quinta-feira, 25 de junho de 2020

LIVE SOLIDÁRIA COM MUITO FORRÓ DA PARÓQUIA DA SAGRADA FAMÍLIA EM GARANHUNS



Olha o convite do Padre Pedro Igor Leite, da Paróquia da Sagrada Família, na Cohab I, aqui em Garanhuns. Vai ter  Live com muita animação e forró, em uma noite solidária.

A Live acontece na maravilha que é a Fazenda Lago do São Francisco, nesta sexta-feira (26/06), a partir das 19h, tendo como atrações o Grupo Sagrado Sentimento e Nando Azevedo.

E tem mais...Vai ter também, casamento matuto, leilão de roupas, inclusive um belíssimo vestido de noiva, contará ainda com delivery de comidas típicas para toda a cidade de Garanhuns.

Vai perder? Aproveitamos para mandar um abraço ao Padre Pedro Igor e ao Matheus Lourenço, que nos enviou as informações.

BREJÃO / Município mostra o que fez para o excelente resultado no Isolamento Social



Ao se apresentar os dados estatísticos sobre Isolamento Social, muitos avaliam rapidamente que o tamanho da cidade e a população menor facilitam o trabalho da Secretaria de Saúde. Mas não é bem assim, basta comparar com outros municípios do mesmo porte e dificuldades para perceber que a atuação faz sim a diferença, não é sorte nem circunstâncias, é trabalho. De fato, se sai melhor quem efetiva mais ações de enfrentamento, seja na prevenção ao contágio ou depois, no atendimento a pessoas infectadas, quarentenas, acompanhamentos, e procedimentos hospitalares, principalmente para aqueles que se anteciparam nas iniciativas. 

Com Brejão foi assim, e os números mostram que a prefeita Beta Cadengue conseguiu, junto a sua secretaria de saúde, um trabalho eficaz, que a população colaborou, e por isto, no mês de maio, conseguiu a excelente média de 45,05% de Isolamento Social, mais importante medida de prevenção ao Covid-19, sendo o segundo melhor município dos 21 que compõem a V GERES. Brejão segue bem em junho também.

“O isolamento social não é uma opção, é uma necessidade. Chegamos numa fase onde precisamos continuar contando com apoio da população, não queremos que o nosso município seja destaque no números de casos de infectados pelo COVID-19. Vamos continuar ampliando as ações de combate e enfrentamento a esta pandemia, e continuar trabalhando com muita determinação”, comentou a prefeita Beta Cadengue.

O ranking é uma ferramenta pública e está disponível no site do MPPE, no endereço: https://bit.ly/Ranking-IsolamentoSocial.

Mas o que Brejão fez para chegar a este resultado? 

Conversamos com a prefeita Beta Cadengue, com o vice, Joseraldo Rodrigues, com o secretário de saúde, Joseraldo Filho e com o assessor de comunicação, Marcos André. Quem também nos recebeu foi o ex-prefeito Sandoval Cadengue.

Dentre as principais ações, destacamos o bloqueio de entradas da cidade e criação das barreiras sanitárias em dois acessos principais, um no pórtico principal, ainda na rodovia, e outro próximo à prefeitura, na principal acesso para quem vem da zona rural. Uma equipe atenta faz todo o trabalho educativo e de prevenção.

O Hospital Municipal, muito bem cuidado, passou por reforma e readequação para receber pacientes com Covid-19, inclusive com quatro leitos exclusivos. Todas as Unidades Básicas de Saúde também foram preparadas para este tipo de atendimento.

Os Agentes de Saúde receberam todo apoio para o trabalho de acompanhamento nas comunidades. Foram distribuídas mais de oito mil máscaras para a população.

Está sendo feito agora um trabalho de sanitização, principalmente do centro da cidade, em calçadas de farmácias, supermercados, bancos, lotéricas, ... Além disso, tem sido acompanhada a formação de filas para evitar aglomeração e contatos, com exigência do uso de máscaras e álcool em gel.

Na feira livre são disponibilizados três lavatórios e após a feira é feita a sanitização das ruas. Pacientes do TFD receberam kits com álcool em gel e máscaras. Além de outras ações, como monitoramento diário de de casos suspeitos, etc.

Cada iniciativa desta quando é vista pela população acaba servindo de incentivo para todos se cuidarem, pois se vê o esforço para conter a pandemia, que além de ser uma obrigação dos governos, é também uma responsabilidade de cada um. 

Ficamos felizes de dar uma informação assim, quando a gestão funciona e a população colhe resultados, principalmente quando envolve saúde pública.

Parabéns, Brejão!


CAPOEIRAS ENTRE OS MELHORES NO ENFRENTAMENTO AO COVID-19 NA REGIÃO



Feriado de 24 de junho, mas o secretário de saúde de Capoeiras, Cléber Ricardo Gewehr estava na prefeitura para nos receber e conversar sobre as ações do município que refletiram nos bons índices de isolamento social apontado pela empresa de geolocalização, em parceria com o Ministério Público de Pernambuco. Com o secretário estavam também o coordenador da Vigilância em Saúde do município, Marcos Souto, e o vereador Pitonho. A prefeita Neide Reino estava participando de um curso on-line e não foi possível estar presente, mas é a grande responsável pelo bom serviço e resultados.

Cléber Ricardo relatou as dificuldades e os investimentos, falou do hospital, principais ações preventivas, apoio aos Agentes de Saúde, barreiras sanitárias, inclusive a forma semi-automática de sanitização de veículos no grande pórtico de entrada do município.

Estar entre os que obtiveram melhor resultado é uma boa notícia, mas o secretário de saúde demonstrou preocupação, principalmente com a zona rural, e adiantou algumas ações que estão sendo planejadas. 

Entregamos o Certificado de Reconhecimento relativo ao mês de maio, onde Capoeiras encerrou com 43,81%, no grupo dos cinco melhores municípios da abrangência da V GERES. A boa notícia é que Capoeiras continua entre os melhores em junho, e até melhorou sua classificação. Vamos trazer aqui para vocês as ações implementadas e que surtiram resultado.

Só reforço também a percepção que muitas das ações são parecidas nos municípios, o que difere é a ação, quando ela iniciou e a efetividade do serviço. Em Capoeiras deu certo, e vai continuar assim, pelo que projetamos nos dados apresentados pelo Ministério Público, através do Painel de Isolamento Social.

Vamos publicar nesta quinta as iniciativas da prefeitura de Capoeiras, acompanhe logo mais no blog.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.