domingo, 8 de setembro de 2013

UPE conectada trabalha inclusão tecnológica e social na Semana Universitária 2013‏


Educação, saúde, tecnologia, moda, cultura, conhecimento são alguns dos focos da Semana Universitária UPE, que acontece começa nesta segunda-feira (09) e segue até a próxima quinta-feira (12) com o tema UPE Conectada, a ser promovida nos campi no Grande Recife e no interior (Serra Talhada, Petrolina, Salgueiro, Caruaru, Arcoverde e Garanhuns). 

A iniciativa, que movimenta público geral e alunos da instituição, integrará cerca de 500 atividades entre cursos, oficinas, palestras e mesas redondas e eventos externos voltados para a sociedade. “A Semana Universitária contará com exposições, seminários, encontros, cursos, oficinas, palestras, mesas redondas, prestação de serviço, apresentações culturais, oferecidas tanto à comunidade interna, quanto à externa”, destaca a coordenadora geral de extensão da pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade de Pernambuco, Izabele Barros.

Atividades variadas também movimentam a região do Agreste, mais especificamente relacionadas à educação, administração, gestão, marketing, tecnologia, comunicação, empreendedorismo e economia criativa. Alguns destaques como, por exemplo, uma oficina em Garanhuns mostrará que o uso do computador deve ser visto como uma ferramenta auxiliadora na resolução de problemas do cotidiano: Computação Desplugada (Computer Science Unplugged), a ser ministrada por Jessica Pontes Baia e Renato Hildenyo de Oliveira Lopes. Na programação de Caruaru, será apresentado um mercado novo que ganha cada vez mais espaço no Brasil: o de jogos. E com ele uma nova atuação cresce com possibilidades, inclusive, para profissionais: o Gamedesign, que contempla trabalhos de design, arte, desenho industrial e outros. Promovido na próxima quarta (11), das 9h às 18h, a oficina de Gamedesgin será ministrada por Perseu Adolfo Bastos Gomes, CEO da Playful, empresa de tecnologia com foco no desenvolvimento de games pedagógicos para o ensino fundamental e médio incubada no Porto Digital.

Saúde é outro debate importante na programação com discussão sobre o desenvolvimento de medicamentos a partir de óleos essenciais, pelo Laboratório de Biotecnologia e Inovação terapêutica (LBIT) da UPE/Campus Garanhuns, que concentra uma linha de pesquisa voltada aos estudos de eficácia e formulação de medicamentos antiparasitários a partir de óleos essenciais. Ministrado por Josimeiry Gomes Pereira e Juliana de Oliveira Araujo, com o professor Fábio Rocha Formiga, vice-diretor do MultiCampi Garanhuns, a apresentação mostrará estudos de eficácia e de formulação estão sendo desenvolvidos no LBIT, os quais associam o potencial antiparasitário do óleo de semente de abobora (Cucubita pepo) com novas formas farmacêuticas que permitam melhorar sua biodisponibilidade.

O diretor do MultiCampi Garanhuns, Prof. Clóvis Gomes, que além da cidade-sede, congrega as unidades de Caruaru, Arcoverde, Salgueiro e Serra Talhada, registra que a SU-2013 é uma grande integração acadêmica. "Estudantes, professores, servidores e comunidades participam deste grande momento de aprendizado acadêmico que integra toda a Universidade. É de fato um momento muito rico de partilhar conhecimento" - afirma.

Em Petrolina, minicursos também trabalharão durante a Semana Universitária questão de saúde e bem estar com discussão, na terça (dia 10), sobre sexualidade nas escolas: recursos pedagógicos para o educador, com a professora Sâmella dos Santos Vieira, das 8h às 18h, e sobre métodos de conservação de alimento, com Adália Maria M R Rocha, das 14h às 22h. Já na quarta (11), será trabalhado o aproveitamento integral dos alimentos: redução de desperdícios, da geração de resíduos e dos custos das preparações alimentares, com a professora Claudileide de Sá Silva, das 8h às 12h.

Informações e inscrições estão disponíveis nos núcleos e contatos, assim como toda programação da Semana Universitária 2013 pode ser conferida na página da UPE:

Informações: (81) 31833766 (Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade de Pernambuco)

Sobre a UPE - A Universidade de Pernambuco (UPE) tem se destacado no cenário estadual, nacional e em alguns países da comunidade internacional, pelo seu compromisso com a qualidade e excelência na formação de profissionais em diversas áreas do conhecimento. Fundada a menos de vinte anos, formada a partir da união de vários Campi, algumas já quase centenárias e outras recém-criadas. Caracteriza-se pelo seu caráter multicampi, atendendo à sua missão social de interiorização do ensino superior e da ciência e tecnologia em Pernambuco, o que já o faz mais de 40 anos.

SERVIÇO:
Semana Universitária UPE 2013
Quando: De 09 a 12 de setembro/2013
Informações: (81) 31833766

Sobre texto de Ivelise Buarque (Jornalista) | Assessora de Imprensa

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.