domingo, 8 de setembro de 2013

Dia do Veterinário, Administrador e Velocista.



Esta segunda-feira tem boas comemorações que têm relação com nossa cidade.

Esta segunda-feira, 09, é o Dia do Veterinário. Na Universidade Federal Rural temos o curso desta ciência que se dedica à prevenção e tratamento das doenças dos animais. O Veterinário é o médico responsável tanto pelo acompanhamento da saúde dos animais domésticos quanto por animais de grande porte. Ele controla a qualidade da produção dos produtos de origem animal, faz pesquisas e controle da sanidade dos animais. Também planeja, fiscaliza e coordena programas de defesa sanitária, e de proteção e desenvolvimento da pecuária. 

Mas hoje é também o Dia do Administrador, e temos também um curso tradicional em Garanhuns. Tudo começou com Administração na FAGA que depois cresceu e foi necessário a criação da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns - AESGA.

O administrador de empresas é um profissional decisivo para a competitividade brasileira no mundo. Cada vez mais serão necessários profissionais especializados, prontos para os desafios do novo século.

Veterinários e Administradores, o reconhecimento a tantos profissionais que ofertam seus serviços em Garanhusn!

Para não esquecer, esta segunda também o Dia do Velocista, e como nossos atletas estão ganhando tudo pelo Brasil, vale registrar e parabenizar os nossos corredores que tão bem têm nos representado!!!

Prefeito é acusado de proibir dois eventos em Palmeirina


Recebemos um e-mail reproduzindo o blog Confere Palmeirina, em que o prefeito Renato Sarmento é acusado de proibir a realização de duas festas na cidade. O primeiro evento seria o Forró da Canxa no Pantanal Bar, na quinta-feira, dia 19. Segundo o blog anônimo, a atitude do prefeito acabou "frustrando o reencontro dos filhos ausentes, bem como geração de renda para os ambulantes e comerciantes." 

O outro evento aconteceria no sábado, dia 28, com o Programa Radiola de Ficha no bar de "Quiterinha". O prefeito não teria autorizado a instalação de toldos, mesas e cadeiras na rua, impedindo a realização, já que dentro do bar não tem espaço para acomodar as pessoas que acompanham o programa da Rádio Marano, apresentado por Marcos Cardoso. O próprio prefeito teria informado a proibição a "Bastião do Forrozão", esposo de Quiterinha..

Por fim, as postagens tratam o prefeito como um ditador.

Dá para imaginar que o ex-prefeito Eudson Catão deve ser um dos patrocinadores da Radiola, já que é um fã assumido do programa, e por isto, acredito que o prefeito tenha proibido a realização dos eventos.

Quem paga o preço da intransigência é a população. O Blog está aberto a explicações das partes envolvidas.

Imagina se ficar assim a cada novo evento na cidade.

David Melo encontra Bartolomeu e Rosa Quidute na Europa


O fotógrafo e responsável pelo Jornal DAC, David Melo, tem outra atividade profissional que o tem levado aos quatro cantos do planeta. Depois que fez uma parceria com a empresa belojardinense ELIASTUR, tem viajado para várias cidades do país levando grupos de garanhuenses. E agora atravessou o oceano, chegando ao Velho Mundo.

Que David se multiplica, todo mundo já sabe, ele consegue estar ao mesmo tempo em três, quatro lugares. 

A viagem recente foi à Europa. E lá, em Portugal, encontrou Zezé, as advogadas Lourde Leite, Socorro Padilha com o casal Bartolomeu Quidute e a vice-prefeita de Garanhuns, Rosa Quidute. Não perdeu a oportunidade de bater uma chapa! O encontro aconteceu na Torre de Belém!

Dá pra imaginar a festa que Rosa fez ao encontrar David! E certamente o ex-prefeito Bartolomeu e seu grupo tiveram muito a conversar com o fotógrafo, registrando este momento!

É sempre muito bom encontrar amigos em outras cidades, que dirá na Europa! E como bom fotógrafo, David não apareceu na foto! 

