terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Morre Fábio do Bar da Galinha

Garanhuns volta a perder alguém muito querido. Repercute nas redes sociais a morte de Fábio, filho de Toinho da Barraca da Galinha, um dos mais tradicionais bares de Garanhuns, e que durante anos tomou conta ao lado do pai. Nos últimos anos, Fábio fazia linha para Recife com transporte alternativo.

Fábio estava com uma doença que generalizou nos últimos dias, e estava em casa recebendo cuidados médicos. Descansou, deixando uma legião de amigos que sentirão muito sua falta.

À família, deixamos os mais sinceros votos de conforto, e a certeza que Deus o levou depois de cumprir sua missão entre nós!

A foto nós trouxemos do face de Maria José Siqueira!

Pedro Corrêa pode ser transferido para Canhotinho



O juiz da 1° Vara de Execuções Penais, Luiz Rocha, decidiu, na tarde desta terça-feira (7), transferir o ex-deputado Pedro Corrêa para o Centro de Ressocialização do Agreste, em Canhotinho, no Agreste de Pernambuco. A data precisa da transferência do Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, não foi informada pelo magistrado, já que ela será feita pela Secretaria de Ressocialização (Seres).

"Quando o reeducando chegou [em Pernambuco], a nossa decisão foi recepcionar no Cotel porque é a nossa central de triagem, a porta do nosso sistema prisional. A consulta foi feita pela Seres, e a própria lei diz que ele deve ficar próximo da família, e nós observamos isso. Foi indeferida a ida para Jataúba pelo STF [Superior Tribunal Federal]. 

Nesses últimos dias, houve juntada de documentos que comprovam que ele tem título de eleitor em Brejo da Madre de Deus [também no Agreste] e residência na cidade, assim como familiares dele, o que é mais que suficiente prova de que ele está estabelecido na região, por isso, apesar de ele morar em Boa Viagem [na Zona Sul do Recife], optei, tecnicamente, por Canhotinho. Essa decisão concilia o fator técnico e a necessidade do reeducando de estar próximo da família, o que favorece a ressocialização. Ele pode dividir cela com outras pessoas", disse.

para saber mais: G1 GLOBO.COM

Uma boa ideia pela mobilidade urbana em Garanhuns


O vereador Audálio Ramos Filho apresentou um requerimento pedindo um estudo do estado para implantar em Garanhuns ciclovias, ciclofaixas e bicicletário, ações que fazem parte do Programa PEDALA PE, que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte no espaço urbano. Tal requerimento chegou a ser mencionado no Jornal do Commercio. Recorde as matérias:



Sinceramente acho que o assunto não teve a repercussão necessária, diante da ideia original, viável e barata para oferecer um transporte econômico e saudável, em tempos de dificuldade de mobilidade urbana não apenas em Garanhuns, mas principalmente nos grandes centros urbanos.

Conta ainda o alto valor da passagem de ônibus e a insegurança no trânsito para os mototaxis em Garanhuns.

Algumas pessoas argumentaram que a topografia de nossa cidade, com muitas ladeiras, impede a implantação das ciclofaixas. Discordo integralmente.

Como trabalharíamos com estações, seria totalmente viável pensar por setores. Assim, o primeiro e maior, teria sua estação final no Parque Fênix e a ciclofaixa cortaria Cohab I, que receberia o fluxo de uma estação advinda do Indiano, cortaria o Jardim Petropópolis, Liberdade em direção à Esplanada Mestre Dominguinhos.

Outra ciclofaixa poderia atender a quem vem dos loteamentos da Cohab II até as imediações do Cine Jardim.

Uma outra ainda atenderia os bairros da Brasília e São José, cortando a Ceaga e indo em direção a Esplanada.

E uma outra ainda atenderia a parte baixa do Magano, pela Julião Cavalcante, indo também na direção da Esplanada. 

Em todas as direções, projetando com criatividade, verão que as ladeiras serão mínimas, e poderão atender milhares de pessoas. Basta pensar com carinho e não dar o Não sistemático.

Está na hora de pensar em outros modelos que possam restabelecer espaços em nosso trânsito e oferecer um modelo alternativo de transporte assim, atinge ao mesmo tempo a população, impactando no bolso e em sua saúde!

