terça-feira, 9 de novembro de 2021

Paulo Câmara firma convênio com empresa internacional de tecnologia para combater desmatamento ilegal




GLASGOW – No terceiro dia de participação na COP26, em Glasgow, na Escócia, o governador Paulo Câmara firmou, nesta segunda-feira (08.11), uma parceria com a empresa Timbeter, da Estônia, para usar tecnologia no combate à extração ilegal de madeira em Pernambuco. Ele assinou um convênio com a CEO da Timbeter, Greta Tsahkna, na presença do ministro do Meio Ambiente da Estônia, Tonis Molder.

“A Timbeter vai se instalar no Porto Digital, no Recife, e vai disponibilizar um aplicativo que, de maneira muito prática, ajuda no combate à extração ilegal de madeira. Além dos avanços que a ferramenta tecnológica vai proporcionar, esse convênio vai gerar ainda mais empregos e oportunidades de renda em nosso Estado”, afirmou Paulo Câmara.

De acordo com a Timbeter, Pernambuco é protagonista e pioneiro nessa iniciativa, que utiliza tecnologia de ponta para medição de toras de madeira, revolucionando a proteção ambiental. O projeto, já em fase de implantação, visa digitalizar toda a documentação fiscal. A cooperação técnica permitirá ainda desenvolver mecanismos de identificação automática digital de espécies nativas dos biomas, fortalecendo o combate à exploração ilegal. A empresa de tecnologia florestal, com escritórios em todo o mundo, tem como objetivo erradicar a extração ilegal de madeira e melhorar o fornecimento do produto para compradores e vendedores, usando um algoritmo pioneiro.

CARBONO – Nos compromissos do dia, o governador participou também de uma palestra, promovida pela União Europeia e pela Associação Mundial de Governos Locais e Subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável (ICLEI), sobre a redução da emissão dos gases de efeito estufa e a meta de neutralidade do carbono até 2050.

“Muito importante termos a oportunidade de ampliar parcerias e mostrar o compromisso do nosso governador com a preservação ambiental”, observou o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, que acompanha as agendas do Governo de Pernambuco na COP26.

SAÚDE / Mutirão Oftamológico do Governo do Estado atendeu mais de 300 pacientes para cirurgias em Garanhuns

Consultas, exames e cirurgias foram realizadas no último sábado (06) na OftalmoPE.  Equipe da V GERES deu suporte ao trabalho. 











O Governo do Estado, com apoio da V Gerência Regional de Saúde, realizou no último sábado, em Garanhuns, um mutirão oftalmológico, que incluiu consultas, exames e cirurgias para pacientes da 2ª e 3ª macrorregionais de Saúde, que abrangem os municípios que tem as Geres localizadas em Caruaru, Arcoverde, Serra Talhada e Afogados, além de Garanhuns, sede do mutirão, que aconteceu no Instituto OftalmoPE, conveniado com a Secretaria Estadual de Saúde.

Ao todo foram realizadas 70 cirurgias oftalmológicas. Além delas, outros mais de 250 pacientes passaram por consultas e exames, pessoas que já apresentavam dificuldades na visão e passaram por uma primeira triagem nos municípios de origem. 195 pacientes saíram com indicação para cirurgias de catarata, 23 para pterígio e 40 para Yag Laser. Alguns deles precisarão passar por mais de um procedimento cirúrgico, mas todos já saíram com data da cirurgia programada, as quais ocorrerão ainda neste mês de novembro, dando continuidade a este mutirão.

A OftalmoPE e a V Regional de Saúde colocaram suas equipes para organizar e agilizar os atendimentos, com atenção especial aos idosos, que foram grande parte do público atendido. Segundo Janaíra Ramos, gerente da V GERES, o dia foi de muito trabalho, satisfação e saúde: “Estamos trabalhando junto aos municípios para garantir o acesso a mais pessoas que necessitam destes tratamentos oftalmológicos. Agora também com a plataforma Opera+, que vai agilizar as cirurgias que estavam represadas devido a pandemia, mas também avançar nas necessidades da população em cirurgias eletivas – Finalizou a gestora.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.