UPE conectada trabalha inclusão tecnológica e social na Semana Universitária 2013‏


Educação, saúde, tecnologia, moda, cultura, conhecimento são alguns dos focos da Semana Universitária UPE, que acontece começa nesta segunda-feira (09) e segue até a próxima quinta-feira (12) com o tema UPE Conectada, a ser promovida nos campi no Grande Recife e no interior (Serra Talhada, Petrolina, Salgueiro, Caruaru, Arcoverde e Garanhuns). 

A iniciativa, que movimenta público geral e alunos da instituição, integrará cerca de 500 atividades entre cursos, oficinas, palestras e mesas redondas e eventos externos voltados para a sociedade. “A Semana Universitária contará com exposições, seminários, encontros, cursos, oficinas, palestras, mesas redondas, prestação de serviço, apresentações culturais, oferecidas tanto à comunidade interna, quanto à externa”, destaca a coordenadora geral de extensão da pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade de Pernambuco, Izabele Barros.

Atividades variadas também movimentam a região do Agreste, mais especificamente relacionadas à educação, administração, gestão, marketing, tecnologia, comunicação, empreendedorismo e economia criativa. Alguns destaques como, por exemplo, uma oficina em Garanhuns mostrará que o uso do computador deve ser visto como uma ferramenta auxiliadora na resolução de problemas do cotidiano: Computação Desplugada (Computer Science Unplugged), a ser ministrada por Jessica Pontes Baia e Renato Hildenyo de Oliveira Lopes. Na programação de Caruaru, será apresentado um mercado novo que ganha cada vez mais espaço no Brasil: o de jogos. E com ele uma nova atuação cresce com possibilidades, inclusive, para profissionais: o Gamedesign, que contempla trabalhos de design, arte, desenho industrial e outros. Promovido na próxima quarta (11), das 9h às 18h, a oficina de Gamedesgin será ministrada por Perseu Adolfo Bastos Gomes, CEO da Playful, empresa de tecnologia com foco no desenvolvimento de games pedagógicos para o ensino fundamental e médio incubada no Porto Digital.

Saúde é outro debate importante na programação com discussão sobre o desenvolvimento de medicamentos a partir de óleos essenciais, pelo Laboratório de Biotecnologia e Inovação terapêutica (LBIT) da UPE/Campus Garanhuns, que concentra uma linha de pesquisa voltada aos estudos de eficácia e formulação de medicamentos antiparasitários a partir de óleos essenciais. Ministrado por Josimeiry Gomes Pereira e Juliana de Oliveira Araujo, com o professor Fábio Rocha Formiga, vice-diretor do MultiCampi Garanhuns, a apresentação mostrará estudos de eficácia e de formulação estão sendo desenvolvidos no LBIT, os quais associam o potencial antiparasitário do óleo de semente de abobora (Cucubita pepo) com novas formas farmacêuticas que permitam melhorar sua biodisponibilidade.

O diretor do MultiCampi Garanhuns, Prof. Clóvis Gomes, que além da cidade-sede, congrega as unidades de Caruaru, Arcoverde, Salgueiro e Serra Talhada, registra que a SU-2013 é uma grande integração acadêmica. "Estudantes, professores, servidores e comunidades participam deste grande momento de aprendizado acadêmico que integra toda a Universidade. É de fato um momento muito rico de partilhar conhecimento" - afirma.

Em Petrolina, minicursos também trabalharão durante a Semana Universitária questão de saúde e bem estar com discussão, na terça (dia 10), sobre sexualidade nas escolas: recursos pedagógicos para o educador, com a professora Sâmella dos Santos Vieira, das 8h às 18h, e sobre métodos de conservação de alimento, com Adália Maria M R Rocha, das 14h às 22h. Já na quarta (11), será trabalhado o aproveitamento integral dos alimentos: redução de desperdícios, da geração de resíduos e dos custos das preparações alimentares, com a professora Claudileide de Sá Silva, das 8h às 12h.

