terça-feira, 7 de junho de 2022

TRAGÉDIA DAS CHUVAS - Defesa Civil já cadastrou 14 municípios no S2ID

Com a inscrição no Sistema Integrado de Informações de Desastres, cidades em situação de emergência estão aptas a receber recursos para recuperar danos causados pelas chuvas

Como resultado da ação da força tarefa implementada pela Secretaria Executiva de Defesa Civil do Estado, em parceria com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, os 14 municípios que fazem parte do decreto estadual de situação de emergência já realizaram o cadastro no Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID). A estrutura montada na sede da Codecipe, no Recife, agilizou o apoio e a orientação rápida no processo. As demais cidades que editaram decretos municipais de situação de emergência estão obtendo o mesmo suporte na Sala Integrada de Operações, para o que o processo seja reconhecido e assegure acesso aos recursos federais.

Até o momento, 31 municípios já decretaram situação de emergência em Pernambuco: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, Recife, São José da Coroa Grande, São Vicente Ferrer, Timbaúba, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Aliança, Glória do Goitá, Vicência, Bom Jardim, Limoeiro, Passira, São Lourenço da Mata, Pombos, Palmares, Sirinhaém, Lagoa do Carro, Tracunhaém, Chã Grande, Escada.

A Central de Operações da Codecipe registrou, até agora, 9.302 pessoas desabrigadas, que estão em 111 abrigos, espalhados por 27 municípios. A central continua atendendo 24h, pelos telefones 3181-2490 e 199.

A previsão emitida hoje pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) indica tempo parcialmente nublado com chuva rápida de forma isolada ao longo do dia, em intensidade fraca, na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul e Agreste. A Plataforma de Coleta de Dados do município de Nazaré de Mata, no Rio Tracunhaém, encontra-se em cota de alerta, mas em situação estável. São Benedito do Sul e São Lourenço da Mata estão em pré-alerta, com leve tendência de estabilidade e descendo.

BARRAGENS – A Compesa atualizou a situação das barragens localizadas na Região Metropolitana do Recife, Agreste e Mata Norte. Na RMR, seis mananciais estão com capacidade máxima de acumulação e permanecem vertendo: Várzea do Una (São Lourenço da Mata), Duas Unas (Jaboatão dos Guararapes), Pirapama (Cabo de Santo Agostinho), Sicupema (Cabo de Santo Agostinho), Utinga (Ipojuca) e Bita (Ipojuca). Outras barragens importantes para a região continuam acumulando um bom nível de água, a exemplo de Botafogo, que chegou a 82,6% e Tapacurá, que atingiu 80,7%.

Na Mata Norte e no Agreste, onze mananciais atingiram a capacidade máxima de acumulação e estão vertendo: Inhúmas e Mundaú (Garanhuns), Santana II (Brejo da Madre de Deus), São Jacques (Lajedo), Pedra Fina (Bom Jardim), Pau Ferro (Quipapá), Siriji (Vicência), Caianinha (São Joaquim do Monte), Orá/Cursaí (Paudalho), Tiúma (Timbaúba) e Tabocas/Piaça (Belo Jardim). A barragem do Prata está com 75,58%; Jucazinho chegou a 15,92%; e Poço Fundo registra 17,28%.

RODOVIAS – O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) segue monitorando as rodovias estaduais e federais sob sua responsabilidade. De acordo com informações registradas hoje, ainda há alguns trechos com alagamentos ou deslizamento de barreiras, que provocam interdições parciais ou tráfego em meia pista. O DER faz um alerta sobre a circulação de uma informação falsa. Trata-se de um vídeo com imagens da queda de uma ponte, anunciada como sendo a ponte da Muribeca. A notícia não procede. Seguem os registros atualizados:

Mata Norte

PE-040: Chã de Alegria - deslizamento de pista, com tráfego interditado. Veículos estão trafegando pelo perímetro urbano da cidade. As ações de recomposição estão em andamento;

PE-041: Araçoiaba (imediações da Usina São José) - Açude transbordou, destruindo grande parte da área utilizada pela usina como retorno e estacionamento. Ao longo da via há resíduos na pista e deslizamento de barreiras. Empresa executando limpeza. Veículos precisam trafegar com cautela pela rodovia;

Vicinal Mussurepe: km 6 - Paudalho - Ponte sobre o Rio Capibaribe foi arrastada pela correnteza, gerando perda total;

PE-095: Limoeiro/Passira (comunidade de Ribeiro do Mel) - Duas erosões na pista, já sinalizadas. Empresa mobilizada para executar serviços de recomposição.

Mata Sul

PE-063: Km 24 – Amaraji (área urbana) - risco de deslizamento de pista (lado direito), com interdição parcial da via.

PE-096: km 06 - Sentido Barreiros/Palmares – erosão de bueiro já sinalizada, com tráfego em meia pista.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.