quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Inflação quase zero era a boa notícia que Dilma precisava

A presidente com prefeitos pernambucanos em imagem de arquivo

Vivendo seu inferno astral desde a marcha das ruas, a presidente Dilma Roussef deve estar com o sorriso de orelha a orelha. Não que vá alterar na mesma velocidade a queda vertiginosa que teve nos índices de aprovação e de intenção de votos para sua reeleição, mas lhe dá argumentos e altera a agenda negativa instalada desde então. De repente parecia que nada mais prestava no Brasil, o que fez até Eduardo Campos hoje, pedir um voto de confiança ao governo federal.

Vejam a notícia do Portal UOL

A inflação oficial em julho ficou praticamente estável, com leve alta de 0,03%, depois de ter subido 0,26% em junho. É o menor resultado para o mês desde 2010 (quando tinha atingido 0,01%).

Os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.

No acumulado de 12 meses até julho, a inflação avançou 6,27%, mostrando queda ante os 6,7% atingidos em junho.

Com isso, voltou a ficar abaixo do teto da meta do governo --que é de 4,5%, com intervalo de tolerância de dois pontos para mais ou para menos (ou seja, pode ir de 2,5% até 6,5%). É também a menor variação desde janeiro deste ano (6,15%).

Eduardo Campos prestigia Corrida da Galinha em São Bento do Una com anúncio de obras



http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/
O governador Eduardo Campos visita nesta sexta-feira, dia 9, em São Bento do Una, a famosa Corrida da Galinha. Os detalhes estão sendo organizados pela prefeita da cidade, Debora Almeida (PSB).

Além de prestigiar a irreverência da Corrida da Galinha, o governador vai realizar uma serie de atos administrativos.

A agenda começa às 13h30 com um almoço composto por vários pratos feitos a base de galinha (cabileda, assada, etc). Já às 14h30 é a vez do descerramento das placas das escolas estaduais reformadas.

Às 15h30 Debora Almeida conduzirá Eduardo Campos para uma visita ao Galinhódromo, onde será apresentado um resumo demonstrativo de todas as provas e, às 16h30, será lançado o edital da barragem e adutora de São Bento do Una, assinado a ordem de serviço da Escola Técnica Estadual de São Bento do Una.

No meio da festa, serão assinadas as ordens de serviço de obras das barragens da Jurubeba e Apertado da Hora, reforma e ampliação do Mercado Público e a pavimentação da Rua da Alegria.


Jiu-Jitsu de Garanhuns sobe ao pódio em Campeonato Mundial

Luiz Henrique e o Mestre Gessé Filho


Luiz Henrique de Morais Leite, Professor e Competidor da “Laqueus BJJ Nova União” conquistou medalha de bronze, no VII Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu disputado em São Paulo, entre os dias 18 e 21 de julho. O evento aconteceu no Ginásio do Ibirapuera e foi realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo, contando com a presença de lutadores de diversos países.

Luiz Henrique conquistou três competições muito importantes no primeiro semestre de 2013. Títulos: Campeão Brasileiro – Região Nordeste em Feira de Santana-BA, Campeão da Copa PRO Fight em Recife-PE e Campeão do Open Agreste em Caruaru-PE.

https://www.facebook.com/laqueus.bjj

Ministério da Integração retoma a execução do Ramal do Agreste

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o diretor-presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, reuniram-se nesta terça-feira (6), em Brasília, para pactuar a transferência da execução do Ramal do Agreste, que volta a ser de responsabilidade do Ministério da Integração Nacional (MI).

A decisão, sugerida por equipes técnicas dos dois órgãos, busca dar mais celeridade à obra do ramal, cujas características construtivas são muito semelhantes às do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). Ao serem concluídas, as construções do Ramal e da Adutora do Agreste ampliarão o alcance de abastecimento do PISF na região agreste de Pernambuco, beneficiando mais de dois milhões de pessoas.

