quinta-feira, 2 de julho de 2020

Túlio Gadêlha apresenta PL para proibir comícios e eventos com aglomerações na campanha eleitoral de 2020






O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) protocolou, nesta quinta-feira (02), o projeto de lei 3602/20, que proíbe a realização de comícios e eventos que gerem aglomerações na campanha eleitoral, enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública por causa da pandemia de Covid-19. O projeto, contudo, não pretende fazer uma alteração permanente na legislação eleitoral, mas uma mudança pontual em decorrência da pandemia e da recomendação sanitária de evitar aglomerações.

A proposta também destaca que compete ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em consonância com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), editar regulamento referente às medidas que garantam a segurança sanitária de mesários e eleitores durante a votação para eleição municipal em 2020, incluindo aquelas necessárias à manutenção do devido distanciamento social.

“Precisamos ter a consciência de que, tão importante quanto conter o atual surto, é essencial evitar que surjam novos casos. Mesmo que nos próximos meses o surto mais grave seja controlado, apenas a manutenção de medidas sanitárias corretas garantirá a preservação de nossa saúde. Proponho que não se realizem comícios nem outras atividades de campanha que impliquem na aglomeração de pessoas. Possuímos ferramentas digitais que podem nos auxiliar e sanar a lacuna deixada pela proibição de comícios”, justifica.

O Congresso Nacional promulgou, nesta quinta-feira (02), a PEC 18/20, que adia as eleições municipais de 2020 por causa da pandemia de Covid-19. Desta forma, o calendário eleitoral foi atualizado e os pleitos ocorrem em 15 e 29 de novembro (primeiro e segundo turno, respectivamente).

Sivaldo lamenta falecimento do ex-vereador Pedro Leite



Amigos e amigas de Garanhuns,

Um grande homem que deixa um grande legado, em todos os campos de sua atuação em Garanhuns. Pedro Leite Cavalcanti, falecido nesta quinta-feira (02) foi bom pai, esposo, comerciante, e que, indo além de seu trabalho em prol da comunidade, foi um grande vereador, utilizando de seu mandato para incontáveis serviços prestados ao desenvolvimento de nosso município. Mas não precisou de eleição para demonstrar durante toda sua vida o respeito aos seus conterrâneos.

Ficamos tristes. Pedro Leite foi contemporâneo de meu pai, Severino Albino, naquela Casa Legislativa, que sempre registrou sua retidão de caráter e seu compromisso com nosso povo.

Que Deus conforte a família, esposa, filhos, netos. Muitos deles, nossos amigos.

Garanhuns perde um grande cidadão, na melhor expressão da palavra.

Sivaldo Albino 
Deputado Estadual

GRE AGRESTE MERIDIONAL REALIZA ATIVIDADES PARA SAÚDE MENTAL DO SERVIDOR

Ações são coordenadas pela equipe de psicólogos do NAS da gerência regional


Pesquisas apontam que pessoas expostas a uma pandemia podem apresentar manifestações psicopatológicas caso não seja realizada nenhuma medida interventiva. Pensando nisso, o Serviço de Atenção ao Servidor (NAS) da Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Meridional, formado pelas psicólogas Maria Lacerda, Sandra Alves e Ana Paula Cordeiro, realizou uma série de intervenções com foco na saúde mental da comunidade escolar. O pontapé inicial para as ações foi a pesquisa “A Covid-19 e seus impactos na saúde mental dos servidores da GRE Agreste Meridional”, que contou com mais de 650 respostas. 

A pesquisa foi realizada através de questionário do Google, entre os dias 14 e 19 de maio, com divulgação entre os grupos de gestores escolares, coordenadores da GRE e servidores da regional. A ação teve como objetivo geral buscar compreender em que medida o trabalho remoto, com seu distanciamento social, afeta a saúde mental dos servidores da gerência. Durante a pesquisa, foi possível conhecer o perfil dos servidores, verificar o que foi afetado com o trabalho remoto e reconhecer fatores susceptíveis ao desenvolvimento de sofrimento psíquico e adoecimento mental. Através dessas respostas foi possível utilizar estratégias interventivas durante o primeiro trimestre de exposição à pandemia e desenvolver medidas de intervenção. 

Entre as estratégias escolhidas para essa intervenção, foram realizadas escutas ativas para repasse de orientações e incentivo a prática do autocuidado e elaboração de informativos semanais com orientações para a saúde mental do servidor. Já neste mês de junho, foram realizadas videoconferências com todas as escolas jurisdicionadas a gerência. A metodologia utilizou grupos de cinco a seis escolas por conferência, com a divisão do encontro em três etapas. A primeira consistiu em uma técnica de relaxamento muscular progressivo de Edmund Jacobson para o manejo da ansiedade. Em seguida, eram apresentadas estratégias de enfrentamento a partir dos próprios recursos psíquicos, baseados na Inteligência Emocional de Daniel Goleman. Por fim, um momento para escuta e participação dos servidores. 

