sexta-feira, 8 de abril de 2016

Prefeitura de Garanhuns retira projeto de doação da pauta da Câmara de Vereadores

Após ampla repercussão no município sobre o Projeto de Lei do Governo Izaías Regis, que doaria uma área reservada a área verde, no Loteamento Arco-Íris, a uma empresa privada, a Prefeitura de Garanhuns resolveu voltar atrás, e fazer nova análise do terreno, afirmando não ter destinação de praça ou área verde, conforme noticiamos.

A repercussão da doação ganhou blogs, rádios e mídias sociais, e só não foi votada porque vereadores da oposição se manifestaram contrários, adiando a decisão sobre a doação, após pedido de vistas do Projeto de Lei.

Vejam a nota oficial da Prefeitura de Garanhuns



O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Geandré Nogueira informa que o projeto de Lei nº 15/2016 será retirado de pauta da Câmara de Vereadores de Garanhuns para que seja realizada uma análise mais detalhada da área que poderá ser doada. 

De acordo com o gestor da pasta o projeto será reavaliado por ele e sua equipe. 

Geandré ressalta ainda que todas as doações realizadas são baseadas no que prevê a Lei Municipal nº 4062/2014, que rege a doação de terrenos no município.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico informa que as condições para a doação obedece a Lei de Doação 4062/ 2014. Esta mesma lei não prevê a consulta popular, visto que a Comissão de Justiça na Câmara já faz esse papel.

De acordo com o Secretário, o alvará está com data de 16 de março porque era a época de renovação do mesmo. Mas, ainda segundo o gestor, nada impede que seja aberto uma nova empresa para doação, desde que cumpra os requisitos legais.

O gestor ressalta ainda que a área em questão não é destinada à praça e não se trata de uma área verde,  e está em conformidade com a Lei 4062/2014.

Geandré Nogueira
Secretário de Desenvolvimento Econômico 
Prefeitura de Garanhuns - PE


GARANHUNS: Prefeitura quer doar outra praça para empresas construírem estabelecimentos privados

A vereadora Nelma Carvalho, de Garanhuns, enviou à imprensa, nota na qual informa que pediu vistas do Projeto de Lei, enviado à Câmara Municipal, pelo prefeito Izaías Régis, que tem como objeto a doação de área com 1.844 m² localizado no Loteamento São Carlos no bairro Severiano de Moraes Filho para a Empresa GAMEL Garanhuns Metalúrgica LTDA." Diante disso, solicitei vistas ao Projeto para analisarmos e discutirmos com a comunidade a viabilidade dessa doação. " afirma a vereadora.

"Os meus questionamentos são devido a área ser destinada para ser uma Praça de uso da população, e não para se tornar um bem privado, como também a referida empresa beneficiaria desta doação recebeu seu Alvará de licença para exercício de sua atividade no dia 16 de março de 2016, e logo após isso no dia 23 de março de 2016 o Prefeito já encaminhou o Projeto para doação. Outro fato que me chamou atenção é que a Metalúrgica funciona num Prédio Residencial na Avenida Rui Barbosa. 

Moradores da Loteamento São Carlos mantiveram contato comigo, e diante disso estive presente em uma reunião realizada na última quinta feira (07)para consultar a população sobre esta doação. 

A reação dos moradores foram totalmente contrária, uma vez que essa área é destinada para construção de uma praça, PSF, Academias de saúde que venham a proporcionar melhor qualidade de vida daqueles moradores. Os moradores também questionaram que no momento que foram adquirir seus lotes na imobiliária, foram informados que o referido Loteamento teria áreas para equipamentos e áreas verdes para se manter o equilíbrio ambiental. " - Finaliza Nelma Carvalho.

Para saber mais:

GARANHUNS: Prefeitura quer doar terreno que seria Área Verde com praça na Vila Lacerdópolis

Concurso Público para a Polícia Científica de Pernambuco



São 316 vagas de nível superior para diversos cargos, sendo: 73 vagas para Auxiliar de Legista, 96 para Auxiliar de Perito e 51 para Perito Papiloscopista, com remuneração inicial de R$ 3.276,42. A exigência é de nível superior em qualquer área de formação. 

Há 40 vagas para Médico Legista e ainda 56 vagas para Perito Criminal, que exigem formação específica em Medicina, Ciências Contábeis, Física, Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação, entre outros. A remuneração inicial é de R$ 8.497,62.

As inscrições devem ser realizadas de 7 a 26 de abril de 2016 pelo site da organizadora Cespe. A prova será aplicada nos dias 12 e 19 de junho.


GARANHUNS: Prefeitura quer doar terreno que seria Area Verde com praça na Vila Lacerdópolis



A Prefeitura criou a CIELA, um local abaixo da COHAB III (Bela Vista) para doação e incentivo a empresas que quisessem se instalar em Garanhuns, acabou beneficiando também empresários da cidade que pensaram em expandir seus negócios. Foram doados muitos terrenos.

