segunda-feira, 20 de maio de 2019

ESTA TERÇA É O "DIA D" DA UFRPE EM GARANHUNS. Saiba Mais!

Uma série de atividades vai mostrar à sociedade o trabalho desenvolvido em nossa Unidade Acadêmica
Resultado de imagem para uag ufrpe garanhuns

O Diretor Geral e Acadêmico da UAG/UFRPE/UFAPE, Professor Airon Melo, apresenta a programação do "Dia D UFRPE" em Garanhuns, a ser realizado nesta terça-feira, dia 21 de maio, que pretende, através de diálogo amplo e direto com a sociedade, mostrar o trabalho desenvolvido pela Universidade e o impacto dessas ações no desenvolvimento do país e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. 

Diante do cenário de bloqueio de recursos e os consequentes riscos para a continuidade do importante trabalho de ensino, pesquisa e extensão, se faz necessário estabelecer um diálogo transparente com a sociedade sobre o papel fundamental das universidades públicas brasileiras.

Dia “D” DA EDUCAÇÃO UFRPE

MANHÃ
7h – Ida de estudantes a Escolas
8h30 – Café, bolo e conversa sobre “bloqueio de recursos na Educação”
(Local: Em frente à Ferreira Costa e UAG – prédio 3)

TARDE
13h30 – Café, bolo e conversa sobre “bloqueio de recursos na Educação”
(Local: UAG – prédio 2)
15h – Abraço na UFRPE
(Local: entrada do Campus)

NOITE
19h – Café, bolo e conversa sobre “bloqueio de recursos na Educação”
(Local: UAG – prédio 3)

RÁDIOS: Durante todo o dia, professores da UAG estarão nas diversas Rádios de Garanhuns, falando sobre as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela UFRPE.

V GERES leva palestras do Maio Amarelo para escolas do Agreste

Atividades educativas objetivam diminuição no número de acidentes de motos





A coordenação da V GERES (Gerência Regional de Saúde) através do CRPAM (Conselho Regional de Prevenção a Acidentes de Motos) está cumprindo intensa agenda de visitas a escolas do Agreste Meridional, levando palestras sobre responsabilidade no trânsito, dentro da Campanha Mundial Maio Amarelo. As palestras estão sendo ministradas por Flávia Souza e pelo SGT Douglas Lucas, coordenadora de educação e responsável pela fiscalização da Operação Lei Seca, respectivamente. Nos encontros são mostrados videos, distribuído panfletos, realizadas palestras, entre outras dinâmicas que possam integrar a juventude. 

Eliel Duarte, coordenador da GERES de Garanhuns nas atividades do Maio Amarelo regional, registrou a forma positiva com a qual as escolas têm recebido as atividades. "Estamos mais um ano mostrando às crianças e adolescentes da região que precisamos ter esta consciência. Muitos deles já conduzem motos, outros chegarão nesta fase, e para isto é preciso ter responsabilidade. Trocarmos estas palavras pode até salvar vidas, como vemos nas estatísticas que, infelizmente, são mostradas pelos órgãos de segurança e saúde" - afirmou. 

Segundo a gestora regional de saúde, Catarina Tenório, a campanha objetiva a conscientização. "O trabalho busca levar a educação no trânsito a pedestres, condutores de automóveis e motocicletas, mas nesta faixa etária das escolas há uma preocupação maior com os acidentes com motos, por isto este foco". Em outras atividades, a exemplo das blitz da Operação Lei Seca, a atenção trabalha outras situações, educativas e de fiscalização. "A OLS vem diretamente para tirar do trânsito motoristas alcoolizados, além de observar condutores e veículos sem condições de trafegar por ruas e rodovias. Este trabalho é integrado por várias instituições de segurança, a exemplo das Polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil, AMSTT, Bombeiros, Detran/PE, entre outros.

