quarta-feira, 11 de julho de 2012

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2012: Confira a programação do Jazz & Blues na Igreja

CELPE apronta esquema especial para o Festival de Inverno


O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que começa oficialmente nesta quinta-feira (12), contará com um esquema especial da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). De acordo com a concessionária, ações de manutenção preventiva foram realizadas no município, além de inspeções nas linhas de transmissão e rede de distribuição para garantir o fornecimento de energia nos 12 polos de animação do festival.

Os trabalhos que antecedem o festival também contemplam fiscalizações preventivas nos aterramentos das estruturas metálicas, palcos, barracas, circo, camarotes, parque de diversões e feira de artesanato. As inspeções serão realizadas em conjunto com Corpo de Bombeiros, Crea e Vigilância Sanitária.

Outra frente de trabalho são as ligações de energia elétrica provisórias. A expectativa é que 150 solicitações sejam atendidas no entorno dos polos até esta quinta, segundo a Celpe. 

De acordo com a companhia, mais de 120 profissionais, entre eletricistas, operadores, fiscais, engenheiros e coordenadores, estarão se revezando para garantir o atendimento das possíveis demandas no mais curto espaço de tempo possível. Um veículo da prontidão estará entre a Praça Guadalajara e o Parque Euclides Dourado.

fonte: Diário de Pernambuco

Rádio de Campina Grande faz promoção com seus ouvintes para o Festival de Inverno de Garanhuns

A Campina FM, uma das rádios de maior audiência no Planalto da Borborema, fez uma parceria com uma empresa de turismo e está ofertando a seus ouvintes a possibilidade de virem curtir o Festival de Inverno de Garanhuns. Confiram a campanha!


A Campina Fm e Excursão Papa Léguas levam você para assistir as apresentações de ROBERTA MIRANDA E ALCIONE, dia 14, e de JORGE BEN JOR e LULU SANTOS, dia 21 de julho.

Para participar basta ligar 2102-9301 e dizer “Eu vou pro FIG com a Campina FM”. Serão sorteados dois pacotes, um para cada dia, para o Festival de Inverno de Garanhuns.

O sorteio do pacote para os shows do sábado 14/07, será feito no programa Making Mix da sexta dia 13/07.

O sorteio do pacote para os shows do sábado 21/07, será feito no programa Making Mix da sexta, dia 20/07.

O que você está esperando? Ligue, se inscreva e boa sorte! Quem sabe a gente não se encontra lá por Garanhuns!!!!!

Informações sobre a Excursão Papa Léguas no fone: 8768-0657
.

Estudantes da UFRPE-Campus Garanhuns vão para Espanha

Alunos da UFRPE- Campus Garanhuns, do curso de Ciências da Computação, parceiros da Secretaria de Desenvolvimento do município, foram selecionados pelo programa Ciência sem Fronteiras do governo federal, e vão passar um ano estudando em uma universidade espanhola.


Três estudantes do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UAG/UFRPE foram selecionados para o programa Ciência sem Fronteiras e vão passar um ano (nove meses de estudo em uma universidade mais um estágio de três meses em laboratório de pesquisa ou empresa) na Espanha. Dos três, dois, o Samuel Carlos e o David Willians Beserra trabalham sob a orientação do Professor Alberto Araújo no Laboratório de Computação Científica Aplicada - LCCA . 

Essa seleção tem um valor simbólico muito importante, porque eles concorreram com estudantes de todo o Brasil. O que mostra o nível de qualidade da UAG que não deixa a desejar a nenhuma outra instituição. Os dois estudantes têm bolsa de iniciação científica desde o primeiro ano de curso e que já apresentaram trabalhos científicos em congressos nos mais diversos locais do país, quando além da UAG levaram também o nome de Garanhuns. 

Alunos:
David Bezerra (filho do instrutor Mestre Jorge da Escola Técnica Municipal);
Rafael Cordeiro; e
Samuel Carlos.

É claro que isto mostra o quanto a vida acadêmica em Garanhuns tem potencial para desenvolver nossa região, principalmente nos campos cultural, social e econômico.
.
Trazemos a notícia também do blog de Ornilo Lundgren.

Garanhuns recebe Festival Gastronômico


Começa nesta quarta-feira e vai até o dia 28 de julho, o Festival Gastronômico de Garanhuns 2012, que é uma realização do Sistema Fecomércio, Senac Pernambuco e Sebrae, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, Fundarpe e Festival de Inverno de Garanhuns.

Com o objetivo de incentivar e desenvolver a gastronomia local, a ideia é apoiar os estabelecimentos de alimentação para proporcionar uma experiência gastronômica única aos visitantes do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e incentivar o consumo de produtos da região.

