quarta-feira, 27 de março de 2019

Pernambuco sedia Fórum dos Gestores das Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste

Pernambuco sedia, nesta quinta (28) e sexta-feira (29), a 14ª Reunião de Trabalho do Fórum dos Gestores e Gestoras Estaduais Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste - evento que reúne os titulares das pastas de Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento Rural do Nordeste.

Nesta edição do Fórum, serão debatidos como temas principais “A Visão dos Movimentos Sociais, Ação Regional Articulada e Elementos para um Programa de Apoio à Ovinocaprinocultura”. Durante o encontro, também serão realizadas reuniões dos grupos de trabalho sobre Mulheres, Assistência Técnica e Extensão Rural, Povos e Comunidades Tradicionais e Parlamentares pela Agricultura Familiar e Reforma Agrária. 

Na abertura, que será realizada no Recife Praia Hotel, às 19h, a economista Tânia Bacelar fará uma apresentação sobre os 100 Dias do Governo Bolsonaro.

Tudo sobre a Audiência Pública do Ministério Público no bairro da Massaranduba em Garanhuns


Imagem relacionada

Garanhuns: audiência pública itinerante realizada pelo MPPE debateu problemas de comunidades locais

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou em Garanhuns, na terça-feira (19), no templo da Igreja Evangélica Trindade, na Rua Ataulfo Alves, na comunidade da Massaranduba, uma audiência pública para debater os problemas da comunidade e vizinhanças, assim como expor o quadro-geral da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, em suas atuações judiciais e extrajudiciais. Também foram temas das discussões problemas de segurança pública, abastecimento de água, educação, lazer, transporte público, entre outros.

Sobre segurança pública, segundo dados da PM, Garanhuns é a cidade mais tranquila de Pernambuco, entre as que possuem mais de cem mil habitantes. Foi ressaltada a importância da polícia militar na redução de crimes na cidade, em comunhão com outras entidades que fazem parte do “Pacto Pela Vida”. Foi citada a importância da presença de patrulhas policiais principalmente durante a noite, com o intuito de inibir ações criminosas.

Uma representante da comunidade Manoel Camelo afirmou que o seu bairro e a comunidade Massaranduba têm enfrentado problemas devido às drogas. O coronel da PM Paulo César afirmou que a comunidade Manoel Camelo é atendida pelas guarnições da Cohab II, e que será realizado um reforço nesses locais.

Iolanda Oliver, repórter da rádio 7 colinas FM, falou sobre a sensação de insegurança sentida pelas mulheres do bairro, e que a ausência de iluminação pública e a presença de terrenos baldios prejudicam a segurança dos moradores, sobretudo de mulheres, crianças e adolescentes.

O promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra solicitou uma atenção especial à vulnerabilidade dos jovens negros, que, segundo dados apresentados em audiência pública em 20/11/2017, têm sido a quase totalidades das vítimas de homicídios em Garanhuns. Ele ainda destacou que a segurança pública não depende apenas da polícia, mas de um conjunto de ações do poder público e da sociedade. Como forma de promoção da cultura de paz, sugeriu que a comunidade faça levantamentos de nomes de moradores locais que, após capacitação, possam atuar como conciliadores/mediadores na resolução de conflitos na comunidade.

Antônio Bezerra da Silva, presidente da associação de moradores do Jardim Petrópolis, destacou a importância das audiências públicas e da participação da comunidade para a solução dos problemas. Já Francisco de Assis da Silva, presidente da associação dos moradores do bairro Massaranduba, denunciou a alta taxa de esgoto cobrado no bairro. Segundo ele, muitos dos moradores, por não possuírem condições de pagar as contas, tiveram a água de suas casas cortadas.

Surgiram ainda assuntos como serviço de ônibus insuficiente, a construção de uma área de lazer, creche e falta de atendimento odontológico e de medicamentos no posto de saúde do bairro, assim como alfabetização adulta e maior agilidade no atendimento do Corpo de Bombeiros.

Jailson Alves da Costa, procurador-geral do município de Garanhuns, afirmou que em relação à alfabetização de jovens e adultos, está sendo concluída a construção de uma escola na comunidade para isso. Disse ainda que levará à Secretaria de Saúde municipal os questionamentos quanto à saúde pública do local.

Priscila de Almeida, gerente de demandas da Secretaria de Assuntos Jurídicos de Garanhuns, assegurou que a partir do segundo semestre já estará funcionando no bairro a escola que atenderá à demanda da comunidade, com capacidade total para 840 alunos, nos três turnos. Também afirmou que as obras na creche do IFPE devem ser concluídas em breve.

Bruno César, gerente de Iluminação Pública da Prefeitura, afirmou que algumas ruas da comunidade Massaranduba já são contempladas com iluminação de led, e que já foi feito um estudo no bairro para identificar as localidades que mais precisam de iluminação, para viabilizar posterior instalação das luzes. Afirmou também que algumas lâmpadas, que já foram instaladas, foram quebradas pela população em ação de vandalismo.

Jenifer Foster, representante da Compesa, afirmou que desde 2013 a Compesa realiza ações de conscientização junto à população da comunidade, referente ao saneamento básico. A representante da Compesa disse que não é cobrada taxa de esgoto de quem faz parte da tarifa social, e que para se enquadrar na tarifa social, a pessoa interessada deve ir até a loja de atendimento da Compesa, no centro de Garanhuns, levando a conta de água e de luz, o RG e o CPF e um comprovante de renda ou a comprovação do cadastro único.