“Agora, com a plena remobilização do projeto de integração do São Francisco, nos eixos Norte e Leste, o MI assumirá a execução de mais este empreendimento, tão importante para legar a Pernambuco a segurança hídrica que almejamos”, pontuou o ministro, destacando que todo o processo está sendo acompanhado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e que a licitação deverá ser publicada em 30 dias.

Já o diretor-presidente da Compesa ressaltou que a instituição, a partir desta decisão, poderá concentrar ainda mais esforços na execução da Adutora do Agreste e de outros projetos. “A nova formatação da Adutora do Agreste, com a integração de sistemas de abastecimento para antecipar sua funcionalidade, está exigindo mais tempo e dedicação das equipes”, afirmou Tavares ao salientar que a Companhia possui hoje o maior volume de obras de sua história.

“Como os dois órgãos sempre estiveram trabalhando juntos nesse empreendimento, temos a garantia da continuidade sem nenhum prejuízo no cronograma da construção, que será feita pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC) com recursos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]”, reforçou.

Projeto - O Ramal do Agreste - uma derivação do eixo Leste do PISF - terá suas obras concentradas entre os municípios de Sertânia e Arcoverde (PE). Com investimento previsto de R$ 1,3 bi, o planejamento do projeto inclui duas barragens, seis túneis com 16 km de extensão, obras viárias para o acesso aos canais e uma adutora com mais de sete quilômetros de extensão.

Prefeito autoriza a criação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Garanhuns

Trazemos do facebook de Eliane Simões, coordenadora da Mulher em Garanhuns

O Prefeito Izaias Régis determinou que a Coordenadoria da Mulher já seja inaugurada com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher - CRAM. Estamos trabalhando no projeto embrionário que deverá ser expandido juntamente com a futura Secretaria.

Um ganho para a mulher de Garanhuns, que contará com atendimento gratuito Psicossocial, orientação Jurídica, atendimento na saúde da mulher (em um plano intersetorial com a Secretaria de Saúde de Garanhuns) - com a futura Clínica da mulher - Empoderamento da Mulher, com órgãos parceiros como a Secretaria de Desenvolvimento Social, SESC, SENAC, SENAI e o Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, em parceria com a Delegacia da Mulher, Polícia Civil, Polícia Militar, rede de abrigamento da SecMulher de Pernambuco, entre outros.

São conquistas das mulheres de Garanhuns e de grupos de mulheres que há mais de vinte anos batalham por essa causa em nosso município e estão sendo atendidas pelo Governo Municipal.

Nivaldo Tenório em entrevista na Rádio Universitária Recife




Confira esta e outras declarações do escritor Nivaldo Tenório no Café Colombo. Domingo, às 14h, na rádio Universitária FM - 99,9 Mhz. 

Magno Martins nas rádios de Garanhuns

Trago do blog do Roberto Almeida

O jornalista Magno Martins, que amanhã à noite fará uma palestra na CDL Garanhuns, chegará à cidade por volta das 9h30. Será recebido pelo presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Fernando Couto, acompanhado dos blogueiros Ronaldo César e Roberto Almeida. Assim que chegar à Suíça Pernambucana, o profissional de imprensa irá conceder entrevista na Manhã Total, comandada pelo radialista Marcos Cardoso, na Rádio Marano.

Magno também irá falar na Rádio Jornal, às 11h, devendo ser entrevistado por Ariston Brito e na FM Sete Colinas, às 12h, no Jornal da Sete 2ª edição, comandado por Valdir Marino. Depois o jornalista almoça com o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB).