O Festival Gastronômico é o resultado do programa de capacitação desenvolvido especialmente para o FIG pelo Senac e Sebrae para os estabelecimentos da alimentação da cidade e comunidade em geral, que capacitou cerca de 120 atendentes e cozinheiros para melhor receber turista. Cursos como qualidade no atendimento, garçom, cozinha e design de pratos foram algumas das programações que os funcionários os estabelecimentos passaram para fazerem parte deste Festival.

Com o tema “Inverno, Café e Leite”, o Festival Gastronômico de Garanhuns 2012, vai promover atividades como capacitações e apresentação de menus criados pelos principais restaurantes da cidade especialmente para o evento. Durante a abertura oficial do festival gastronômico, também será lançado o guia de bolso, no qual serão divulgados os principais pratos dos restaurantes participantes, serviços e seus endereços.

Doze restaurantes da cidade criaram pratos especialmente para esta estação, que foram inspirados na história, cultura e importância da cidade de Garanhuns para a produção de café e bacia leiteira da região. Os estabelecimentos são o Bistrô-Escola Senac, Chocolate Sete Colinas, Daterra Sopas e Petiscos, Restaurante e Pizzaria Napolitana, O Relojoeiro, Varanda Restaurante e Pizzaria, Terraço, Escritório Bar e Restaurante, Encanto do Brigadeiro, Kefi Saladas, Vitória Café, Empório Queijos e Vinhos. O objetivo é mostrar as novas tendências de produtos e fornecedores da Região, já que o município de Garanhuns se destaca no cenário do turismo do Estado por seu clima peculiar que, principalmente durante o mês de julho, atrai milhares de turistas.

Uma ação promocional também será realizada para estimular que o público do festival visite os restaurantes participantes. Para isso, cada vez que um prato do festival for consumido, um selo será entregue para que os clientes colem em seus passaportes gastronômicos. Ao serem colecionados cinco selos de diferentes restaurantes, os clientes ganharão um souvenir especial do Festival Gastronômico em parceria com o FIG. Os locais para resgatar os brindes serão o Bistrô-Escola Senac (Parque Ruber Van Der Linden) e Espaço Criativo (Tenda da Fundarpe no Parque Euclides Dourado).

BISTRÔ-ESCOLA

O Senac Pernambuco também irá montar seu Bistrô-Escola no Parque Ruber Van Der Linder (Pau Pombo) durante o Festival de Inverno de Garanhuns. No local, instrutores do Senac vão ministrar oficinas gratuitas com temas relacionados ao universo de café e leite. À noite, os visitantes poderão experimentar o cardápio especialmente criado para o festival que será preparado e servido pelos alunos dos cursos de cozinheiro e garçom de Garanhuns, respectivamente.

Tradicional Noite de Queijos e Vinhos abre programação do Festival de Inverno em Garanhuns


A Noite de Queijos e Vinhos, que antecede o Festival de Inverno de Garanhuns será mais uma vez promovida este ano, no salão da AGA. O evento acontece nesta quarta-feira (11) e é realizada pelo Sistema Fecomércio, Senac Pernambuco e Sebrae, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns e Fundarpe.

Festival de Inverno de Garanhuns terá II Zombie Walk


A primeira edição do Zombie Walk em Garanhuns foi realizada no dia 23 de Julho de 2011, sendo também o último dia do Festival de Inverno de Garanhuns, contando com o apoio da FUNDARPE, TVPE, Rádio Marano FM, Polícia Militar, Blog do Ronaldo César, além de divulgação pela rede social Twitter através dos @garanhuns, @fig_pe e @ronaldovox.

Contando com mais de quarenta participantes logo em sua primeira edição, o Zombie Walk trouxe um misto de curiosidade e espanto para os cidadãos garanhuenses, trazendo também uma nova forma de diversão e entretenimento para o público alternativo da cidade.

Link do grupo no Facebook:

E aqui segue o link do Evento no Facebook:

Agora, a galera vai repetir a dose, dia 14, com a concentração no parque Euclides Dourado.

Maiores informações: sauronbs@hotmail.com

O QUE É ZOMBIE WALK?

Zombie Walk é uma flash mob composta por um grande grupo de pessoas que se vestem de zumbis. Geralmente caminhando ou correndo por grandes centros urbanos, os participantes organizam uma rota através das ruas da cidade, passando por shoppings, parques e outros locais com grande público.

