quinta-feira, 5 de agosto de 2021

AGOSTO LILÁS: AMSTT realiza capacitação de guardas para enfrentamento da violência contra a mulher



A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT), dando continuidade ao calendário de capacitação do efetivo, está realizando uma série de palestras voltadas ao combate de violência contra a mulher no nosso município.

A agenda faz parte de ações propostas pelo presidente da Autarquia, Rodolpho Almeida. Guardas que lidam diariamente com situações de violência, estão sendo acompanhados por psicólogas, advogadas e psicopedagogas.

O prefeito Sivaldo Albino tem acompanhado de perto as ações desenvolvidas pela Autarquia. "Entendemos que é muito importante a guarda está preparada para ocorrências adversas que envolvam violência às mulheres da nossa cidade", pontua o gestor municipal.

As atividades mostram a integração de governo em benefício da população, na ação conjunta da secretária Betânia Monteiro (mulher), com o presidente da AMSTT, Rodolpho Almeida.

Painel global alerta: Amazônia está sob ameaça de transformações ecológicas em 'grande escala'



O desmatamento, as mudanças climáticas e os incêndios ameaçam colocar a Amazônia no caminho de uma "transformação ecológica em larga escala", com um impacto para todo o planeta. O alerta faz parte dos documentos internos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) que serão publicados a partir de segunda-feira como parte de uma nova série de estudos na esperança de apontar caminhos para evitar uma crise ambiental inédita.

Versões preliminares dos documentos confidenciais, obtidos com exclusividade pelo colunista do UOL Jamil Chade, revelam que haverá uma pressão cada vez maior sobre o Brasil diante do risco que existe para um dos biomas mais importantes: a floresta tropical.

"A floresta amazônica como um repositório de biodiversidade está ameaçada pela relação entre as mudanças no uso da terra e as mudanças climáticas, que poderia levar a uma transformação ecológica em larga escala e a mudanças biológicas a partir de um floresta úmida em floresta seca e pastagens, reduzindo a produtividade e o armazenamento de carbono", alerta o informe, em sua versão original.

O documento também desmonta a tese de que a preservação representa um investimento elevado e recomenda medidas como a consulta de conhecimentos sobre as transformações junto a indígenas e a implementação dos planos nacionais de adaptação para a agricultura e setores florestais. Segundo o IPCC, tais planos mostram avanços institucionais, mas vivem uma "implementação limitada em todos os países, uma vez que as barreiras persistem".

UOL

Pernambuco tem sete meses consecutivos de queda nos homicídios




Pelo sétimo mês consecutivo, o índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) sofreu redução em Pernambuco. Dados preliminares apontam que julho de 2021 terminou com 19% a menos de homicídios em relação ao mesmo mês de 2020. No acumulado dos sete meses deste ano, em confrontação com o mesmo período de 2020, a retração foi de aproximadamente 15%. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (04.08), durante reunião do Pacto Pela Vida comandada pelo governador Paulo Câmara, que também anunciou o início de novas turmas de oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

De acordo com o governador, serão duas turmas, uma que formará 60 oficiais da PMPE e outra que contará com 20 oficiais do CBMPE. “Tivemos a oportunidade de em junho e agosto iniciar formações de praças da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares, além de oficiais da Polícia Militar, Bombeiros, delegados e Polícia Científica. Muita gente está sendo formada, e já autorizamos novas turmas. A partir de janeiro de 2022, vamos iniciar uma nova turma de 60 oficiais da Polícia Militar e outra com 20 Bombeiros Militares”, destacou Paulo Câmara.

Em relação aos dados preliminares da Secretaria de Defesa Social, o governador ressaltou que o Estado está cumprindo uma meta ambiciosa. “Temos um ano com a menor taxa de mortalidade da história do Pacto Pela Vida. O trabalho está muito focado e os resultados mostram que estamos no caminho certo”, justificou.

Seguindo a curva descendente, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) também apresentaram queda. Na comparação com julho do ano passado, foram 7% a menos de roubos. Mesmo índice registrado no confronto dos sete meses de 2021 com igual período de 2020. As estatísticas consolidadas dos crimes contra a vida e contra o patrimônio serão divulgadas pela Secretaria de Defesa Social do Estado no próximo dia 16 de agosto.

“O trabalho das forças de segurança, da prevenção e repressão ao crime segue de forma intensa, e nossa meta não é numérica. Queremos proteger cada vez mais a sociedade da violência, em suas diversas modalidades. Já iniciamos, nas últimas semanas, a formação de 1.085 novos profissionais para serem incorporados às polícias e Corpo de Bombeiros para reforçar, em 2022, uma série de ações que já estão apresentando resultados este ano”, afirmou o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.

Garanhuns vivencia “Mês da Primeira Infância”



No mês de agosto é vivenciado o Mês da Primeira Infância e a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância convidou Estados e Municípios para participar da campanha: "Mês da Primeira Infância: o Brasil do futuro começa agora". Várias atividades serão realizadas e, em Garanhuns, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), através do Programa Criança Feliz, preparou uma programação voltada à esta temática. A iniciativa teve início nessa segunda-feira (02) e segue até o fim deste mês.

De acordo com a coordenadora do Programa Criança Feliz em Garanhuns, Manuela Ouro Preto, a participação do comitê gestor – composto pelas Secretarias de Saúde, Educação, Cultura e Turismo -, foi essencial para a concretização deste evento: “O comitê gestor do Programa é uma instância de planejamento e tem grande importância para assegurar o caráter intersetorial do Criança Feliz. As pastas também fazem parte da programação uma vez que estão levando aos Cras os mais diversos serviços. Os investimentos e ações sociais têm sido uma constante na atual gestão do prefeito Sivaldo Albino, e Garanhuns está sentindo as transformações e serviços que chegam diretamente à população”, ressalta.

Programação - Nesta quarta-feira (04), famílias do Cras Heliópolis contaram com a Roda de Conversa: “Os impactos do coronavírus em crianças de 0 a 6 anos e suas consequências”. Até a próxima sexta-feira (06), o Cras Magano dialogará sobre a primeira infância, afeto e contato com as famílias das crianças. Para as próximas semanas, a SASDH programou momentos como a oficina de confecção de brinquedos (Cras Heliópolis); orientação acerca da importância de vacinas na primeira infância (Cras Bela Vista e Várzea), além de diversas atividades culturais. As palestras: “Como identificar sinais de autismo” (Cras Boa Vista), “Direitos Humanos” (Cras Magano), “Evitando acidentes domésticos com as crianças” (Cras Várzea), além da oficina de brinquedos e contação de histórias (Cras Quilombo), também serão apresentadas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.