GOVERNO DO ESTADO

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Secretaria de Saúde promove novo “Dia D” para aplicação de segundas doses contra a Covid-19 em Garanhuns




A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (09), mais um dia “D” para aplicação de segundas doses da vacina contra a Covid-19. A iniciativa faz parte de uma série de ações para completar o esquema vacinal de pessoas que estão em atraso com a segunda dose. Podem participar pessoas vacinadas com Astrazeneca que ultrapassaram os 90 dias após a primeira dose; Pfizer, após os 90 dias; e Coronavac, após 28 dias.

As pessoas que receberam a primeira dose de Pfizer no mês de julho também podem comparecer a um dos pontos de vacinação para ter a sua segunda dose antecipada.

Serão abertos quatro pontos de vacinação, das 09h às 12h e das 14h às 17h, são eles: drive-thru da Secretaria de Saúde, drive-thru da Praça Mestre Dominguinhos, Escola Professor Antônio Gonçalves Dias (Caic), além de uma estrutura no Largo Colunata, no centro da cidade.

Ao comparecer em um dos pontos, a pessoa que será vacinada deve estar com documento de identificação oficial com foto, CPF, cartão do SUS e o cartão de vacina entregue após a primeira dose.

Bolsonaro se antecipa ao STF e se oferece para depor presencialmente à PF




O presidente Jair Bolsonaro disse ao Supremo Tribunal Federal que quer depor presencialmente no inquérito que apura sua suposta interferência na Polícia Federal. O caso teve origem em abril de 2020, no episódio que resultou na saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça. O Supremo retomaria hoje, depois de quase um ano, o julgamento sobre a modalidade do depoimento.
O pedido de Bolsonaro foi encaminhado pela Advocacia-Geral da União no início do julgamento. Antes a AGU pedia que o depoimento fosse por escrito — hoje, afirmou que o intuito da mudança de atitude é “a plena colaboração com a jurisdição”. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, pediu a suspensão da análise do plenário.

Bastidores: auxiliares do presidente avaliam que o gesto tem objetivo de dar um sinal de trégua ao STF, relata a colunista Bela Megale.

Em paralelo: a PF pediu a Alexandre de Moraes a prorrogação do prazo de outro inquérito sobre Bolsonaro — o que apura se o presidente cometeu crime ao divulgar documentos sigilosos sobre um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

JUDÔ / Estudante do Colégio Santa Joana D'Arc vai para os Jogos Escolares no Rio de Janeiro


O estudante Marcus Vinícius Freitas da Silva Costa, do 7° Ano A do Colégio Santa Joana D'Arc, em parceira com a Academia Carlos Tevano, acaba de se sagrar Campeão Pernambucano Escolar na modalidade JUDÔ, e vai representar Garanhuns, Pernambuco, o Colégio e a Academia nos JEBS - JOGOS ESCOLARES BRASILEIRO, no Rio de Janeiro, de 29 de outubro a 05 de novembro.

Pensem na alegria show que foi para todos os envolvidos nesta conquista. Não tem como dar errado quando esporte e educação caminham juntos como faz o colégio dirigido pela professora Maria Almeida. 

Show de bola, ou melhor, show no tatame. Boa sorte ao Marquinhos Costa!

Protocolo encomendado por Queiroga rejeita tratamento precoce




O colunista Diogo Schelp adianta o conteúdo de um relatório com diretrizes para tratamento de pacientes com suspeita ou diagnóstico de covid-19 encomendado por Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, e que será submetido à aprovação oficial nesta semana. O documento não recomenda nenhum medicamento para uso de rotina contra a doença em seus estágios iniciais ou casos leves.

Na prática, o protocolo rejeita a existência de "tratamento precoce", hipótese defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante todo o período da pandemia e que se tornou um dos principais pilares da resposta do governo à crise sanitária que já matou quase 600 mil brasileiros.

O documento foi elaborado por um painel com mais de duas dezenas de especialistas ao longo de três meses, sob a supervisão da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde), do Ministério da Saúde, com base na análise criteriosa de estudos científicos e de diretrizes para tratamento de covid-19 divulgadas por órgãos oficiais de outros países e por sociedades científicas do Brasil e do exterior.

As recomendações são aplicáveis tanto para os serviços de saúde públicos quanto para os privados. O documento será submetido à aprovação do plenário da Conitec hoje e depois ficará disponível para consulta pública durante dez dias. Se o relatório for aprovado, será um reconhecimento oficial de que ainda não existe "tratamento precoce" para covid-19.

A partir daí, se não houver interferência política, o procedimento será o Ministério da Saúde recomendar aos médicos que não receitem esses medicamentos.

Garanhuns amplia aplicação de dose de reforço para dois novos grupos




A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, está ampliando a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 para dois novos grupos. A partir desta terça-feira (05), o cadastro está liberado na Plataforma Vem Vacina Garanhuns (vemvacinagaranhuns.site) para os trabalhadores de saúde que completaram o esquema vacinal até o dia 31 de março. Além destes, também serão imunizados com o reforço os garanhuenses a partir dos 60 anos de idade, que tenham completado o esquema vacinal há seis meses ou mais.

Nesta etapa, serão vacinados exclusivamente os trabalhadores de saúde da rede municipal, e também aqueles que atuam na rede particular de Garanhuns. É importante destacar que o cadastro deve ser realizado apenas para as pessoas que estejam no prazo estabelecido. A veracidade das informações fornecidas será verificada no ato da vacinação.

A Secretaria de Saúde vai exigir a apresentação de documento oficial com foto, CPF, cartão do SUS (CNS), comprovante de residência no nome da pessoa que será vacinada, e cartão de vacina Covid-19 com a segunda dose ou dose única. Para os trabalhadores da saúde será obrigatório uma declaração de vínculo da instituição onde atua em Garanhuns, sendo dispensada a necessidade de comprovante de residência.

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.