segunda-feira, 24 de março de 2014

Você aprova a legalização da maconha? PT de Pernambuco já se decidiu.


Alguns países do mundo, principalmente os desenvolvidos, e com regras bem claras, como a Holanda, já têm uma legislação que descriminaliza o uso da maconha. Na América do Sul, o Uruguai já legalizou e o Chile está em debate. O tema está no Congresso Nacional brasileiro, e vai ganhar as redes sociais, principalmente nos próximos dias em Pernambuco, pois o PT acaba de aprovar uma moção pela lagalização.

Vai polemizar.

Segundo o blog de Jamildo Melo: A votação foi apertada com 87 votos a favor e 81 contra. Como o partido (nacional) não tem uma posição oficial ainda, os jovens em especial pressionam por uma tomada de posição. Nenhuma das correntes do partido determinou uma orientação específica. Mas não faltou um coro, a la Mujica.
“Partido guerreiro defende os maconheiros”, era o refrão.

Segundo a presidente estadual do PT, Teresa Leitão, a moção não tem poder deliberativo.

Volta comigo. Repito: Vai polemizar.

Se nem o PT nacional tinha posição ainda, bem que o PT local poderia ter deixado a fumaça dispersar, para ficar mais claro para a população sobre o que consiste o projeto da legalização. 

Mas é certo que já passou da hora de se debater responsavelmente a o uso da maconha, verificando todos os aspectos; dependência química, questões penais, econômicas, criminalidade, tratamentos para o vício, etc.

As pessoas precisam saber bem para que possam se posicionar. Outras questões que prejudicam o debate são a desinformação e o preconceito. 

Também tem que debater o tráfico de drogas que usa a maconha como iniciação para outras drogas mais poderosas. Como dissemos, tudo tem que ser debatido, e todos devem participar. 

Mas acho que Armando Monteiro vai pensar sobre a decisão do PT de Pernambuco: Poxa, tinha que ser agora?

Mais informações sobre a Bienal Internacional do Livro de Garanhuns 2014



A II Bienal Internacional do Livro do Agreste, que acontece em Garanhuns no período de 09 a 18 de maio de 2014, já tem diversas atrações confirmadas: Raimundo Carrero, Laura Muller, Jessier Quirino, José Teles, Padre Airton, entre outros que ainda estão sendo contactados pela AndeLivros, realizadora da Bienal, que vaio homenagear o Mestre Dominguinhos em diversas ações no evento.

Mais informações vocês têm na cartaz acima!

Tenente Santos é assassinado no Recife. Morreu inocente!

O Tenente reformado do Exército Brasileiro, Josué Carneiro dos Santos, de 60 anos, conhecido popularmente por Tenente Santos, foi assassinado a tiros na noite deste domingo, dia 23, no bairro de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife.

O Tenente que residia no bairro Aloísio Pinto, aqui em Garanhuns, serviu no 71º BI Mtz e comandou a Guarda Municipal durante o Governo de Luiz Carlos de Oliveira. Ele estava jogando baralho numa calçada, na rua Nova Descoberta, quando, juntamente com o protético Aílton Adalto da Silva, de 45 anos, foi baleado por dois homens, que chegaram numa moto atirando. O Crime ocorreu por volta das 22h. O Protético morreu no local, já o Tenente Santos faleceu a caminho do Hospital.

O protético tinha envolvimento com drogas.

PARA SABER MAIS SOBRE O CRIME... Blog do Carlos Eugênio

Ferro participa de Audiência Pública na ALEPE sobre sistema prisional do estado



O deputado Fernando Ferro (PT/PE) participou hoje pela manhã de uma audiência na Assembléia Legislativa de Pernambuco para discutir o sistema prisional do Estado.

O parlamentar falou sobre a importância de uma política para os presídios no Estado. “ Nós temos que ter coragem para discutir este assunto. Há algum tempo acompanho, por exemplo, a expectativa de moradores e comerciantes de Itaquitinga em relação a uma dívida do Governador Eduardo Campos com o povo de Pernambuco. O Governador Eduardo Campos prometeu que iria construir um presídio para transferir os detentos da penitenciária de Itamaracá.

A iniciativa iria transferir os detentos de Itamaracá para a cidade no Agreste pernambucano. Itamaracá é uma belíssima ilha, um local aprazível, muito bonito, de valor turístico, cultural e histórico. A província de Itamaracá foi uma das primeiras áreas ocupadas pelos portugueses na Região Nordeste. Essa ilha hoje é tomada por um presídio, o que desvaloriza os seus terrenos. Não é agradável a vivência próxima de uma área conflagrada como aquela, inclusive com muitas rebeliões.