Informações e inscrições estão disponíveis nos núcleos e contatos, assim como toda programação da Semana Universitária 2013 pode ser conferida na página da UPE:

Informações: (81) 31833766 (Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade de Pernambuco)

Sobre a UPE - A Universidade de Pernambuco (UPE) tem se destacado no cenário estadual, nacional e em alguns países da comunidade internacional, pelo seu compromisso com a qualidade e excelência na formação de profissionais em diversas áreas do conhecimento. Fundada a menos de vinte anos, formada a partir da união de vários Campi, algumas já quase centenárias e outras recém-criadas. Caracteriza-se pelo seu caráter multicampi, atendendo à sua missão social de interiorização do ensino superior e da ciência e tecnologia em Pernambuco, o que já o faz mais de 40 anos.

SERVIÇO:
Semana Universitária UPE 2013
Quando: De 09 a 12 de setembro/2013
Informações: (81) 31833766

Sobre texto de Ivelise Buarque (Jornalista) | Assessora de Imprensa

Começa Inscrição para isenção para Vestibular 2014 IFPE‏



Os interessados em concorrer às vagas do Vestibular 2014 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) podem solicitar, a partir desta segunda-feira (9), a isenção da taxa de inscrição, que custará R$ 20 para cursos técnicos e R$ 40 para o superiores. 

A solicitação pode ser feita até a próxima quinta-feira (12), pelo site http://cvest.ifpe.edu.br, onde há um requerimento padrão para ser preenchido. A isenção será concedida aos candidatos com renda familiar per capita menor ou igual a um salário mínimo e meio (1,5) e que sejam oriundos da rede pública de ensino ou da rede privada, desde que na condição de bolsista integral. “É necessário que o estudante tenha cursado todo o ensino fundamental na escola pública ou como bolsista integral da rede privada para solicitar isenção da taxa para os cursos técnicos na modalidade integrado. 

Já os que concorrerão às vagas dos cursos superiores ou técnicos na modalidade subsequente devem ter cursado todo o nível médio na rede pública ou como bolsista integral da rede privada”, ressalta o presidente da Comissão do Vestibular (CVEST), Marcos Maciel. Também será concedida isenção às estudantes ou egressas, inclusive seus dependentes, do programa Mulheres Mil, além do ProIFPE. 

Quem solicitar a isenção deverá comparecer ao campus ou polo da Educação a Distância (EaD) do IFPE onde concorrerá à vaga, no período de 9 a 13 de setembro, das 9h às 12h ou das 14h às 17h, para entregar a documentação comprobatória de que atende aos requisitos da isenção. A lista com todos os documentos que podem servir como comprovantes está disponível no site da CVEST. O resultado da solicitação da isenção será publicado no dia 20 de setembro, primeiro dia de inscrição do Vestibular 2014. 

Os contemplados deverão se inscrever, normalmente, como todos os outros candidatos, no site do IFPE. A única diferença é que ao final do processo, realizado totalmente on-line, não será gerado o boleto bancário para pagamento da inscrição. Os candidatos aos cursos na modalidade Proeja são automaticamente isentos da taxa. Nesse caso, não é necessário solicitar o benefício. O IFPE oferecerá 6.601 vagas para o ano de 2014, sendo 5.083 para cursos técnicos e outras 1.518 para cursos superiores. Metade delas é reservada aos oriundos da rede pública de ensino. Há ainda cotas específicas para pretos, pardos, índios e moradores da zona rural. 

As inscrições serão realizadas de 20 de setembro a 14 de outubro. A prova ocorrerá no dia 1 de dezembro.

ASCOM/IFPE

Gestão de Conflitos, Licitação, Negociação, Oratória, Marketing,...Curtos e baratos, AESGA dispõe de cursos de extensão. Confira a programação.



Seis novos cursos, voltados para as mais diversas áreas, integram a programação de cursos para este mês de setembro, mais precisamente para os dias 21 e 28. A iniciativa é do Conselho Regional de Administração (CRA) e a Casa do Administrador de Pernambuco em parceria com a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns - AESGA, através da Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (FAGA).

As inscrições já estão abertas, sendo realizadas na sede do CRA, localizada nas dependências da Autarquia, das 9 às 13 horas, bem como na sala do Núcleo Integrado de Práticas Administrativas (NIPA), das 19 às 22 horas, ou através do e-mail:

O investimento para cada varia entre R$ 15,00 (quinze reais) e R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) e todos os participantes receberão certificado de atividade complementar.