ESCOLAS

Desde o início do mês, diversas escolas e municípios já foram visitados pela coordenação do Maio Amarelo da V GERES, a exemplo da Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias, Aderbal Jurema e EREM Henrique Dias, todas em Garanhuns. E ainda, Colégio Municipal e EREM Luiz Pereira Junior (Caetés), Colégio Municipal Mons. Júlio de Siqueira (Palmeirina), Colégio Municipal João de Assis Moreno e EREM João Fernandes da Silva(São João), EREM Cel. Nicolau Siqueira e Escola João Rodrigues Cardoso (Águas Belas), Colégio Municipal Napoleão Teixeira Lima (Jupi), entre outros.

O encerramento da Campanha Maio Amarelo regional está prevista para o dia 31, às 09h, no auditório da FUNASA, em Garanhuns.

Mulheres agredidas têm direito a cirurgia reparadora no Hospital Agamenon Magalhães

Vítimas de violência são acolhidas no Wilma Lessa e encaminhadas para procedimento



O Hospital Agamenon Magalhães (HAM), localizado na Zona Norte do Recife, abriga um importante dispositivo de assistência a mulheres vítimas de violência, principalmente a sexual: o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa. No local, que funciona 24 horas e sete dias por semana, as pacientes são acolhidas e atendidas por uma equipe multiprofissional. Além do atendimento multiprofissional, caso haja a necessidade de reparação das lesões ou sequelas da agressão, a vítima será encaminhada, com prioridade na assistência, ao serviço de cirurgia plástica do HAM. 

O atendimento preferencial na unidade, de acordo com a Lei Estadual Nº 13.300, do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB), que motivou a Lei Federal 13.239, assegura à vítima acompanhamento humanizado e integral nos períodos pré e pós-operatório. No entanto, o medo da exposição faz com que muitas vítimas sequer procurem o serviço. “As pacientes vítimas de agressão chegam muito abaladas ao serviço, com dificuldade de comunicação. Muitas, inclusive, têm até vergonha de ir para o hospital. Mas nós temos toda a estrutura pronta para receber e dar o apoio que a vítima precisa, com acompanhamento especializado tanto do ponto de vista médico como psicossocial. O resultado da cirurgia reparadora depende muito do tipo de lesão, mas, normalmente, chegamos em um denominador gratificante", ressalta o chefe da Cirurgia Plástica do HAM, Carlos Lacerda. 

Lavar as mãos salva vidas: UPAE Garanhuns realiza atividades educativas com seus colaboradores

Dia Nacional de Combate às Infecções Hospitalares é lembrado na unidade de saúde


O dia 15 de Maio é um dia de alerta, trata-se do Dia Nacional de Combate às Infecções Hospitalares. Esta data se complementa com o anterior dia 05, quando temos a passagem do Dia Mundial da Higienização das Mãos. Para vivenciar estas duas datas do calendário da saúde, a UPAE Garanhuns realizou entre seus colaboradores uma atividade especial, mostrando a importância da correta higienização das mãos, principalmente no ambiente hospitalar.

"A lavagem das mãos é a medida mais simples e eficaz para prevenir doenças. No caso das unidades hospitalares, a higienização é imprescindível.". Afirma a enfermeira Michelle Torres, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da UPAE.

A coordenadora de enfermagem, Tayana Guerra, supervisionou as atividades que contou com colaboradores da assistência direta aos pacientes da UPAE. "As pessoas devem ter o hábito de lavar as mãos várias vezes ao dia, e os que trabalham com atendimento em saúde devem ter uma atenção ainda maior, evitando infecções e contribuindo para a segurança e a qualidade do serviço". - Afirma a coordenadora.

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Medida individual simples, de baixo custo, que previne a propagação das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). O termo engloba a higienização simples, antisséptica, fricção antisséptica e a antissepsia cirúrgica das mãos.

As IRAS se apresentam como um grave problema de saúde pública no país, aumentando a morbidade e a mortalidade entre os pacientes, além de elevar custos dos hospitais.