Essas ações estarão sendo realizadas durante toda a quarentena, além do planejamento de ações para o retorno das atividades presenciais. “Esse é um momento de desafio para todos nós. Parar para ouvir e dar atenção ao que o outro está enfrentando fortalece o nosso senso de coletividade e pertencimento", pontua a psicóloga Maria Lacerda. “Nosso trabalho foi pautado na prevenção de adoecimentos em decorrência à pandemia, amenização dos sintomas do sofrimento psíquico e ajustamento do servidor as novas rotinas. Foram momentos importantes vivenciados por todos nós”, completa a psicóloga Ana Paula.

UPE mostra dados estatísticos da pandemia em Garanhuns e região



A Comissão de Monitoramento Epidemiológico do Multicampi UPE está elaborando boletins, projeções e mapeamentos epidemiológicos a partir dos dados coletados da regional 5 de saúde, na qual está inserida a cidade de Garanhuns. 

Para mais informações, acesso o link abaixo:

RECONHECIMENTO / Palmeirina fica entre os melhores da região em Isolamento Social

 

O prefeito de Palmeirina, Marcelo Neves, reuniu a equipe de gestão da área de saúde para receber o Certificado de Reconhecimento pelo trabalho no combate ao Covid-19, cujos bons resultados no Isolamento Social foram mostrados na aferição diária da parceira da InLoco geolocalização e Ministério Público de Pernambuco, com acompanhamento diário de nossa agência, que apontou Palmeirina entre os cinco melhores dentre os 21 municípios que compõem a V Regional de Saúde, referente ao mês de maio de 2020.

Com Marcelo Neves estavam o secretário de saúde, Santelmo Neves, o Coordenador da Vigilância em Saúde, Ewerton Thiago, coordenadora da Atenção Básica, Aline Àlice, a coordenadora do Hospital, Rafaela Figueiredo e nosso amigo Clebes Pereira. 

Conversamos na Secretaria de Saúde, que funciona em um anexo ao hospital, e conferimos o bom trabalho na abertura de leitos especiais para pacientes com Covid-19. Marcelo e Santelmo falaram sobre as iniciativas para o êxito do enfrentamento à pandemia, sempre enaltecendo o trabalho da equipe, inclusive as parcerias com V GERES e Polícia Militar, e principalmente o apoio da população.

Parece simples, mas trata-se de uma ação planejada, efetivada, e monitorada diariamente, por isto o resultado, e ficamos felizes de ver que nosso trabalho de aferir estes dados, somados ao reconhecimento, foram também importantes na motivação da equipe e incentivo a implantação de práticas exitosas.

Anotamos algumas ações:

• Articulação junto aos órgãos oficiais de Saúde no desenvolvimento das ações de combate e elaboração do Plano de Contingência e Decreto Municipal.  

• Garantia quadro de recursos humanos capacitados e suficientes para desenvolver as ações do plano de contingência de Covid-19 dentro da oportunidade que a situação requeira;

Avaliação contínua do cenário para decisões de instalações e medidas urgentes com setores envolvidos; 

Desinfecção das principais ruas e centro onde há maior circulação de pessoas;

Garantia de EPI’s aos profissionais de Saúde e servidores municipais em exercícios das atribuições.

Ações de Educação junto com a Polícia Civil e Militar, bem como Conselho Tutelar de orientação sobre as medidas de segurança.

Aquisição de Equipamento para o Hospital Municipal;

Contração de novos Médicos para a Unidades de Saúde (UBS);

Aumento de medicação e insumos para o Hospital;

Divulgação das normas e diretrizes do Ministério da Saúde para a prevenção e controle da infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID - 19) pelos meios de comunicação  Ex: Whatsapp, Instagram e Facebook, Site oficial da Prefeitura e rádio comunitária de Bastião e carro de propaganda.

Notificação, investigação e monitoramento dos casos de Síndrome Gripal e Viajantes;

Divulgação dos boletins epidemiológicos diariamente e  atualização sistemática das informações sobre o novo Coronavírus (COVID - 19); 

Orientação sobre realização de feira livre,  garantindo a comercialização apenas pelos produtores locais, funcionamento do comércio e demais serviços considerados essenciais com distribuição de máscara e álcool. Aos profissionais dos mercados localizados no centro da cidade, fornecimento também  de protetor facial.  Bem como serviços de banco e casa lotérica com monitoramento pela atenção básica é vigilância em saúde; 

• Demarcação das filas nos atendimentos bancários por meio de sinalização no asfalto com distância segura;

Fiscalização dos serviços essenciais garantindo a segurança sanitária para realização dos mesmo;

Atendimento diário das denúncias de descumprimento das medidas sanitárias e isolamento social;

Monitoramento das redes sociais para esclarecimento de rumores, boatos e informações equivocadas;

Orientação a funerárias e coveiros com distribuição de EPI de acordo como deverá proceder os velórios e enterros no município.

