sábado, 12 de abril de 2014

Programação da Semana Santa em Gravatá 2014


A programação da Semana Santa de Gravatá 2014 já foi divulgada. A festa acontece no Villa da Serra e é uma das mais disputadas da temporada. Neste ano o evento será realizado nos dias 19 e 20 de abril. Algumas das atrações selecionadas para a Semana Santa em Gravatá são: Asa de Águia, O Rappa e Jorge e Mateus.

Programação da Semana Santa na Villa da Serra 2014

Villa da Serra – Sábado 19 de abril
- Jorge e Matheus
- Psirico
- Asa de Águia
- Forró Pegado
Villa da Serra – Domingo 20 de abril
- Wesley Safadão e Banda Garota Safada.
- O Rappa
- Gabriel Diniz
- César Menotti e Fabiano

http://www.agendadorecife.com.br/

Boa Sorte a quem vai fazer o concurso da Câmara Municipal de Garanhuns



Acontecem neste domingo, 13, as provas do Concurso Público da Câmara de Vereadores de Garanhuns, organizado pelo IAUPE - Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco. São mais de 3500 inscritos, para as diversas vagas. Devido ao grande número de concorrentes, foi necessário utilizar os prédios da UPE e da AESGA, mostrando a credibilidade da instituição contratada e da Câmara Municipal.

O número de inscritos superou as expectativas dos realizadores. Outros concursos na região devem acontecer também sob a batuta do IAUPE.

Boa sorte a todos e a todas!

PESQUISA PARA GOVERNADOR: Armando cresce e Paulo Câmara aparece



A diferença é grande. Na pesquisa do Instituto Maurício de Nassau, divulgada em primeira mão pelo Blog do Jamildo e que que estampa o Jornal do Commercio deste domingo, o senador Armando Monteiro chegou aos 39% das intenções de voto. Na última tinha 26%.

Esta é a primeira pesquisa na qual o nome de Paulo Câmara é colocado. Lançado a pouco mais de um mês, dias antes do carnaval, o candidato apresentado por Eduardo Campos está rodando Pernambuco, e apareceu com 13%, coincidentemente o mesmo percentual que tinha Fernando Bezerra Coelho.

O crescimento de Armando Monteiro mostra que a campanha será dificílima, pois muita gente dava o percentual que tinha como seu teto, na faixa dos 30%, e a pesquisa mostrou que ele passou bem.

Do lado socialista, o resultado, embora pareça ruim, mostra o potencial de crescimento de Paulo Câmara. Neste primeiro mês, o contato foi basicamente com as lideranças regionais, para apresentar o candidato. E ainda é desconhecido, mas o percentual mostra que à medida que as pessoas sabem que ele é o candidato de Eduardo, deverá crescer nas pesquisas. No Sertão, por exemplo, Paulo apareceu com apenas 5%, pois as pessoas ainda não o conhecem.

Por isto consideramos que será uma campanha difícil para ambos os lados. E esta pesquisa passa a ser um novo ponto de partida como referência.

No senado, João Paulo tem 29% e Fernando Bezerra tem 17%. Também páreo duro.

GARANHUNS: Novas informações sobre a II Bienal Internacional do Livro do Agreste



A II Bienal Internacional do Livro do Agreste, é o maior evento de literatura do interior de Pernambuco e a 10ª feira no país em área e movimentação financeira. O evento que vai ser instalado na praça Cultural Mestre Dominguinhos acontece entre os dias 09 e 18 de maio. Serão montadas 50 estandes para receber pessoas de diversos lugares do país.

O público vai acompanhar uma programação que inclui palestras, debates, recitais, conversas literárias, intercâmbio literário-cultural e Feira do Livro. O local contará, ainda, com praça de alimentação, café literário, tenda de autógrafo e espaços voltados para o público infanto-juvenil. De acordo com a Andelivros – Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros, aproximadamente 100 editoras de todo o Brasil farão parte de Bienal que gerará 500 empregos diretos e dois mil indiretos através de convênios com as prefeituras da região.

