domingo, 17 de maio de 2020

Garanhuns inicia medidas restritivas e cria barreiras sanitárias



Com muito atraso, a Prefeitura de Garanhuns inicia, a partir desta segunda-feira (18), a criação de cinco barreiras sanitárias e 15 bloqueios de vias em pontos estratégicos da cidade. 

A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, em parceria com o Exército Brasileiro, Polícia Militar e Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), irá disponibilizar equipes nas entradas, vias de acesso e pontos estratégicos do território municipal. De acordo com a pasta, aproximadamente 30 servidores estarão posicionados nos pontos, trabalhando em sistema de rodízio. A AMSTT contará com um efetivo de 28 guardas municipais, distribuídos nos bloqueios e barreiras. Entre as ações realizadas nas barreiras estão a aferição da temperatura de condutores e passageiros, além do cadastro de dados e desinfecção de todos os veículos que passarem pelos locais.

A implantação dos bloqueios e barreiras sanitárias faz parte do Decreto Municipal 042/2020, emitido na última quarta-feira (13). Além da medida, a Prefeitura também decretou restrições ao deslocamento de veículos em avenidas e ruas de Garanhuns, nas quais estão concentradas as agências bancárias e lotéricas; suspensão do passe livre para estudantes e novas regras de funcionamento de estabelecimentos essenciais e feiras livres. Essas medidas, inicialmente, serão adotadas de 18 a 31 de maio. 

Antes tarde do que nunca. Medidas importantes e que devem melhorar os índices de isolamento no município.

RESULTADO IMEDIATO / No primeiro dia, cinco municípios com regras mais rígidas lideram isolamento social no estado

Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco


Embora o termo Lockdown não esteja sendo usado pelas autoridades do estado, o certo é que o conjunto de regras mais rígidas iniciadas em Pernambuco, em cinco municípios da região metropolitana, mostraram resultado imediato já no primeiro dia, esse sábado, 16/05.

Recife, Olinda, Jaboatão, São Lourenço da Mata e Camaragibe respondem por 75% dos casos de covid-19 no estado, segundo a SES/PE, e levaram à tomada de regras mais rígidas que tirem as pessoas das ruas, com fiscalização em estabelecimentos comerciais e barreiras em ruas e entradas dos municípios, que podem levar a multa e em alguns casos até prisão. Tudo isto com participação de diversas instituições, além da efetividade de segurança e saúde. As ações acontecem em parceria do estado com os municípios.

As medidas acabaram surtindo efeito em outros municípios da região, a exemplo de Paulista, Abreu e Lima e Itamaracá. Abaixo a classificação dos 10+ do estado neste sábado. A atualização é diária. Nosso blog tem acompanhado desde o início do mês.

Sábado, 16

1. Recife - 62,1% 
2. Olinda - 61,9%
3. Camaragibe - 59,4%
4. Jaboatão - 58,4%
5. São Lourenço - 58,3%
6. Paulista - 56,4%
7. Ilha de Itamaracá - 55,3%
8. Salgadinho - 54,3%
9. Abreu e Lima - 54,2%
10. Carnaubeira da Penha - 53%

No Agreste Meridional, destaque para Brejão com 50,9%, que ao lado de Caetés, Capoeiras, Terezinha e Palmeirina formam os melhores em isolamento social na região.

Garanhuns vai iniciar uma serie de medidas restritivas nesta segunda-feira (18).

PARA SABER MAIS

O governador Paulo Câmara sancionou na sexta-feira (15), a Lei Nº 16.881, que autoriza a apreensão e remoção dos veículos cujos condutores não cumpram a determinação de obedecer ao rodízio, determinado no decreto publicado esta semana, que estabelece um período de quarentena em cinco municípios da Região Metropolitana do Recife. A Lei, aprovada pela Assembleia Legislativa, foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.