Esta política de doação de terrenos acabou virando um dos pilares da prefeitura, na atual gestão de Izaías Régis, e em algumas situações acabou gerando polêmica ou debates de bastidores. Começou com alguns nomes de beneficiados na CIELA.

Depois veio a doação ao filho de um vereador. Diante da repercussão negativa, o projeto foi retirado da pauta da Câmara.

Na semana passada, a prefeitura doou mais de 1000 metros quadrados em uma área nobre da cidade, abaixo do Quartel do 71 BI Mtz, para a construção de um hotel, que tem matriz em Águas Belas. A empresa foi aberta dias antes do pedido da doação, segundo a prefeitura, para que os impostos ficassem na cidade. A empresa promete gerar apenas 15 empregos diretos. 

Agora, outra polêmica: O Governo Municipal está doando o terreno que seria área verde do Loteamento Arco-Íris, na Vila Lacerdópolis, para uma empresa do ramo de farmácia. Nada contra ações que gerem empregos, mas a periferia da cidade está ficando sem espaços de lazer, sem praças, sem parques, sem campos de futebol, sem quadras esportivas... 

Tem uma situação ainda estranha. A empresa pediu 600 metros quadrados, e a prefeitura está doando mais de 4 mil metros quadrados. Se era obrigado a doar esta área, poderia então atender mais empresas com o mesmo terreno.

Fica claro que o Plano Diretor do município precisa ser rediscutido urgentemente, pois trata-se de bairro residencial. E também os órgãos de Meio Ambiente do município devem se manifestarem.

Sivaldo pediu vistas do projeto de doação
A denúncia é do vereador Sivaldo Albino, que pediu vistas do projeto de doação, que já deu entrada na Câmara Municipal, e caminha para aprovação. Infelizmente, dentro de suas casas, a população parece não perceber o prejuízo social comunitário. Enquanto as principais avenidas e praças de Garanhuns recebe serviços que impressionam os turistas, nos bairros da periferia, mais uma área verde deixará de existir.

Sivaldo vai levar o caso ao Ministério Público, entidades de defesa do Meio Ambiente e chamar os moradores do bairro para tomarem conhecimento, pois não foram consultados.

Espedito Dias pinta Dominguinhos nas ruas de Garanhuns

O artista plástico Espedito Dias foi mais uma vez chamado para pintar nos muros de Garanhuns a arte de Dominguinhos e do Rei Gonzagão. Ao lado de outros artistas, Espedito está fazendo um mosaico nos muros do Casarão da Av. Rui Barbosa. Em 2015, o projeto coloriu o Hotel Tavares Correia.

A arte faz parte da programação paralela do Festival Viva Dominguinhos, e o artista plástico, que tem diversos quadros espalhados pelo país, foi contratado pela Secretaria de Cultura.





Que fase! Ministério Público Federal pede prisão do Ministro da Saúde


O Ministério Público Federal (MPF) em Marília, no interior de São Paulo, pediu a prisão do ministro da Saúde, Marcelo Castro, e do secretário estadual de Saúde, David Uip, por descumprimento de decisão judicial que determinou o fornecimento do medicamento Hemp Oil – Cannabidiol a crianças e adolescentes portadores de encefalopatia epiléptica e síndrome de lennox-gastaut.

Segundo o MPF, a liminar que determina o fornecimento do medicamento está sendo desrespeitada desde janeiro. O Ministério Público destacou que há famílias sem recursos financeiros para arcar com os custos da importação do cannabidiol, e que, por conta da interrupção do tratamento, alguns pacientes voltaram a apresentar crises de convulsão.

Armando Monteiro visita nesta sexta Arcoverde, Brejão, Saloá, Paranatama e Garanhuns

O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto (PTB), estará visitando os municípios de Garanhuns, Brejão, Saloá e Paranatama nessa sexta-feira, dia 8.

Acompanhado pelo Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), além de Prefeitos, Vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de toda a microrregião, Monteiro inicia a sua agenda em Arcoverde, de lá, o Ministro segue para Brejão, onde a partir das 14h, almoça com o Prefeito Ronaldo Ferreira (PTB) e com o pré-candidato a Prefeito Janduy Bezerra (PTB), além de diversas lideranças da região na Fazenda Bananeira. 

A agenda de Armando Monteiro no Agreste ainda conta com visitas a Saloá, a partir das 17h, e a Paranatama, com chegada prevista para às 19h.

De acordo com informações do Prefeito Izaías Régis, o Ministro pernoita em Garanhuns, onde jantará com o grupo político do Petebista, seguindo na manhã desse sábado, dia 9, para os municípios de Caruaru, Sairé, Bonito e Agrestina, onde cumpre agenda de visitas a correligionários e autoridades locais.

Com perdas significativas na região, o ministro volta às bases, buscando fortalecer projetos municipais para as eleições de outubro.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.