Depois de aproximar a UPE (Universidade de Pernambuco) com universidades de Portugal, Alemanha, China, Argentina, Bolívia, Peru, Uruguai, e também diversas instituições brasileiras, assinando convênios acadêmicos para as mais variadas ações, a exemplo de intercâmbio de estudantes, estudos em mestrados e doutorados para os professores da Instituição Estadual, além de novos investimentos e parcerias, o Reitor Pedro Falcão conquista agora outros importantes convênios para Pernambuco.
Milão, Itália
Na última sexta-feira (21), Profº Pedro Falcão assinou convênio com a Politecnico di Milano, universidade italiana estatal de cunho científico-tecnológico. que esteve representada pelo Profº Dr. Piercesare Secochi. Atualmente a universidade conta com cerca de 38.000 alunos matriculados.
Em outro momento, o Reitor da Universidade de Pernambuco, assinou novo convênio a Università degli Studi di Milano - Bicoca. A solenidade contou com a presença do Consulado do Brasil em Milão, representado pelo Dr. Jorge Karl de Sà Earp, e Dra. Anna Maria Scarparo, Chefe do Setor Cultural do Consulado. Por parte da Universidade Italiana, participaram do encontro protocolar; Prof. Roberto Malighetti, Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas da Educação, Dra. Franca Tempesta, chefe da área de formação e serviços ao estudante, Dr. Agnese Cofler, chefe da área internacional, e Dra.Cinzia Corti, chefe de Promoção Internacional e curso de línguas.
Parma-IT, com 150 Instituições Internacionais
Ainda na Itália, Profº Pedro Falcão participa do I Encontro de Reitores Brasil-Itália, do VIII Seminário Internacional e a IX Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), no período de 24 a 28 de outubro na cidade de Parma, Itália. Os eventos acontecem na Università di Parma. São Mais de 150 Instituições Internacionais representadas. A realização é do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).
Novo convênio na agenda da semana
O reitor encerra sua viagem com a assinatura de outro convênio, desta vez com a Universitá Degli Studi di Parma, trocando assinaturas em "Memorando de Entendimento", com o Professor Loris Borghi, representante da universidade italiana, e que vai proporcionar a cooperação em áreas de mútuo interesse, a exemplo de intercâmbio de professores e membros da equipe de pesquisa, técnicos e estudantes, Implantação de projetos de educação, pesquisa e extensão conjuntos, além de outras iniciativas acadêmicas.
Programação desta quarta, 26
Inicia-se a primeira Sessão Plenária do dia 26 de outubro, no VIII Seminário Internacional e IX Assembleia Geral do GCUB. O tema da sessão é "Pesquisas de auto impacto: panorama internacional e desafios a superar".
O Presidente da mesa é o professor Satoshi Sugahara, pesquisador da Universidade Kwansei Gakuin, no Japão. Os palestrantes são os Professores Nelson Marmiroli e Stefano Sforza, da Universidade de Parma, na Itália; Dr. Daniel Alves Natalizi, representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Brasil; Professor Olov Sterner, Diretor do Departamento de Química da Universidade Lund, na Suécia; e Dr. Jamisse Taimo, Inspetor Geral do Ministério da Ciência e Tecnologia, Educação Superior e Técnico-Profissional de Moçambique.
Acompanham o Reitor nesta viagem à Itália, o Prof. José Guido Corrêa de Araújo, relações internacionais da UPE, e a profª Vânia Fialho. Na próxima semana, Profº Pedro Falcão apresentará à Comunidade Acadêmica os bons resultados das relações com as instituições italianas.