terça-feira, 26 de novembro de 2019

Estudantes da ETE-Garanhuns desenvolvem aplicativo para a Magia do Natal

Os estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Ariano Vilar Suassuna, em Garanhuns, acabam de lançar o aplicativo oficial do Natal Luz da cidade, destino bastante procurado nesta época. O app, que leva o nome de “A Magia do Natal” e já está disponível para sistema Android na loja play store, dispõe de informações gerais da festa, que acontece até o dia 06 de janeiro. Gratuito, o app pode ser encontrado neste link abaixo: 

Acessando o aplicativo o visitante poderá ter acesso a todas as informações da mais de 160 atrações que se apresentam nos mais diversos pontos do Natal Luz, informações turísticas, gastronômicas e hoteleiras. A Magia do Natal ainda permite a visualização do mapa geral do evento e a montagem de uma agenda de passeio personalizada. 

Para os estudantes do 1º ano da unidade de ensino, Julya Ferreira, Arthur Silva, José Marcos Ferreira e José Davyson, é gratificante poder colaborar com projetos para a cidade. “Nós sempre agradecemos a oportunidade em poder participar dos projetos da cidade durante o ano”, ressalta Marcos Ferreira. Orientados pelos professores Gilson Moraes e Lairson Alencar, os jovens desenvolveram o APP em duas semanas. “A atividade de desenvolvimento de aplicativos para os eventos da cidade faz parte dos projetos desenvolvidos na escola para a comunidade e turistas. Estamos felizes em poder contribuir e mostrar o trabalho dos nossos estudantes”, pontua Gilson.

Mais desafios: A ETE Ariano Vilar Suassuna também está participando da terceira edição da Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA), realizada pela Universidade Federal Rio Grande do Sul (UFRS), sobre o tema redução das desigualdades, que é um dos 17 objetivos da ONU.

Incêndio destrói loja de roupas no Centro de Garanhuns

Incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros no Centro de Garanhuns — Foto: WhatsApp/TV Asa Branca/Reprodução

Um incêndio foi registrado na manhã desta terça-feira (26) na rua Melo Peixoto, no Centro de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo destruiu uma loja de roupas.

Segundo pessoas que passavam pelo local, o incêndio começou por volta das 7h30. As chamas ainda atingiram outro estabelecimento comercial, mas foram controladas. No vídeo acima, é possível ver grandes chamas na loja.

O Corpo de Bombeiros informou que o incêndio na loja de roupas não teve vítimas e também foi controlado. A causa do fogo é desconhecida. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil. (G1)


IMIP inaugura primeiro BIOBANCO de pesquisas do Nordeste



O Instituto de Medicina Integral professor Fernando Figueira (IMIP) inaugurou na sexta (22), o primeiro Biobanco do Nordeste, com objetivo de desenvolver novas técnicas de tratamento em oncologia, dando assim um importante passo na cura contra o câncer. O Biobanco do IMIP é um serviço de coleta e armazenamento de material molecular de tumores que será utilizado para fins de pesquisa e, consequentemente, desenvolvimento de novas técnicas de tratamento.

A inauguração do Biobanco representa um marco para pesquisa em Pernambuco, por ser o primeiro Biobanco de tumores do Estado, e fará parte da Rede de Biobancos da América Latina e do Caribe (REBLAC), e da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC).

Os recursos utilizados para implantação do Biobanco foram do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – PRONON (P.J e P.F) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Foi investido um total de R$ 1.742.912,93. O secretário estadual de saúde, André Longo, que prestigiou a inauguração se comprometeu em ajudar o Biobanco com a manutenção do custeio.

“Com a implantação do Biobanco do IMIP, a população pernambucana usuária do SUS terá acesso a diagnósticos moleculares de última geração na área da oncologia e também ao tratamento personalizado, determinando maiores chances de cura e melhor qualidade de vida”, afirmou a diretora de Pesquisa do IMIP, Leuridan Torres.

O Instituto faz parte da rede Oncológica de Pernambuco e é o único hospital habilitado no estado como Centro de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Cacon). O IMIP realiza, em média, cerca de 30 mil quimioterapias por ano. “Além de beneficiar a população carente do Estado, pesquisadores da área da saúde e a comunidade de um modo geral, o Biobanco consolida o IMIP como centro de referência em pesquisa, diagnóstico e tratamento de doenças oncológicas”, disse a superintendente-geral do IMIP, Tereza Campos.

Biobanco – A incidência do câncer vem crescendo bastante no mundo inteiro, com grande impacto em âmbito individual e social. A doença é hoje a segunda causa de morte no Brasil e no mundo, com projeção para tornar-se a primeira até 2030, com um aumento de 50% nos números de novos casos. Os biobancos (bancos de tumores) são fundamentais para o sucesso do tratamento e pesquisa do câncer, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC). Ao garantir o armazenamento adequado do material biológico (fragmentos de tumores e sangue, por exemplo), o Biobanco do IMIP atuará dentro das normas técnicas e éticas nacionais e internacionais.(Ascom)

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.