segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

SECRETARIA DO POVO: O Blog do Radialista Marcos Cardoso




Lembro que Marcos Cardoso já vinha há algum tempo pensando em um blog, mas agora decidiu de vez  entrar  na Blogsfera. O radialista criou uma extensão de um quadro de seu programa MANHÃ TOTAL, trazendo para a internet a SECRETARIA DO POVO, que curiosamente saiu do ar este mês, gerando inclusive várias indagações sobre os motivos. Por conta de abrir espaço para reclamações e denúncias, principalmente de Garanhuns, algumas pessoas insinuaram que a atual administração municipal pudesse ter algo a ver. Ninguém esclareceu os reais motivos.

Mas voltando ao blog, a SECRETARIA DO POVO deve manter o mesmo perfil que tinha na rádio, sendo um canal onde as pessoas podem apontar os problemas da cidade. Pelo menos é isto que vemos nas primeiras postagens.

A presença de grandes profissionais da comunicação criando e administrando seus blogs vai dando ainda mais projeção a este novo meio de informação, profissionalizando o trabalho e trazendo para a internet seus históricos de credibilidade.

.

Prefeitura das Correntes entrega ambulância revisada à comunidade em Correntes




A Secretaria de Saúde de Correntes, Lúcia, fez a entrega da ambulância totalmente revisada ao sub Prefeito do Distrito de Pau Amarelo junto ao Prefeito Edimilson da Bahia, na festa de São Sebastião no Bairro da Bahia.

Vários secretários prestigiaram o evento, como a secretaria de Cultura, Claudicea Calado, e Danillo Rocha, Secretário da Comissão Permanente de Licitação.

AESGA divulga comunicado para os alunos que têm PROUPE



A COMISSÃO LOCAL DO PROUPE/AESGA COMUNICA AOS ALUNOS PORTADORES DA BOLSA QUE, EM REUNIÃO REALIZADA DIA 28 DE JANEIRO, JUNTO A SECTEC/RECIFE, FICOU DEFINIDO QUE A COBRANÇA DO CRITÉRIO DE MANUTENÇÃO DA BOLSA REFERENTE À CONTRAPARTIDA DO PROJETO SOCIAL SERIA COBRADA RIGOROSAMENTE A PARTIR DO 1º SEMESTRE/2013.

PORTANTO, SOLICITAMOS AOS ALUNOS QUE FORAM CONSIDERADOS EXCLUIDOS DO PROCESSO POR FALTA DE CUMPRIMENTO DO CRITÉRIO ACIMA MENCIONADO, QUE COMPARECAM AO SETOR DE COBRANÇA, MUNIDOS DO CARNÊ PARA QUE SEJA PROVIDENCIADA A SUBSTITUIÇÃO DOS MESMOS.

ESCLARECEMOS AINDA QUE OS ALUNOS QUE NÃO APRESENTARAM O PROJETO TERÃO ATÉ O DIA 28 DE FEVEREIRO DE 2013 PARA ENTREGAREM O MESMO NA SALA DO PROUPE.

Kiko Loureiro no Garanhuns Jazz Festival 2013

Imagem

Kiko Loureiro (Angra/Neural Code) estará de volta ao Brasil na próxima semana para participar do “Garanhuns Jazz Festival”, que acontece anualmente durante o carnaval pernambucano.

O músico irá se apresentar nos dias 11 e 12 de fevereiro, juntamente com grandes nomes nacionais e internacionais do Jazz, Blues e Soul.

A programação do festival terá também diversas atrações relacionadas à cultura, música e ritmos brasileiros, como a Bossa Nova, Xote e Frevo, além de apresentações direcionadas ao público infantil.

Para mais informações, acesse:


Morre Dida Tenório, ex-vice prefeita de Bom Conselho




A cidade de Bom Conselho inicia a semana de luto. O município, em especial o distrito de Logradouro dos Leões, perdeu um dos seus representantes de grande histórico político.