A palestra na CDL, intitulada "Revolução Digital: Como o povo se informa hoje em Pernambuco", está marcada para às 19h30. Este blog, que promove o encontro, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas e total apoio de Ronaldo César e Carlos Eugênio, convida os colegas da área de comunicação de Garanhuns e cidades vizinhas para participarem deste momento.
.
AGORA COMIGO: Magno Martins apresenta diariamente o programa sobre política "Frente a Frente", pela Rádio Folha FM de Recife, e retransmitido por dezenas de rádios do interior do estado, comerciais e comunitárias. Por isto, Magno não esconde de ninguém o desejo de que seu programe seja ouvido também em Garanhuns. Já fez contatos com as três rádios FM, já que nas AM, Jornal e Meridional, é praticamente impossível, por conta das redes a que pertencem. A Rádio Jornal tem no horário a tradicional resenha esportiva, um dos carros-chefe da emissora.

Nas FM´s, em tese, seria mais fácil. Já buscou a Sete Colinas, de Ivo Amaral, a Marano, dos Tinôco e a 87FM, de Osman Holanda. Sem sucesso.

Curiosamente, Magno estará nas rádios de Garanhuns nesta quinta-feira, quando concederá entrevistas sobre a palestra que realizará no auditório da CDL à noite, ""Revolução Digital: Como o povo se informa hoje em Pernambuco".

Outra curiosidade é que os radialistas também são blogueiros. Marcos Cardoso (10h) tem sua Secretaria do Povo, Eduardo Peixoto (11h) também, e Valdir Marino (12h) tem o Agreste na Internet.

Fica a todos o convite para ouvir as entrevistas e assistir a palestra do mais acessado blogueiro pernambucano.

A importância de Magno Martins para a informação na internet e sua palestra em Garanhuns


Jornalista formado e especializado em política, principalmente naquilo que acontece nos bastidores, Magno Martins foi mais um que migrou das mídias tradicionais para a internet, como Paulo Henrique Amorim, Ricardo Noblat, Josias de Souza, entre tantos outros. Embora tenha grande repercussão com colunas de jornal e seu programa de rádio, o Frente a Frente, na Folha FM, é o blog seu principal meio de comunicação com seu público. O Blog do Magno é um dos mais acessados do país, e pelos números no Alexa.com, o mais acessado blog de político do estado. Não temos seus dados de acesso pelo Google Analytics, mas devem impressionar.

Polêmico, Magno tem uma equipe que ajuda a alimentar diariamente seu espaço na net. Traz notícias de todo o estado, municípios e outras correlatadas, que têm repercussão em todos os lugares, e isto explica seu grande número de acessos. 

Mas sua importância para o estado vai além do seu trabalho informativo, Magno se tornou um divulgador e incentivar das mídias digitais, cortando Pernambuco do Sertão ao Litoral com palestras para disseminar a informação regional e principalmente difundir a importância de blogs e outros sistemas de informação na internet.

As primeiras palestras de Magno Martins eram para apresentar a nova mídia digital, consolidar os blogs como meio de informação confiáveis, dinâmicos e necessários. Com isto, profissionais da comunicação nos municípios foram tomando gosto, e muitos estão na profissão hoje pelo suporte daquele jovem que deixou Afogados da Ingazeira para se tornar uma estrela no jornalismo político pernambucano.

Humildemente, como diria o Papa Francisco, nomes no interior no estado, como este blogueiro e o compadre Roberto Almeida, que estamos na jornada há mais de quatro anos, servimos de base e incentivo regional para que hoje cada município tivesse ao menos um blog acompanhando as notícias locais.

E Magno Martins continuou sua caminhada. Fecundou o blog com parcerias. Hoje além do jornal e da rádio, proporciona aos seus leitores resultados de pesquisas do Instituto Opinião, que em 2012 se mostraram confiáveis e completos, trazendo números ratificados nas urnas. 

Para finalizar, um novo momento. Magno já não precisa apresentar os blogs como novo meio informativo, pois a ferramenta já está consolidada no dia-a-dia dos pernambucanos. O jornalista traz números do Instituto Opinião em que colocam os blogs como um dos principais meios que as pessoas utilizam para se informar, já estando à frente do rádio e anos-luz de distância dos jornais escritos, que estão ficando cada vez mais obsoletos, não trazem a informação instantânea. A internet perde para a TV, ainda onipresente e presente na maioria dos lares, mas a curva estatística mostra a internet ainda em crescimento e a TV em queda.

