sexta-feira, 3 de abril de 2015

PERTO DO CÉU: Imagens da Caminhada da Via Sacra ao Cristo do Magano em Garanhuns

Mais de dez mil pessoas participaram da Caminhada das Paróquias de Garanhuns rumo ao Cristo do Magano em Via Sacra, nesta Sexta-feira Santa.

Para assistir à reportagem feita pela TV Asa Branca, clique aqui.

As fotos abaixo são do Nelson Wanderley e estão no facebook da Diocese de Garanhuns.


Fieís de várias paróquias fizeram a Via Crucis até o Cristo do Magano

Foram milhares de pessoas de todos os recantos do município

Pessoas de todas as idades numa grande caminhada de fé na Sexta-feira Santa

Durante a caminhada, algumas paradas para leituras bíblicas

Na Rua do Magano, agora chamada de Rua Antônio Fernandes, a ladeira é o último obstáculo da Fé

Uma panorâmica dá uma ideia da quantidade de pessoas que fizeram a Via Crucis

Vários padres na celebração comandada por Monsenhor Bené, administrador da Diocese

A Fé perto do céu! O Alto do Magano fica a 1.030m acima do nível do mar

Para ver mais, acesse o facebook da Diocese de Garanhuns.

Paulo presta solidariedade a Geraldo e Lu Alckmin‏



“Eu e Ana Luíza queremos prestar a nossa solidariedade cristã ao governador Alckmin e a dona Lu nesse momento tão difícil, da perda de um filho. Há muito pouco o que dizer numa hora dessas, mas a fé é uma fortaleza inabalável. 

Falo em nome também dos pernambucanos, consternados diante de tamanha tragédia. 

Que Deus os abençoe e lhes dê forças nos dias que virão”.

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco

Quase 100% dos órgãos públicos estaduais e municipais prestaram contas ao TCE em formato eletrônico



O TCE-PE divulgou um balanço da entrega das prestações de contas de 2014, em formato eletrônico, por parte dos órgãos públicos estaduais e municipais. Quase 100% das unidades jurisdicionadas, sendo elas Governo do Estado, Poderes Judiciário e Legislativo, Ministério Público, o próprio Tribunal de Contas, Prefeituras, Câmaras Municipais e entidades da administração direta e indireta estadual e municipal, fizeram o envio dos documentos ao TCE no prazo determinado, 30 de março para órgãos estaduais e 31 para municipais. 

O Tribunal recebeu, até o final desta manhã, 1.179 prestações de contas estaduais e municipais, de um universo de 1.190 que estavam sendo esperadas, ou seja, 99% do total. Foram 147 prestações de órgãos estaduais, de um total de 148, e 1.032 prestações de órgãos municipais, das 1.042 aguardadas.

As prestações pendentes ainda podem ser enviadas, mas estão sujeitas à multa pelo não cumprimento do prazo. Além do excelente resultado no envio dos documentos, outro fato que merece destaque é o de nenhuma unidade ter ficado sem cadastro, ou seja, todas designaram gerenciador do sistema do processo eletrônico, o e-TCEPE. Até o próximo dia 06 de abril, o TCE deve disponibilizar a consulta pública aos documentos das prestação de contas.

Meio ambiente – De acordo com a revista Galileu, um eucalipto rende de 20 a 24 mil folhas de papel A4 comum, usado em casa e nos escritórios. Levando em consideração que o TCE recebeu 1.179 prestações e em média cada uma delas contaria com aproximadamente mil folhas se fossem entregues em papel, a economia total foi de 1.179.000 folhas, o que representa em torno de 59 árvores. Isso levando em consideração também que para produzir 1 tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 01/04/2015

Pernambuco e municípios têm prazo até 24 de junho para apresentar metas para os Planos de Educação



O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em junho de 2014, está próximo de completar o primeiro ano de vigência. União, estados e municípios começaram a cumprir tarefas e se preparam para alcançar as metas e estratégias de curto, médio e longo prazos até 2024.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os dispositivos da lei são levados em conta na reelaboração do planejamento estratégico de programas da educação básica, da educação profissional e da educação superior, que precisam ser adequados à execução do PNE.