Governo Municipal oferece curso gratuito de Cuidador Infantil



A Secretaria de Assistência Social, por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), informa que estão abertas as inscrições para preenchimento de 25 vagas destinadas ao curso de Cuidador Infantil. Para participar, é necessário ter acima de 18 anos, residir no município e possuir Ensino Fundamental completo. As inscrições seguem enquanto existirem vagas.

Os interessados devem se dirigir à Secretaria de Assistência Social, localizada no Centro Administrativo, Avenida Caruaru, S/N - nos horários das 8h às 12h e das 14 às 17h - munidos de xerox de CPF, RG, comprovante de residência, comprovante de escolaridade (ficha 18/19 ou declaração) e cadastro no CRAS do bairro em que reside. As aulas terão início no dia 15 de maio e serão ministradas na sede do IFPE.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: Gerência de Penas Alternativas do estado realiza palestra em Garanhuns



A Gerência de Penas Alternativas de Pernambuco, GEPAIS, vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos realiza, nesta terça-feira, 25, às 09h, no município de Garanhuns, palestra sobre o atendimento aos agressores nos casos previstos na Lei Maria da Penha.

O tema da palestra é “Direitos Humanos, Alternativas Penais e Enfrentamento à Violência de Gênero, com enfoque nos Grupos Reflexivos”, e será realizada no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite.

O objetivo é sensibilizar a Rede Social do município, localidades circunvizinhas e o Sistema de Justiça local sobre a importância do atendimento aos agressores de mulheres nos casos da Lei Maria da Penha, por intermédio de grupos reflexivos, visando romper com o ciclo da violência.

Para tanto, em novembro de 2013, a equipe foi capacitada em ação realizada em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, tal iniciativa obedece a determinação do Ministério da Justiça referente aos órgãos que atuam com as alternativas penais.

De acordo com a gerente da GEPAIS, Cristina Vasconcelos, nos casos relacionados à Lei Maria da Penha, após o encaminhamento formal pelo Poder Judiciário, a Central de Penas Alternativas, CEAPA, faz o acompanhamento do cumpridor na área multidisciplinar, com Psicólogo, Assistente Social e Advogado.

Esse trabalho, que já foi iniciado nos municípios de Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, proporciona a reeducação e a reabilitação do homem na responsabilização da prática de violência doméstica, de forma a fazê-lo repensar e refletir sobre o respeito aos direitos humanos das mulheres.

Ao todo, a GEPAIS irá realizar, palestras em 06 municípios: Sertânia, Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe, Recife, Caruaru e Garanhuns.

AGENDA 40: Paulo Câmara promete dar continuidade ao FEM


Apresentado como o secretário que possibilitou a criação do FEM - Fundo de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios, o pré-candidato a governador pelo PSB, Paulo Câmara, afirmou que o fundo terá continuidade em sua futura gestão.

À mesa, Dr. Ivan Rodrigues foi saudado por todos
"Criamos em 2013. Reeditamos em 2014, e vamos dar continuidade, mantendo este investimento nos municípios" - Afirmou Câmara.
Eduardo Campos afirmou que foi Paulo Câmara, na Fazenda do Estado, que possibilitou o FEM, com competência na gestão, fazendo o possível com os recursos públicos para liberar este fundo aos municípios. 

Em um momento no qual os municípios estão na pindaíba, com marchas e mais marchas de prefeitos a Brasília para pedir ajuda, e o debate sobre um novo pacto federativo, o FEM veio para proporcionar recursos sem burocracia, direto do estado para os municípios, para que pudessem investir em infra-estrutura.

A AGA estava completamente lotada,
muita gente preferiu ficar fora devido o calor
Somente Garanhuns recebeu em 2013 um recurso superior a R$ 2,5 milhões do FEM, que investiu em grande parte no binário da Brasília. Em 2014 os projetos já serão apresentados, e devem ser investidos no binário da Boa Vista e asfaltamentos de outras diversas ruas. As próprias administrações municipais escolhem como e onde querem investir o FEM, contanto que seja na infra-estrutura.

"Temos uma equipe que sabe administrar, vamos defender o legado de Eduardo Campos, avançando e trabalhando muito. O estado está no rumo certo. " - Afirmou Paulo Câmara, apresentado por cada orador como eficiente gestor público. 

Um dos discursos mais inflamados foi de Geraldo Júlio, prefeito do Recife. "Eu sei como eles administram. Eu sei como peguei a administração do Recife. Eu sei como estavam as contas. Eu sei como estavam as escolas e os postos de saúde. Temos trabalhado muito para organizar a administração" - afirmou, fazendo referência aos governos do PT na capital.

