamentar oferecida pelo programa, que inicia hoje (22), em Brasília, Distrito Federal. Dos quatro jovens deputados, três são de escolas do Agreste Meridional. 

Adeilson Alves da Silva concedendo entrevista
 na Assembleia Legislativa de Pernambuco
Um deles é Lucas Ferreira de Melo, estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Garanhuns. Ele foi selecionado com um projeto de lei que trata da criação de Unidades de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVI) em âmbito nacional. Enquanto Lucas tenta garantir a proteção aos animais, a estudante Miriam França Conceição, da EREM Augusto Lúcio, município de Correntes, lançou um olhar sobre as pessoas de mais idade. O projeto proposto por ela garante aos idosos o direito à informação e acesso às novas tecnologias, concedendo cursos especializados e gratuitos exclusivamente voltados para este público. Também com temática relacionada à educação, o projeto de Adeilson Alves da Silva, da Escola Jornalista Manuel Amaral, Lajedo, baseia-se na necessidade de ingresso no ensino superior para propor a criação do PRONAPE (Programa Nacional Preparatório para o ENEM), para os alunos do Ensino Médio de escolas públicas de todo o país. 

Manuella Valença Correia, da escola de Aplicação da UFPE, completa o quadro de pernambucanos selecionados. Eles simularão a jornada de trabalho de Deputados Federais na Câmara, em Brasília. Lá, além de participar de workshops, palestras, visita aos principais ambientes de decisão política do país, eles defenderão seus projetos em plenária e podem ter suas ideias transformadas em pauta de discussões oficiais no parlamento.

Este ano, Pernambuco registrou 256 projetos de lei inscritos para o programa, superando em muito o número de inscrições de 2013, que foi 144. No cenário nacional, Pernambuco ficou em terceiro lugar, atrás de Amazonas, com 300 inscrições, e de São Paulo, com 303, e foi o primeiro no Nordeste. Garanhuns e região tiveram participação efetiva neste resultado: cerca de 50% dos projetos inscritos no Estado foram enviados pela GRE Agreste Meridional. 

Deputados Estaduais de Pernambuco recebem os Jovens Parlamentares e na Assembleia Legislativa

PARLAMENTO JOVEM– Criado pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, foi regulamentado pelo Ato da Mesa n.º 49/04, o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) propõe a vivência do processo democrático, mediante a participação de estudantes em uma simulação da jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. O objeto do programa é possibilitar a estudantes do Ensino Médio e Técnico das escolas públicas e privadas brasileiras o exercício da cidadania, da representação política, da vivência do processo legislativo e da liderança, por meio de sua diplomação, posse, investidura e atuação em mandato legislativo.

LITERATURA BRASILEIRA EM CORDEL: Projeto de Correntes é destaque na TV




Gente, fiquei devendo uma informação na semana passada. Espero estar corrigindo a tempo. 

Trata-se de um inteligente projeto na Escola Professora Clarice Godoy, em Correntes - PE: "A Literatura Brasileira em Rimas e Versos do Cordel Nordestino".

Como o próprio nome do projeto já diz, a ideia foi transformar clássicos da Literatura Brasileira em cordéis. Mas teve o diferencial da apresentação, despertando artistas na escrita e na declamação.

Toda a escola se integrou na ideia, as apresentações foram criativas, e pela importância de movimentar a juventude com cultura popular, agregando valor e sentimento pernambucano, e ensinando com criatividade as crianças e adolescentes, o projeto acabou despertando o interesse da Tv Asa Branca, que fez uma matéria muito legal, onde fizeram entrevistas com funcionários e alunos.

Os 3 melhores de cada turma receberam premiações. E no geral ficou:

3º Lugar - A Moreninha - 9º Ano B
2º Lugar - Memórias Póstumas de Brás Cubas - 2º Ano A
1º Lugar - O Primo Basílio - 1º Ano A

Assistam a reportagem, clicando no link abaixo:

Em Santo Amaro, Armando aponta ausência da administração municipal



Uma das áreas símbolos das melhorias promovidas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) à frente da Prefeitura do Recife, o bairro de Santo Amaro recebeu mais uma grande caminhada do candidato a governador Armando Monteiro, nesta segunda-feira (22). Ao lado da militância, o petebista circulou pelas ruas da comunidade, apresentando propostas de governo aos moradores.

Armando conferiu de perto o que chamou de situação de abandono do bairro. O candidato a governador pelo PTB afirmou que falta urbanização, há acúmulo de sujeira nas ruas e nos canais e a população ainda vive em condições muito precárias, inclusive com falta de sistema de esgotamento sanitário. “Em suma, um quadro de abandono. A administração municipal está faltando”, resumiu o petebista.

À frente da Prefeitura do Recife, de 2001 a 2008, João Paulo promoveu um forte investimento na reurbanização em Santo Amaro. O ex-prefeito investiu mais de R$ 4 milhões em pavimentação e drenagem, mais de R$ 3,1 milhões na recuperação do sistema de saneamento, além de ter construído escola e uma Academia da Cidade e ter levado mais três equipes do Programa Saúde da Família (PSF).


PERNAMBUCO: Sefaz realiza leilão de mercadorias apreendidas‏



A Secretaria da Fazenda de Pernambuco, através da Secretaria de Administração, realiza leilão de mercadorias apreendidas, na próxima quinta-feira (25.09), no depósito da Rua da Fundição, 510 – Santo Amaro, às 10h.

Nesta edição, estão dispostos à venda 53 lotes, compostos de diversos utensílios domésticos, eletroeletrônicos, calçados, vestuário, cerâmicas, entre outros objetos. “O grande plus desta modalidade é o recolhimento do ICMS com lucro enviado à conta única do Estado, a diminuição do custo direto com a armazenagem e ainda a liberação de espaço para recebimento de outras mercadorias apreendidas, desafogando assim os depósitos de postos fiscais da Secretaria.”, explica a diretora de Logística, Cristina Lima.

A empresa executora do Leilão, contratada pela SAD, é a Lance Certo. Participe e dê o seu lance através do site:

.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.