Este ano, a Bienal terá como homenageado central, o Mestre Dominguinhos, trazendo, em sua programação, vários debates sobre sua vida e arte. Os participantes também poderão criar redações sobre o músico, que serão posteriormente selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação para integrar um livro com as 20 melhores. A Secretaria também cuidará do agendamento das escolas municipais de Garanhuns que queiram visitar o espaço. Um número para agendamento, será divulgado em breve.

De acordo com as informações da Andelivros, os nomes confirmados até agora são: Laura Muller, a famosa sexóloga do programa Altas Horas da Rede Globo, o poeta Jessier Quirino, o jornalista e escritor Raimundo Carrero, o jornalista José Teles e o Padre Airton da Fundação Terra. Também devem marcar presença um dos diretores da Biblioteca Nacional, Fabiano Santos, a Presidente da Câmara Brasileira do Livro, Karine Pansa e o Presidente da Associação Nacional de Livrarias –ANL-, Edmilson Cortês.

Paulo Câmara agora tem página oficial no Facebook



O pré-candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara, estréia nas redes sociais com o lançamento da página “paulocamara40oficial” no Facebook. O perfil, que vem alinhado à página do ex-governador e pré-candidato à presidente, Eduardo Campos, será mais um canal para que Paulo se aproxime e interaja com as pessoas. Para evitar que os usuários sigam um perfil não oficial, a página será autenticada.

Nesta primeira etapa, a página apresentará Paulo desde a infância até seu trabalho nos últimos sete anos e três meses como secretário de Administração, de Turismo e da Fazenda da gestão Eduardo Campos. Os seguidores poderão ainda conhecer mais a fundo quem é o pré-candidato, sua trajetória profissional, suas ideias, o que ele pensa e defende sobre os mais variados temas e até curiosidades de sua vida pessoal, como o fato de ter sido um nadador de destaque na sua geração. 

Ao visitar o perfil, os seguidores poderão saber mais da agenda da pré-campanha, os municípios com visitas programadas e novidades sobre o plano de governo que começa a ser construído para ser apresentado para toda a sociedade durante a campanha. “Entro nas redes sociais animado e com a certeza de que será mais uma forma de me comunicar com as pessoas e de receber ideias que possam contribuir com o nosso projeto. Quero dizer o que penso, mas também quero ouvir da população o que eles têm a dizer”, ressalta Paulo Câmara.

Projeto para reajuste salarial de professores da AESGA é aprovado na Câmara de Vereadores de Garanhuns


Foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Garanhuns o Projeto de Lei Nº 008/2014, que cria “Gratificação de Sala de Aula” para os professores de graduação da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA.

O Projeto foi encaminhado para a Procuradoria do Município e seguiu para votação no último mês de março, sendo aprovado nas duas reuniões da Câmara, realizadas na última quarta-feira, dia 9, e na manhã de hoje, 11 de abril.

A “Gratificação de Sala de Aula” visa dar maior incentivo ao corpo docente da Instituição, proporcionando maior valorização à docência do ensino superior. Em seu Artigo 1º, o projeto pretende instituir a gratificação que consiste no percentual de até 20% em quantidade de hora/aula e, no pagamento da mesma, não haverá distinção entre professor de graduação concursado ou contratado.

De acordo com a presidente da AESGA, professora Giane Lira, é louvável o posicionamento dos representantes do Legislativo Municipal. “Gostaríamos de agradecer a sensibilidade dos vereadores em compreender e serem solidários a necessidade de valorização profissional e a importância de gratificarmos melhor o nosso professor”, destacou a Gestora.

Os professores irão receber o acréscimo salarial ainda esse mês, com data retroativa ao mês de fevereiro.

Além deste, ainda segue em análise para votação na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que concede aumento 6,78% para todos os servidores efetivos da AESGA.

