terça-feira, 22 de setembro de 2015

GERALDO FREIRE Entrevista Governador Paulo Câmara. Transcrição completa do programa da Rádio Jornal

Geraldo Freire - O Comunicador da Maioria



O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, afirmou, hoje, em Brasília, que o pacote anticrise apresentado pelo seu governo foi elaborado em cima de uma estratégia: a de garantir empregos, não afetar os mais pobres e se precaver para superar 2016, que promete repetir a recessão atual no país. 

"...O que eu não posso deixar é o Estado desequilibrado, ter que fechar serviços públicos, de saúde, educação e segurança em momentos como esse. A responsabilidade de todo governante exige medidas e eu estou tomando medidas em favor do meu Estado", declarou o governador, em entrevista ao radialista Geraldo Freire, na Rádio Jornal, na manhã desta terça-feira (22.09.15). 

O governador criticou o fato de o Governo Federal anunciar um conjunto de ações "sem sentido", como a proposta da recriação da CPMF. Paulo destacou que a recessão já consumiu 70 mil empregos em Pernambuco e que está defendendo o Estado desta crise. 

Na entrevista, ele falou ainda sobre honrar o seu Programa de Governo tão logo a receita do Estado permita, mas que a prioridade é a manutenção dos serviços já existentes. "E eu vou trabalhar muito, ao longo do meu mandato, para que tudo aquilo que foi devidamente pactuado, em favor do Estado e da melhoria qualidade de vida do povo e dos serviços públicos, seja efetivado. A responsabilidade de todo governante exige medidas e eu estou tomando medidas em favor do meu Estado". 

Geraldo Freire - Ah! O senhor está em Brasília nesse momento. Adianta nesses tempos ir à Brasília, governador?

Nota da Bancada de Oposição sobre aumento de impostos anunciado pelo Governo‏



Em face da divulgação, nesta segunda-feira (21), do pacote do Governo do Estado, com a previsão de aumento de impostos, a Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa gostaria de destacar que:

1. Desde o início da atual legislatura, a Bancada de Oposição na ALEPE vem cobrando do Governo do Estado um amplo debate sobre as contas estaduais, o caixa pernambucano e seus impactos nas diversas áreas do Estado.

2. Antes de discutir aumento de carga tributária, é de extrema importância que a Secretaria da Fazenda apresente um balanço da execução dos cortes orçamentários, mostrando o que foi cortado e em que volume. Isso, tanto no primeiro corte, de R$ 320 milhões, quando no adicional de R$ 600 milhões anunciado há cerca de um mês.

3. A repercussão destas medidas na sociedade pernambucana, em termos econômicos e financeiros, é incompatível com o caráter de urgência atribuído pelo Governo ao pacote enviado a esta Casa, uma vez que um tema dessa relevância precisa ser amplamente discutido entre os parlamentares e com a sociedade, para que possa ser definido por convencimento e não, apenas, por votação.

4. Vale ressaltar ainda a contradição do PSB, partido do governador Paulo Câmara, que nacionalmente se posiciona contra o aumento de carga tributária e, no Estado, propõe exatamente o que se diz contrário, elevando impostos em áreas como telecomunicações e combustíveis, que têm peso considerável sobre as contas da população.

5. Não faremos julgamentos precipitados sobre as medidas enviadas à Assembleia Legislativa, mas cobraremos do executivo que não só o pacote, mas toda a situação financeira do Estado, seja debatida com a seriedade e profundidade necessárias para que possam ser identificadas as dificuldades e as possíveis saídas para a atual crise enfrentada pelo Estado.

6. Por fim, a Bancada de Oposição informa que realizará uma reunião na manhã desta terça-feira (22) para discutir as medidas apresentadas pelo Executivo e o posicionamento que será adotado pelos parlamentares diante do pacote, sempre com a premissa de preservar os serviços essenciais prestados à sociedade pernambucana.

Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Prefeita de Palmeirina pede Auditoria Especial do Tribunal de Contas do Estado

A prefeita em exercício de Palmeirina, a advogada Eliane Vicente, esteve no Recife nesta terça-feira (22), acompanhada do pai, ex-prefeito Toinho Vicente, e também do ex-prefeito Eudson Catão, na sede do Tribunal de Contas do Estado, entregando um pedido para que o órgão de controle faça uma Auditoria Especial nas contas do município. Dr. Dirceu Rodolfo recepcionou a solicitação e dará encaminhamento.

