sexta-feira, 14 de julho de 2017

Palmeirina planeja prevenção e ações para áreas de riscos de deslizamentos devido às chuvas. SAIBA MAIS!






Representantes da CPRM (Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais), reuniu-se na terça-feira (11), com a equipe do Governo Municipal de Palmeirina, inclusive o próprio prefeito, Marcelo Neves, em seu gabinete, para a elaboração da análise de risco eminente de deslizamentos no município, devido às chuvas das últimas semanas. O Plano de análise reúne diversas ações que visam prevenção.

Entre as ações propostas pelo geógrafo da CPRM, Dr. Breno Beltrão, estão: manter em prontidão uma equipe do governo para monitorar áreas de possíveis deslizamentos, a retirada de famílias de áreas afetadas e assistência familiar as vítimas, definir locais de abrigos, realizar intervenções estruturais para correção do risco iminente; ceder estabelecimentos de ensino próximo aos locais de emergência para abrigos; elaborar junto com a Equipe do governo Municipal e Defesa Civil campanha de conscientização sobre a construção em áreas de risco e sua divulgação através dos meios de comunicação, a fim de alertar os riscos de novos deslizamentos.

A prefeitura junto com a Codecipe – Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco, está tomando as devidas providências e vai intensificar os trabalhos de monitoramento, com o mapeamento das áreas de riscos.

O prefeito Marcelo Neves esteve conferindo, junto às equipes, áreas de risco no município.

Belezas de Garanhuns nos pinceis de Socorrinho Gueiros e Wando Pontes. BELAS ARTES!










Estivemos nesta quinta-feira (13) na abertura da exposição dos artistas plásticos Socorrinho Gueiros e Wando Pontes, que foi muito prestigiada por amigos e admiradores das artes plásticas. A vernissage aconteceu na Galeria Kadichari, próximo à Igreja Nsa. Sra. do Perpétuo Socorro, à noite fria de Garanhuns, e surpreendeu a todos, pelo público, boa música (aliás, excelente), recepção, telas e público presente. Perfeito!

Socorrinho Gueiros recebe Wando Pontes em sua galeria, e a artista já é muito conhecida no município. Wando é uma atrevida e surpreendente novidade. Escolheu como inspiração prédios históricos e turísticos de Garanhuns, e acertou! O título da exposição, "Belezas de Garanhuns", vem de seus quadros, cada um mais belo que o outro, e não é apenas bairrismo, há técnica em seu trabalho, utilizando as cores com delicadeza, chegando próximo dos originais, sem figurar como retratos, dando o toque particular à cada obra. Pelo que soube, muito procurado já para comercialização, assim como Socorrinho nos confidenciou que as pessoas estavam buscando os valores nas peças. 

Com a presença de colegas da comunicação, autoridades das duas cidades, civis e militares, mas principalmente pelo mundo da arte na cidade, a exposição já abre com sucesso, e que venham outras. Em suas palavras, Wando agradeceu o apoio dos amigos, em especial de Socorrinho e fez deferências a dois professores, Antônio Edson e Rafael Brasil. Aliás, Caetés prestigiou muito bem o artista da terra. O prefeito Armando Duarte disse até que ficava com uma pontinha de ciúme porque as telas registravam belezas de Garanhuns, claro, com bom humor. O prefeito Izaías Régis também esteve presente, assim como o comandante do 9º BPM, Ten Cel Paulo César, dentre outras importantes personalidades da cidade. O poeta Sandoval Ferreira deu o ar da graça, e o jornalista Saullo Paes assinou o cerimonial. Perfeito!

A Galeria Kadichari abrirá todos os dias deste mês.

OFICINAS GRATUITAS DO SENAC NO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS


Deputado Claudiano Filho sai em busca de financiamento e renegociação para os pequenos produtores. SAIBA MAIS



Na manhã desta quinta-feira (13), o deputado estadual Claudiano Filho (PP) esteve na superintendência do Banco do Nordeste, onde foi recepcionado pela Gerente Executiva Estadual, Joaísa Rodrigues Ferreira e o Gerente Geral, Enildo Lemos Correia Vasconcelos.

Dois temas principais dominaram da reunião, a Lei 15.607/2015, de autoria do deputado, que dispõe sobre a Licença Sanitária para Pequenas Fábricas Rurais de Laticínios. A lei foi criada com o objetivo de incentivar a implantação e regularização de pequenas fábricas de laticínios, instaladas nas fazendas de produtores de leite e por estes geridas. Após sua aprovação, o parlamentar pleiteia a aprovação de uma linha de crédito especial que viabilize a regularização das fabriquetas pelos pequenos produtores, permitindo mais segurança para o setor e a inclusão deles no mercado formal.

Outro tema abordado por Claudiano Filho com os gestores foi a Resolução nº 4.565/2017 que beneficia os produtores rurais do estado de Minas Gerais, permitindo a renegociação de operações de crédito contratadas pelos produtores que tiveram prejuízos em decorrência da seca ou estiagem. Foram beneficiados os que obtiveram empréstimos rurais com financiamentos até 31/12/2016. A intenção de Claudiano é trazer o mesmo benefício para os produtores do estado de Pernambuco.