Capoeiras recebe Caravana da Educação do Governo do Estado

Ação, promovida pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, será realizada nesta terça (21) na EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro



A Caravana da Educação segue em caminhada pelo Agreste pernambucano e desta vez a comitiva da Secretaria de Educação e Esportes do Estado chega até a cidade de Capoeiras, nesta terça-feira (21), abrangendo toda a comunidade escolar da Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Meridional. A ação, que envolve música, dança, atividades esportivas e um circuito de atividades pedagógicas, chega acompanhada da reunião de Pactuação de Metas, encontro que envolve gestores escolares de todas as escolas da rede. A iniciativa, que em 2018 mobilizou mais de 20 mil estudantes, já passou pelas cidades de Recife, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho, Bezerros, Nazaré da Mata e Belo Jardim. 

As ações da Caravana da Educação estão divididas em dois polos, cultural e esportivo, e envolvem centenas de estudantes da rede. Desta vez, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro será palco das duas atividades e receberá, durante o dia, apresentações de dança com um mix da cultura popular, envolvendo frevo, xaxado e ciranda, além de algumas bandas. Alunos e professores da própria escola apresentarão um projeto de MPB trazendo músicas regionais. 

Paralelamente às ações do Polo Cultural, acontece uma das atividades mais importantes do calendário anual da Secretaria de Educação e Esportes: a reunião de Pactuação de Metas. O encontro, além de discutir as estratégias e prioridades para o ano, oportuniza também o aprimoramento das metas que contribuem para os avanços da educação em Pernambuco. O encontro, que contemplará todos os 48 gestores escolares da GRE Agreste Meridional, será comandado pelo secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, e pela equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

“A Pactuação de Metas existe desde 2013 e todas as reuniões eram realizadas nas sedes das Gerências Regionais de Educação. Com o tempo, trouxemos a reunião para as escolas com a ideia de proporcionar uma integração maior entre os gestores e as unidades de ensino. Ano passado, percebemos que podíamos envolver ainda mais escolas e incluir os estudantes e professores também. Então, resolvemos realizar a Caravana da Educação, um conjunto de atividades que mobiliza nossas escolas em um dia dedicado à educação”, pontuou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.

Na parte da tarde, a partir das 14h, é a vez do Polo Esportivo entrar em cena com diversas atividades recreativas. Futsal, Judô, Badminton, Zumba, Dominó, Dama, Pega Vareta, Jogo da Velha e Xadrez são algumas que estão programadas para o dia. Na ocasião, a escola ainda será presenteada com kits esportivos, além da visita de Adriana Salazar, ex-nadadora e primeira pernambucana a participar de uma Olimpíada. 

SERVIÇO:

Caravana da Educação e Pactuação de Metas
Locais: Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

SEMANA DE AÇÃO MUNDIAL DEVE MOBILIZAR MILHARES DE PESSOAS NA DEFESA DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Campanha busca a garantia do direito à educação pelo país!



Em seu quinto ano de vigência, o Plano Nacional de Educação – Lei nº 13.005/2014 (PNE) ainda está longe de ser cumprido. É o que aponta o balanço realizado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação que subsidia as atividades da Semana de Ação Mundial 2019 (SAM), que acontece entre os dias 02 e 09 de junho.

Com o tema “Educação: já tenho um plano! Precisamos falar sobre o PNE” a SAM deve mobilizar no mínimo, 190 mil pessoas em todo o país. Diante dos cortes sociais realizados pela Emenda Constitucional 95/2016 – a EC do Teto dos Gastos Públicos, e das recentes medidas do Ministério da Educação, a Semana de Ação Mundial deste ano vai debater detalhadamente a situação de cada uma das 20 metas e 56 estratégias acordadas na Lei, de forma a exigir o cumprimento dos compromissos firmados pelo Estado brasileiro.