Eliane Vicente assumiu a prefeitura após o afastamento pela justiça do prefeito eleito Renato Sarmento, com quem já estava rompida, junto com os ex-prefeitos Toinho Vicente e Carlos Timóteo, que o apoiaram na última eleição. Assim, fortaleceram a oposição, comandada por Eudson Catão. 

Eliane afirma que não sabe o que encontrará nas várias contas e convênios da prefeitura, que estão sem saldos. Os salários de servidores e contratados estão atrasados, em muitos casos entrando para o quarto mês, além de muitas pendências com fornecedores. A previdência do município também está sem receber repasses.

As dificuldades constatadas serão também objeto de investigação na Câmara Municipal, que abriu uma CPI para analisar a administração do prefeito afastado.

Eliane Vicente concedeu entrevista a Magno Martins, que será veiculada no programa Frente a Frente, desta terça-feira.

Rio 2016: Garanhuenses podem se inscrever para participar do revezamento da tocha olímpica



O município de Garanhuns, localizado no Agreste Meridional de Pernambuco, está na lista dos locais oficiais por onde a Tocha Olímpica Rio 2016 irá passar. O principal símbolo deverá percorrer, de acordo com o comitê organizador, mais de 250 cidades brasileiras, num período de mais de 90 dias, nas cinco regiões do país. Os garanhuenses interessados em participar do revezamento precisam se inscrever. O cadastramento dessas pessoas começou nesta segunda-feira (21) e segue até o dia 15 de outubro.

A Prefeitura de Garanhuns definiu seis locais de inscrição, são eles: Palácio Celso Galvão, na avenida Santo Antônio, centro da cidade; as sedes das Secretarias de Administração e Turismo, situadas no Centro Administrativo Municipal, avenida Caruaru, S/N; Secretaria de Educação e Esportes, instalada na rua Siqueira Campos, nº 43, centro; Secretaria de Cultura, na rua Treze de Maio, S/N, sala 5; e o prédio da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), avenida Caruaru, nº 508. Os locais estabelecidos contam com servidores e funcionarão, para esta ação, das 9h às 13h. Os inscritos devem ser maiores de 12 anos e não serem políticos eleitos por voto popular.

Os condutores da tocha serão definidos pelos patrocinadores das olimpíadas (Coca-cola, Bradesco e Nissan), que devem avaliar a história de vida do candidato e seu envolvimento com a cidade. “Eles buscam histórias de superação, de metas alcançadas, verdadeiras histórias de amor, dedicação, seja de resultados individuais ou coletivos. A organização fala inclusive em analisar ideias criativas que os candidatos tenham para executar durante o percurso”, ressalta a secretária de Comunicação Social, Jacqueline Menezes.

A execução do revezamento tem ligação direta com as três esferas de governo – federal, estadual e municipal. Em Garanhuns, a Secretaria de Turismo foi a responsável por coordenar a logística. “Todo o governo municipal está envolvido nessa ação, seja direta ou indiretamente. Então abraçamos a causa e estamos engajados em realizar um belíssimo momento. Para que tudo dê certo, contamos com o apoio da população, que pode se inscrever ou prestigiar a ocasião na data que ainda será estabelecida. Nossas expectativas são as melhores”, pontua a titular da pasta, Gerlane Melo.

Os interessados precisam, para o ato de inscrição, CPF, RG e endereço de e-mail. Um vídeo também pode ser feito. Para saber o formato e outras regras sobre a gravação, acesse um dos sites dos patrocinadores (www.cocacola.com.br / www.nissan.com.br / www.bradesco.com.br ).

Texto: Cloves Teodorico
SECOM GARANHUNS

Abertas inscrições para Seminário Estadual Sistema de Justiça e SUAS



No mês de outubro, a cidade do Recife sedia o Seminário Estadual Sistema de Justiça e Sistema Único de Assistência Social (SUAS) - Ações Integradas. Durante o evento, será detalhada a estrutura normativa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Também haverá discussão sobre a importância da atuação das instituições do sistema de Justiça na relação com a assistência social e os desafios para concretização dos ideais de transformação social, contidos na Constituição Federal. As inscrições começam nesta segunda-feira (21).

