PE CONTRA O CORONAVÍRUS

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Rio tem mais alta taxa de mortalidade pela Covid-19. Pernambuco não aparece entre os primeiros


O estado do Rio apresenta a maior taxa de mortalidade pela Covid-19 do Brasil, aponta levantamento do MonitoraCovid-19, ferramenta de monitoramento da Fiocruz que acompanha o avanço da doença pelo país. Ao todo, são 131 óbitos por 100 mil habitantes, bem à frente de São Paulo (91,7 mortes por 100 mil), que lidera no número absoluto de vítimas fatais do novo coronavírus no Brasil.

A nível nacional, o Rio é seguido de outros seis estados com mais de 100 óbitos por 100 mil habitantes: Distrito Federal (129,56), Amazonas (116,74), Mato Grosso (116,41), Roraima (116,29), Espírito Santo (106,4) e Ceará (104,92).

No Rio, o comitê científico que assessora o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) sugeriu que algumas medidas de isolamento social sejam retomadas em meio à alta de casos e mortes. 

Já em São Paulo, o governador João Doria (PSDB) anunciou na última segunda-feira, dia seguinte ao segundo turno das eleições municipais, o retorno de todos os municípios do estado para a chamada fase amarela, que restringe o horário de funcionamento e a ocupação de estabelecimentos e eventos.

https://oglobo.globo.com/

Governo vai vender Correios, Eletrobras e mais sete estatais em 2021

O Ministério da Economia apresentou, em reunião do Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), o projeto de desestatizações do governo para 2021. 

Diferentemente de promessas anteriores do ministro Paulo Guedes, a ideia parece mais realista e menos ambiciosa. Ao todo, a pasta projeta a venda de nove estatais no ano que vem. São elas: Correios, Eletrobras, Emgea, Ceasaminas, ABGF, CBTU, Nuclep, Trensurb e Codesa. Os dois grandes ativos da lista, Eletrobras e Correios, são considerados os mais desafiadores pelo Congresso. Ao todo, o governo tem previsto 201 projetos no PPI até o fim da gestão de Jair Bolsonaro.

REVISTA VEJA

Senac oferece vagas em cursos gratuitos em Garanhuns

Setor de vendas é foco dos treinamentos. Confira os cursos e site para inscrições


Terminam no próximo domingo (06) as inscrições para cursos gratuitos de Análise do Comportamento do Consumo e Estratégias de Vendas para Comércio de Rua do Programa Senac de Gratuidade (PSG), em Garanhuns. As aulas serão na modalidade presencial. 

As inscrições podem ser realizadas pelo site do Senac

Em Análise do Comportamento do Consumo, o objetivo é orientar como mapear o comportamento de consumo, pesquisar o mercado, além da importância do marketing e da comunicação. Já o de “Estratégias de Vendas para Comércio de Rua” vai preparar o aluno para implementar estratégias para fidelizar clientes, potencializar vendas no comércio de rua e atuar como gestores de organizações comerciais empreendedoras.

O resultado dos alunos aprovados será divulgado na segunda-feira (07) e as matrículas serão realizadas até quarta (09), presencialmente, na unidade do Senac em Garanhuns.

Programa Senac de Gratuidade – O PSG tem o objetivo de garantir o acesso à educação profissional de qualidade a pessoas com renda familiar per capta de até dois salários mínimos. O programa integra um acordo firmado em 2008 com o Governo Federal e representa um compromisso do Senac com a sociedade para promover a inclusão social por meio da educação profissional.

Serviço:
Programa Senac de Gratuidade - Garanhuns
Lista de cursos disponíveis:

Garanhuns:
Análise do Comportamento do Consumo
Estratégia de Vendas para Comércio de Rua

Calendário:
- Inscrições: até 06 de dezembro;

- Resultado dos aprovados: 07 de dezembro;
- Matrícula: 06 a 09 de dezembro.

Mais informações: 0800.081.1688 / (87) 9.9988.3934 / (87) 3764.2703 
Editais completos e inscrições: www.pe.senac.br/psg/#/consulta-de-vagas

Governo do Estado promove o 3º Congresso Pernambucano de Contratações Públicas (COPECON)

Evento que é coordenado pela SAD, será realizado na próxima quarta-feira (09) e quinta-feira (10). Pela primeira vez, o COPECON acontecerá de forma on-line devido à pandemia do novo coronavírus 


Sempre com o olhar voltado para os avanços na área de contratações públicas, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), sob a coordenação da Secretaria Executiva de Licitações e Compras do Estado (SELIC), promoverá na próxima quarta-feira (09) e quinta-feira (10), o 3º Congresso Pernambucano de Contratações Públicas (COPECON), cujo tema será: “O futuro das Compras e Contratos Governamentais”. 

