sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ÓTIMA NOTÍCIA: Secretário de Saúde trata do Curso de Medicina da UPE e do Hospital Dom Moura no Ministério da Educação


Brasília-DF - Antônio Figueira, Secretário de Saúde de Pernambuco, participou de reunião na semana passada, no Ministério da Educação, para dar andamento às ações que visam a implantação do curso de medicina da UPE em Garanhuns.

Acompanhado do reitor do UPE, Carlos Calado, e do secretário executivo de gestão do Trabalho, Mozart Sales, além do coordenador do curso em Garanhuns, Prof. Pedro Falcão e de um representante dos estudantes, ele foi recebido pelo secretário-executivo do MEC, Henrique Paim.

Além de apresentar os investimentos que foram feitos no Hospital Dom Moura, em Garanhuns, como a inauguração de uma UTI e a reforma da emergência, obras que possibilitarão à unidade ganhar o certificado de hospital-escola, o secretário anunciou que, no próximo ano, abrirá o primeiro concurso para acadêmicos plantonistas de medicina para a região. Com isso, os estudantes poderão complementar, com atividades práticas, o que foi aprendido em sala de aula, recebendo uma bolsa de auxílio aos estudos.

Núcleo de Práticas Jurídicas volta a receber causas criminais


Com o reinício das aulas na Faculdade de Direito de Garanhuns-AESGA, e a volta do estágio dos estudantes dos últimos períodos, uma novidade foi anunciada à população: O Núcleo volta a receber causas criminais, porém dos casos de menor potencial ofensivo.

Portanto, as pessoas de baixa renda que não têm condições de constituir advogado particular podem procurar o Núcleo e serem assistidas pelos professores-advogados, e claro, pelos estudantes.

O serviço oferecido pelo Núcleo tem atendido dezenas de pessoas diariamente, possibilitando que as classes mais populares do município tenham acesso à justiça.

São mais comuns as causas cíveis, principalmente às relacionadas à família, como divórcios, alimentos, guarda e pensão. Também são comuns usucapiões, sucessões (herança) e direito do consumidor, que geralmente são encaminhadas ao Procon.

O Núcleo presta este serviço gratuitamente, de segunda a sexta-feira, nos dois expedientes, mas repetindo, somente para a população de baixa renda.

O NPJ fica localizado na AESGA.

Fico arretado com preconceito de dondoca sudestina!

Leiam isto: "[Mensalão] é nordestino querer fazer alguma coisa em São Paulo. Eles têm de ficar lá, em Garanhuns, lá no fuuundo do Pernambuco"

ANNA MARIA CORSI
socialite paulista

AGORA COMIGO:
Este depoimento de uma cliente de lojas grãfinas de São Paulo, a uma jornalista sobre o mensalão, está repercutindo nas redes sociais, principalmente no Facebook. Ana Maria Corsi, 71 anos, quis dizer que o Mensalão era coisa de Nordestinos, de Lula, e olha que a colunista da Folha de São Paulo lembrou que tem vários paulistas no julgamento do STF. Ela nem nem.

É claro que os internautas da região estão sentindo as dores desta fala preconceituosa, pois prega quase um banimento do Nordestino na região que ela vive, o paraíso sudestino de shopping center. A reportagem foi publicada por um grande jornal de São Paulo e agora está tendo a devida repercussão negativa nas mídias sociais.

Anna Maria Corsi começa generalizando, e depois fala em nossa cidade. Garanhuns, de tantas virtudes, belezas naturais, gente hospitaleira e clima maravilhoso. Este oásis no Nordeste, embora fuja da ideia que o sudestino faça da nossa região, sente muito orgulho de estar localizado por aqui. Próximo do sertanejo, homem forte, trabalhador e suas mulheres maravilhosas, de uma cultura sensacional em qualquer área que possamos imaginar. Sertão de uma culinária rica em diversidade, de um povo heroico que exala tradição e cultura.

Mas estamos também próximo ao litoral, de riba a baixo, o mais bonito do Brasil. Azul maravilhoso, sol o ano todo e recortes de encontro de água e areia que mostram que o Divino estava inspirado quando criou estas paisagens.

Somos nordestinos, em verso e prosa. Tanta gente boa em todas as áreas, citados por todos, que ajudaram a formar a identidade nacional. Mas também de gente anônima que trabalha para que aquela cria da alienação social possa oferecer sua leiga opinião sobre política, desenvolvimento, mensalão, ou que quer que seja. Uma visão tão superficial quanto a nata do leite, mas este ainda tem sua serventia.

Não sabe ela que a loja onde gasta seu dinheiro, que não me interessa de onde vem, várias vezes fora autuada por sonegação fiscal.

Este é o perigo da ignorância e da deturpação preconceituosa da realidade.

Certamente esta visão vem formada pelos objetos da mídia que ela tem consumido, onde os valores regionais se perdem diante do objeto comum glamourizado, da concepção errada de se criar o universo perfeito que tenha uma etiqueta chique.

Sob o nosso olhar, estamos no lugar certo, trabalhando e ajudando o Brasil a crescer. Mas não somos melhores do que ninguém só porque somos Nordestinos abençoados por Deus, da terra de Luiz Gonzaga, Manuel Bandeira e Gilberto Freyre.

Bem, talvez melhor que a Corsi, somos sim. Mas não é uma questão de naturalidade. E ela, septuagenária, já poderia ter entendido isto, pois muito do aprendizado vem das experiências de vida.