Vereadora por três mandatos e vice-prefeita por um, de 2009 a 2012, Cleonides Tenório Cavalcante (Dida Tenório) morreu no domingo (03) aos 63 anos, na cidade do Recife, onde estava internada em um hospital desde o início da semana passada.

O corpo está sendo velado até as 09 horas da manhã desta segunda-feira (04), na Câmara de Vereadores. Após este horário, o corpo será levado para a sua residência na Praça José de Sá Cavalcante, no distrito de Logradouro dos Leões.

O sepultamento está marcado para acontecer às 17 horas, no cemitério daquela comunidade.

Bastante conhecida não só no meio político local, mas também de toda a região, Dida Tenório era muito atuante. De gênio forte, Dida era corajosa, destemida, uma verdadeira guerreira que tinha um estilo próprio de se fazer política.

Fonte: Blog do Tiago Padilha

História de Garanhuns - A controvérsia da data - Por Prof. Antônio Vilela

Foto do centro de Garanhuns em dia de feira


Literalmente falando a história de Garanhuns tem início quando Simôa Gomes de Azevedo, através de escritura pública doa a confraria das almas uma quadra de terra para a construção da capela da Freguesia de Santo Antonio do Ararobá em 1742, esta capela inicialmente foi construída em taipa e depois reformada em alvenaria.

Ao entorno da capela surgiram as primeiras casas. O povoado foi crescendo por influência de seu clima ameno, suas fontes de águas minerais e por sua pecuária que despontava no interior de Pernambuco.

Pelo alvará de 10 de março de 1811, por solicitação do então governador Caetano Pinto de Miranda Montenegro, foi criada a Vila de Santo Antônio de Garanhuns. Neste mesmo ano de 1811 a capela foi reconstruída e transformada na Matriz de Santo Antonio. Esta matriz localizada na antiga avenida Rio Branco, hoje Avenida Santo Antônio, no atual prédio do Banco do Brasil. O seu primeiro vigário foi Fabrício da Costa Ferreira.

Somente em 1855 por iniciativa do Padre Nemézio de São João Guaberto foi iniciado a construção da Catedral de Santo Antonio e concluída em 1859. Ainda foi reformada em 1872 e em 1906 recebeu melhoramentos, em especial a fachada que apresenta sua característica atual.

A lei provincial número 22 de 6 de junho de 1836, cria a comarca de Garanhuns, desanexado da jurisdição da comarca de Brejo da Madre de Deus, tendo como primeiro juiz de direito o Dr. João Pereira de Carvalho, em 1837.

Eis as provas contundentes que a criação de Santo Antonio de Garanhuns é mesmo 10 de março de 1811, pois em 6 de junho de 1836 foi estabelecida sua comarca.

A elevação da Vila para categoria de cidade se deu através do projeto do deputado provinciano Silvino Guilherme de Barros, projeto numero 1.309 do dia 4 de fevereiro de 1879, este projeto é outros quinhentos, não emancipa, eleva a vila à categoria de cidade. Antes do centenário em 1979, o aniversário de Garanhuns era comemorado em 10 de março.

Garanhuns já nasceu com "tendência para as alturas", nunca pertenceu a outro município. Por esta razão defendo que o aniversário de Garanhuns é mesmo 10 de março de 1811, portanto são 202 anos de história que orgulha o nosso povo.

Parabéns terra de Simoa pelos 134 anos de elevação de Vila para cidade.

"Garanhuns existe entre sete colinas, Deus é de lá". - Poeta Ronildo Maia Leite

Professor Antônio Vilela - Professor e historiador

AGORA COMIGO: Recebemos este texto amigo professor Vilela, um dos co-fundadores do Instituto Garanhuns. Já é praticamente consenso entre os associados que a data de aniversário de Garanhuns deve ser revista. 4 de fevereiro é a elevação de Vila à Cidade, mas Garanhuns não pode ser mais jovem que municípios que faziam parte de sua abrangência político-geográfica, portanto, como a maioria dos entes federativos, deve se comemorar desde os primeiros momentos históricos de sua criação. Assim foi com o Brasil 500 anos, ou cidades como Recife e Olinda que contam já com séculos.