Diferente do que muitos pensam a caminhada dos zumbis não existe somente pela diversão dos participantes, mas também é uma crítica à datas comemorativas que incentivam o consumismo, como o natal, o dia dos namorados ou a páscoa: datas em que as pessoas correm de loja em loja, sem pensar, desesperadas pelo consumo rápido e fácil, como se fossem zumbis em busca de carne fresca.

O evento é promovido via internet ou através de flyers, cartazes etc. As Zombie Walks são consideradas por muitos participantes como um evento underground. Durante o evento, os participantes se caracterizam como zumbis e se comunicam como zumbis (iguais aos filmes de horror), grunhindo, gemendo e gritando "miolos" ou "cérebros".

Uma das primeiras Zombie Walks ocorreu em Outubro de 2003, em Toronto, Canadá, com apenas seis participantes, e obteve grande repercussão. Em 27 de agosto de 2005 ocorreu em Vancouver a primeira Zombie Walk em grande escala, com mais de 400 participantes caminhando por mais de 35 quadras no centro da cidade.

A primeira Zombie Walk realizada no Brasil foi em Belém, em 29 de outubro de 2006. Em muitas outras cidades pelo mundo estão sendo organizadas outras Zombie Walks, como São Francisco, Rio de Janeiro, Montreal, Nova Iorque, Sydney, Baltimore e Seattle.

Câmara de Garanhuns deve ter renovação de mais de 50%


Atualmente Garanhuns tem onze vereadores, mas nem todos concorrerão em outubro. Quatro representantes da edilidade municipal desistiram da reeleição. Marcelo Marçal é o candidato a vice na chapa de Silvino Duarte. Natalício e Zé de Vilaço, provavelmente pela questão jurídica, preferiram não arriscarem, e lançaram, João Paulo (genro) e Carla Vilaço (filha), respectivamente. Dimas não é candidato por uma decisão própria.

Como são 13 vagas em jogo, e somente sete disputam a reeleição, já temos aí a certeza de seis novos nomes (ou ex-vereadores) na nova Câmara Municipal. Como é muito difícil retornarem todos os sete, até porque no chapão do PV tem Major Lucena e Júnior Negrão, e possivelmente a coligação não alcance o quociente para uma quantidade maior de eleitos, ou ainda em qualquer outra chapa da proporcional algum candidato surpreenda e tire uma vaga dos atuais vereadores, chegaremos à mudança de mais de 50% da atual legislatura.

Existem nomes fortes e experientes na disputa, e não será surpresa se mudança na Câmara de Vereadores de Garanhuns alcançar índices ainda maiores. 

Esta campanha deve ser marcada pelas surpresas também, pois tem muita gente concorrendo, mas pouca gente de muitos votos, a não ser os atuais vereadores. Por isto, podem haver surpresas.

PRORURAL recebe delegação da Indonésia para conhecer projetos no Agreste - Inclusive Garanhuns!

Uma comitiva formada por representantes do Governo da Indonésia participam esta semana em nosso Estado de visitas à projetos da Secretaria Agricultura e Reforma Agrária, executados pelo Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco - ProRural. O objetivo da missão é o de conhecer ações exitosas implantadas pelo Governo de Pernambuco em áreas rurais.

No período de 11 a 13, a comitiva viaja para as regiões Agreste e Sertão (municípios de Garanhuns, Paranatama, Águas Belas e Petrolândia), onde conhecerão experiências de comunidades atendidas pelo ProRural. Na comunidade de Miracica, em Garanhuns, o grupo realiza visita a uma mini indústria de beneficiamento de caju e produção de doces. Com financiamento da ordem de R$ 172 mil, o Prorural trouxe benefícios para 76 famílias na localidade.

Em Paranatama, no Agreste Meridional, a comitiva vai à Associação Comunitária das Mulheres de Paranatama, onde um grupo feminino conduz um projeto de Caprinocultura. A ação implantada através de convênio com o ProRural, com financiamento no valor de R$ 150 mil, viabilizou a aquisição de animais, equipamentos e estrutura física.

No município de Águas Belas, no Sítio Beldroega, a delegação visita um projeto de Bovinocultura, implantado pela Cooperativa Mista do Agricultores Familiares do Vale do Ipanema – Coopanema com apoio do ProRural, com investimentos de R$ 48 mil e benefícios a 20 famílias.

A Comitiva será acompanhada pelas Gerências de Produção e Renda e de Tecnologia do ProRural e pela Supervisão do Agreste Meridional com Escritório em Garanhuns.

Unidade Gestora Territorial de Garanhuns
Governo do Estado de Pernambuco
ProRural/SARA

A nota veio do Gustavo Vilar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.