quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Garanhuns pode perder Bienal Internacional do Livro do Agreste

Evento está entre os 10 maiores do país, segundo a prefeitura







Meu caro Ronaldo,

Venho até você pois fiquei muito preocupado com uma informação que recebi: A Bienal Internacional do Livro, que aconteceria em setembro, e foi adiada para outubro, teria sido cancelada. Esta informação já teria a confirmação dos realizadores, a Andelivros. Não sei se teria sido a própria Andelivros ou a Prefeitura de Garanhuns, mas o fato é que, se for confirmada tal informação, nossa cidade e a região perdem mais um grande evento, economicamente e culturalmente falando.

Agradeço se você puder conseguir a informação correta, e vamos torcer para que minha indagação encontre uma resposta positiva na realização deste grande evento.

Leitor do blog.



AGORA COMIGO: Buscamos contato com a Andelivros na terça-feira (11), e não conseguimos informações a respeito. Na internet, encontrei no Blog de Carlos Eugênio uma publicação de março, sobre um encontro do prefeito Izaías Régis, junto com o vereador Haroldo Vicente, que se elegeu vice, e o diretor da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (ANDELIVROS), que organiza a Bienal, para definir detalhes da realização.

O evento estava agendado para setembro, depois teria ficado para outubro, e provavelmente, segundo informações, teria sido cancelado, já que a prefeitura não mencionou mais a Bienal do Livro e deu prosseguimento ao Natal Luz.

No site da Andelivros, que está desatualizado, não há menção à III Bienal do Livro do Agreste.

Reunião teria definido Bienal
Haroldo Vicente afirmou, em março: “O evento vai movimentar Garanhuns e aquecerá o cenário cultural e econômico do Agreste, além de gerar postos de trabalho temporários. A Bienal do Livro de Garanhuns já é a décima maior feira do segmento em área e movimentação financeira no País e reafirma o compromisso do Prefeito Izaías Régis com o desenvolvimento do Município”, disse o vereador na ocasião em matéria no Blog de Carlos Eugênio.

No início do ano, logo após confirmar o cancelamento do Garanhuns Jazz Festival, a prefeitura fez a apresentação do calendário de eventos para 2016, e trazia na grade a III Bienal do Livro, assim como o Festival de Literatura Infantil.

Vamos aguardar o pronunciamento oficial por parte da prefeitura e da Andelivros, e torcer que o evento permaneça em nosso município.

Gilson Tavares apresenta palestra gratuita na CDL Garanhuns


GILSON TAVARES
Psicanalista Organizacional
Especialista em Gestão de Pessoas
Professor universitário

SAINDO DA ZONA DE CONFORTO - CONSTRUINDO E REALIZANDO METAS E OBJETIVOS
Palestra entrada franca CDL Garanhuns
13 de outubro de 2016 - 19:30h 

Projeto Reinventar-se
Veja mais sobre o Projeto Reinventar-se clicando aqui.

O mundo é feito de pessoas e são elas que constroem o mundo. Alguma mudança no mundo ou em alguma realidade precisa antes passar pela mudança nas pessoas, começando por mudar o seu jeito de pensar e de enxergar o mundo.

O Projeto Reinventar-se não é um curso nem um círculo de palestras, e sim, pretende ser uma experiência para ser vivenciada. Com palestras que introduzirão os participantes no conhecimento dos temas abordados e a vivência dos conteúdos abordados, que acontecerá pelas atividades desenvolvidas nos workshops. Entre as palestras e os workshops, haverá também encontros online, via webinários, redes sociais e e-mails, para acompanhamento das atividades e pesquisas que os participantes deverão desenvolver no espaço entre a palestra e o workshop, com o objetivo de aprofundá-lo no conhecimento do conteúdo e de aproximar o conteúdo abordado às suas experiências de vida.

Garanhuns participa do Movimento de Apoio às Vaquejadas. CONFIRA!



Nesta terça-feira (11), em centenas de cidades do Nordeste, e até de outras regiões, como a própria capital federal, Brasília, aconteceram manifestações com milhares de apaixonados e profissionais das vaquejadas, contra decisão do STF, que praticamente extingue a prática cultural, esportiva e econômica, principalmente no interior nordestino.

Garanhuns fez também parte de movimento em uma cavalgada pacífica, mostrando para população que existem mais de 720 mil pessoas que dependem economicamente da vaquejada e que existem profissionais envolvidos para preservar o bem estar dos animais. como também o lado social dos participantes.

Da vaquejada, tem cidades inteiras que dependem desta atividade econômica, a exemplo de Canhoeirinha, terra do couro e do aço.

As vaquejadas são mais importantes economicamente para o Brasil que os desfiles de escolas de samba, e assim como estas, fazem parte da cultura brasileira, principalmente do interior do país. Sinceramente acho que o STF vai rever a decisão, impondo condições como a exigência de certificados para a liberação dos eventos pelo país a fora!

Uma grande manifestação está sendo organizada nacionalmente para o dia 25 de outubro.

Com fotos e outras informações de Geilton Ferro.


A Magia do Natal de Garanhuns 2017





O Governo Municipal de Garanhuns realizou, na noite desta terça-feira (11), o evento de lançamento do conceito do Natal Luz 2016. A cerimônia aconteceu em frente ao Palácio Celso Galvão – sede da Prefeitura -, no centro da cidade, às 19h. Na ocasião, o tema oficial do evento foi divulgado, assim como algumas atrações que compõem a grade oficial. A divulgação antecipada do conceito faz com que os empresários e comerciantes do município se envolvam com a proposta do evento, visando abrilhantar ainda mais o Natal em Garanhuns.