Segundo a rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, através do Comitê Pernambucano, defende que o esforço precisa ser de todos - do estado e dos municípios. Um grande movimento precisa ser realizado com a participação dos gestores, educadores, estudantes e principalmente da sociedade em geral para o cumprimento do prazo de elaboração ou adequação dos planos municipais e estadual ao PNE.

O MEC reforça que a lei estabelece um ano para que esses planos estejam aprovados e em consonância com o plano nacional — a data limite é 24 de junho deste ano.

Situação atual - No Brasil, cerca de 30% dos municípios ainda não têm planos e muitos dos que possuem, não o utilizam para planejar suas políticas, mantendo-os desconhecidos da população. Com relação aos planos estaduais de educação, a situação não é muito diferente, sendo que mais de 60% dos estados ainda não possuem planos de educação.

Para que os Planos de Educação estejam sintonizados com os desafios locais, regionais e nacionais, é fundamental que em seu processo de elaboração seja contemplada a pluralidade de vozes e olhares sobre a educação. Afora a participação dos gestores, dirigentes de ensino e especialistas em educação, é essencial considerar a opinião de toda a comunidade escolar, ou seja, professores, coordenadores, merendeiros, secretários, agentes de apoio da escola, estudantes, pais, mães e responsáveis.

Entende-se que a participação no processo de elaboração dos planos, permite compor uma visão mais ampliada dos processos, problemas e possibilidades da educação em determinado território, gerando compromissos e responsabilidades com o planejado: compromete os governos com sua execução e a sociedade, de maneira geral, com seu acompanhamento e monitoramento.

Os municípios que necessitarem informações podem obter auxílio através do portal "De Ollho nos Planos" acessando o endereço abaixo: 

Maiores informações:
Comitê Pernambucano – Campanha Nacional pelo Direito à Educação
(81) 3423-0677 / (81) 3221-3425

EXPECTATIVA PELA BEATIFICAÇÃO DE DOM HELDER

O DOM DA PAZ

Menos de um ano depois do pedido de abertura do processo de beatificação de Dom Helder Câmara, a Congregação das Causas dos Santos do Vaticano enviou uma carta à Arquidiocese de Olinda e Recife [Estado de Pernambuco], no Brasil, afirmando ter recebido a solicitação. Segundo o texto assinado pelo prefeito da Congregação, cardeal Angelo Amato, é preciso aguardar o posicionamento de outros dicastérios para poder emitir seu parecer. Caso o Nihil Obstat (Nada Consta) seja emitido pelo Vaticano, a Igreja em Olinda e Recife terá autorização para iniciar o processo em nível diocesano.

A Congregação recebeu a solicitação em junho de 2014. Com o chamado "Nihil Obstat", a ser emitido pelo Vaticano, a Arquidiocese de Olinda e Recife poderá iniciar o processo diocesano. O passo seguinte é reconhecer suas "virtudes heróicas". Para isso, uma subcomissão jurídica se reunirá para estudar os textos publicados por Dom Helder em vida e analisar os testemunhos de pessoas que conheceram o "dom da paz", como é popularmente conhecido o monsenhor Helder Câmara.

Depois, o responsável pelo caso, nomeado pela Congregação para as Causas dos Santos, preparará um documento chamado Positio, que recolherá os informes e estudos. Uma vez aprovado, o Papa Francisco pode conceder o título de "Venerável Servo de Deus”. O passo posterior é a beatificação. Ser beato ou beatificado significa apresentar um modelo de vida à comunidade e também atuar como intermediário entre os fiéis e Deus. Finalmente, para ser proclamado santo é imprescindível um milagre, que deve ocorrer após a beatificação. 

tarddecommaria
Uma subcomissão jurídica se reunirá para estudar os textos publicados por Dom Helder e analisar testemunhos de pessoas que conheceram o "dom da paz".

