domingo, 31 de maio de 2020

BOA NOTÍCIA / Quarentena atinge objetivo e curva da epidemia estabiliza em Pernambuco

Dados da Secretaria Estadual de Saúde e de instituições independentes, como o Instituto para Redução de Riscos e Desastres da UFRPE e a Escola de Medicina Tropical da Universidade de Londres (Inglaterra), mostram que disseminação da doença desacelerou


O governador Paulo Câmara comandou, neste domingo (31), uma reunião de avaliação da quarentena nas cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A disseminação da epidemia do novo coronavírus estabilizou em Pernambuco, e há uma tendência de redução nos municípios que entraram no isolamento mais rígido. Levantamentos feitos pelo Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres, também apontam para a estabilização da epidemia em Pernambuco.
"Nosso objetivo foi atingido com muito esforço de todos, sobretudo da grande maioria da população, que compreendeu a importância do isolamento social. Os números são importantes, mas não querem dizer que vencemos a guerra. Ainda temos um longo caminho pela frente. Precisamos manter o foco", afirmou Paulo Câmara.
A desaceleração da epidemia também foi sentida no sistema de saúde. Com a expansão da rede e o aumento da quantidade de profissionais, a fila de espera por leitos de UTI atingiu o menor patamar desde o mês de março. Nesta segunda-feira (01), o Governo do Estado vai apresentar o plano de retomada das atividades econômicas. O cronograma de flexibilização das regras para cada setor será divulgado, assim como os protocolos de higiene e distanciamento social que serão exigidos para que as empresas reabram as portas.

Vale destacar que alterações no cronograma de abertura e a possibilidade do retorno de medidas mais duras de isolamento não estão descartadas. Os dados de saúde serão monitorados diariamente e vão orientar as decisões do Gabinete de Enfrentamento ao Coronavírus.

Confira os principais pontos do novo decreto do Governo do Estado de Pernambuco, 31 de maio



O governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou decreto, neste domingo (31/5), sistematizando as regras de enfrentamento ao coronavírus após o fim do período da quarentena Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A partir desta segunda-feira (1º/6), em todo o território pernambucano, permanece obrigatório o uso de máscaras para quem precisa sair de casa, continua vedado o acesso a praia, calçadões e parques e o funcionamento de shoppings, lojas e prestadores de serviço que não se enquadrem como atividades essenciais. 

As aulas presenciais continuam suspensas até 30 de junho. Permanecem proibidos eventos de qualquer natureza com público e assim como a concentração de mais de dez pessoas no mesmo ambiente. O decreto estabelece que a retomada do funcionamento das atividades econômicas suspensas durante o enfrentamento à pandemia será realizada de forma setorial e gradual, considerando-se os riscos à saúde e a relevância socioeconômica de cada atividade, conforme Plano de Convivência com a Covid-19, aprovado pelo Governo do Estado, e que será apresentado nesta segunda-feira (1º/6).

O Decreto nº 49.055, de 31 de maio de 2020, consolida as determinações contidas em decretos anteriores e revoga parte deles, além de trazer a lista atualizada das atividades consideradas essenciais. Podem continuar a funcionar supermercados (inclusive os localizados em shoppings, desde que com acesso independente), padarias, farmácias, bancos (inclusive as agências da Caixa Econômica Federal localizadas em shoppings para atendimento exclusivo de beneficiários do auxílio emergencial) e lotéricas. 

Shoppings continuam com lojas fechadas, exceto para entregas em domicílio. Permanece suspenso o atendimento ao público em restaurantes, lanchonetes, bares e similares, sendo permitido apenas o funcionamento para entrega em domicílio e como pontos de coleta. A regra exclui os restaurantes para caminhoneiros, desde que não haja aglomeração.

Também permanece suspenso o funcionamento dos estabelecimentos de salão de beleza, barbearia, cabeleireiros e similares, academias de ginástica, clubes sociais, cinemas, teatros e a realização de jogos e partidas de futebol.