Eduardo Campos, último a falar, fez a referência claramente de seu time. "Quando indiquei Geraldo Júlio, eu sabia o que estava fazendo, pois a palavra é o principal patrimônio de um político. E hoje Geraldo foi eleito o melhor prefeito do Brasil e tem mais de 80% de aprovação popular. Agora é com Paulo Câmara, que junto com Geraldo e Aristides Monteiro, que é aqui de Lagoa do Ouro, foram os responsáveis pelo nosso plano de governo em 2006. Paulo está conosco desde o início, em 2002, numa campanha para deputado. É um excelente gestor público e será nosso governador" - Afirmou Eduardo Campos.

Administração e política estiveram juntas na Agenda 40 de Garanhuns, que foi o quinto encontro estadual, que já passou por Palmares, Nazaré da Mata, Paulista e Surubim.


PS: Encerramos aqui nossa cobertura da Agenda 40 em Garanhuns. Anotamos as presenças de profissionais de imprensa da cidade: Luciano Andrade, Luciano André, Marcelo Jorge, Thaís Wanderley.

Vagas de emprego no Bonanza Supermercados

O Bonanza Supermercados está com vagas disponíveis para os cargos de açougueiro, eletricista, padeiro e balconista de frios nas lojas de Caruaru. Também há vagas para pessoas com deficiência nas cidades de Caruaru, Belo Jardim, Pesqueira, Garanhuns, Arcoverde, Santa Cruz e Salgueiro, em Pernambuco e, na Paraíba, para as cidades de João Pessoa, Guarabira e Patos.

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail recursoshumanos@bonanza.com.br
Mais informações pelo telefone (81) 2103-1700.

GARANHUNS: Antena da VIVO em São Pedro deve ser inaugurada dia 31



Conversamos na Agenda 40 com a Deputada Federal Luciana Santos, presidente estadual do PCdoB, e com Marcelino Granja, Secretário de Ciência e Tecnologia do estado, também filiado ao partido. A Universidade de Pernambuco é ligada a sua pasta, portanto de sua atuação tivemos parte da interiorização da UPE e o desenvolvimento de outras ações que melhoraram a vida de quem vive no interior do estado.

Marcelino, com o Reitor e o Governador
na abertura do curso de Medicina em Serra Talhada,
em cobertura especial deste blog.
Uma das mais importantes delas é o Projeto Conexão Cidadã, que está levando a integração tecnológica para dezenas de distritos do interior de Pernambuco. O projeto consiste na instalação de uma antena da Vivo, levando o sinal de telefonia e acesso à internet para quem vive afastado dos centros urbanos. Aqui em Garanhuns o primeiro distrito a receber a antena é São Pedro.

"Estaremos ainda hoje inaugurando em São Caetano, no distrito de Maniçoba, e no dia 31, provavelmente, voltaremos a Garanhuns para inaugurar em São Pedro" - Afirmou Marcelino Granja, em uma das suas últimas ações como secretário, já que deve se afastar para se candidatar a Deputado Estadual.


O deputado Guilherme Uchoa testemunha o governador
e o Secretário Marcelino Granja assinarem o programa 
SAIBA MAIS.

Racha na política entre os trabalhadores rurais

 

MST, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, e até outros segmentos menos organizados como a agricultura familiar, em nível nacional, sempre estiveram mais próximos do PT, liderados em Pernambuco por pessoas que acabaram entrando na política. Mas em Pernambuco, o PSB também sempre teve atuação no meio, por isto, este ano, parece que estarão divididos. 

Enquanto o PT tem nomes como Manoel Santos, que veio do movimento sindical e da FETAPE, o PSB está com a campanha para Deputado Federal do atual Secretário da Agricultura do Estado, Aldo Santos. A força de Aldo ficou clara em dois momentos recentes aqui mesmo na região. Em Bom Conselho, no lançamento do Programa Terra Pronta, com distribuição de sementes, que mostrou o mote da campanha entre os agricultores. E no encontro Agenda 40, ontem, em Garanhuns. Onde foram vistos integrantes de sindicatos rurais e até do MST. Aliás, o movimento em nível nacional dá sinais de insatisfação com o Governo Dilma.

Outro ingrediente engrossa este caldo. Parte significativa dos movimentos de trabalhadores, principalmente os sindicatos, não querem acompanhar os dirigentes petistas no apoio a Armando Monteiro, que para eles, não representa os trabalhadores, principalmente os rurais, por sua atuação como líder patronal. 

Por isto, o caminho é seguir Eduardo Campos, semente de Arraes, ainda um mito para quem está no campo. O PT por cima pode seguir com Armando, mas na base... Na Agenda 40 tinha prefeito do PT, do PTB e líderes rurais ligados ao Partido dos Trabalhadores. Por aí se tira.