Fundarpe realiza mais uma oficina de capacitação em Garanhuns



A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Secretaria Estadual de Cultura, numa parceria com a Secretaria de Cultura de Garanhuns promove, amanhã (8), uma oficina de capacitação sobre o 7º Edital de Audiovisual do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). O encontro é gratuito e será realizado no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.

A iniciativa, realizada, também, em outras regiões do estado, tem por objetivo capacitar pessoas para a elaboração de projetos visando a participação na seleção do edital do Funcultura deste ano. Na ocasião, os participantes poderão renovar o Cadastro do Produtor Cultural (CPC) – aqueles que não tiverem o cadastro, também poderão se filiar.

Vereador requer UTI Neonatal para Garanhuns‏



O vereador Zaqueu Lins (PDT), solicitou através de requerimento apresentado na Câmara Municipal e dirigido ao Chefe do Poder Executivo, que por meio das Secretarias de Saúde e Planejamento, seja encaminhado pedido à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de Pernambuco, para implantação de uma UTI Neonatal em nosso município.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal é um local específico do hospital para onde os bebês recém-nascidos que apresentam algum risco de vida são encaminhados. O setor normalmente é composto por duas enfermeiras e um médico que ficam em regime de plantão 24 horas.

Zaqueu Lins
“O tratamento especializado a crianças recém-nascidas que infelizmente contam com algum problema é extremamente necessário no município. Além disso, há demanda suficiente em nossa cidade para que os Governos Estadual e Municipal realizem um estudo visando o atendimento deste pedido”, avaliou Zaqueu Lins.

O vereador lembra que esta unidade beneficiará Garanhuns e região e irá assegurar à mulher o direito à atenção humanizada, bem como à criança o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudável. Zaqueu ressalta ainda que a UTI Neonatal vai proporcionar atendimento de qualidade, reduzindo em muito o número de encaminhamentos de pacientes para atendimento em outros hospitais do estado.

ARTIGO: Eduardo Campos enxergou o vazio na política brasileira




Embora o PSB possa ser considerado um partido de centro-esquerda, Eduardo Campos não se furtou em fazer alianças com partidos de diferentes perfis para viabilizar seu projeto eleitoral em Pernambuco, e depois a governabilidade. Ocupou um espaço que os favoritos Humberto Costa e Mendonça Filho não representavam. Algo novo e confiável.

Na política nacional está acontecendo algo parecido. O PT, com alguns partidos próximos, ocupam a centro-esquerda, entre eles estava o próprio PSB. A esquerda mesmo, aquela tradicional, tem perdido suas características principiais, quando chega ao poder. 

O centrão sempre foi ocupado muito bem pelo PMDB, que é um partido do governo, qualquer que seja ele. Isto quer dizer que se Eduardo chegar a ser presidente, o PMDB estará lá, cobrando sua maioria no Congresso Nacional. Mas este centro foi perdendo suas lideranças nacionais, ao aceitar ser periférico ao governo, e neste caso ao PT. A centro-direita, então, nem se fala. Foi minguando.

Todo partido agora quer ser de centro-esquerda, mesmo sem apresentar conteúdo para isto. Com os passos para o centro, Eduardo atrai o PPS, DEM, além de setores do PMDB e até do PSDB, que tem candidato. Alguns partidos nanicos devem engrossar o caldo.

O DEM já não tem aquelas lideranças que se identificavam com o poder nacional, em uma época remanescente da ditadura militar. Ficou como representante maior daquele período e a redemocratização do país perturbou seu perfil ideológico. Era Arena, que virou PDS, que virou PFL... Pra tentar se distanciar do passado.

O PPS também perdeu suas referências, embora ainda na política. A maior delas, Roberto Freire, perdeu o discurso comunista. Ciro Gomes foi uma aventura. Raul Jungmann foi ministro e deputado federal, e hoje sua influência se restringe ao estado.

O PMDB tinha dezenas de bons nomes para uma campanha presidencial, já não tem mais. E o PSDB de Aécio Neves não empolga. 

O senador mineiro, que seria o principal nome da oposição nacional, é incapaz de chamar os holofotes para si, nunca tem um grande depoimento, não impressiona. Por isto, não consegue a unanimidade nem dentro do seu partido. José Serra também precisa entender que passou seu tempo, e dar a vez.

