sexta-feira, 2 de julho de 2021

Pernambuco permitirá eventos sociais a partir da próxima semana




O Governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (02.07), avanços no Plano de Convivência com a Covid-19 a partir da próxima segunda-feira (05.07), com a permissão de eventos sociais e ampliação de horários de funcionamento de atividades. Na Macrorregião 1, que contempla o Grande Recife, Mata Norte e Sul e parte do Agreste, os eventos sociais – como aniversários, batizados, casamentos e formaturas – poderão acontecer das 8h às 23h durante a semana, e das 8h às 22h nos finais de semana. Já nas Macrorregiões 2, 3 e 4, essas celebrações estarão permitidas entre 8h e 22h ao longo da semana, e das 8h às 21h aos sábados e domingos. O número máximo de participantes permitido nos eventos, em todas as macrorregiões, será de 50 pessoas, ou 30% da capacidade do local, o que for menor.

O secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, explicou as novas regras também para eventos corporativos. “Na macro 1, vão funcionar das 8h às 22h, tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos. Antes, podiam acontecer até às 21h nos finais de semana. Já nas macros 2, 3 e 4, os eventos vão poder ocorrer das 8h às 22h na semana, e das 8h às 21h nos finais de semana. O número de participantes, em todas as macrorregiões, será ampliado de 50 para 100 pessoas, ou 30% da capacidade”, esclareceu.

Especialmente para ocasiões como colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico, que já estavam permitidos, as novas regras seguem os mesmos horários dos eventos sociais, de acordo com cada macrorregião, e a capacidade permitida nos eventos corporativos. Nesse caso, alimentos e bebidas continuam proibidos. As apresentações e shows com música ao vivo, em qualquer tipo evento, também seguem suspensos.

Ainda de acordo com Rodrigo Novaes, na Macrorregião I os bares e restaurantes terão funcionamento permitido até às 23h nos dias de semana e 22h nos fins de semana. Já nas Macros 2, 3 e 4, poderão funcionar até 22h durante a semana e até 21h aos sábados e domingos. “Além disso, no que diz respeito ao funcionamento desses estabelecimentos, eles ganham mais uma hora. Essa é mais uma iniciativa importante para o setor. Evidentemente, os empresários devem seguir cumprindo os protocolos determinados”, complementou.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ana Paula Vilaça, anunciou a ampliação no horário de funcionamento de outras atividades. "Com as novas regras, os clubes sociais terão permissão para funcionar uma hora a mais na Macrorregião 1, das 5h às 23h na semana, e das 5h às 22h nos finais de semana. No restante do Estado, esses estabelecimentos estarão liberados das 5h às 22h na semana, e das 5h às 21h nos finais de semana", explicou. Seguem vedados, nos clubes, o uso de saunas e as apresentações de músicos ao vivo.

Na macro 1, cinemas, teatros e circos que podiam funcionar das 10h às 22h na semana, e das 10h às 21h aos sábados e domingos, agora vão poder abrir às 9h e seguir até 23h durante a semana, e das 9h às 22h nos finais de semana. Já nas macros 2, 3 e 4, vão poder funcionar das 9h às 22h na semana, e das 9h às 21h nos finais de semana. O número de pessoas permitido nesses locais, em todas as macrorregiões, passará de 100 para 200, ou 50% da capacidade do local, o que for menor.

Os museus e demais equipamentos culturais também terão a carga horária ampliada. Na Macrorregião 1, vão funcionar das 9h às 22h na semana e nos finais de semana. Antes, a regra de funcionamento era das 10h às 22h na semana, e das 10h às 21h aos sábados e domingos. Já nas Macrorregiões 2, 3 e 4, estarão abertos das 9h às 22h na semana, e das 9h às 21h nos finais de semana. Continua valendo a regra de distanciamento social, com um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositivas internas e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.

Taxa de transmissão da Covid-19 em Pernambuco segue abaixo de 1 há 21 dias




Seguindo a tendência dos indicadores da Covid-19 no Estado, a taxa de transmissão se mantém abaixo de 1 há 21 dias. No período, de acordo com o grupo Covid-19 Analytics – formado por pesquisadores de diversas áreas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro – o Rt de Pernambuco está em 0,77, o segundo menor índice do País, atrás apenas de Sergipe (0,74), e dentro de patamares considerados de controle da pandemia. Essa taxa indica que cada grupo de 100 pessoas contaminadas pode transmitir o novo coronavírus para outras 80, em uma progressão decrescente.