Força Sindical promove encontro de apoio a Armando Monteiro



A Força Sindical de Pernambuco oficializa na próxima segunda-feira (14), o apoio à pré-candidatura do senador Armando Monteiro Neto (PTB) ao Governo do Estado. O ato político terá início às 8h, no Auditório do Recife Monte Hotel. O presidente da Força, Aldo Amaral, que é candidato a deputado e apoia Armando, conduzirá a confirmação da aliança, que também contará com a participação de representantes dos sindicatos filiados à Central.

Participam do ato, além do senador Armando Monteiro, o deputado federal e pré-candidato ao Senado pelo PT, João Paulo, o presidente do PRB, Carlos Geraldo, também candidato a deputado.

Serviço:
Dia: 14/04
Horário: 8h
Local: Recife Monte Hotel - R. dos Navegantes, n° 363, Boa Viagem - Recife/PE

Ivan Rodrigues critica PT por impedir posse de Rosa Quidute na prefeitura

Meu caro Ronaldo:

Há dias, distribuí um texto em que cobrava do PT, notadamente dos companheiros do PT de Garanhuns, uma posição nunca assumida em favor da reabertura da FAMEG. Um absurdo, incompatível com uma postura que seria legítima esperar em defesa de Garanhuns. Cheguei a imaginar que ao PT pouco importa que nossa terra vá mal. Mas, agora, diante da sua postagem publicada dando notícia da posse do nosso amigo Audálio Filho, começo a duvidar do bom senso dos queridos companheiros do PT. Que é que é isso, companheiros ? 

O ato de desistência de assunção de qualquer cargo eletivo é personalíssimo e privativo do seu titular. No caso, somente o titular do cargo de Vice-Prefeita é que tem o DIREITO (inalienável, autônomo e pessoal) de abdicar com sua recusa de assumir o cargo a que tem DIREITO (mais uma vez inalienável, autônomo e pessoal), qual seja o cargo de Prefeito do Município. Nenhum Diretório Partidário, mesmo do todo poderoso PT-Garanhuns que impede a reabertura da FAMEG, pode invocar em documento oficial que a querida Vice-Prefeita Rosa Quidute “integra a lista de pré-candidatos a Deputado Estadual pelo PT Pernambuco” e, muito menos declarar que ela fica “IMPEDIDA DE ASSUMIR A PREFEITURA”. 

O que é que é isso companheiros? 

Sem uma manifestação formal e expressa da titular do cargo, essa manifestação do chamado Diretório do PT-Garanhuns é absolutamente impróprio, indevido, incompetente, ilegal e ilegítimo, não produzindo QUAISQUER EFEITOS JURÍDICO-LEGAIS. 

Todos os atos subsequentes à essa manifestação inadequada são nulos de pleno direito.

Grande abraço de Ivan Rodrigues

De uma só vez, Izaías descarta três nomes para deputado


O prefeito Izaías Régis, na transmissão do cargo ao presidente da Câmara, Audálio Filho, que assumiu a prefeitura em vez da vice, Rosa Quidute, falou com as pessoas presentes sobre vários assuntos, e um deles, claro, a campanha de Deputado Estadual, pois está todo mundo aguardando seu candidato.

Rosa Quidute não assumiu para não ficar impossibilitada de concorrer, já que seu partido, o PT, colocou seu nome entre os pré-candidatos do estado, prometendo inclusive, apoio prioritário, já que é um dos melhores nomes do interior. 

Izaías ficou muito chateado pelo PT lançar Rosa sem que conversasse com ele. O prefeito disse que até podia analisar seu nome, mas não nesta condição já imposta como candidata. "Ela não terá o apoio do governo" - Afirmou categoricamente. Como se ela não fosse.

Outro descartado, de novo, foi o ex-deputado Romário Dias. Izaías já disse várias vezes que o Correntino não será seu candidato, pois será alguém de Garanhuns, e ele quer renovar as lideranças políticas. Romário é sempre citado, inclusive esta semana o jornalista Inaldo Sampaio voltou a falar. Mas Izaías, mais uma vez, disse não. Talvez o próprio grupo de Romário esteja plantando.

