segunda-feira, 25 de maio de 2020

Prefeitura de Arcoverde antecipa feriados referentes ao ciclo junino, São João e São Pedro



Em virtude das diversas medidas tomadas pela gestão municipal, com fins de evitar a proliferação da pandemia da Covid-19 na cidade, a Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, no uso de suas atribuições legais, torna público o Decreto n° 249/2020, que antecipa os feriados de São João (24/06) e de São Pedro (29/06).

As citadas datas tiveram a antecipação de seus feriados para os próximos dias 28 e 29 de maio, tendo em vista também o cancelamento da versão 2020 do tradicional ciclo junino na cidade.

Foto: Robson Lima

BOA NOTÍCIA / Estado e PCR chegam a mais de dois mil novos leitos para pacientes com Covid-19

Dois meses depois de anunciar que iriam criar mil leitos para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, Governo do Estado e Prefeitura do Recife atingem mais que o dobro da meta




O Governo do Estado e a Prefeitura do Recife (PCR) atingiram, nesta segunda-feira (25), a marca dos 2.104 leitos destinados ao tratamento do novo coronavírus para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco. O número é maior que o dobro da meta estabelecida em março, quando a expectativa era de criar mil vagas. Do total de novos leitos, 739 são de Terapia Intensiva (UTI) e 1.365 são de enfermaria.

Pela gestão estadual, foram colocados em funcionamento 1.377 leitos, distribuídos em 20 municípios, englobando as quatro macrorregiões de saúde de Pernambuco. Desse total, 614 são vagas em Unidades de Terapia Intensiva. Destaque para a inauguração dos hospitais de referência para a Covid-19, em Boa Viagem (antigo Alfa), que já conta com 55 leitos de UTI; e Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque), que tem 22 leitos de Terapia Intensiva.

Além disso, as unidades da rede estadual também ampliaram o número de leitos, abrindo novas vagas exclusivas para o tratamento da covid-19, como o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, que implantou 45 leitos de UTI dedicados à doença; o Hospital Agamenon Magalhães, que destinou 44 leitos desse tipo; o Hospital Dom Hélder Câmara, com 40 vagas de Terapia Intensiva; e o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, também com 40.

“Esses números mostram o esforço do Governo do Estado em cumprir um compromisso feito ainda no início dessa pandemia, de ampliar o número de leitos dedicados à Covid-19, especialmente os de Terapia Intensiva, em Pernambuco. Um grande esforço em todos os sentidos: ao mobilizar toda uma rede de saúde, por meio da mobilização de recursos financeiros e humanos, no sentido de ampliar a nossa capacidade de atendimento, recebendo mais pacientes. Esse, certamente, já é o maior esforço de abertura de leitos de toda a história da Saúde Pública em Pernambuco, e está sendo responsável por salvar muitas vidas todos os dias”, comentou a secretária executiva de Vigilância em Saúde de Pernambuco, Luciana Albuquerque.



Fotos com créditos em anexo

Deputado quer pagamento retroativo do Auxílio Emergencial




O deputado federal Danilo Cabral (PSB) apresentou projeto de lei (2.764/2020) para assegurar o pagamento retroativo da renda emergencial básica para as pessoas que, por problemas cadastrais, não acessaram o benefício no início da provisão e posteriormente tiveram seu pedido deferido. A segunda parcela do auxílio começou a ser paga na última segunda-feira (18), mas há registros de pessoas sem acesso ao benefício. 

São 36,8 milhões de pessoas que tiveram solicitação de benefício indeferida, segundo dados do governo. Até semana passada, eram 1,5 milhão de pedidos que estavam em análise pela Dataprev e outros 4,1 milhões de pedidos seguiam aguardando processamento. Estima-se que mais de 46,2 milhões de brasileiros já receberam o auxílio. 

“Já estamos discutindo, no Congresso Nacional, a prorrogação do pagamento do auxílio emergencial, mas há problemas que não foram solucionados. Há cadastros à espera de análise e questionamentos sobre os indeferimentos. Precisamos de medidas que garantam o pagamento da renda básica às pessoas que têm direito”, justifica Danilo Cabral. 

O parlamentar destaca que vários problemas foram identificados, como o pagamento do auxílio a 70 mil militares, enquanto benefícios têm sido negados por critérios definidos pelo governo, sem previsão legal. “Além dos problemas cadastrais, as pessoas enfrentam enormes filas, implicando em atraso e prejuízo para os beneficiários. Por se tratar de falhas causadas pelo governo, a responsabilidade pelos atrasos deve ser arcada pelo próprio governo”, explica Danilo Cabral. 

Além do projeto de lei 2.764, o deputado apresentou emenda à medida provisória 959/20, autorizando lotéricas, Correios e bancos privados para a retirada do benefício, assim como o emprego das Forças Armadas para o apoio logístico. Os beneficiários que receberam o pagamento pela poupança digital da Caixa podem fazer saques nas lotéricas e nos caixas eletrônicos, desde o dia 27. Para o deputado, a ampliação das opções de pagamento do auxílio devem ser asseguradas. O PSB também apresentou emenda para excluir a exigência do CPF para acesso ao benefício. 

“Nós estamos acompanhando atentamente o atendimento à população mais vulnerável nesta crise provocada pela pandemia. É preciso garantir o acesso à renda mínima emergencial e também proteger as pessoas”, finaliza Danilo Cabral. 