Além do Covid-19 Analytics, outros institutos também apontam para uma redução do Rt em Pernambuco. Nas análises do site EpiForecast, da London School of Hygiene & Tropical Medicine (Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres), e do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD), a taxa de transmissão no Estado está, atualmente, em 0,79.

Essa taxa estima a velocidade de propagação de um vírus dentro de determinadas condições, expressando a aceleração, controle ou supressão do contágio. Quanto mais alto o valor, maior a velocidade de transmissão e maior o risco de uma possível sobrecarga no sistema de saúde. Em março, quando os casos do novo coronavírus voltaram a acelerar em Pernambuco, o Rt do Estado passou de 1,2. Ou seja, cada grupo de 100 infectados tinha potencial para contaminar outras 120 pessoas, em uma progressão crescente.

“Esses dados nos dão maior segurança para avançar no Plano de Convivência. Mas reforço que, mesmo colhendo bons resultados agora, o vírus permanece entre nós. Para continuar avançando na retomada de atividades sociais e econômicas precisamos manter os cuidados e cumprir com afinco os protocolos de cada setor. Ninguém quer dar passos para trás, como tivemos que fazer em outros momentos. Por isso, precisamos de um esforço a mais de todos, com o cuidado necessário. Só com cada um fazendo a sua parte iremos manter o vírus sob controle, ao mesmo tempo em que avançamos com a vacinação da população”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa do Governo de Pernambuco, nesta sexta-feira (02.07).

LEITOS – A redução progressiva dos indicadores da Covid-19 também tem impactado na ocupação dos leitos em Pernambuco. Pela primeira vez desde outubro, a taxa de ocupação das UTIs está abaixo de 70% no Estado. Na última semana epidemiológica (SE 25), encerrada no sábado (26.06), a Central de Regulação Hospitalar registrou uma redução de 18,3% nas solicitações por vagas de terapia intensiva na rede pública.

Diante desses indicadores, o secretário André Longo anunciou o início do processo de reconversão de leitos na rede pública. “Nosso objetivo é evitar a ociosidade e remodelar a rede de saúde para a retomada das cirurgias eletivas e o atendimento de outras patologias. Importante deixar claro que não estamos falando em fechamento de leitos, mas sim em vagas que haviam sido transformadas e agora voltam para o atendimento de outras doenças”, explicou. Ainda neste mês de julho, 84 leitos serão reconvertidos, de início, apenas na Região Metropolitana do Recife, nos hospitais Agamenon Magalhães, Otávio de Freitas, Getúlio Vargas e do Tricentenário.

Garanhuns/ Secretaria de Finanças informa prazo para pagamento do IPTU




A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Finanças, informa que o prazo para o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Limpeza Pública (TLP), segue até o dia 31 de agosto de 2021. É importante lembrar que a cobrança do tributo é obrigação dos municípios e está prevista na Constituição Federal.

Os donos de imóveis ou terrenos que estejam adimplentes terão desconto de 20% no pagamento do IPTU e da TLP, em cota única. Os descontos serão aplicados para quem pagar até o fim de agosto deste ano. O contribuinte deverá, antes do vencimento de sua obrigação tributária, providenciar a emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) por meio do Portal do Contribuinte para evitar os acréscimos pelo pagamento efetuado fora dos prazos determinados.

A emissão do DAM com os novos vencimentos pode ser acessada em garanhuns.pe.gov.br/sefin > CLIQUE AQUI > IPTU > DAM de exercício atual. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (87) 3762-7016 ou pelo atendimento online.

Julho com novas turmas em cursos do Senac Garanhuns




Com a flexibilização de algumas atividades sociais e econômicas anunciada pelo governo estadual, o Senac Garanhuns retomou as aulas presenciais, seguindo todos os protocolos sanitários, e está com inscrições abertas para cursos nas áreas de Beleza, Tecnologia da Informação, Saúde, Gestão e Idiomas. Os interessados podem fazer as inscrições pelo site https://www.pe.senac.br/unidades/garanhuns/ ou entrar em contato com a unidade pelos telefones (87) 3764.2703/2700 / (87) 9.9988.3934 / (87) 9.8874.8492 (WhatsApp).

Na área de Beleza, para quem já atua no setor e quer se aperfeiçoar, há o curso de Aperfeiçoamento em Colorimetria para Barbeiros que tem carga horária de 60 horas/aula.