E nem vou falar de Lula, para não politizar esta resposta, embora tenha dezenas de motivos para explicar o porquê do Nordestino agradecer seu governo, que buscou pagar um débito antigo e secular de abandono deste lado de cima do território nacional pelos governos que se passaram, em sua grande maioria sudestinos e sulistas, passando até pelos cafés com leite. Lembram dos livros de história?

A socialaite não entenderá que o Brasil é maravilhoso justamente por conta desta miscigenação, onde o gaúcho pode se estabelecer na Amazônia e o índio pode tomar um chopp apreciando a beleza da praia de Copacabana. E todos, repito, todos são iguais, não importando se estão de Yves Saint Laurent ou de sandálias Havaianas, até porque este é um produto tipo exportação que orgulha a indústria nacional.

Portanto, não é onde a pessoa nasceu, onde vive, onde estudou e qual seu trabalho que mostra quem de fato ela é, mas o que ela faz com tudo isso, como se relaciona, como participa do seu mundo e principalmente, como honra o que aprendeu, com quem aprendeu e como vai passar a adiante seus valores, verdadeiros valores, e não os comprados nos shopping centers.

É como no Direito, quando estudamos os principios, que são alicerces de tudo que se aprende no mundo jurídico.

É, portanto uma questão de formação, de educação e cultura, enfim de princípios!

E sendo nós, de Garanhuns, ao contrário de ofender a nobre socialaite, escrevo intencionalmente assim, além de reconhecer sua ignorância geográfica, quando imagina que estamos no fundo de Pernambuco, quando estamos na meiaaaaada, somos obrigados moralmente a responder, a mostrar o brio de nossa gente. Mas sem generalizar.

Querida Anna Maria Corsi,

Não te convidarei a vir conhecer nossa maravilhosa cidade, de Lula, Dominguinhos, Toinho do Quinteto Violado, Luís Jardim, Janete Costa, Luzinete Laporte, Monsenhor Adelmar, Jones Figueiredo, Andrea Amorim, e mais de 130 mil iguais a mim. Você não merece beber da nossa água!

Certamente seu mundo está rodeado de Nordestino. Seus artistas preferidos são nordestinos. E os nobres trabalhadores que querem fazer alguma coisa em São Paulo e por São Paulo, o mais humilde deles, está fazendo mais que você!

Somos de Garanhuns. Uma cidade com seus problemas, mas enaltecida sempre por aqueles que aqui estiveram como uma cidade especial, por tudo que já relatei.

E se a nobreza da reflexão fizer você reconhecer a besteira que disse, saiba que Garanhuns é acolhedora, e a cada ano milhares de turistas vêm apreciar a nossa companhia. Quiçá você possa reconsiderar a tolice criminal que falou e queira, de fato, deixar seu aquário glamouroso e conhecer um recanto do Brasil que mostra a grande riqueza cultural e geográfica do Nordeste.

O termo "arretado" que utilizei no título quer dizer - Com raiva, nervoso, alguma coisa neste sentido! É que preconceito é o que existe de mais estúpido e ignorante nas relações humanas! Seja de que tipo for! É pra deixar a gente injuriado mesmo!

Passar bem!
.


PARA SABER MAIS
clique no link:
Veja o final da reportagem.

Sábado de Festa no Bar Alforria


O SABADÃO É MUITO MAIS FESTA NO BAR ALFORRIA

TRÊS SUPER ATRAÇÕES PARA AGITAR SUA NOITE

- DJ LUCIANO
- GILSON ALEXANDRE E BANDA
- AMOR ETERNO

OS MELHORES PETISCOS, CHOPP GELADO E A MAIOR CURTIÇÃO

A PARTIR DAS 21H
TEM DE TUDO PRA VOCÊ – MÚSICA ELETRÔNICA, SWINGUE E PAGODE

Expectativa para Silvino Duarte e a campanha de Garanhuns

A campanha segue, mas não se pode negar o clima de expectativa que cerca a decisão do judiciário quanto à candidatura de Silvino Duarte. A qualquer momento podemos ter a decisão do TRE, que sendo negativa, poderá ainda ser recorrida.

A expectativa é clara e pode mudar o rumo da campanha eleitoral em Garanhuns, e não apenas para o ex-prefeito, mas também para seus adversários, pois é lógico que o processo depende de quem está no jogo eleitoral.

Caso a decisão judicial acabe por autorizar a candidatura de Silvino, o ex-prefeito sai fortalecido, uma festa com carreata e fogos deve tomar conta da cidade, e a campanha buscará aproveitar o bom momento nas ruas.

Caso seja negativa, e o ex-prefeito decida levar a questão para a instância superior, sua candidatura pode seguir sub-judice, numa situação mais complicada que a atual, pois ser tachado de ficha suja claramente tem influenciado os formadores de opinião.

Dá pra sentir que o próprio Silvino ainda não está totalmente com a campanha nas ruas, embora esteja com agenda cheia e material espalhado nas principais ruas. Mas principalmente, a decisão, caso seja favorável, vai abastecer a militância e os aliados com mais confiança e otimismo, além de confortar apoios importantes que ainda não se posicionaram publicamente.

É a expectativa que toma conta da sua campanha, e que só vai destravar quando tiver, e se tiver, a liberação definitiva.

Por isto esta expectativa que pode ainda mexer muito no cenário eleitoral garanhuense.

A questão que está no TRE pode ter sua decisão publicada a qualquer momento, mas assessores trabalham com a possibilidade do resultado sair ainda em uma semana.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.