Neste quadro, Eduardo buscará liderar esse vazio, com a força de um discurso jovem, alinhado aos grandes meios de comunicação, com a base de uma Marina Silva que saiu de 2010 com 20 milhões de votos, com os pés na esquerda e apoiado por setores da centro-direita, além de ser aprovado pela grande maioria dos seus governados. Está talhado para a política nacional: Ser um líder.

Sua campanha é política e não eleitoral, e se conseguir ocupar este espaço, será presidente, mesmo que não seja em 2014. Eduardo enxerga o vazio de agora, mas enxerga longe também.

E Lula só se elegeu presidente quando caminhou para o centro.

O Projeto São Francisco e o salvamento de Bens Arqueológicos no Nordeste




O Projeto de Integração do Rio São Francisco também é responsável pela identificação e catalogação de vestígios históricos encontrados ao longo dos 477 quilômetros de extensão dos dois canais. A iniciativa faz parte do Programa de Identificação e Salvamento de Bens Arqueológicos e representa o trabalho de busca por respostas sobre a passagem do homem pela terra.

Com equipe composta por técnicos, arqueólogos e paleontólogos, o Instituto Nacional de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do Semiárido – INAPAS, responsável pela execução do programa, percorre toda a obra acompanhando áreas a serem trabalhadas. Realizada em etapas, a ação consiste em identificar, catalogar e buscar as coordenadas geográficas de onde o material arqueológico ou paleontológico foi localizado, para que as peças sejam removidas e destinadas ao Museu do Homem Americano, no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI).

A parceria do Ministério da Integração Nacional com o INAPAS permite o avanço de pesquisas sobre presença e evolução do homem durante milhares de anos. O trabalho também identifica a presença de animais extintos. Nos arredores do município de Salgueiro (PE), por exemplo, foram descobertos fósseis de uma preguiça gigante, medindo cerca de 7 metros.

Inscrições rupestres - Atualmente, uma das equipes encontra-se na Pedra da Letra do Coité, zona rural de Mauriti (CE), onde já foram localizadas peças pré-históricas e inscrições rupestres. Os técnicos do INAPAS realizaram escavações de sondagem no local para identificar possíveis materiais históricos, além de realizar mapeamento fotográfico que servirá de ilustração para futuros documentos e estudos científicos. Segundo a coordenadora de campo do INAPAS, Beatriz Paiva, os trabalhos das equipes obedecem três etapas, que são prospecção ou identificação de vestígio arqueológico, salvamento e resgate das peças e acompanhamento das máquinas nos locais onde há grande movimentação de terra.

De acordo com o arqueólogo, Carlos Lima, os trabalhos de resgate e identificação de peças de cerâmica confirmam a presença de povos primitivos com conhecimento de técnicas agrícolas. “Costumamos falar que todos os utensílios que o homem moderno possui em casa, os povos primitivos também tinham, mas eram produzidos de outra maneira, com argila e pedra. Em muitas peças conseguimos identificar inclusive adereços decorativos”, disse.

Ainda segundo o pesquisador, já foram identificados dois grupos de povos primitivos, com costumes agrícolas e também de caça. “Ao identificarmos peças de pedra, por exemplo, percebemos que em algumas regiões os povos tinham o costume de caçar animais para o consumo. Já em outras regiões as características de peças de argila apontam para outra atividade. Neste caso, a agricultura”, afirmou.

De 2010 até o momento, o Programa de Identificação e Salvamento de Bens Arqueológicos registrou 450 sítios arqueológicos na área diretamente afetada e também na área indiretamente afetada nos dois eixos do projeto.

Claudio Taveira pede Policlínica para o Distrito de Miracica

Almejando melhorias no setor da saúde, o vereador Claudio Taveira (PROS) apresentou na Câmara Municipal de Garanhuns, indicação ao Governo Municipal, para a instalação de uma Policlínica no Distrito de Miracica.

O vereador fala sobre a dificuldade dos moradores daquela localidade para se deslocarem em busca de atendimento médico. “Para essas pessoas o deslocamento até Garanhuns é bem complicado principalmente a noite, pois a grande maioria depende de carona para chegarem até a cidade”, afirma.

Conforme indicação apresentada, o objetivo da Policlínica é oferecer atendimento médico geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia. Além de incentivar ações preventivas preconizadas pelo Ministério da Saúde como: Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde da Mulher e do Idoso.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.