Atendimento domiciliar aos usuários idosos, crônicos e acamados, bem como os casos de Síndrome Gripal;

• Instalação  das barreiras sanitárias nas duas entradas principais da cidade com aferição da temperatura, inspeção e descontaminação dos veículos e oferta de máscara. 

•Campanha de vacinação no domicílio dos grupos especiais. 

•Oferta de exames laboratoriais para diagnóstico do covid conforme protocolo do ministério da saúde e secretaria estadual de saúde;

•Atualização dos profissionais por meio de educação permanente nas redes sociais; 

• Estruturação de 1 hospital de campanha exclusivo para atendimento do covid-19 com 6 leitos de retaguarda. 

•Criação de um canal de denúncia por WhatApp e ligação direto com o Gerente do Departamento de  Vigilância em Saúde.

PP E MDB VÃO COMPOR CHAPA MAJORITÁRIA EM GARANHUNS



MDB Garanhuns confirma pré-candidatura do vereador Audálio a vice-prefeito para composição de chapa junto com o vereador Zaqueu (PP), que já foi anunciado pré-candidato a prefeito. 

Esse posicionamento da sigla se deu em resposta ao anuncio de Zaqueu, que apresentou Audálio como seu vice para disputa das eleições majoritárias esse ano em Garanhuns, em recente live do Blog Wellington Freitas. 

“É com muita alegria que o MDB de Garanhuns recebe esse anúncio por parte de Zaqueu, sabemos da responsabilidade de participar de um projeto dessa envergadura que vem crescendo a cada dia em nosso município, junto com lideranças como Alfredo Gois e o Coronel Campos” ressaltou Audálio, pré-candidato a vice-prefeito de Garanhuns. 

Além do PP e MDB, deverá compor a coligação o PSL, que já apresentam expressivo número de pré-candidatos a vereador. Toda essa articulação tem o respaldo dos líderes estadual respectivos, deputados federais Eduardo da Fonte (PP), Raul Henry (MDB) e Luciano Bivar (PSL).

Festival de Inverno de Garanhuns / Sivaldo Albino lamenta pandemia impedir realização, mas chama todos para impulsionarem o FIG nas redes sociais






"Estamos iniciando julho e há 30 anos este é o mês do Festival de Inverno de Garanhuns. Mas este ano não será possível comemorar esta data tão especial e simbólica com festa, com as pessoas nas ruas, nas praças, nos palcos, nos polos...

A pandemia do Covid-19 impede qualquer ação neste sentido. Ficamos tristes, é verdade, mas entendemos, a vida e a saúde das pessoas vem primeiro, e para isso trabalhamos intensamente nos últimos meses para garantir leitos de UTI e enfermaria, respiradores, ambulâncias, contratação de profissionais de saúde, e muito mais, com a confiança do Governador Paulo Câmara em nosso trabalho. Esta parceria tem sido fundamental, assim como continuará sendo para o sucesso futuro do Festival de Inverno.

Mas é verdade que o mês de julho chega diferente, não tem programação de nenhum dos mais de 20 polos oficiais, nem mesmo as polêmicas tão comuns. Não tem entrevista, não tem logomarca, não tem homenageado, enfim, não tem FIG.

Mas vamos superar juntos este período, Garanhuns vai se unir, e vamos viver o Festival de Inverno sim, vai ter FIG sim, cada um à sua maneira vai descobrir formas de mostrar que o Festival existe, vive e acontece dentro da gente também.

Enfeite sua casa com temas de inverno. Peça aos nossos restaurantes ou faça em casa seu chocolate quente, que tal um bom vinho e fondue. Ou ainda os famosos bolinhos de queijo. Viva o FIG.

Vamos ouvir boa música, falar sobre teatro, dança, cinema, mamulengo, fotografia, artes plásticas e tantas outras linguagens culturais em nossas redes sociais. Criem hashtags, façam Lives, desenhem, pintem, escrevam.. Que tal uma hashtag como sugestão: #VIVAFIG.

Infelizmente não vai dar para fazer a festa dos 30 anos do Festival de Inverno de Garanhuns agora, mas ano que vem, a gente canta, encanta e festeja a vida! Em parceria com o Governo do Estado, Fundarpe e Secretaria de Cultura.

Sivaldo Albino
Deputado Estadual"

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.