São datas em separado que Garanhuns precisa enaltecer, mas é muito mais palatável entender que nossa cidade tem 202 anos, fortalecendo sua importância histórica na formação geopolítica do estado de Pernambuco.

Recebemos também do professor Vilela uma cervo fotográfico que iremos disponibilizar para vocês. Registros de uma Garanhuns antiga que poucos conhecem. Seus eventos, lugares, prédios e pessoas que foram importantes ao longo do tempo.


E se fosse Dilma presidente, Eduardo vice e Armando Governador.


As peças da sucessão estadual estão diretamente ligadas à sucessão federal, e os caminhos preparados percorridos por Eduardo Campos são fundamentais para a decisão do jogo.

O governador pernambucano ensaia movimentações nas duas esferas. Na nacional tem várias opções, como aceitar a vice de um dos dois lados historicamente protagonistas nas últimas eleições, PT e PSDB, ou partir em voo solo numa candidatura que lhe daria visibilidade nacional. Vislumbrando um cenário mais favorável para 2018, ou até, se conseguir projeção e destaque em torno do seu nome, surpreender em 2014.

No campo local, Eduardo ensaia lançar um nome de seu grupo político para a sua sucessão, mesmo diante da candidatura colocada de Armando Monteiro. Alguns dos auxiliares do governador avaliam que Eduardo Campos pode fazer o mesmo que fez na capital com Geraldo Júlio. Nomes existem e se movimentam para isto.

Mas este cenário estadual é totalmente dependente do plano de Eduardo Campos em nível federal.

Muita gente gostaria de ver Eduardo vice de Dilma, ganhando visibilidade para sucedê-la em 2018. Mas o PMDB, partido mais fisiologista do Brasil não entregaria fácil a vaga de vice, principalmente agora que caminha para presidir as duas casas do Congresso Nacional. O PSB não tem força sozinho para enfrentar o PMDB, mas, tendo o apoio de Dilma para entrar no jogo, outros partidos podem enfileirar com os socialistas, legendas importantes como está o PSD de Gilberto Kassab e o PTB de Roberto Jefferson, mas principalmente de... Armando Monteiro.

Armando Monteiro é senador e ex-presidente da CNI - Confederação Nacional das Indústrias, portanto tem penetração na classe empresarial do sul do país que pode ser muito importante para Eduardo Campos, que aliás já é visto com simpatia por setores econômicos e da mídia do sudeste, pois passa a ser uma opção  a Dilma Roussef. Aécio Neves tem feito uma exposição muito morna de sua imagem para quem quer ser presidente.

Para Garanhuns e região, onde Armando tem grande influência e o governador tem a hegemonia administrativa, unir os projetos, ainda mais com a chancela do ex-presidente Lula, nosso conterrâneo, seria o ideal, vislumbrando os cenários que se abrem para 2014. Dilma tem hoje mais de 60% das intenções de voto e sua aprovação popular continua nas alturas.

Imaginem então, se Eduardo aceitasse ser o vice de Dilma, entregando ao PT a vice de Armando em Pernambuco. Uniria as principais forças do plano federal, novamente no plano federal, reeditando a Frente Popular das últimas eleições, porém com a mudança dos cargos.

Em 2010, PTB, PT e PSB disputaram e venceram as disputas majoritárias em Pernambuco, a governador e senadores da república.

Confira imagens do Bloco das Piriguetes na Vila do Quartel













Reportagem fotográfica da Elizângela Fabrícia, do Grupo no Facebook GARANHUNS CIDADE DAS FLORES.

Foto de Tiago Emanuel, de seu facebook.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.