O decreto também determina que pessoas que tenham ou tiverem contato com pessoas diagnosticadas com Covid-19 devem cumprir quarentena domiciliar de 14 dias, independentemente de aparecimento de sintomas, mantendo a rotina de trabalho remoto, sempre que possível.

GOVERNADOR AGRADECE EMPENHO DOS PERNAMBUCANOS

Brejão e Terezinha têm o melhor isolamento social da região em maio.

Êxito das ações de enfrentamento ao Covid-19 levaram prefeita Beta Cadengue ao ABT da TV Asa Branca

Confira o índice de isolamento social dos 10 melhores municípios que fazem parte da V Regional de Saúde, referente ao sábado, 30 de maio. Os números estão sendo divulgados pela parceria do Ministério Público de Pernambuco com a InLoco Geolocalização, que utiliza dados de localização por telefonia celular, método usado em todo o país.

Brejão liderou na região mais uma vez e garantiu a liderança geral no mês em nosso sistema de pontuação diário. Terezinha confirmou o crescimento da última semana, e conseguiu a liderança no percentual da InLoco em parceria com o MPPE.  Brejão tem neste momento 44,86%,  e Terezinha chegou aos 45,23%. Caetés tem 44,31%. Palmeirina, 43,9%. Capoeiras, 43,73%. Falta computar os dados deste domingo.

O bom desempenho de Brejão foi visto também pela TV Asa Branca/Globo. A prefeita Beta Cadengue esteve mostrando no jornal ABTV as ações da saúde municipal que levaram a este resultado reconhecido.

Amanhã traremos todos os percentuais por município.

O feriadão em Garanhuns impactou positivamente toda a região. Se o município polo tivesse dado mais importância a regras restritivas desde o início do Isolamento Social estaria entre os primeiros e ajudado todo o Agreste. Contudo, com as barreiras sanitárias e o feriadão, Garanhuns tem neste momento 43,24% e deve ficar com a sexta ou ser uma colocação regional. Acabou sendo bom.

Vamos premiar as cinco melhores colocadas, como um reconhecimento a este esforço para evitar o contágio pelo Coronavírus no Agreste.

RANKING MAIO 
(Sistema de pontuação criado por nossa agência, conforme posição do município no ranking de isolamento diário. São pontuados os 10 melhores do dia, com 10 pontos para o primeiro, nove para o segundo, e assim sucessivamente). Em junho, zera tudo e recomeçamos.

1. Brejão - 142 pontos
2. Terezinha - 139 pontos
3. Caetés - 135 pontos
3. Palmeirina - 133 pontos
5. Capoeiras - 118 pontos
6. Iati - 98 pontos
7. Angelim - 97 pontos
8. Itaíba - 90 pontos
9. Águas Belas - 78 pontos
10. Calçado - 77 pontos
11. Garanhuns - 71 pontos

Índice médio em PE nesta sexta-feira: 46,8%. 

Agora vamos ao nosso resultado diário. Confira mais abaixo os dias anteriores.


SÁBADO-FEIRA (30/05/2020)
1. Brejão 50,4% (10° colocado no estado)
2. Capoeiras 47,8% (24°)
3. Terezinha 46,8% (30°)
4. Angelim 46,2% (34º)
5. Lagoa do Ouro 45,9 (36°)
6. Garanhuns 45,6% (39°)
7. Calçado 43,7% (71°)
8. Iati 43,6% (73°)
9. Palmeirina 42,5% (74°)
10. Águas Belas 43,1% (79°)

SEXTA-FEIRA (29/05/2020)
1. Terezinha 50,0% (2° colocado no estado)
2. Itaíba 46,5% (10°)
3. Garanhuns 45,8% (16°)
4. Palmeirina 43,4% (35º)
5. Calçado 43,3 (36°)
6. Brejão 43,2% (39°)
7. Canhotinho 42,7% (44°)
8. Águas Belas 42,6% (47°)
9. Caetés 42,5% (48°)

10. Angelim 42,4% (49°)

CONFIRA OS DIAS ANTERIORES

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.