Os cursos acontecem em dois módulos, portanto, confira a Programação:

* Gestão de Conflitos
Facilitador: Prof. Psicanalista Gilson Tavares
Carga Horária: 10 horas
Investimento: R$ 15,00
Horário: Das 13 às 17 horas
Data: 21 e 28 de setembro

* Licitação e Contratos
Facilitador: Prof. Diego Farias
Carga Horária: 60 horas
Investimento: R$ 150,00
Horário: Das 8 às 12 e das 13 às 17 horas
Data: 26 de outubro/ 9, 23 e 30/11 de novembro/ 7 e 14 de dezembro
Desconto de 20% para estudantes e administradores registrados

* Negociação – A arte de negociar com técnicas eficazes
Facilitador: Prof. Adm. Adriano Sena
Carga Horária: 10 horas
Investimento: R$ 15,00
Horário: Das 13 às 17 horas
Data: 21 e 28 de setembro

* Oratória
Facilitador: Prof. Saulo Emanuel Rocha de Medeiros
Carga Horária: 10 horas
Investimento: R$ 25,00
Horário: Das 8 às 12 e das 13 às 17 horas
Data: 28 de setembro

* Introdução à Gestão de Marketing
Facilitador: Prof. Rogério Paiva
Carga Horária: 10 horas
Investimento: R$ 15,00
Horário: Das 13 às 17 horas
Data: 21 e 28 de setembro

* Construindo Metas e Objetivos
Facilitador: Prof. Psicanalista Gilson Tavares
Carga Horária: 10 horas
Investimento: R$ 15,00
Horário: Das 8 às 12 horas
Data: 21 e 28 de setembro

Eudson Catão divulga Nota de Solidariedade a Guilherme Uchoa

Guilherme Uchoa
Os amigos do Deputado Estadual Guilherme Uchoa, milhares deles, concordam com a decisão que ele tomou de não censurar a imprensa e que quem tenha culpa que seja responsabilizado. Ao mesmo tempo em que oramos pelo reestabelecimento da saúde de sua esposa que vive momentos difíceis e conhecemos o amigo, o pai e o esposo que ele é. 

Acreditamos também que haja respeito pelo cidadão íntegro, responsável, ético e que desempenha com dignidade as funções que exerceu e exerce ao longo de sua vida “como Juiz aposentado e Deputado Estadual” sempre respeitando a liberdade e a democracia.

Eudson Catão
Secretário Executivo da CODEAM

Sport demite Marcelo Martelotte

Foto: Edmar Melo/JC Imagem / texto: Matheus Albino

O Sport voltou a jogar mal e perdeu para o Icasa. Como era esperado, o resultado da partida definiria o futuro do técnico Marcelo Martelotte na Ilha do Retiro.

A equipe rubro-negra voltou a não jogar bem e, logo após a derrota sofrida, por 2x0, a diretoria anunciou a saída do treinador. Neco, técnico dos juniores, assume a equipe interinamente.

Na última coletiva como técnico do Sport ele se mostrou incomodado com a demissão do time." Foi colocado uma pressão boba na minha opinião, que acabou atrapalhando o grupo. Mas,infelizmente quando o time não está bem o técnico cai, é uma máxima do futebol que eu espero que acabe. Saio daqui tranquilo e deixo o time em uma situação melhor do que quando assumi. Classifiquei a equipe para a próxima fase da sulamericana e deixo em 5°lugar na Série B. Tinha um objetivo aqui dentro, mas o Sport é um grande candidato ao acesso", comentou.

Para saber mais... Blog do Torcedor

FIEPE inicia segunda fase da proposta de política industrial do Estado



A FIEPE dá início, nesta sexta-feira (06), à segunda fase do projeto de criação de uma política industrial para Pernambuco. Depois de realizar um circuito de debates com empresários de todo o Estado para coletar informações sobre as demandas locais, a entidade começa agora a elaborar o documento com propostas de desenvolvimento para o setor. A iniciativa, pioneira no Nordeste, analisa os obstáculos sofridos pelas indústrias com o intuito de criar - e sugerir ao Governo do Estado - propostas de políticas públicas que possam solucioná-las.

