quarta-feira, 11 de julho de 2012

Garanhuns recebe Festival Gastronômico


Começa nesta quarta-feira e vai até o dia 28 de julho, o Festival Gastronômico de Garanhuns 2012, que é uma realização do Sistema Fecomércio, Senac Pernambuco e Sebrae, com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, Fundarpe e Festival de Inverno de Garanhuns.

Com o objetivo de incentivar e desenvolver a gastronomia local, a ideia é apoiar os estabelecimentos de alimentação para proporcionar uma experiência gastronômica única aos visitantes do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e incentivar o consumo de produtos da região.

O Festival Gastronômico é o resultado do programa de capacitação desenvolvido especialmente para o FIG pelo Senac e Sebrae para os estabelecimentos da alimentação da cidade e comunidade em geral, que capacitou cerca de 120 atendentes e cozinheiros para melhor receber turista. Cursos como qualidade no atendimento, garçom, cozinha e design de pratos foram algumas das programações que os funcionários os estabelecimentos passaram para fazerem parte deste Festival.

Com o tema “Inverno, Café e Leite”, o Festival Gastronômico de Garanhuns 2012, vai promover atividades como capacitações e apresentação de menus criados pelos principais restaurantes da cidade especialmente para o evento. Durante a abertura oficial do festival gastronômico, também será lançado o guia de bolso, no qual serão divulgados os principais pratos dos restaurantes participantes, serviços e seus endereços.

Doze restaurantes da cidade criaram pratos especialmente para esta estação, que foram inspirados na história, cultura e importância da cidade de Garanhuns para a produção de café e bacia leiteira da região. Os estabelecimentos são o Bistrô-Escola Senac, Chocolate Sete Colinas, Daterra Sopas e Petiscos, Restaurante e Pizzaria Napolitana, O Relojoeiro, Varanda Restaurante e Pizzaria, Terraço, Escritório Bar e Restaurante, Encanto do Brigadeiro, Kefi Saladas, Vitória Café, Empório Queijos e Vinhos. O objetivo é mostrar as novas tendências de produtos e fornecedores da Região, já que o município de Garanhuns se destaca no cenário do turismo do Estado por seu clima peculiar que, principalmente durante o mês de julho, atrai milhares de turistas.

Uma ação promocional também será realizada para estimular que o público do festival visite os restaurantes participantes. Para isso, cada vez que um prato do festival for consumido, um selo será entregue para que os clientes colem em seus passaportes gastronômicos. Ao serem colecionados cinco selos de diferentes restaurantes, os clientes ganharão um souvenir especial do Festival Gastronômico em parceria com o FIG. Os locais para resgatar os brindes serão o Bistrô-Escola Senac (Parque Ruber Van Der Linden) e Espaço Criativo (Tenda da Fundarpe no Parque Euclides Dourado).

BISTRÔ-ESCOLA

O Senac Pernambuco também irá montar seu Bistrô-Escola no Parque Ruber Van Der Linder (Pau Pombo) durante o Festival de Inverno de Garanhuns. No local, instrutores do Senac vão ministrar oficinas gratuitas com temas relacionados ao universo de café e leite. À noite, os visitantes poderão experimentar o cardápio especialmente criado para o festival que será preparado e servido pelos alunos dos cursos de cozinheiro e garçom de Garanhuns, respectivamente.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.