O seminário acontece no dia 20 de outubro, das 9h às 17h, no Centro de Formação Paulo Freire, no bairro da Madalena. As inscrições podem ser feitas através do formulário disponibilizado no site da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude – SDSCJ (www.sdscj.pe.gov.br). Serão disponibilizadas 300 vagas. 

O evento é uma iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com a SDSCJ, através da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEAS), além da Secretaria de Assistência Social do Recife e dos conselhos regionais de Serviço Social e de Psicologia.

Serviço
Seminário Estadual Sistema de Justiça e SUAS
Local: Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Endereço: Rua Real da Torre, nº 299, bairro da Madalena – Recife
Quando: 20 de outubro
Horário: das 9h às 17h
Inscrições: Link no site da SDSCJ (parte inferior) – www.sdscj.pe.gov.br

OAB Garanhuns divulga Nota de Pesar pelo falecimento de Dr. Pedro Ribeiro‏‏


A OAB Garanhuns, em nome de todos os advogados que militam no Agreste Meridional, vem a público informar e lamentar, o falecimento do Dr. Pedro Ribeiro e Silva, primeiro presidente da Subseccional Garanhuns, da Ordem dos Advogados do Brasil, na gestão 1973 a 1974.

Com a certeza que o mundo jurídico tem uma perda enorme nesta data, a OAB Garanhuns presta homenagem ao nobre colega, no mesmo momento em que se solidariza com sua família, externando os sentimentos da classe.

O exemplo de integridade moral, competência profissional e liderança, demonstrados por Dr. Pedro Ribeiro, serão sempre reconhecidos por seus pares.

Aproveitamos também para informar que o velório acontece na Funerária Suíssa, na Av. Simoa Gomes, Heliópolis, em Garanhuns.


Dr. Paulo André do Couto Soares - Presidente
OAB Subseccional Garanhuns

Confira os CURSOS GRATUITOS na Semana de Capacitação do Sebrae em Garanhuns


CODEAM convida para capacitação com especialista da Controladoria Geral da União



O Secretário-Executivo da CODEAM, Sandoval Cadengue, em nome do seu presidente, Leonardo Martins, convida prefeitos, secretários, gestores regionais e a sociedade em geral, para uma reunião nesta quinta-feira, dia 24, das 09:00 às 17:00h, no auditório da entidade, onde haverá uma capacitação sobre Controle Interno, ministrada pelo Dr. Abelardo Lessa, da CGUPE - Controladoria Geral da União.

Diante da crise financeira, faz-se necessário um maior controle na administração municipal, para superar este momento, e a capacitação visa atualizar conhecimentos e práticas que possam otimizar a gestão pública municipal.





Vereadores aprovam CPI em Palmeirina. Blog do Magno mostra irregularidades

Em sessão na noite desta segunda-feira na Câmara de Palmeirina, os vereadores aprovaram a abertura de CPI para investigar a administração do prefeito afastado Renato Sarmento, devido supostas irregularidades em convênios estaduais e federais.

Votaram a favor da abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito os vereadores: Marili Catão, Galego de Toinho, Mizé, José Marcelino e Toinho Santana. Votaram contra, os vereadores Davi e Jailton. Dois vereadores faltaram à sessão: Márcio Timóteo (irmão do ex-prefeito Carlos Timóteo) e Bruno Monteiro, considerado independente.

Renato Sarmento foi afastado pela justiça pelo prazo de 180 dias, devido atrasos de salários a servidores, contratados, aposentados e pensionistas.

Documentos obtidos pelo blog do jornalista Magno Martins revelam que o prefeito de Palmeirina, Renato Sarmento (PMDB), afastado do cargo pela justiça,não somente atrasou os salários dos funcionários da Prefeitura, mas também está sendo investigado, através de um inquérito civil, por improbidade administrativa.

O prefeito é acusado de receber mais de R$ 690.000,00 para a construção de uma creche através do programa Proinfância, do Governo Federal, mas de acordo com o documento enviado ao promotor de justiça do Ministério Público Federal em Garanhuns, pelo presidente da Câmara dos Vereadores de Palmeirina, Galego de Toinho (PP), o terreno para construção da creche sequer existe.

Não há qualquer indicio de construção da creche no município, porém, pelos extratos da conta corrente onde a verba está disponibilizada, já foram realizados vários resgates e também transferências para a conta da Prefeitura. O saldo na conta é de apenas R$ 1,05.

Confira os documentos:




RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.