PEQUENA BIOGRAFIA

Dom Helder Câmara nasceu em 07 de fevereiro de 1909, em Fortaleza, Estado do Ceará, Brasil, e teve 12 irmãos. Após entrar muito jovem no seminário da capital cearense, se tornou padre aos 22 anos. O primeiro momento da sua vida religiosa foi marcado pela militância junto a instituições políticas conservadoras, como a Ação Integralista Brasileira, entre 1932 e 1937. Mais tarde, o religioso considerou a participação como um erro da juventude. Já radicado no Rio de Janeiro, desde 1936, passou a optar por um trabalho assistencialista, quando fundou departamentos da Igreja voltados para atenderem aos mais necessitados.


reproducaoApós um longo período atuando na então capital do Brasil, Dom Helder foi enviado para o Maranhão. Com a morte do arcebispo de Olinda e Recife, foi então mandado para Pernambuco, onde desembarcou em 12 de abril de 1964, poucos dias após o golpe civil-militar no Brasil. Na capital pernambucana, o religioso desembarcou em meio a uma relação conturbada entre Governo do Estado e Igreja. 

Dois dias após a posse, Dom Helder lançou, juntamente com outros 17 bispos nordestinos, um manifesto à Nação, pedindo a liberdade das pessoas e da Igreja. O primeiro grande atrito com a ditadura, entretanto, ocorreu em agosto de 1969, quando o arcebispo foi acusado de demagogo e comunista, por ter criticado a situação de miséria dos agricultores do Nordeste. 

A partir de então, o monsenhor passou a sofrer represálias, inclusive tendo sua casa metralhada, alguns dos seus assessores presos e com o assassinato do padre Antônio Henrique. Em 1970, quando seu nome foi cogitado para o Prêmio Nobel da Paz, o governo brasileiro promoveu uma campanha internacional para derrubar a indicação, já que ele denunciava a prática de tortura contra os presos políticos no Brasil. Também, em 1970, os militares chegaram a proibir a imprensa de mencionar o nome do arcebispo de Recife e Olinda. 

Ele comandou a Arquidiocese de Olinda e Recife até o dia 10 de abril de 1985, quando – por atingir a idade limite de 75 anos – foi substituído pelo arcebispo Dom José Cardoso Sobrinho. Dom Helder morreu em sua casa, no Recife, em 27 de agosto de 1999, devido a uma insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonia. Seus restos mortais estão sepultados na Igreja Catedral São Salvador do Mundo, em Olinda. 

Pelo seu trabalho em defesa dos direitos humanos, Dom Helder recebeu vários prêmios internacionais, como o Martin Luther King, nos Estados Unidos, em 1970, e o Prêmio Popular da Paz, na Noruega, em 1974. O religioso é autor de 22 livros, a maioria ensaios e reflexões sobre o Terceiro Mundo e a Igreja. 




ADITAL Com informações da Rádio Vaticano e Religión Digital.

Comissão Especial da Câmara dos Deputados debate a reforma política nesta segunda (06), no Recife‏


As manifestações das ruas em julho de 2013 deixaram clara a necessidade urgente de reforma nos sistemas eleitoral e partidário do País. E é sobre esse tema tão caro a todos os brasileiros que a Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados vem se debruçando desde que foi instalada, no dia 10 de fevereiro.

Encerrada a primeira fase de debates e apresentação de emendas dos deputados, teve início a fase de audiências públicas nos Estados, com o objetivo de garantir a participação popular nos trabalhos.

Com esse objetivo, a comissão já esteve no Ceará, Piauí, Maranhão, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio Grande do Sul. O próximo encontro acontecerá exatamente em Pernambuco, na próxima segunda-feira, dia 6 de abril, a partir das 9h, no plenário da Assembleia Legislativa, com a presença do presidente da comissão, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do relator, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI).

Vice-presidente da comissão, o deputado federal pernambucano Tadeu Alencar (PSB) é o responsável pela organização da audiência pública. E com o objetivo de torná-la a mais ampla possível, convidou representantes dos mais variados segmentos da sociedade civil: parlamentares, prefeitos, gestores públicos, juristas, magistrados, procuradores, especialistas em direito constitucional, entidades estudantis, universidades, igrejas, sindicatos e entidades de classe, grupos e ONGs da área de direitos humanos, de combate à corrupção e de defesa da cidadania.

