terça-feira, 21 de abril de 2020

PERNAMBUCO / Central estadual de regulação de leitos duplica capacidade de atendimento devido Coronavírus

Novo espaço funcionará no Centro de Convenções de Pernambuco, onde 141 novos profissionais começarão a prestar serviço
 




A Central de Regulação de Leitos de Pernambuco, responsável por definir o encaminhamento de pacientes aos estabelecimentos de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), começa a funcionar em um novo espaço, a partir desta quinta-feira (23.04). O serviço, que até então mantinha instalações na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, passará a ocupar os auditórios do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), em Olinda. Com a abertura de novas unidades e ampliação de leitos para tratamento de pacientes com a Covid-19 em Pernambuco, a central de regulação de leitos registrou, nos últimos 30 dias, um aumento de 316% nas solicitações de internamento em todo o Estado.

“Com o aumento da demanda, causado pela pandemia do novo coronavírus, precisávamos dar mais condições de trabalho aos profissionais da regulação para que fizessem seu trabalho de maneira rápida, coordenada e segura. Por isso, estamos dobrando a capacidade de atendimento da central de regulação de leitos”, afirmou o governador Paulo Câmara, lembrando que, mesmo com a dificuldade de encontrar equipamentos no mercado mundial, e diante da lentidão do Governo Federal em atender os pleitos do Estado, em menos de 40 dias o Governo do Estado entregou à população 319 novos leitos de UTI, que serão administrados pela central de regulação.

De acordo com o secretário de Saúde, André Longo, o Estado saiu de 146 para 361 requerimentos de novos leitos de UTI, e a projeção é de que nesta semana a demanda seja ainda mais intensa, com cerca de 460 solicitações. Exatamente para atender esse volume de trabalho foi necessário ampliar o espaço físico da central de regulação, bem como a contratação de 141 novos profissionais, sendo 64 enfermeiras, 63 médicos e 14 teleatendentes para realizar o cadastramento de informações básicas.

“Tudo isso foi feito no intuito de acelerar a assistência aos doentes e dar uma resposta rápida à situação", acrescentou, lembrando ainda que os 127 novos médicos e enfermeiros que passarão a atuar no processo regulatório na central a partir desta semana foram contratados por seleção pública simplificada.

A central de regulação de leitos, que é acessada pelos médicos por meio de sistema online ou por ligação telefônica, recebe demandas de todas as unidades de saúde do Estado que lidam com casos de urgência/emergência, UTI e obstetrícia, sejam estaduais, municipais, federais ou particulares que prestam serviço ao SUS, com a função de avaliar os casos encaminhados e, a partir daí, indicar o serviço mais adequado ao perfil clínico do paciente.

"Essa ampliação reforça o atendimento aos pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19, ao mesmo tempo em que também beneficia toda a rede estadual, já que a central dá continuidade ao atendimento em todas as linhas de cuidado", pontou o secretário-executivo de Regulação da SES-PE, Giliate Coelho Neto. Com o reforço, a central totaliza uma equipe de 230 profissionais.

REDE – De acordo com os dados da Central Regulação de Leitos de Pernambuco, a rede estadual atingiu, na terça-feira passada (21.04), a marca de 646 leitos abertos para assistência aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), suspeitos e confirmados para a Covid-19. Os leitos registram uma ocupação média de 89% e estão divididos em 319 de UTI (99% de ocupação) e 327 de enfermaria (80% de ocupação).

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DE LIVES ESTA SEMANA



O novo coronavírus paralisou também o calendário de shows no Brasil e no mundo. Pensando nisso, artistas têm realizado lives para entreter e também arrecadar fundos. Ao longo desta semana, diversos músicos brasileiros vão se apresentar em suas casas. 

São eles: 
Raça Negra & Amigos - 21 de abril, às 17h30, no YouTube; 
Fernanda Takai - às 19h, no Youtube do SESCTV/SP
Sandy e Junior - 21 de abril, às 20h, no YouTube; 
Nando Reis, às 21h, no Youtube

Simone e Simaria - 24 de abril, às 21h, no YouTube; 
Ivete Sangalo - 25 de abril, após a novela 'Fina Estampa', na TV Globo, Globoplay e YouTube; 
e Luan Santana, 26 de abril, às 18h, no YouTube. 

Esta semana também tem Bell Marques.

Ficou em dúvida sobre qual assistir? Faça aqui o teste para descobrir a live perfeita para você e aproveite.

CORONAVÍRUS / Bons sinais que vêm da Europa

Apesar de já ter registrado mais de 100 mil mortes, a Europa começa a observar os primeiros sinais de respiro em meio à pandemia. Países mais atingidos do continente, Itália e Espanha tiveram redução no número diário de óbitos, de acordo com os últimos boletins. 

Com 7.156 casos e 181 vítimas fatais, a Noruega iniciou a reabertura das creches e pré-escolas, após cinco semanas de isolamento. Quinto país mais atingido do mundo, mas com número de mortes proporcionalmente baixo, a Alemanha reabriu parte do comércio , embora a chanceler Angela Merkel ainda demonstre preocupação com um possível relaxamento da população. 

De qualquer forma, os sinais que chegam do outro lado do Atlântico são bons.

Aqui no Brasil é que ainda não chegamos ao pico da Pandemia e muitas pessoas não perceberam que não podemos afrouxar as regras de isolamento. Estamos batendo recordes de contaminados e mortes, as UTIs estão lotadas e muitas pessoas ficam zanzando por aí como se nada estivesse acontecendo.

BOLSONARO MORDE E ASSOPRA


Após participar de um ato antidemocrático em Brasília, Jair Bolsonaro mudou o tom e disse que não falou "nada contra qualquer outro Poder". A manifestação na porta do QG do Exército, no domingo, pedia, entre outras coisas, o fechamento do Congresso e do STF e a volta do AI-5, o mais cruel dos atos institucionais baixados durante a ditadura militar. 

A presença do presidente estimulou aglomeração no local e, mais uma vez, descumpriu recomendações sanitárias. O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu que o STF abra uma investigação sobre suposta violação da Lei de Segurança Nacional na convocação aos atos. Bolsonaro não é um dos alvos do inquérito. 

Em meio à pandemia, mais uma crise à vista?

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.