Se Izaías quer renovar as lideranças, então estaria descartada também a opção de Aurora, já que Silvino não pode ser candidato. Aurora já foi deputada. É um nome que não carrega tanta rejeição, mas não estaria numa lista de renovação da política garanhuense, já que está atrelada aos projetos eleitorais de Silvino Duarte. Mas não é ela nosso terceiro nome. Portanto, a esposa do ex-prefeito continua no páreo.

O terceiro nome é o próprio prefeito interino, Audálio Filho, que deu uma demonstração de fidelidade ao governo de Izaías. Audálio teve seu nome citado como provável candidato a Deputado Estadual desde o início e a ideia foi ganhando peso, passou a ser tratado como nome preferencial por integrantes do governo. Carismático e humilde, Audálio declinou do projeto assim que seu partido anunciou apoio a Paulo Câmara para governador. Fez ligações, principalmente para o prefeito, e retirou seu nome. Agora, que assumiu a prefeitura nesta sexta-feira, está definitivamente fora do jogo.

Se Izaías pensava em trabalhar o nome de Audálio, mesmo em um projeto rebelde dentro do PSDC, era só não deixá-lo assumir a prefeitura. O PSDC autorizaria, mas seria um contrasenso, e Audálio tomou a decisão mais correta, seria vestir a camisa de um time torcendo para o outro ganhar.

O quadro está diminuindo de prováveis candidatos. Gersinho e Zaqueu (que volta a ser opção), ainda citados, têm ainda em seus partidos a indefinição do quadro estadual. Solidariedade e PDT, respectivamente. É grande a possibilidade de também irem para o palanque de Paulo Câmara.

Garanhuns pode ganhar novo curso de MEDICINA



Na solenidade de transmissão do cargo de prefeito para Audálio Filho, Izaías Régis aproveitou para fazer uma espécie de prestação de contas e alguns desabafos. Disse acompanhar as mídias sociais na internet, falou das ações nos bairros, principalmente as lâmpadas de LED e o asfalto que está chegando à periferia da cidade, além de investimentos nos distritos. 

Na parte política, descascou o PT e a pré-candidatura da vice-prefeita Rosa Quidute a deputada estadual. Foi enfático na crítica, às vezes até se alongando demais, já que muitos estavam ali para prestigiar a passagem de cargo. Izaías afirmou categoricamente que o governo não vai apoiar a candidatura de Rosa, e que o PT não o procurou para conversar. Chico Alencar, presidente do partido em Garanhuns, afirmou que esta semana já conversaram, que a pré-candidatura foi colocada e o partido pediu que o prefeito avaliasse o apoio, colocando o nome de Rosa na pesquisa que pensa em fazer.

Bem, vamos ao assunto que dá título a esta postagem. 

Falando com Giane Lira, de forma aberta a todos os presentes. Izaías Régis afirmou que agora a luta é para conseguir instalar um curso de medicina na AESGA. Deu a entender que já existe alguma coisa, pois falou de forma entusiasmada, com sinais de que estaria desistindo da FAMEG.

"Agora a luta é nossa, vamos buscar um curso de medicina para a AESGA" - afirmou o prefeito na frente de todos. A AESGA é a Autarquia Municipal de Garanhuns, que conta com alguns cursos como Direito, Engenharia Civil, Administração, entre outros. Recentemente anunciou Ciências Contábeis e Engenharia.

Esta possibilidade de Medicina é totalmente nova, vai ver alguém disse que é mais fácil procurar abrir uma nova que insistir na FAMEG. Se o prefeito afirmou que vai atrás de Medicina para a AESGA, alguma sinalização existe. Penso assim.

Já existe o curso de Medicina na UPE Garanhuns, e a FAMEG pena com o MEC em uma pendenga que já dura sete anos. As explicações do Ministério nunca foram convincentes.

Que venham mais cursos para Garanhuns, que o Polo Universitário continue em expansão, mas que sejam francos com a FAMEG, que apostou no município, fez investimentos, gera empregos e divisas, e espera o apoio político para que possa voltar a funcionar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.