quinta-feira, 25 de junho de 2020

BREJÃO / Município mostra o que fez para o excelente resultado no Isolamento Social



Ao se apresentar os dados estatísticos sobre Isolamento Social, muitos avaliam rapidamente que o tamanho da cidade e a população menor facilitam o trabalho da Secretaria de Saúde. Mas não é bem assim, basta comparar com outros municípios do mesmo porte e dificuldades para perceber que a atuação faz sim a diferença, não é sorte nem circunstâncias, é trabalho. De fato, se sai melhor quem efetiva mais ações de enfrentamento, seja na prevenção ao contágio ou depois, no atendimento a pessoas infectadas, quarentenas, acompanhamentos, e procedimentos hospitalares, principalmente para aqueles que se anteciparam nas iniciativas. 

Com Brejão foi assim, e os números mostram que a prefeita Beta Cadengue conseguiu, junto a sua secretaria de saúde, um trabalho eficaz, que a população colaborou, e por isto, no mês de maio, conseguiu a excelente média de 45,05% de Isolamento Social, mais importante medida de prevenção ao Covid-19, sendo o segundo melhor município dos 21 que compõem a V GERES. Brejão segue bem em junho também.

“O isolamento social não é uma opção, é uma necessidade. Chegamos numa fase onde precisamos continuar contando com apoio da população, não queremos que o nosso município seja destaque no números de casos de infectados pelo COVID-19. Vamos continuar ampliando as ações de combate e enfrentamento a esta pandemia, e continuar trabalhando com muita determinação”, comentou a prefeita Beta Cadengue.

O ranking é uma ferramenta pública e está disponível no site do MPPE, no endereço: https://bit.ly/Ranking-IsolamentoSocial.

Mas o que Brejão fez para chegar a este resultado? 

Conversamos com a prefeita Beta Cadengue, com o vice, Joseraldo Rodrigues, com o secretário de saúde, Joseraldo Filho e com o assessor de comunicação, Marcos André. Quem também nos recebeu foi o ex-prefeito Sandoval Cadengue.

Dentre as principais ações, destacamos o bloqueio de entradas da cidade e criação das barreiras sanitárias em dois acessos principais, um no pórtico principal, ainda na rodovia, e outro próximo à prefeitura, na principal acesso para quem vem da zona rural. Uma equipe atenta faz todo o trabalho educativo e de prevenção.

O Hospital Municipal, muito bem cuidado, passou por reforma e readequação para receber pacientes com Covid-19, inclusive com quatro leitos exclusivos. Todas as Unidades Básicas de Saúde também foram preparadas para este tipo de atendimento.

Os Agentes de Saúde receberam todo apoio para o trabalho de acompanhamento nas comunidades. Foram distribuídas mais de oito mil máscaras para a população.

Está sendo feito agora um trabalho de sanitização, principalmente do centro da cidade, em calçadas de farmácias, supermercados, bancos, lotéricas, ... Além disso, tem sido acompanhada a formação de filas para evitar aglomeração e contatos, com exigência do uso de máscaras e álcool em gel.

Na feira livre são disponibilizados três lavatórios e após a feira é feita a sanitização das ruas. Pacientes do TFD receberam kits com álcool em gel e máscaras. Além de outras ações, como monitoramento diário de de casos suspeitos, etc.

Cada iniciativa desta quando é vista pela população acaba servindo de incentivo para todos se cuidarem, pois se vê o esforço para conter a pandemia, que além de ser uma obrigação dos governos, é também uma responsabilidade de cada um. 

Ficamos felizes de dar uma informação assim, quando a gestão funciona e a população colhe resultados, principalmente quando envolve saúde pública.

Parabéns, Brejão!


RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.