quarta-feira, 13 de abril de 2016

SAÚDE NO CAMPO: Projeto de Residência da UPE recebe premiação do Ministério da Saúde‏‏


“ A comunidade é mais forte quando conhece a história de seus antepassados e tem conhecimento de seus direitos.” - Seu Antônio Ferreira.





Em 2015, a Universidade de Pernambuco implantou, em Garanhuns e Caruaru, a Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase em Atenção à Saúde da População do Campo, e esta semana já estará recebe a segunda turma. A residência acontece em parceria com as Prefeituras Municipais, através das Secretarias de Saúde, e entidades sociais, a exemplo do MST - Movimento dos Sem Terra, e representações de Comunidades Quilombolas, e conta também com o apoio da Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE).

O projeto foi analisado pelo Ministério da Saúde, e alcançou o primeiro lugar no Nordeste, no Prêmio InovaSUS – Gestão da Educação na Saúde. A premiação identifica, valoriza e premia experiências inovadoras implementadas pelos governos estaduais, municipais e do Distrito Federal; consórcios públicos e fundações públicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Em Garanhuns, a residência acolheu a primeira turma na Unidade de Saúde da Família, na comunidade do Estivas, atingindo as demais comunidades quilombolas e outras áreas rurais, dispondo dos seguintes residentes: Enfermeiro, farmacêutico, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, veterinário, educador físico e terapeuta ocupacional. 

Nesta quarta-feira (13), novas turmas ingressam na residência, tanto em Garanhuns como em Caruaru, segundo a coordenadora, profª Wanessa Gomes: "A importância do projeto é única no país, pela qualificação profissional na Saúde do Campo".

O próprio Reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, registrou a premiação: "Trata-se de um reconhecimento ao trabalho de extensão realizado pela UPE. Estamos democratizando o acesso à educação e à saúde, quando levamos residentes e futuros profissionais para perto de populações como as rurais e quilombolas. Aproveitamos para parabenizar todos os envolvidos, nossos quadros da Universidade e as instituições parceiras, como as Secretarias de Saúde dos municípios envolvidos, os Movimentos Sociais e outros órgãos do estado que apoiam esta iniciativa." - Finaliza o reitor.

As residências duram dois anos, e fazem parte da formação dos estudantes, nos últimos anos de curso.

PDT realizou Agenda 12 em Garanhuns



No último sábado (9), o PDT Garanhuns realizou a Agenda 12. As ações contaram com entrevistas de filiados e lideranças nas principais rádios da cidade. 

Na ocasião o Deputado João Eudes falou sobre seus projetos para o Agreste Meridional e de sua participação na presidência da Comissão da Água da Assembleia Legislativa, como também da parceria para conseguir viabilizar mais de 250 cirurgias de cataratas para pessoas carentes.

No Bairro da Cohab II, após um café da manhã, aconteceu uma palestra sobre legislação, marketing eleitoral e a executiva ouviu sugestões dos participantes sobre o programa de Governo do Partido, que contempla a educação, cultura, saúde, segurança, ações sociais, geração de emprego, turismo e agricultura. 40 pessoas entre convidados e pré-candidatos participaram do evento.

O encontro teve a liderança do engenheiro Walter da Celpe, pré-candidato a prefeito de Garanhuns.

ABERTA CONVOCATÓRIA DO FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS - FIG 2016



O Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e da Fundarpe, convida artistas e produtores culturais a inscreverem propostas de programação para o 26º Festival de Inverno de Garanhuns. Consolidado no calendário cultural pernambucano, o FIG 2016 acontecerá na segunda quinzena de julho, com atividades de fruição e formação em todas as linguagens artísticas e áreas culturais.

A programação vai abranger oficinas, shows, cortejos, performances, intervenções, recitais, vivências criativas, espetáculos, desfiles, palestras, debates, exposições, mostras, encontros, ações de patrimônio cultural, entre outras atividades.