MST e trabalhadores rurais na Agenda 40 de Garanhuns


PORTAL DO DESENVOLVIMENTO: Iniciativa de Garanhuns facilita consulta de informações sobre empresas

Tá no Site: Portal do Desenvolvimento

No ano passado, ao receber um relatório da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) com todas as empresas ativas no município de Garanhuns, a equipe do Espaço do Empreendedor percebeu a importância do material, mas constatou um empecilho para que ele fosse ainda mais útil. O arquivo estava no formato PDF, o que dificultava a pesquisa e a localização das empresas. E começou uma busca de solução.

Para que esses dados se tornassem práticos, o agente de desenvolvimento Geandré Nogueira adaptou um programa para realizar um cadastro simples e que emitisse os relatórios de Atividade das Empresas, Endereço e Porte. Assim, explica Priscila Belens, também agente de desenvolvimento de Garanhuns, se torna possível localizar rapidamente qualquer empresa formal no município.

“O programa ainda está em fase de testes e adaptação, estamos na primeira semana de cadastro”, acrescenta Priscila, “mas as colaboradoras do Espaço do Empreendedor já relataram que é fácil e prático, assim como as pesquisas estão sendo exitosas. Após concluirmos todo o cadastro, teremos a real situação de empresas do município, quantidade de empresas por porte, quantidade de empresas em cada bairro ou rua do município e as atividades em que mais temos empresas formalizadas. Com efeito, com esses dados no sistema, poderemos executar melhor as políticas públicas de apoio às micro e pequenas empresas. Em breve esperamos que cada Sala do Empreendedor possa contar com um sistema assim: simples, útil e que não precise de licitação ou de outros setores da Prefeitura.”

AGENDA 40: Mãe de Paulo Câmara nasceu em Garanhuns e outras informações


Na Agenda 40 de Garanhuns, coube a Paulo Câmara uma das mais difíceis missões, falar entre Fernando Bezerra Coelho e Eduardo Campos. Fernando é um orador empolgado, que dedicou seu tempo a registrar avanços no estado nos últimos anos e se declarar o Senador das Águas, pelos investimentos e pela defesa que fará no Congresso Nacional para que a região seja melhor assistida. O Ex-Ministro da Integração Nacional citou barragens que estão sendo construídas na região, e de outras cinco que já estão em fase de estudo. Além disso, ainda registrou a Adutora do Agreste, que em 2016 vai trazer águas do Rio São Francisco para cá.

Eduardo Campos é impressionante. Com discurso afinado e com amplo conteúdo, falou por quase 40 minutos, e não cansou. Em vários momentos consegue tirar aplausos do seu público, com frases de efeito, observações importantes e críticas embasadas. Dizendo coisas de um jeito direto que ninguém nunca pensou. "O Brasil estava avançando, quando o mundo estava parado. Hoje, paramos de crescer, estamos crescendo a metade de um mundo que ainda está em crise" - Disse. 

"Começamos bem. As pessoas precisam entender as pesquisas. Temos 7, 10, 12 pontos, depende do instituto, mas eles mostram que somente 30% da população conhecem a gente. Façam as contas. No dia da eleição todos vão nos conhecer" - Afirmou.

Portanto, entre duas feras, Paulo Câmara não se preocupou com o discurso emocionante ou com conteúdo, mostrou apenas quem era: Um técnico gestor público. Falou de trabalho, da equipe de trabalho, do legado a ser preservado do atual governo. Aliás, seu melhor momento foi mesmo quando fez analogias com o futebol, com Raul Henry como o zagueiro, Fernando Bezerra o centro-avante, Eduardo o técnico. "Temos um time competente, que deu certo, não é um nome ou dois, mas uma equipe. Não se constroem vitórias sem muito trabalho" - disse.

Mas seu melhor momento foi logo no início da sua fala, quando registrou que se sentia filho de Garanhuns, pois sua mãe era daqui, seu avô era comerciante aqui, e precisaram seguir para Recife, onde construíram nova vida. "Meu avô tinha seis filhos. Minha mãe nasceu aqui e aqui viveram. Ela sempre registrou a felicidade e as lembranças de Garanhuns" - Foi aplaudido pelos garanhuenses, acompanhados pelo público.

Mais de 40 prefeitos estiveram presentes. Tinha também muitos deputados estaduais e federais. Lideranças sociais, gestores públicos, gente de inúmeros municípios, inclusive de outras regiões do estado, a exemplo de cidades do Sertão, Agreste Setentrional, Zonas da Mata Norte e Sul e diversos municípios da região metropolitana.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.