O evento, que tradicionalmente é realizado de forma presencial, este ano em razão da pandemia do novo coronavírus será realizado de forma on-line pela primeira vez. As inscrições para participar do 3º COPECON devem ser feitas por meio do link: https://credencial.imasters.com.br/terceirocopecon-inscricoes-2020.

A abertura do evento on-line será na próxima quarta-feira (09), a partir das 9h, com a participação da secretária de Administração, Marília Lins; da secretária Executiva de Compras e Licitações do Estado, Gianni Guimarães; do gerente geral de Licitações, Rodrigo Lages e da gerente geral de Compras, Contratos e Cadastro, Nara Freitas.

De acordo com a secretária de Administração, Marília Lins, o COPECON já se consagrou como um dos mais importantes eventos na área de contratações públicas. “É importante trazer à luz temas pertinentes no que se refere às contratações governamentais. Temos que estar atualizados e cada vez mais próximos dos órgãos e entidades de todo o Poder Executivo para entregarmos serviços com mais qualidade e eficiência à sociedade”, destacou a secretária.

Durante os dois dias de evento serão realizadas várias palestras, através da plataforma on-line Streams Yard com re-transmissão pelo Youtube. O público-alvo do evento são servidores do Estado que trabalham com contratações públicas, no entanto o evento será aberto para quaisquer interessados. 

A secretária Executiva de Licitações e Compras do Estado, Gianni Guimarães, informou que serão tratados durante o congresso temas de grande importância, tais como: Reflexões sobre as inovações do novo decreto de pregão eletrônico federal; Estudo técnico preliminar e Termo de Referência: como otimizar os instrumentos; Inovação em Compras Públicas, entre outros assuntos. 

“O COPECON já faz parte do calendário de grandes eventos na área de licitação e compras do Estado. A troca de experiência este ano será virtual por conta da Covid-19, porém, não menos importante. Palestrantes com expertise nas suas respectivas áreas irão debater assuntos pertinentes e de grande interesse para os servidores que atuam na área de contratações públicas”, referendou Gianni.

SÃO BENTO DO UNA - CAPOEIRAS / Obras no trecho final da PE-193 em fase de pavimentação


Com investimento de R$ 5,6 milhões, as obras de implantação e pavimentação do trecho final da rodovia PE-193 avançam. São 5,2 quilômetros de extensão, ligando os municípios de Capoeiras a São Bento do Una, no Agreste pernambucano. 

Executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) sob a supervisão da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), as ações incluem a execução do complemento da terraplanagem, a pavimentação e a sinalização da via, melhorando a trafegabilidade e proporcionando mais conforto e segurança para quem transita pelo local.

As intervenções devem ser concluídas em fevereiro de 2021 e, no momento, estão em andamento os serviços de pavimentação. “A iniciativa beneficiará diretamente mais de 106 mil moradores da região do Agreste Meridional e facilitará o escoamento da produção leiteira, agrícola, da pecuária e de laticínios, impactando positivamente para o crescimento da economia local.”, pontua o presidente do DER, Maurício Canuto.

Sete de Setembro com grandes chances de retornar à primeira divisão do Pernambucano


Garanhuns volta a viver a esperança de contar com um time na primeira divisão do Campeonato Pernambucano. Parece que o sentimento de mudança no município chegou ao futebol profissional. 

O Sete de Setembro está em um esforço coletivo para superar as dificuldades e voltar a triunfar no estado. Para isto tem contado com uma equipe na direção empenhada, apoio de antigos dirigentes, empresários e até o futuro prefeito Sivaldo Albino já tem buscado formas de ajudar o Alviverde da Cidade das Flores. A principal dificuldade do clube é realmente financeira nesta segunda divisão, ainda mais com jogos de portões fechados, não é fácil, e lutando contra clubes tradicionais que têm o mesmo sonho como o Ypiranga, Porto, Centro Limoeirense, Íbis e Vera Cruz. Adversários do Sete do Hexagonal Final. Fora os que já saíram na primeira fase da competição.

São apenas cinco jogos agora, e o Sete já jogou dois. Perdeu do Vera Cruz, que lidera com seis pontos após duas rodadas, e venceu o Centro Limoeirense, nesta quarta-feira. Com três pontos, o Guará está em quarto lugar, com os mesmos três pontos do Centro e do Porto. Uma vitória e um derrota para todos três.

No próximo domingo, o Sete pega o Ypiranga no Gigante do Agreste, que está em último, com apenas 1 ponto. O time de Garanhuns tem que vencer para continuar sonhando com a classificação.

A chance é real e seria muito importante para nosso município voltar a ter a visibilidade que o futebol profissional oferece. 

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.