Para participar, é necessário acessar a Convocatória, preencher o formulário específico e apresentá-lo, juntamente com a documentação exigida, entre os dias 14 e 29 de abril. 

Serão aceitas propostas via Sedex, desde que enviadas até a data limite para inscrição.

Confira AQUI todos os documentos relacionados à Convocatória do FIG 2016.

Claudomira confirma pré-candidatura em Garanhuns

Claudomira conversa com o radialista Valdir Marino


A advogada Claudomira Andrade afirmou nesta terça-feira (12), em entrevista a Valdir Marino, no ,Jornal da Sete, ser pré-candidata no município de Garanhuns pelo DEM. Na entrevista, Claudomira falou sobre as necessidades do município e o que poderia ser feito para trazer melhorias.

Um dos temas discutidos foi a importância da participação feminina na política brasileira, que apesar de ter crescido, continua um número consideravelmente inferior à participação masculina. Claudomira falou também sobre o potencial que tem o município de crescer economicamente. “Temos que pensar em Garanhuns de forma grande” afirma pré-candidata.

Diante de diversos assuntos tratados, um que muito chamou atenção, foi a situação preocupante que se encontra o município na questão econômica, sendo que diversas empresas foram fechadas no município, várias inclusive já nesse ano, isso tem elevado o número de pessoas desempregadas.

Da assessoria da pré-candidata

TCE/PE: Escola de Contas oferece três cursos a partir do dia 18. SAIBA MAIS!



Dois cursos presenciais e um na modalidade a distância são promovidos pela Escola de Contas Públicas no dia 18 de abril. São eles: “Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos (ITMPE)”, “Gestão Pública e Conduta Ética do Servidor” e “ Curso Básico de Libras - Módulo I – Ead”.

As capacitações presenciais acontecem no prédio-sede, localizado na Avenida Mário Melo, 90 – Boa Vista, Recife. Os interessados podem se inscrever pelo site abaixo:

“Gestão Pública e Conduta Ética do Servidor” será ministrado por Ana Alaíde Pinheiro e traz conteúdos como: conceitos de Ética x Moral; A Ética, eu e o outro; A Ética e gestão pública; Código de Ética; e Assédio moral na gestão pública.

O curso “Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos (ITMPE) - Metodologia e Aprimoramento da Gestão de Transparência”, lecionado por Aluísio Gadelha, tem como objetivo capacitar gestores e servidores públicos municipais sobre os conceitos fundamentais de transparência na gestão pública. Conheça a notícia completa neste link.

O Curso Básico de Libras está inserido na modalidade a distância. O conteúdo programático vai trazer vários aspectos da história, cultura e curiosidades dos surdos, além de abordar outros aspectos, tais como: variações linguísticas; parâmetros; alfabeto; cumprimentos; tipos de frase; verbos entre outros.

Programação:
Gestão Pública e Conduta Ética do Servidor
18/04 a 20/04 – 12h/a - 14h às 17h40
Professor: Ana Alaíde Pinheiro

Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos (ITMPE) - Metodologia e Aprimoramento da Gestão de Transparência
18/04 a 20/04 – 15h/a – 13h30 às 18h
Professor: Aluísio Gadelha

Curso Básico de Libras - Módulo I - Ead
18/04 a 09/05 – 20h/a - Online
Professor: Maria do Carmo Nascimento Lins

Microempresária escreve indignada com a Prefeitura de Garanhuns

Olá Ronaldo, bom dia!

Venho através deste externar a minha indignação com a Prefeitura de Garanhuns. Motivo? Eu e meu esposo temos uma pequena empresa e necessita da licença ambiental e chegando à Secretaria de Meio Ambiente, fui muito bem recebida pelos funcionários, inclusive em todas as vezes que compareci. Mas a minha imensa indignação é a respeito que ainda não foram fazer a vistoria ainda, pois segundo eles, não havia carro. Isso mesmo, não foi por que não tem carro.