Entre as propostas de mudança que estão sendo discutidas pela Comissão Especial estão o financiamento misto das campanhas – com a vedação de doações feitas por empresas privadas – estímulo aos projetos de lei de iniciativa popular,mudança do sistema eleitoral brasileiro (proporcional, distrital misto/puro ou distritão), fim das coligações proporcionais, fim da reeleição para presidente, governador e prefeito e mandato de cinco anos para todos os cargos (inclusive os senadores). Há ainda a coincidência das eleições, cláusula de barreira para desestimular a criação exagerada de partidos no País e criação de federações partidárias e uma discussão sobre um novo sistema para a escolha de suplentes de senador. Todos esses pontos deverão estar incluídos no relatório do deputado Marcelo Castro, cuja expectativa é que seja votado ainda neste semestre.

JOSÉ ORLANDO - O Pistoleiro do Amor - no Terraço em Garanhuns


Olha que programação super especial. 
E na próxima semana tem a abertura de nossa temporada de forró! Aguardem mais informações!

Como retirar manchas de pele?? FORMULAR - FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO



LINHA ANTI MANCHA FORMULAR
ADQUIRA SUA LINHA COMPLETA COM DESCONTO!

Podemos citar dentre os principais fatores causadores de manchas:

O sol: Nós levantamos a bandeira a favor do protetor Solar É item fundamental e indispensável!

Hereditariedade: quem sofre com pele clara tem tendência a ter mais dor de cabeça com as temíveis manchas.

Uso de anticoncepcionais

Uso de antibióticos

Quem sofre de diabetes, hipo ou hipertireodismo

Gravidez: as mulheres grávidas sofrem alterações nos hormônios deixando a pele mais sensível à luz solar e consequentemente as chances do melasma (mancha gravídica) aparecer aumentam consideravelmente. Se você é gestante, por favor, não saia de casa sem protetor solar!

Consulte a Formular Farmácia de Manipulação 
Na Praça da Fonte Luminosa em Garanhuns
0800 281 7772 / (87) 3761- 7772

NOVOS CURSOS DE MEDICINA em Arcoverde, Araripina e Salgueiro



O governo federal selecionou 22 cidades onde serão criados 22 novos cursos de medicina no Brasil. Em Pernambuco, os municípios de Araripina, Arcoverde e Salgueiro (todos no Sertão do Estado) receberão as novas unidades de ensino do curso.

As prefeituras terão o prazo entre os dias 13 e 24 de abril para confirmar a participação no site do Ministério da Educação.

A ampliação do número de cursos de medicina ofertados pelo governo federal faz parte de uma estratégia do Programa Mais Médicos. A abertura de novos centros de formação acontecerá nas localidades onde há defasagem no número de profissionais da área de saúde.

Esta é a segunda seleção de municípios que ofertarão o curso de medicina desde que o Mais Médicos foi criado.

As regras estabelecidas neste edital selecionaram apenas municípios que apresentam uma relação de vagas em curso de medicina por 10 mil habitantes menor que 1,4, além do índice de médicos a cada mil habitantes menor que 2,7.

Os municípios selecionados também devem estar a uma distância de pelo menos 75 Km de outro curso de medicina já existente.

De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a meta do governo é que se chegue ao número de 600 mil médicos no Brasil até ano de 2026. Atualmente o país conta com cerca de 400 mil médicos.

Ainda de segundo o ministro, os municípios serão chamados a aderir e se comprometer com as condições estabelecidas para a abertura desses cursos.

http://ne10.uol.com.br/

Direto da TV Canção Nova, DUNGA faz show em Garanhuns na SEMANA SANTA




Este Domingo de Páscoa (05/04) em Garanhuns será com muita alegria e música, o cantor Dunga vem à cidade para realizar um show em prol da Fazenda da Esperança, que atua no tratamento de dependentes químicos.

Dunga é cantor e pregador da Canção Nova , e se apresentará na quadra do CMA, às 14h. 

Maiores informações no telefone (87) 9638-6012.

SOBRE DUNGA:

Dunga é uma artista de grande trabalho na Igreja Católica. Atuando na TV Canção Nova e na evangelização de jovens há vários anos, gravou dois DVDs, nove CDs e publicou 4 livros, todos sucessos. 

Dunga já se apresentou em centenas de cidades no Brasil e fez shows também no Canadá, Estados Unidos, Paraguai, Japão, França Inglaterra, Portugal, Itália e Israel. 

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.