Foi formada uma Comissão de moradores para, com o Ministério Público, acompanhar o desdobramento das demandas.

O MPPE, em continuidade ao projeto de audiências públicas itinerantes nas diversas localidades de Garanhuns, sobretudo nas mais vulneráveis, deve realizar a próxima na comunidade quilombola do Sítio Tigre. Depois, no loteamento Manoel Camelo.

Programa Ganhe o Mundo divulga lista preliminar de estudantes selecionados para intercâmbio


Foi divulgada nesta terça-feira (26) a lista preliminar de estudantes da rede estadual selecionados no processo seletivo para o intercâmbio oferecido pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM), ofertado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes. Os estudantes poderão visualizar seu nomes na publicação, consultar as notas e os gabaritos das provas, além de solicitarem revisão.

A questão de número 5 da prova de Espanhol foi anulada e a pontuação da questão foi distribuída para todos os candidatos do idioma, dessa forma nenhum estudante foi prejudicado. No dia 15 de abril será divulgada a relação homologada dos selecionados para o intercâmbio. 

Nota de esclarecimento - Um número considerável de estudantes foi desclassificado por não preencher corretamente o gabarito das provas. Abaixo estão algumas imagens de exemplos de gabaritos que foram preenchidos incorretamente, cedidas pela coordenação do PGM, eliminando assim o candidato.

Clique aqui para visualizar a relação preliminar
Clique aqui para acessar o gabarito de Português e Matemática
Clique aqui para acessar o gabarito de Alemão
Clique aqui para acessar o gabarito de Espanhol
Clique aqui para acessar o gabarito de Inglês
Clique aqui para visualizar a folha de resposta
Clique aqui para visualizar a forma incorreta de preenchimento dos gabaritos
Caso deseje solicitar recurso, clique aqui

Paulo Câmara participa de reunião com ministro Paulo Guedes e governadores

Titular da pasta da Economia frustrou governantes estaduais por não apresentar proposta concreta de recuperação fiscal para os Estados



O governador Paulo Câmara participou, nesta terça-feira (26/03), em Brasília, de reunião extraordinária do Fórum dos Governadores. O encontro, que contou a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, frustrou os gestores estaduais, que esperavam a apresentação, por parte do governo federal, de uma proposta efetiva de recuperação fiscal para os Estados, como havia sido sinalizado pela própria União.

“Não conseguimos avançar na reunião de hoje porque o ministro não apresentou nada de novo. A expectativa era de que tivéssemos propostas concretas sobre a recuperação fiscal dos Estados, que é o tema mais importante para todos os governadores”, destacou Paulo Câmara. Entre os pontos que eram aguardados pelos governadores estavam uma possível proposta de revisão do atual pacto federativo e uma definição sobre a cessão onerosa.

No entanto, o ministro Paulo Guedes afirmou, na reunião, que o governo federal ainda elabora um plano de recuperação fiscal para os Estados. A proposta, segundo o titular da pasta de Economia, só deve ficar pronta em 30 dias.

Os governadores voltaram a ouvir do ministro um pedido de apoio às pautas de interesse do governo federal que estão tramitando no Congresso Nacional, a exemplo da atual proposta de Reforma da Previdência.

“Estamos abertos ao diálogo, mas temos uma posição muito clara: somos contrários à redução de direitos estabelecidos pela Constituição, à ampliação do período de contribuição do trabalhador rural e à diminuição do benefício do BPC. Pontos que atingem a fatia mais pobre da nossa população, podendo criar um Brasil ainda mais desigual”, alertou o governador Paulo Câmara.

Fotos: Eduardo Machado/SEI

IFPE GARANHUNS OFERECE CURSO GRATUITO / Cozinha quilombola: cultura, patrimônio e ancestralidade



Estão abertas, até o dia 29 de março, as inscrições pra o seminário “O que sabemos sobre a cozinha quilombola?”. As inscrições são online, gratuitas e abertas ao público em geral. O evento faz parte do projeto de extensão “Cozinha quilombola: cultura, patrimônio e ancestralidade”, e servirá como momento de capacitação da equipe e visibilização da temática e do projeto para a comunidade acadêmica do IFPE e para a comunidade externa.

O objetivo do projeto, bem como, do seminário é contribuir com o reconhecimento e a valorização das potencialidades de patrimônio cultural imaterial das comunidades quilombolas. O evento acontecerá no dia 29 de março, das 13h30 às 17h30, no miniauditório do Campus Garanhuns e contará na programação com oficina, mesa redonda e roda de diálogo com temáticas relacionadas ao tema geral do evento.

Como ofertantes de conteúdo estarão: Edvania Kehrle,Halda Simões, Twilla Barbosa, Alcione Ferreira, Larissa Raquel, Shelda Maria dos Santos, João Vinícius Revoredo e Yasmin Adrieny Sales. Ao todo, serão 60 vagas e uma carga horária de 4h de formação.

As inscrições devem ser feitas pelo link https://bit.ly/2MffhxL e confirmadas com a apresentação do RG, na Divisão de Extensão do Campus Garanhuns (DIEX), antes da abertura do seminário.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.