Absurdo e um descaso total tanto para esta secretaria que tem uma importância inigualável para com a sociedade, sobretudo ao bem estar da população, quanto para nós pessoas pagadoras de nossos impostos. Aliás, esse documento (Licença Prévia) que fui requerer, também seria pago e simplesmente o pessoal não veio por falta de carro. Uma tremenda falta de respeito a todos, principalmente a equipe que mesmo com esse entrave, que chega a ser ridículo, fazem um excelente trabalho. 

Vale lembrar que a prefeitura tem carros para todas as secretarias, por que não para a de Meio Ambiente? É tão importante quanto qualquer outra, até mais importante quanto à da Juventude por exemplo. O que faz a Secretaria da Juventude mesmo? Bom não vim aqui falar desta secretaria que a meu ver não traz beneficio nenhum a população de Garanhuns e sim prestar a minha consideração a Secretaria de Meio Ambiente. 

Estive na sala onde funciona no momento, lá no centro administrativo, anexo à secretaria de agricultura, uma minúscula sala onde há um amontoado de pessoas dedicadas e capazes de realizar um bom trabalho.

Diante do exposto, agradeço pela atenção e acredito que esta informação será levada em consideração.

Garanhuense indignada!

Dos 184 municípios pernambucanos, 104 estão infringindo a Lei de Responsabilidade Fiscal



A informação que dá título a esta postagem foi dada pelo secretário executivo de Apoio aos Municípios da Secretaria de Planejamento e Gestão, Flávio Figueiredo, nesta terça-feira (12), durante o 3º Congresso Pernambucano de Municípios. Ele, que também é presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisa de Pernambuco (Condepe/Fidem), participou de uma mesa de debates onde se discutiu o Legislativo e a Pauta Municipalista em 2016.

Segundo Flávio Figueiredo, a crise econômica que atinge o Brasil impacta diretamente e de forma mais cruel nas finanças municipais. “Há problemas antigos que vêm impossibilitando os municípios de cumprirem suas obrigações. Primeiro, nos últimos 30 anos, houve uma distorção no Pacto Federativo. Hoje, apenas 33,51% do que é arrecadado pelo Governo Federal é repartido entre estados e municípios. Em 1985, este número chegou a ser 80%. Em contrapartida, as obrigações dos municípios aumentaram, como na Saúde, na Educação, na Iluminação Pública e na questão dos resíduos sólidos”, explicou Flávio.

A posição de Flávio foi corroborada por Eduardo Stranz, consultor do Conselho Nacional de Municípios (CNM), participante da discussão. “Esse momento de crise, é quando os municípios são mais demandados. Por exemplo, um pai tem um filho na escola particular e deixa de ter condições de pagar pelo ensino do filho. Consequentemente, ele matricula essa criança, dependendo de idade, na rede municipal. Há, portanto, um incremento nos gastos das prefeituras”, explica Eduardo.

De acordo com Flávio, a crise foi agravada a partir de 2014, com o período eleitoral e os seus desdobramentos que paralisaram a Nação, como as crises ética, política e institucional. “Até as medidas anticrise tomadas pelo Governo Federal pioraram a situação dos municípios. O bloqueio de operações de créditos, os cortes em 50% de emendas parlamentares e a queda de 53% dos repasses são alguns dos exemplos”.

Apesar de todo este cenário negativo, Flávio mostrou que, ainda assim, o Governo do Estado vem apoiando a pauta municipalista. “Só o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), já possibilitou que mais de R$ 354 milhões fossem investidos por todos os municípios Pernambucanos. Há outras ações como o Escritório de Projetos e o ICMS Socioambiental. Pernambuco prova para o resto do Brasil que, com vontade política, é possível fazer uma distribuição mais justa dos recursos e tomar medidas anticrise que não prejudiquem os municípios”, finalizou Flávio. 

A mesa foi mediada por Joãozinho Tenório, prefeito de São Joaquim do Monte, e contou com a participação de Josinaldo Barbosa, presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), além de Flávio Figueiredo e Eduardo Stranz.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.