Com mais de 1200 atividades autogestionadas por educadores, estudantes, grupos, coletivos e ativistas autônomos, espalhadas pelos 26 Estados e o Distrito Federal, a SAM 2019 também realizará uma grande mobilização que paute um novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) permanente e robusto.

De 2003 a 2018, a Semana já mobilizou mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sob iniciativa da Campanha Global pela Educação. Apenas no Brasil, já são 1,5 milhão de pessoas. É a maior atividade de mobilização da sociedade civil pelo direito humano à educação no mundo. O grande objetivo é fazer uma grande pressão sobre líderes e políticos para que cumpram os tratados e as leis nacionais e internacionais, no sentido de garantir educação pública, gratuita, equitativa, inclusiva, laica, e de qualidade socialmente referenciada para toda criança, adolescente, jovem, adulto e idoso que vive no Brasil.

Como participar da SAM 2019?

Qualquer pessoa, grupo ou organização pode participar da SAM, discutindo o tema e realizando atividades em creches, escolas, universidades, sindicatos, praças, bibliotecas, conselhos, e secretarias, envolvendo todas e todos os que se interessam pela defesa da educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil. 

Para participar, basta acessar o site www.semanadeacaomundial.org fazer o download dos materiais e realizar as atividades!

BOA NOTÍCIA / Rodovias de Pernambuco serão reestruturadas pelo Governo do Estado



O governador Paulo Câmara lança, nesta segunda-feira (20.05), no Palácio do Campo das Princesas, o Programa Caminhos de Pernambuco, o maior Programa de Reestruturação da Malha Viária Estadual já proposto. Com o objetivo de garantir segurança e conforto à população, a iniciativa conta com um investimento de R$ 505 milhões até 2022, e já no primeiro ano de atuação vai requalificar cerca de dois mil quilômetros de rodovias.

O Programa busca otimizar a gestão da manutenção do pavimento, priorizando ações de manutenção corretiva e preventiva, voltadas para a garantia da trafegabilidade nas estradas, além de maior durabilidade ao pavimento. O foco está nos serviços de capinação, desobstrução dos dispositivos de drenagem, requalificação asfáltica, além de sinalização vertical e horizontal. Ao longo de dois meses, cerca de 50 profissionais percorreram todos os 5.554,5 km das estradas pavimentadas do Estado para fazer o diagnóstico a partir do levantamento das necessidades de cada rodovia.

As ações começam nesta segunda-feira pela BR-232, com 200 profissionais atuando simultaneamente nos 130km que compreendem o trecho Recife – Caruaru nos dois sentidos. Em menos de um mês, haverá frentes de trabalho em todas as regiões, totalizando 24 equipes. A mobilização envolverá, anualmente, o trabalho de 1.248 profissionais, além de um conjunto de 638 máquinas, como escavadeiras, patrols, caminhões basculantes, entre outros.

As ações propostas foram resultado de análises técnicas que indicaram o tipo de material e intervenção necessárias para cada situação identificada nas estradas. Para otimizar os serviços, as rotas foram traçadas de acordo com a logística de cada região, levando em conta o escoamento de produção, rota turística e, inclusive, fatores climáticos, para a definição do calendário de execução das obras.

Morre Anita Valença, irmã do Monsenhor Adelmar



Um sobrenome importante na história da educação em Garanhuns: Valença, dos irmãos Adelmar, Agobar e Amílcar, ex-prefeito do município. Neste domingo (19) faleceu uma das irmãs, aos 106 anos e 10 meses de idade, a professora Anita da Mota Valença.

Apesar da idade, Anita era ativa. Sempre muito inteligente e participativa. Assim como o Monsenhor Adelmar, sua história também é contada profissional e afetivamente por sua ligação ao Colégio Diocesano de Garanhuns.

Se estivesse vivo, Amílcar estaria completando 104 anos neste mesmo domingo. Dos irmãos ainda temos em Garanhuns, D. Arminda, a caçula, que tem 94 anos.

À família Valença nossos pêsames.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.