O evento foi iniciado ao som da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo. Em seguida, a cantora garanhuese Andréa Amorim subiu ao paco e, acompanhada no teclado por Aldecy Souza, interpretou a música “Papai Noel Existe”. Após uma breve apresentação sobre alguns detalhes de como será o Natal neste ano em Garanhuns, o prefeito Izaías Régis falou sobre a proposta do evento e os benefícios que ele proporcionará à economia local, assim como especificamente aos empresários da cidade. A doçura do Natal de Garanhuns fará, mais uma vez, com que a cidade se transforme em um mundo imaginário, fazendo com que famílias se reúnam em confraternização para passear pelas avenidas e praças da cidade, vivenciando a magia natalina.

A formatação do projeto do Natal Luz deste ano vem sendo trabalhada desde janeiro pelo Governo Municipal, por meio das secretarias de Turismo e Cultura. O projeto abrange desde a decoração da cidade, idealizada pela administradora Michelle Régis, que conta com a execução da equipe da Secretaria de Turismo, dos artesãos da Associação da Casa do Artesão de Garanhuns e da primeira dama Socorro Régis, até a programação artística, formatada pela equipe da Secretaria de Cultura. O evento, que já se consolidou no calendário da cidade, une a decoração de ruas, avenidas e praças, e as apresentações realizadas nos mais variados polos do evento.

Tema oficial - “A Magia do Natal” será o tema do evento neste ano. A temática propõe abranger todo o sentimento que envolve o Natal, desde o seu significado comercial e lúdico até o religioso. Esse tema levará crianças, jovens, adultos e idosos à imaginação, ao encantamento e, sobretudo, ao mundo do “faz de conta”. Essa magia também está no leque de possibilidades de sonhar e imaginar. Toda a história religiosa, representada por presépios e anjos também está incluída nessa perspectiva.

Decoração – A Praça Tavares Correia, onde está instalado o Relógio das Flores, a Praça Souto Filho, conhecida como Fonte Luminosa, e os principais canteiros da cidade serão decorados, recebendo os elementos desse mundo de magia, sem deixar de lado o significado religioso de cada item. Neste ano, a Casa de Papai Noel também será mais um atrativo natalino.

Todas as peças foram confeccionadas por artesãos locais, que estão trabalhando diariamente para garantir a qualidade de cada elemento produzido. A decoração ficará instalada na cidade até dia 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis.

Programação – Neste ano, as apresentações acontecerão na Fonte Luminosa, em frente à Prefeitura, em 10 bairros, três distritos e em um quilombo. Ao todo, serão 21 dias de apresentações culturais no Palco Prefeitura, instalado em frente à escadaria do Palácio Celso Galvão, sendo sempre em dias de sexta, sábado e domingo. As ações itinerantes intituladas “Natal Luz nos Bairros” acontecerão nas quartas e quintas, e nos distritos as apresentações acontecerão aos domingos.

Além disso, a grade contará com 13 desfiles de Papai Noel, que acontecerão na Avenida Santo Antônio, sempre aos sábados e domingos, às 18h. Nomes como Altemar Dutra Jr, Super Oara e Adilson Ramos irão compor programação. 

Além dos artistas contratados por convocatória, a qual será divulgada em breve, crianças e adolescentes assistidos pela Secretaria de Assistência Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s), participarão de vários momentos.

A abertura oficial do Natal Luz 2016 será realizada no dia 11 de novembro. Nesta data, inicia a programação de shows na cidade, a qual seguirá até o dia 31 de dezembro.

Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura de Garanhuns

Festa das Crianças no Colégio Santa Joana D'Arc

O Colégio Santa Joana D'Arc realizou nesta terça-feira (11), a Festa do Dia das Crianças, com muita alegria e fantasias. Os pequeninos participaram de uma manhã recheada de brincadeiras. 

A diversão foi total!! Parabéns a todas as crianças pelo seu dia!!










GARANHUNS: TCE imputa débito de R$ 3,2 milhões ao ex-prefeito Luiz Carlos



A Primeira Câmara do Tribunal de Contas julgou irregulares nesta terça-feira (11) as contas de gestão da Prefeitura de Garanhuns relativas ao exercício financeiro de 2012 e imputou um débito no valor de R$ 3.225.830,90 ao então prefeito Luiz Carlos de Oliveira, solidariamente com o então procurador geral do município, João Roberto Falcão Araújo e a empresa Montenegro & Ferreira Advogados Associados. O relator do processo foi o conselheiro substituto Luiz Arcoverde Filho em substituição à conselheira Teresa Duere.

Ex-prefeito Luiz Carlos
O relator acompanhou em parte o parecer do Ministério Público de Contas, que opinou pela rejeição das contas pelos seguintes motivos: despesas realizadas indevidamente com recursos do salário-educação; pagamento indevido de honorários advocatícios no valor de R$ 3.225.830,90; irregularidades na contratação de bandas mediante processo de inexigibilidade e ausência de controle de abastecimento de veículos.

A Câmara decidiu também aplicar uma multa no valor de R$ 16.894,50 ao ex-prefeito Luiz Carlos de Oliveira e de R$ 13.515,60 ao ex-procurador João Roberto Falcão.

Além disso, aplicou uma multa no montante de R$ 3.378,90 a Wellington Xavier de Medeiros e a Pedro Marcelo Moura Júnior, e no valor de R$ 2.534,17 a Maria Zélia Pereira Herculano. Cópia dos autos será enviada ao Ministério Público de Contas para fins de representação.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 11/10/2016

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.