Na área de Tecnologia da Informação, há cursos para desenvolver projetos gráficos e para gestão de projetos. As turmas de AutoCAD 2D, Excel Básico e MS Project estão com aulas começando agora em julho. Segurança da Informação também tem uma turma com matrículas abertas.

Técnicas de Flebotomia é o curso da área de Saúde e terá encontros às terças e quintas. Também com aulas no horário noturno, a área de Gestão tem turma de Relacionamento com o Cliente e o Pós-vendas e de Inteligência Emocional

Para quem quer estudar inglês, há duas turmas de Beginners, sendo uma do nível I e outra, no nível II. Ambas têm 80 horas de aula e encontros, a partir de julho, no horário da tarde. Também há cursos para crianças, o Teens 4, que atende a idade mínima de 11 anos . A unidade está agendando teste de nível.


Serviço


Senac Garanhuns
Rua Maria Ramos, 22, Heliópolis
(87) 3764.2703 / 2700/(87)9.9988.3934/ (87)9.8874.8492 whatsapp

Beleza
Aperfeiçoamento em Colorimetria Para Barbeiros – 60h
05.07 a 23.08.2021 – Seg – 8h às 17h
Investimento – 6 x R$ 78,33 cartão ou 1 x R$470,00 boleto

Tecnologia da Informação
AutoCAD 2D – 60h
26.07 a 20.08.2021 – Seg a Sex – 19h às 22h
Investimento – 6 x R$73,33 cartão ou 3 x R$146,66 boleto

Excel Básico – 30h
13 a 26.07.2021 – Seg a Sex – 19h às 22h
Investimento – 6 x R$40,00 cartão ou 1 x R$240,00 boleto

MS Project – 48h
05 a 20.07.2021 – Seg a Sex – 14h às 18h
Investimento – 6 x R$60,00 cartão ou 1 x R$360,00 boleto

Segurança da Informação – 36h
26.07 a 05.08.2021 – Seg a Sex – 8h às 12h
Investimento – 6 x R$49,16 cartão ou 1 x R$295,00 boleto

Idiomas
Beginners I – 80h
06.07 a 18.11.2021 – Ter e Quin – 15h às 17h
Investimento – 10 x R$57,00 cartão ou 4 x R$142,50 boleto

Beginners II – 80h
05.07 a 04.10.2021 – Seg, Qua e Sex – 15h às 17h
Investimento – 10 x R$57,00 cartão ou 4 x R$142,50 boleto

Teens 4 – 60h
06/07 a 14/10/2021 Terças e quintas15h às 17h
Investimento – 6 x R$ 73,33 cartão ou 4 X R$ 110,00 boleto

Saúde
Técnicas de Flebotomia - 40h
06.07 a 19.08.2021 - Ter e Quin - 19h às 22h
Investimento: 6 x R$46,66 cartão ou 1 x R$280,00 boleto

Gestão
Relacionamento com o Cliente e o Pós-vendas - 24h
20 a 29.07.2021 - Seg. a Sex. - 19h às 22h
Investimento: 6 x R$40,00 cartão ou 1 x R$240,00 boleto

Inteligência Emocional - 15h
24 e 25.07.2021 sábado e domingo - 8h às 17h
Investimento: 6 x R$38,33 cartão ou 1 x R$230,00 boleto

Paulo Câmara participa de celebração do centenário de José Cavalcanti Neves





O governador Paulo Câmara prestigiou, nesta quinta-feira (01.07), uma homenagem ao centenário do advogado José Cavalcanti Neves, que será comemorado no próximo dia 3 de julho. Neves é ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pernambuco e foi o único pernambucano a presidir o Conselho Federal da Ordem. Ao parabenizar o advogado, Paulo Câmara o classificou como um ícone da advocacia brasileira e destacou sua trajetória em defesa da liberdade, principalmente no período da ditadura militar.

“Todos nós que, de alguma forma, temos como ofício servir ao povo, temos o dever não só de reverenciar, mas de seguir o bom exemplo do cidadão José Neves, pois a defesa da democracia e dos direitos humanos é obrigação primordial de todos”, frisou Paulo Câmara.

Além de comandar a OAB-PE por sucessivos mandatos (de 1958 a 1971) e presidir o Conselho Federal da Ordem entre 1971 a 1973, José Cavalcanti Neves também recebeu, em 1981, a mais alta comenda outorgada pelo Conselho Federal, a Medalha Rui Barbosa.

