sexta-feira, 23 de julho de 2021

'Sommeliers' usam grupos no Telegram para achar 'vacina preferida'

 




Um grupo no Telegram com cerca de 3.000 moradores de São Paulo busca diariamente sua vacina preferida contra a covid. Há ainda outros divididos por regiões da capital e da Grande São Paulo.

Os integrantes trocam informações sobre Pfizer, AstraZeneca, Janssen e CoronaVac, os quatro imunizantes atualmente em uso no Brasil.

A repórter Lola Ferreira acompanhou a rotina de seis deles, que somam 20 mil dos chamados "sommeliers de vacina". Eles adiam a vacinação em busca de um imunizante favorito. A prática é criticada por autoridades e especialistas, por atrapalhar o cronograma de vacinação.

O grupo não é secreto, qualquer um pode entrar se tiver o link. Mas nem tudo pode. Não é permitido falar mal de nenhum imunizante nem tentar convencer ninguém. Também não se deve falar sobre política ou ser anticiência.

Os grupos são alimentados voluntariamente por aqueles que foram a postos de vacinação. Há quem percorra até três postos para informar o tamanho das filas e quais vacinas são aplicadas.

Nem sempre há justificativa para as escolhas de vacina. "Sinto em mim que não é para tomar essa", disse uma mulher sobre a CoronaVac. Outro falou que "só de pirraça" ia continuar procurando a da preferência.

UOL

Paulo Câmara é homenageado pelo apoio e incentivo que tem dado ao esporte pernambucano




Em agradecimento ao seu apoio e empenho em defesa do esporte pernambucano, o governador Paulo Câmara recebeu, nesta sexta-feira (23.07), no Palácio do Campo das Princesas, a placa “Governador Amigo do Esporte". A homenagem foi oferecida por entidades que tiveram projetos aprovados por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e também pela Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) – órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico – que patrocina as iniciativas esportivas.

“Tive a satisfação de receber hoje a comunidade esportiva de Pernambuco no dia desta homenagem. Ficamos felizes de ter uma política pública que está avançando, mesmo em um período difícil de pandemia. Continuaremos progredindo na estruturação da prática esportiva em todo o Estado e no incentivo a técnicos e atletas, para que eles tenham cada vez mais condições de treinar, se desenvolver e fazer do esporte um elemento indutor de desenvolvimento em Pernambuco”, destacou Paulo Câmara.

Apesar da crise sanitária, seis projetos foram aprovados com base na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte: Nosso Clube Instituto Vitaliza (basquete); Gerando Futebol 2 (futebol e futebol society); Time Aquáticos PE (natação, maratonas aquáticas e polo aquático); JUBs (futsal, vôlei, basquete, handebol, atletismo e natação); Basquete RD e Cesta dos Sonhos, ambos de basquete.

De acordo com o secretário-executivo de Esportes de Pernambuco, Diego Pérez, essa homenagem é um reconhecimento muito importante ao governador e à Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. “Desde 2015, a lei trouxe competições, conseguiu construir quadras e incluir socialmente milhares de crianças em todo o Estado, possibilitando a revelação de grandes talentos do nosso esporte”, ressaltou. O secretário executivo de Planejamento e Coordenação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, Leonardo Santos, reforçou que os projetos desenvolvidos são uma demonstração da prioridade dada ao esporte em Pernambuco. “O governador sempre reconheceu o papel transformador que o esporte possui”, afirmou.

Por sua vez, o presidente da Copergás, André Campos, enfatizou que com os projetos aprovados na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, Pernambuco abraça os sonhos de milhares de jovens, que têm no esporte uma grande porta de entrada para conquistar um futuro com mais oportunidades. “Em meio às inúmeras demandas que têm, o governador elegeu essa política como uma das prioridades da sua gestão. Nos sentimos honrados em participar desse reconhecimento”, arrematou.

Também estiveram presentes à solenidade o presidente da Federação Pernambucana de Basquete, Cláudio Monteiro; o vice-presidente da Federação Acadêmica de Pernambuco, Roberto Gomes; o coordenador do Instituto de Desenvolvimento de Atividades Físicas – IDAFE, Roberto Dornelas; além da ex-atleta da Seleção Brasileira Feminina de Basquete, Adrianinha.

Pernambuco tem menor número de internados em seis meses e anuncia flexibilizações no Plano de Convivência




O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (22.07), flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19. A partir da próxima segunda (26.07), o horário de funcionamento das atividades econômicas em geral será uniformizado em todas as macrorregiões de saúde, igualando todo o Estado à Macrorregião 1, que contempla o Grande Recife, Matas Norte e Sul e parte do Agreste.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, explicou os detalhes das novas determinações. “Os bares e restaurantes, por exemplo, vão poder funcionar em todo o território estadual das 5h às 23h, todos os dias da semana e feriados. Já os shoppings centers e galerias comerciais estão autorizados a funcionar das 9h às 22h, em todo o Estado, nos dias de semana, fins de semana e feriados”, esclareceu. Ela anunciou ainda que as atividades esportivas terão o retorno do público, no limite de até 100 pessoas, com exceção dos jogos de futebol profissional em estádios.