Foto: Chico Ferreira

MPPE / Recife lidera isolamento entre capitais do país



O Índice de Isolamento Social do Estado, em 24 de maio, foi de 56,6%, já em 17/5 foi de 58,9%, representando uma redução em relação ao mesmo período. O ranking é uma ferramenta pública, divulgado pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), no endereço:

É por ele que temos acompanhado o isolamento social desde o início deste mês aqui no blog.

Entre as capitais brasileiras, Recife (61,3%) é a cidade com o mais alto índice, liderando o isolamento social no Brasil. Ela é seguida por Macapá, com 61% e Maceió, com 59,6%. Em relação aos demais estados da federação, Pernambuco ocupa o quarto lugar, ficando atrás do Amapá (60,73%), Acre (58,85%) e Rio de Janeiro (57,44%).
“As autoridades sanitárias têm relatado a necessidade de mantermos um isolamento de 70% para podermos ter uma redução de impacto na quantidade de infectados, no número de pessoas nos hospitais e, consequentemente, na redução de óbitos relacionados ao novo coronavírus. É preciso que a população entenda essa necessidade e fique em casa para conter o processo de contágio com o novo coronavírus. Estamos atuando em todo o Estado para garantir esse processo de isolamento, emitindo recomendações e realizando fiscalizações”, disse o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros.
O mais alto índice de isolamento ocorreu em 22 de março, quando o Estado alcançou 62% de isolamento. Pernambuco possui uma população com mais de 9,5 milhões de pessoas. O período com o pior índice de isolamento foi em 8 de maio, com 43,1% da população.
“O cidadão precisa ter a consciência da necessidade de isolamento e mude a sua atitude. Comece a pensar nos riscos em que está colocando a sua família e o outro. Caso contrário, será necessário reeditar medidas mais rígidas para conter o avanço da propagação do vírus. Precisamos termos consciência de que já são mais de 2 mil vidas perdidas em nosso Estado e precisamos parar o avanço do vírus, precisamos vencer essa guerra e só com uma consciência coletiva e colaboração de todos, será possível fazermos a saída do isolamento de forma progressiva”, finalizou Dirceu Barros.
Série histórica — O Ranking de Isolamento Social é uma ferramenta desenvolvida por meio do Desafio Covid-19, ação conjunta do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Porto Digital e Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), está sendo atualizado para apresentar a série histórica com os dados do isolamento nos municípios pernambucanos.

Palmeirina lidera no domingo e aparece entre os três melhores da região. Brejão continua em primeiro em nosso ranking


Confira o índice de isolamento social dos 10 melhores municípios que fazem parte da V Regional de Saúde, referente ao domingo, 24 de maio. Os números estão sendo divulgados pela parceria do Ministério Público de Pernambuco com a InLoco Georreferenciamento, que utiliza dados de localização por telefonia celular, método usado em todo o país.

Palmeirina novamente aparece bem, lidera na região com boa margem em relação aos demais municípios. Garanhuns mostra que o domingo é o seu melhor dia. Na semana passada liderou, agora foi segundo. Infelizmente não consegue durante a semana manter uma média que fique entre os primeiros. Brejão segue liderando no ranking mensal. Ah! O resultado de Palmeirina foi tão bom que o leva à terceira colocação no geral.

Destaque também para Bom Conselho, que só havia aparecido na lista no dia que o prefeito testou positivo para Coronavírus, e acho que foi também em um domingo. Municípios com comércio mais forte têm mais dificuldade com isolamento, a exemplo também de Lajedo.

Índice médio em PE neste sábado: 56,6%. 

RANKING MAIO 
(Sistema de pontuação criado por nossa agência, conforme posição do município no ranking de isolamento diário. São pontuados os 10 melhores do dia, com 10 pontos para o primeiro, nove para o segundo, e assim sucessivamente). No final do mês vamos premiar o melhor da região, e outros cinco municípios pelo mérito da colocação entre os primeiros. Em junho, zera tudo e vamos conferir o isolamento com o desafio do comércio voltando a funcionar.

1. Brejão - 118 pontos
2. Caetés - 107 pontos
3. Palmeirina - 100 pontos
4. Terezinha - 99 pontos
5. Iati - 87 pontos
6. Capoeiras - 85 pontos
7. Angelim - 79 pontos
8. Itaíba - 72 pontos
9. Águas Belas - 59 pontos
10. Calçado - 56 pontos
11. São João - 49 pontos
12. Garanhuns - 47 pontos

Agora vamos ao nosso resultado diário. Confira mais abaixo os dias anteriores.

DOMINGO (24/05/2020)
1. Palmeirina 58,8% (8° colocado no estado)
2. Garanhuns 53,8% (42°)
3. Bom Conselho 51,6% (71°)
4. Caetés 50,4% (87º)
5. Brejão 49,7% (95°)
6. Angelim 49,4% (96°)
7. Correntes 49,3% (102°)
8. Paranatama 48,8% (109°)
9. Terezinha 48,7% (111°)
10. Iati 48,7% (112°)


SÁBADO (23/05/2020)
1. Terezinha 55,6% (7° colocado no estado)
2. Caetés 49,9% (23°)
3. Palmeirina 47,5% (38°)
4. Paranatama 45,8% (59°)
5. Calçado 45,3% (66°)
6. Brejão 44,8% (75°)
7. Angelim 44,4% (84°)
8. Garanhuns 44,3% (85°)
9. Iati 43,5% (100°)
10. Capoeiras 43,4% (102°)

CONFIRA OS DIAS ANTERIORES

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.