“José Cavalcanti Neves tem uma vida ilibada. Não só de jurista, mas de humanista. Ele tem uma vida dedicada à advocacia e à política de classe, com um olhar de cidadania. É uma justa homenagem ao seu centenário de vida, que deixa para as gerações e para o Brasil um exemplo de coragem e determinação”, afirmou o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins.

Entre os participantes da homenagem, estiveram ainda o ex-presidente e membro Vitalício do Conselho Federal da OAB, Marcos Vinícius Furtado Coelho – coordenador-geral do evento – que representou o presidente nacional da Ordem, Felipe Santa Cruz; o prefeito do Recife, João Campos; o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista; e o presidente do TRF - 5º Região, desembargador Edilson Pereira Nobre Junior, além dos filhos do homenageado, Jorge Neves e Marcelo Neves, e do seu neto Carlos Neves, conselheiro do TCE-PE.

Prouni-PE prorroga inscrições até 19 de julho



Atendendo às solicitações das Instituições de Ensino Superior (IES), para que o calendário fosse estendido e acompanhasse o período de matrículas para o segundo semestre, a coordenação do Prouni-PE prorrogou até o dia 19 de julho as inscrições para as 550 novas vagas de seu segundo edital. O programa vai contemplar estudantes pernambucanos com bolsas de estudos no valor de R$ 500,00 mensais. As inscrições e o edital com o novo cronograma podem ser acessados em: https://prouni.secti.pe.gov.br/

O novo processo seletivo terá como critério de seleção a nota mínima de 350 pontos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), dos anos de 2019 e 2020. As inscrições deverão ser feitas pelos estudantes para a Instituição de Ensino Superior (IES) em que estão matriculados.

O Prouni-PE tem o objetivo de estimular a formação de profissionais qualificados nas habilidades de futuro. Para isso são destinados 70%, ou 385 das vagas totais previstas neste segundo edital, para alunos de graduação das áreas de ciência, tecnologia, engenharias, matemática, computação, análise e desenvolvimento de sistemas, sistemas de informação, estatística, física, química, oceanografia, biologia e afins. O segundo grupo, com 30% das vagas restantes (165), será formado por alunos dos demais cursos de graduação de nível superior.

O programa é destinado a estudantes não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal, per capita, não exceda o valor de um salário mínimo e meio. Poderão concorrer os alunos que comprovem vínculo de matrícula nas instituições de ensino superior integrantes do Prouni-PE e que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral.

O Prouni-PE também vai destinar vagas a candidatos que comprovem ser professores do Ensino Fundamental ou Médio das redes públicas municipal ou estadual, em exercício da docência, e que estejam realizando uma nova graduaço.

Pessoas com deficiência, nos termos definidos em lei; ou mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou vítimas de violência doméstica e familiar, que comprovem vínculo de matrícula em uma IES integrante do Prouni-PE, também estão aptos a se inscreverem para uma das bolsas.

Recife é a capital do Nordeste que mais gerou empregos em maio





O Recife foi a capital do Nordeste com maior saldo positivo entre admissões e desligamentos no mês de maio, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (01.07) pelo Ministério da Economia. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostrou que, no mês passado, o Recife gerou 2.844 postos de trabalho. As outras duas capitais nordestinas que mais ganharam empregos formais foram Fortaleza (2.491) e Salvador (2.303).

Do ponto de vista estadual, Pernambuco ficou em segundo lugar na Região Nordeste, com 7.864 novos postos de trabalho, perdendo apenas para a Bahia, que gerou 10.040 empregos em maio. Os setores que mais contribuíram para o total das vagas criadas em Pernambuco foram indústria (3.421), serviços (2.513) e comércio (1.433).

Para o governador Paulo Câmara, o segundo mês seguido de saldo positivo na geração de empregos é um importante indicador do momento que o Estado está atravessando. “A pandemia e as medidas necessárias para enfrentá-la impactaram todos os setores da economia. Os resultados de abril e maio mostram uma reação do mercado que deve se consolidar com a retomada das atividades produtivas”, avaliou.

“Com o crescimento do número de pessoas vacinadas, depois de tanta pressão, temos esperança de que o cenário da geração de empregos em Pernambuco vai melhorar ainda mais, seja por conta das parcerias com a iniciativa privada, seja pelas políticas públicas adotadas pelo Governo do Estado, que criou um plano de convivência para lidarmos com essa pandemia. Com a vacinação, a área de serviços tende a crescer a partir dos próximos meses”, pontuou o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.