A realização dessas atividades poderá acontecer até às 23h durante toda a semana. Sobre a liberação de música ao vivo no Estado, Ana Paula Vilaça pontuou que as apresentações são permitidas com até três integrantes, utilizando quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor. No entanto, continua vetada a permanência de pessoas em pé e também a demarcação de pistas de dança.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS – Pela primeira vez desde o início de janeiro, Pernambuco registrou menos de 800 pacientes internados em leitos de UTI para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na rede pública. Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, o Estado continua assistindo a um cenário de desaceleração dos indicadores da Covid-19 em todas as regiões. Na Semana Epidemiológica (SE) 28, encerrada no último sábado (17.07), os casos de SRAG voltaram ao patamar do final do ano passado.

“Foram 705 notificações, o que representa queda de 23% em relação à SE 27 (920) e de 28% em 15 dias (979). Já nas solicitações por leitos de UTI, tivemos uma queda de 8,6% entre as semanas 28 e 27. Com isso, as taxas de ocupação, mesmo com a redução progressiva de leitos, permanecem em patamares baixos, próximos a de 50%”, informou Longo. Para o secretário, o cenário positivo é fruto de uma combinação de fatores essenciais: “Primeiro, a compreensão da grande maioria da população, que assumiu a responsabilidade com a proteção de toda a sociedade. Mas reforço que os próximos passos ainda dependem das nossas atitudes”, argumentou.

André Longo lembrou que o esforço realizado pela gestão foi determinante para que Pernambuco tenha registrado uma das melhores respostas no enfrentamento da Covid-19 no Brasil em 2021, com a segunda menor taxa de mortalidade por 100 mil habitantes do País. “Neste momento em que a variante Delta, que já tem transmissão comunitária em alguns Estados, traz uma preocupação adicional em todo o mundo, precisamos acelerar a vacinação e fazer com que as pessoas completem todo o esquema vacinal. É primordial ainda manter e reforçar os cuidados, mesmo quem já está com a imunização completa”, concluiu.

FILIPINOS – A Secretaria de Saúde informou ainda que um dos tripulantes filipinos do navio cargueiro Shoveler, de bandeira do Chipre – um homem de 48 anos – recebeu alta hospitalar na última quarta-feira (21.07). O outro tripulante segue internado na enfermaria de uma unidade de saúde privada do Recife, com quadro estável. Já os 41 profissionais que tiveram contato com a tripulação estão sendo monitorados pela SES, com 38 negativos para a doença, um positivo e dois em análise.

V GERES: Números atualizados de vacinas distribuídas e aplicadas, em 22 de julho de 2021

 



A V Gerência Regional de Saúde (V GERES), com sede em Garanhuns, informa que foram aplicadas 326.868 doses de vacinas contra a Covid-19, que correspondem a 85,46% do total de 380.333 doses distribuídas aos 21 municípios que fazem parte de sua abrangência. As demais doses se encontram em poder das Secretarias Municipais de Saúde para vacinação de primeira e segunda doses. Os dados foram atualizados nesta quinta-feira, 22 de julho, às 10:00h.

A V GERES recebe as vacinas da Secretaria Estadual de Saúde e faz a distribuição através do Programa Nacional de Imunização às Secretarias Municipais de Saúde, que devem cumprir rigorosamente a vacinação dos grupos prioritários, conforme cronograma estabelecido pela SES / PE.

Os dados estão disponíveis no LocalizaSUS.

Pré-conferências de Assistência Social têm início em Garanhuns






Visando a preparação da comunidade para a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social e a discussão dos eixos trabalhados, estão sendo realizadas, até o dia 10 de agosto, as pré-conferências. Nessa quarta-feira (21), a ação contemplou o Cras Bela Vista, no prédio da Escola Jaime Luna, além do Cras Magano. Já nesta quinta-feira (22), foi a vez do Cras Várzea, na Escola Silvino Almeida, assim como o Cras Heliópolis, receberem as atividades.

As Conferências Municipais são espaços democráticos que servem, entre outras questões, para unir poder público e sociedade civil no debate das políticas públicas para os próximos anos. Com o tema: “Assistência Social – Direito do povo e dever do Estado, com cofinanciamento público para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”, a conferência será realizada, em Garanhuns, nos dias 24 e 25 de agosto de 2021.

Dando continuidade às pré-conferências, no dia 27 de julho o Cras Quilombo será o contemplado pela manhã e, no dia 28, o Cras Boa Vista (no prédio da Escola Padre Dehon), no turno da tarde. Nos dias 03, 05 e 10 de agosto, o evento acontecerá nos distritos de São Pedro, Miracica e Iratama, respectivamente.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.