Quando confundimos internet e blogs, é que na prática, regionalmente falando, a informação local está nos blogs e são neles que as populações das cidades mais distantes dos grandes meios de comunicação se informam sobre as coisas da terra.

Magno Martins vai apresentar este novo quadro em Garanhuns na próxima quinta-feira, no auditório da CDL, às 19h. A realização é da entidade representativa do comércio e de blogs da cidade. Vários prefeitos confirmaram presença, mas gostaríamos de contar também com estudantes, profissionais liberais, políticos, representantes das universidades, etc. Pois este debate vai além de se falar de internet e de política, ele é social e tem forte impacto regional.

A gente se encontra!

Comerciantes protestam na frente da prefeitura




Portal Comércio de Garanhuns



Ocorreu na tarde dessa terça-feira, no centro de Garanhuns, uma manifestação pacífica por parte dos comerciantes do Pop Shop e do Mercado 18 de Agosto. O protesto parou o trânsito das avenidas Dantas Barreto, Barão do Rio Branco (parcialmente) e Santo Antônio por aproximadamente 1h e 30min.

Os manifestantes demonstraram insatisfação com as propostas de adaptações e melhorias de infraestrutura no Mercado 18 de Agosto e nas lojas do Pop Shop, que segundo alguns manifestantes, que preferiram não se identificar, tiraria os comerciantes de carnes do Mercado 18 de Agosto, levando-os para a CEAGA e segundo eles, lá o mercado não seria favorável.

Existem comerciantes que trabalham no Mercado 18 de Agosto há mais de 40 anos, alguns herdaram de seus pais os pontos em que trabalham.

Fim da aposentadoria compulsória para juiz corrupto é aprovado no senado



O plenário do Senado aprovou, na noite desta testa terça-feira (06), por unanimidade, a Proposta de Emenda Constitucional 53/2011, de autoria do senador Humberto Costa, que acaba com a possibilidade de aposentadoria compulsória para magistrados envolvidos em crimes graves como corrupção. A matéria põe fim no que ficou conhecido como punição premiada e evita que aqueles que cometerem irregularidades recebam salários iguais aos dos servidores que cumpriram com o seu dever constitucional. A proposta também se estende a membros do Ministério Público. 

“Acho que nesta noite de hoje, nós estamos tomando uma decisão importante, uma decisão histórica, que vai ao encontro do que a população brasileira deseja hoje: transparência, fim da impunidade, fim da corrupção e o aperfeiçoamento das instituições democráticas”, definiu Humberto Costa. 

O senador destacou que o projeto final aprovado no Senado foi construído dialogando com representantes de juízes, procuradores e com o apoio do relator da proposta, senador Blairo Maggi (PR-MT). A medida ganhou apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e de entidades de classe do Ministério Público.

O presidente da AMB, Henrique Nelson Calandra, esteve hoje, inclusive, no plenário da Casa para acompanhar a votação. “Essa votação sintetiza aquilo que foi possível construir. Nós, entidades de classe, juízes brasileiros, não somos senadores nem temos o poder de votar. Nós gostaríamos que houvesse preservação de alguns direitos e tudo isso foi debatido. No momento da votação, foi o melhor que se obteve em termos de avanço. Eu acho que isso pode aprimorar o sistema jurídico brasileiro”, elogiou. 

“O projeto separa os bons dos maus servidores públicos, garantindo que os defensores dos interesses dos cidadãos brasileiros possam cumprir sua missão sem ter ao lado inimigos travestidos de companheiros de trabalho”, afirmou Humberto. O texto segue agora para a Câmara dos Deputados.
CASOS - Só em 2012, sete juízes suspeitos de irregularidades foram aposentados compulsoriamente como resultado de processos abertos no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para julgar crimes como venda de sentenças e favorecimento indevido. Todos continuam recebendo remuneração mensal.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.