A quarentena começou a vigorar no sábado amanhã (16) e se estende até o dia 31 de maio. A medida visa aumentar os índices de isolamento social na Região Metropolitana, ampliando as medidas de proteção, restringindo o trânsito de veículos, aumentando a fiscalização em estabelecimentos comerciais e reduzindo a circulação de pessoas nos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

O Artigo 1º da Lei estabelece que, “sem prejuízo da sanção penal legalmente prevista e das sanções administrativas previstas na Lei Federal n° 6.437, de 20 de agosto de 1977, fica autorizado ao Poder Executivo Estadual determinar a apreensão e remoção veicular nas vias públicas, sempre que caracterizada infração aos atos normativos estaduais que estabeleçam restrições à circulação de veículos no Estado de Pernambuco, em decorrência da pandemia da COVID-19, doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2”.

BREJÃO LIDERA ISOLAMENTO SOCIAL NO AGRESTE MERIDIONAL

Em Brejão, ninguém entra ou sai do município sem ser abordado por servidores da Secretaria de Saúde


Confira o índice de isolamento social dos 10 melhores municípios que fazem parte da V Regional de Saúde, referentes ao sábado, 16 de maio. Os números são do site informado pelo Ministério Público de Pernambuco, que utiliza dados de localização por telefonia celular, método usado em todo o país.

Brejão foi o líder no Agreste pela quinta vez, na estatística de 21 municípios, desde que começamos a acompanhar as estatísticas. Com este resultado, é líder também no ranking do mês, seguido de perto por Caetés. No geral, continuo achando os índices baixos, com poucos municípios conseguindo chegar à média de 45% diariamente. 

O índice considerado satisfatório seria 55%.

Estes números são atualizados diariamente. Confira mais abaixo os dias anteriores.

SÁBADO (16/05/2020)
1. Brejão 50,9% (14° colocado no estado)
2. Palmeirina 48,4% (33°)
3. São João 47,2% (42°)
4. Angelim 46,3% (48°)
5. Caetés 45,6% (55°)
6. Iati 44,5% (64°)
7. Itaíba 42,9% (93°)
8. Garanhuns 42,9% (95°)
9. Saloá 41,4% (121°)
10. Águas Belas 40,5% (130°)

Sexta-feira (15/05/2020)
1. Calçado 47,2% (29° colocado no estado)
2. Brejão 46,5% (33°)
3. Iati 46,2% (36°)
4. Águas Belas 45,4% (48°)
5. São João 46,1% (69°)
6. Caetés 44,1% (70°)
7. Itaíba 43,0% (89°)
8. Canhotinho 42,8% (94°)
9. Palmeirina 42,4% (96°)
10. Correntes 41,7% (110°)
12. Garanhuns 41% (126º)

CONFIRA OS DIAS ANTERIORES

Governo prorroga proibição do acesso às praias e parques do Estado até o dia 31 de maio

Novo decreto, assinado na sexta (15), mantém a proibição em decorrência do avanço da pandemia de Covid-19


O governador Paulo Câmara assinou um novo decreto vedando o acesso aos parques e praias e também aos calçadões próximos a essas localidades. A medida, contida no Decreto Nº 49.025/2020, já está em vigor e vale até o dia 31 de maio para todo o Estado de Pernambuco.

A proibição do acesso às praias, parques e calçadões foi decretada inicialmente no dia 03 de abril. Com o avanço da pandemia, o Governo decidiu estender ainda mais o prazo de fechamento, agora para o dia 31 maio. A iniciativa reforça, no âmbito do Estado, as medidas de isolamento social, evitando a expansão da pandemia do novo coronavírus.

QUARENTENA – A esse decreto, somam-se as determinações da quarentena que passam a vigorar neste sábado (16), proibindo a circulação de pessoas e veículos, com exceção das atividades consideradas essenciais. As medidas valem para os municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata – cidades da Região Metropolitana do Recife que concentram mais de 70% dos casos registrados de Covid-19 no Estado.

Há obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em todos os locais, rodízio de veículos em dias alternados, de acordo com o último numeral da placa (par ou ímpar), entre outras ações que serão rigorosamente fiscalizadas por agentes do Governo.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.