Como resultado das conversas, o parlamentar conseguiu deixar uma audiência pública marcada para agosto, data exata a ser definida, para tratar da renegociação com o setor e apresentar a realidade aos gestores do Banco.

Com informações de Érika Siqueira, assessora parlamentar

Deputado Kaio Maniçoba é o novo secretário de Habitação de Pernambuco

O novo gestor substituirá Bruno Lisboa, que assume a presidência da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (CONDEPE/FIDEM)


O governador Paulo Câmara empossou, na tarde desta quinta-feira (13.07), durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o novo secretário de Habitação do Governo de Pernambuco, Kaio Maniçoba. O gestor se licenciou do cargo de deputado federal para substituir Bruno Lisboa, que passará a presidir a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (CONDEPE/FIDEM). Na solenidade, Paulo destacou as tarefas que serão cumpridas pelo novo auxiliar. Luciano Bivar (PSL), assume o mandato de deputado federal, em substituição a Kaio Mançoba.

“A habitação precisa ser prioridade, ter um olhar diferenciado, pois é uma área estratégica e fundamental, que dá dignidade à população. Kaio traz, no seu DNA, o compromisso de trabalhar por aqueles que mais precisam e, diante do nosso maior desafio, que é melhorar a vida do povo pernambucano, está pronto para essa tarefa”, afirmou o governador Paulo Câmara, ressaltando que Kaio encontrará a pasta organizada, com planejamento, mas com muitos desafios pela frente. “Hoje, Bruno entrega a secretaria a Kaio com condições de ele mostrar o trabalho e fazer as entregas que são importantes para a população pernambucana”, registrou.

Após assumir oficialmente a Secretaria de Habitação, Kaio Maniçoba agradeceu ao governador pela confiança e afirmou estar consciente da nova missão à frente da pasta. O novo gestor disse, ainda, que, a experiência de dois anos de mandato como deputado federal agregará à gestão. “Sei dos desafios e do trabalho que precisaremos fazer para trazer mais recursos para o Estado. Quero não só levar adiante o que já está acontecendo na secretaria, mas também trazer coisas novas, para que a gente possa continuar com Pernambuco seguindo em frente, pensando no futuro. É isso que nos motiva a fazer parte dessa grande gestão que é a do governador Paulo Câmara”, declarou.

Paulo também agradeceu ao agora presidente da CONDEPE/FIDEM, Bruno Lisboa, pelo trabalho realizado à frente da Secretaria de Habitação e registrou que ele deixa a pasta para seguir em um novo desafio. “Bruno foi um batalhador e destravador e, agora, vai para uma nova missão que, embora não seja fácil, com certeza, vai dar conta. Ele vai atuar, decisivamente, até o final do ano, para destravarmos o Estatuto da Metrópole, que é um desafio, diante do crescimento das cidades, de ordenamento urbano na Região Metropolitana”, pontuou.

Com relação à Operação Prontidão, realizada nos municípios atingidos pelas chuvas no último mês, o governador ressaltou que Kaio começará a atuar na reconstrução da Mata Sul e que Bruno continuará o trabalho que vinha realizando. “Bruno vai continuar a nos ajudar onde ele tem se dedicado, nos últimos meses, integralmente, que é na Operação Prontidão. E Kaio vai nos ajudar na reconstrução, pois vamos precisar de novas casas, construídas em locais adequados”, concluiu.

Estiveram presentes na solenidade o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry; os secretários Antonio Figueira (Casa Civil); Alexandre Valença (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação); coronel Eduardo Pereira (Casa Militar); Ruy Bezerra (Controladoria); Milton Coelho (Administração); Nilton Mota (Agricultura e Reforma Agrária); Roberto Franca (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude); Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão); Lúcia Melo (Ciência e Tecnologia); César Caúla (Procuradoria Geral do Estado); Sérgio Xavier (Meio Ambiente e Sustentabilidade); José Neto (Projetos Especiais); o secretário-executivo de Projetos Especiais das Cidades, Fernando Freire; e o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

Participaram, ainda, os deputados federais Augusto Coutinho e Gonzaga Patriota; e os deputados estaduais Rodrigo Novaes, Laura Gomes, Ricardo Costa, Everaldo Cabral; Eriberto Medeiros, Claudiano Martins e Beto Accioly.

BREVE PERFIL - Kaio Cesar de Moura Maniçoba Novaes Ferraz é recifense e nasceu em 14 de novembro. É filho de Kaio Novaes Ferraz e Rorró Maniçoba. Na Câmara dos Deputados, Kaio atuou na Comissão Permanente de Desenvolvimento Urbano, entre maio de 2016 e fevereiro de 2017, e na Comissão de Defesa do Consumidor, em maio deste ano.

Fotos: Aluísio Moreira/SEI

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.