O documento com as contribuições do empresariado será entregue à diretoria da FIEPE, no dia 10 de outubro para avaliação. "Depois disso, faremos os retoques indicados e levaremos em mãos ao governador Eduardo Campos", explica o coordenador do projeto, o economista Júlio Becher. O presidente da entidade, Jorge Côrte Real afirma que "o projeto demonstra o compromisso da Federação com a continuidade do ciclo virtuoso da indústria pernambucana".

Política - O documento com as propostas para a política industrial do Estado que a FIEPE produz tem consultoria da empresa Ceplan e acompanhamento da economista e professora Tânia Bacelar. O material enfoca questões como: articulação entre as indústrias existentes no Estado e novos empreendimentos, melhoria da infraestrutura; aumento da qualificação da mão de obra e apoio ao empreendedorismo.
.
AGORA COMIGO: Alguém sabe informar se Garanhuns está participando destes debates? É importante estarmos representados para mais uma vez não acabarmos alijados do processo desenvolvimentista de Pernambuco, como aconteceu por décadas. Se é uma fase de criação de uma política industrial, seria interessante Garanhuns assumir um papel representativo do Agreste Meridional.

É importante ressaltar o vínculo político do prefeito Izaías Régis com o deputado Jorge Côrte Real, e o futuro apoio à sua reeleição de Deputado Federal, por isto, seria interessante que Garanhuns pudesse protagonizar este momento.

Prefeito, olha aí a oportunidade passando em nossa frente!!

Eduardo Campos: Temos que celebrar todas as conquistas do País e olhar para o futuro no desejo de melhorar o Brasil‏


"Temos muito o que celebrar. Esse é o período de vida democrática mais longo que o Brasil tem e nós temos que zelar pela democracia e aperfeiçoá-la. Esse é um valor essencial à construção de novas etapas de desenvolvimento social e econômico em nosso País". Essas foram as palavras do governador Eduardo Campos, que, acompanhado da primeira-dama, Renata Campos, prestigiou o tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao 191º aniversário da Independência do Brasil, neste sábado (07/09).

Em virtude da realização de obras de infraestrutura na avenida Cruz Cabugá, o desfile, este ano, ocorreu na avenida Marechal Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, e reuniu, segundo o Exército, um público aproximado de 9.700 pessoas. "Eu acho que deu para fazer um belo desfile. Fiquei muito feliz em ver tantas escolas, o entusiasmo a juventude que aqui desfilou. O 7 de Setembro é uma data muito importante para que a gente possa celebrar todas as conquistas do País e, ao mesmo tempo, que possamos olhar para o futuro no desejo de melhorar o País, no desejo de aperfeiçoar a democracia, de fazer um país com menos desigualdades, com menos desequilíbrios sociais", destacou o governador.

A solenidade, que teve início com chegada do governador, acompanhado do comandante Militar do Nordeste, general de Exército Odilson Sampaio Benzi, e do comandante do Destacamento Militar, general de Brigada Antônio Carlos de Souza, contou com o desfile de cerca de cinco mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio das redes pública e particular de ensino, além de entidades e instituições civis. Ao final, ocorreu o desfile militar, que contou com a participação de destacamentos das Forças e Corporações da Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Força Aérea Brasileira.

Fotos: Aluisio Moreira/SEI

Blog do Ronaldo Cesar - Os Destaques da Semana - 01 a 07 de setembro




































VEJA O VÍDEO: Ex-presidente Lula faz grande homenagem a Luiz Gonzaga


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou na manhã da última quinta-feira (5), um depoimento para o Memorial Luiz Gonzaga, que será inaugurado em dezembro deste ano, em Recife. "Não se pode deixar de contar a história de um brasileiro bem-sucedido como Luiz Gonzaga", afirma Lula ressaltando que o artista é um patrimônio dos brasileiros.

Após gravar o depoimento, Lula contou que acha fantástica a história de Luiz Gonzaga, que veio "vencer na terrra do samba com o forró". O ex-presidente conta que se identifica com Gonzaga por ele ser um retirante como ele e o admira por ele ser um "homem que enalteceu o sertão nesse país".

"Eu devo ao Luiz Gonzaga parte daquilo que sou" - Disse Lula homenageando o conterrâneo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.