sexta-feira, 10 de julho de 2020

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém não será realizada em 2020


 

A Sociedade Teatral de Fazenda Nova - STFN comunicou nesta sexta-feira (10) que não realizará a temporada da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém neste ano. Produzidas durante a Semana Santa há 53 anos, de forma ininterrupta, as apresentações do megaespetáculo em 2020 haviam sido reprogramadas para o período de 2 a 7 do próximo mês de setembro em razão das medidas adotadas para reduzir riscos de contágio da covid-19 e para preservar a saúde e a vida das pessoas.

 

No entanto, diante da conjuntura socioeconômica gerada pelos cenários de enfrentamento da pandemia e tendo em vista as incertezas, tanto sobre a duração do processo de evolução da covid-19, como sobre os seus efeitos sobre a saúde e sobre a economia, a STFN considerou ser prudente não realizar a temporada em 2020.

 

A direção Sociedade Teatral informa que os ingressos que tenham sido adquiridos para a temporada deste ano continuam válidos e poderão ser utilizados em qualquer um dos dias da temporada 2021, a qual será realizada, normalmente, de 27 de março a 3 de abril do próximo ano.

Igrejas e templos religiosos reabrem no Agreste a partir desta segunda-feira (13)

Medida representa o avanço da Região para a etapa 4 do Plano de Convivência com a Covid-19. Liberação de parques e praças ficará a cargo das prefeituras



A partir da próxima segunda-feira (13), as cidades da Macrorregião de Saúde II, englobando todos os municípios do Agreste, que estavam na Etapa 2 do Plano de Convivência com a Covid-19, avançam para a Etapa 4. Além de permitir o funcionamento das lojas de varejo de rua, salões de beleza e estética, comércio de veículos, incluindo serviço de aluguel e vistoria, com 50% da carga, construção civil com 100% do efetivo e shoppings centers com atendimento presencial, este avanço permite também a retomada das celebrações religiosas em templos e igrejas.  

Fica determinado ainda, para as cidades do Agreste, que a regulamentação do acesso a parques, praças e calçadões estará a cargo dos municípios desta macrorregião. As prefeituras devem seguir os protocolos para o restabelecimento das atividades de maneira gradual.

Os espaços religiosos precisarão seguir um rígido protocolo, com uma série de medidas preventivas, e limitar o público a 30% de sua capacidade, podendo chegar ao limite de 50 pessoas nos templos de até mil lugares e 300 pessoas nos locais com capacidade acima de mil lugares.

Logo na entrada, deve ser realizado o controle do fluxo de pessoas e, na hipótese de formação de filas, deve haver demarcação para manter o distanciamento mínimo. Sempre que possível, as portas de entrada devem ser distintas das de saída, havendo sinalização de sentido único, de modo a evitar que as pessoas se cruzem. 

Segundo a Secretaria de Planejamento e Gestão, entre as regras estabelecidas, está a adoção de um intervalo mínimo entre as celebrações, que deve ser de três horas, tanto para evitar aglomeração quanto para garantir uma efetiva limpeza do ambiente. “Essas atividades devem obedecer as medidas sanitárias priorizando, além do distanciamento, os protocolos de higiene, com cadeiras e bancos de uso individualizado, em quantidade compatível com o número de participantes, por exemplo”, explicou Alexandre Rebêlo, secretário da pasta. 

Já os bancos de uso coletivo devem ser reorganizados e demarcados de forma a garantir o afastamento recomendado. Antes, durante e depois da realização das celebrações religiosas devem ser evitadas práticas de aproximação entre as pessoas e outras formas de contato físico, como dar as mãos, beijos, abraços, apertos de mãos, entre outros.

PARQUE EUCLIDES DOURADO SERÁ REABERTO AO PÚBLICO




Após quase quatro meses fechado por conta pandemia do Novo Coronavírus, o Parque Euclides Dourado será reaberto ao público a partir da próxima segunda-feira, dia 13, porém com medidas restritivas de segurança sanitária. 

No local, neste primeiro momento, apenas a Pista de Corrida e Caminha e o espaço para barras e abdominais estarão liberados. O uso de máscaras por funcionários e freqüentadores será obrigatório e medidas visando evitar aglomerações também serão adotadas, não sendo permitida nessa reabertura a reunião de pessoas e atletas.

O horário de funcionamento do Euclides Dourado será reduzido nesse primeiro momento, sendo das 5 às 17h, de segunda a sexta. Aos sábados, domingos e feriados, a expectativa é que, para evitar aglomerações, o Espaço só funcione no período da manhã. Essa definição será anunciada ao longo da próxima semana. 

As demais estruturas, sobretudo as Academias; Biblioteca; as Quadras Esportivas, inclusive as voltadas à prática do vôlei, futevôlei e futebol (no espaço de areia); bem como a Pista de Skate e o Playground Infantil, entre outras, permanecerão com atividades suspensas, sendo reativadas gradativamente, mediante a análise quadro de contágio do Novo Coronavírus por parte das autoridades sanitárias no Município.

Já as atividades de Dança, Step, Step Dance, Funcional, Jump e Aeróbica, ofertadas gratuitamente pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, serão adaptadas, atendendo as medidas de distanciamento e de desinfecção de equipamentos, sendo retomadas de forma gradativa e com medidas de segurança, tanto para os Profissionais, quanto para os Alunos. As atividades ministradas por Treinadores Pessoais (Personal Training) serão restritas a um aluno por profissional, porém sem o uso de equipamentos acessórios às praticas, como prevê os protocolos estabelecidos em Nível Estadual. 

“O Parque estará sinalizado e vamos realizar campanhas educativas nas mídias sociais para que no horário compreendido entre as 5 e 9h, as pessoas do grupo de risco possam ter prioridade. Todavia, não haverá proibições quanto à faixa etária dos freqüentadores”, registra Carlos Eugênio, secretário de Juventude, Esportes e Lazer, que complementa: “os acessos de entrada e saída do Parque serão modificados e contaremos com aferição da temperatura corporal na entrada. Por conta disto, o Portão lateral, localizado na Avenida Simôa Gomes será usado apenas para casos de emergência”, complementa o Secretário, que alerta: “vamos encorajar as pessoas a cumprirem as regras, porém só garantiremos o distanciamento social com a participação de todos os freqüentadores do Euclides Dourado. Todos devem entender esse novo momento que estamos vivenciando”, finaliza Carlos Eugênio. 

ESTRUTURA DE SEGURANÇA SANITÁRIA - Vinte lavatórios foram instalados em diversos pontos do Parque para que os cidadãos possam higienizar as suas mãos. Também será disponibilizado detergente líquido e toalhas de papel para complementar o processo de higienização. O Espaço também passará por um processo de desinfecção, através de pulverizações com desinfetantes à base de Quaternário de Amônia, Ação que também passará a ser diária após a reabertura.

NOVA ESCULTURA - Além das ações visando evitar a proliferação e o contágio pelo Coronavírus, nessa reabertura, o Parque ganhará um novo atrativo. Trata-se de uma escultura denominada ‘Seres em Convivência’, que foi confeccionada a partir de um tronco de eucalipto pelo artista plástico João Oliveira.

“Trata-se de um cenário de uma Criança alimentando um Cavalo, retratando a relação de cuidado e amizade entre os seres de diferentes espécies, numa mensagem que pode ser trazida para os dias atuais, principalmente para nós humanos”, explica o artista plástico João Oliveira, que também é autor de outras obras expostas no Parque Euclides Dourado.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.