terça-feira, 2 de outubro de 2012

Escute aqui o debate entre os candidatos a prefeito de Garanhuns


O Ely Carlos gravou o debate entre os candidatos a prefeito de Garanhuns, realizado na Rádio Jornal de Garanhuns, e postou no youtube. Confiram agora o debate na íntegra.

Equipes de volei de Garanhuns conquistam fase regional dos JOCIPE



As seleções Masculina e Feminina de Voleibol de Garanhuns conquistaram o título da fase regional dos Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco – JOCIPE 2012. A conquista aconteceu no último domingo, dia 30 de setembro, nas dependências do Colégio Diocesano de Garanhuns.

As duas equipes saíram invictas da competição. No masculino, os jogos aconteceram contra as seleções de Canhotinho, Venturosa e São Bento do Una. Já no feminino, as adversárias foram às equipes de Pesqueira e São Bento. Com a conquista, as Seleções garantiram vaga na disputa final dos 17º JOCIPE, que acontecerão no mês de novembro, com datas e local a definir.

As seleções locais são compostas por atletas amadores e contam com a infra-estrutura logística da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Comunicação Social e Esportes.

Considerações sobre o debate para prefeito realizado na Rádio Jornal Garanhuns

Antes de entrar no debate em si, devemos elogiar a emissora que realizou, tanto na questão técnica quanto na elaboração, um excelente momento democrático. creio que somente o tempo de uma hora que foi curto, poderia ter sido duas horas para que os candidatos tivessem mais oportunidades de debater propostas para a cidade. A mediação de Eduardo Peixoto foi muito bem, firme e bem colocado entre os candidatos.

Parabéns Rádio Jornal.



Izaías pegou os melhores momentos, deu-se bem no sorteio, foi quem começou e terminou, e ainda teve um minuto para um direito de resposta sobre a FAMEG. Em suas considerações iniciais, ele afirmou que Garanhuns terá uma decisão fundamental no dia 7 de outubro, para colocar a cidade no rumo do desenvolvimento de Pernambuco.
Paulo Camelo disse que sua prioridades seria emprego, mas que educação e saúde estão no mesmo patamar. Aproveitou para convocar a militância para sua caminhada na quinta-feira.
Zé da Luz disse ter um plano de desenvolvimento para Garanhuns, e suas prioridades seriam educação, turismo e o distrito industrial. Disse que para gerar empregos nas indústrias, precisa melhorar a infra-estrutura da cidade.
Respondendo a perguntas de eleitores, Paulo Camelo falou sobre sua visão do funcionalismo. O engenheiro disse que vai discutir o funcionalismo e suas reinvidicações com o sindicato da categoria, mas para isso é uma mão dupla, vai também questionar o sindicato sobre a direção que fica 10, 20 ou 30 anos no poder.
Em outro momento, Zé da Luz disse que vai implantar as Escolas de Tempo Integral, reforçar o ensino profissionalizante e criar um forum permanente com as instituições de ensino superior em Garanhuns.
Questionado sobre passarelas, Izaías falou sobre passarelas em alguns bairros. Vamos colocar já no próximo ano algumas passarelas em bairros como Manoel Xéu, Vale do Mundáu, Brahma e Dom Tiago Postma.
O debate começou a esquentar quando vieram as perguntas e respostas de um candidato ao outro.
Paulo Camelo perguntou a Izaías sobre o distrito industrial. O deputado disse que começou a investir nesta possibilidade em 2006, quando trouxe a Escola do SENAI, e que agora a cidade precisa o desenvolvimento, incentivando empresas da cidade a investirem no desenvolvimento. O IFPE também já capacita futuros empregados de empresas que possam se instalar em Garanhuns. E que com o investimento em um novo distrito industrial vai buscar empresas que possam vir se instalar aqui. Na réplica, Paulo Camelo fez críticas a Armando Monteiro, pois ele como presidente da CNI não trouxe nem uma fábrica de pipoca para Garanhuns, perdeu até para Luis Carlos que implantou uma fábrica de sabão. Izaías fez a defesa de Armando como um dos senadores mais respeitados do país e que tem prestígio, sendo importante para a cidade.
Izaías perguntou a Zé da Luz sobre o Instituto de Previdência de Caetés, onde ele está respondendo processo porque tomou recursos do Instituto de forma irregular. Zé da Luz disse que era verdade, que está sendo feita a apuração para a devolução parcelada dos recursos dos trabalhadores, mas que os inativos não tiveram salários atrasados, e que 75% das prefeituras fazem isso, por isto não era importante para administração. Izaías questionou como Garanhuns poderia ter um prefeito que não respeita as leis e tem este tipo de atitude. Zé da Luz disse que esta questão dos recursos da previdência de Caetés não tinha importância.
Foi a vez de Zé da Luz perguntar, e ele teria que perguntar a Paulo Camelo para fechar o bloco. E o ex-prefeito de Caetés quis saber sobre o teleférico. Paulo detalhou que seu plano para o instrumento turístico. Pretende interligar as colinas de Garanhuns, criar um shopping turístico no Monte Sinai (sede do 9º BPM), estações no buraco da Liberdade e no Pau-Pombo. "O governador já está copiando nossa ideia, levando o teleférico para Caruaru e Gravatá". Zé da Luz replicou dizendo que Paulo não se preocupa com educação, saúde, emprego, somente com o teleférico. Camelo disse que tudo tem que ser integrado, pois não quer Garanhuns como Campos do Jordão, que é uma instância turística, no entanto é pobre, pois não há emprego em outras áreas e os governo é que ganham com o turismo.
No segundo bloco, Izaías perguntou a Paulo Camelo sobre desenvolvimento. O engenheiro disse que o governador só se preocupou em desenvolver SUAPE, Caruaru e Petrolina. Propôs a criação de uma comissão nos mesmos moldes da Codevasf, que desenvolveu a região do Vale do São Francisco, aqui seria do Vale do Mundaú, que poderia atender até o interior de Alagoas. Paulo disse que teria o apoio do senador Randolfe Rodrigues. Izaías elogiou Paulo, disse que ele tem boas ideias, mas muitas não podem ser colocadas em prática de imediato, pois a cidade precisa urgente de desenvolvimento e gerar emprego. "Precisamos de ações urgentes para acompanhar o desenvolvimento do estado. Vamos otimizar as ações na cidade, aproveitar nosso potencial, tanto das empresas que já estão aqui quanto buscar novos investimentos. É emergente ." - Afirmou Izaías. Paulo treplicou dizendo que o município começou a perder sua economia com a queda da produção de café depois da década de 50.
Paulo Camelo perguntou a Zé da Luz porque ele não participou dos movimentos a favor da FAMEG e contra Antônio João Dourado. O ex-prefeito de Caetés disse que apoia a FAMEG, que quando estiver funcionando vai colocar muitos médicos na região que precisa desse profissional. E disse que quem não apoiava a FAMEG era Izaías, que devia ter alguma coisa contra dr. Márcio Quirino. Pois ele não fez nada para a faculdade funcionar. Paulo Camelo defendeu Izaías, disse que ele participou sim, dos dois momentos, e que Zé da Luz era que não participava de nada pois nem aqui mora. Não participou de nada da FAMEG e nem se mostrou na questão de Antônio João. Zé da Luz disse que esse negócio de morar aqui não influía, pois todo mundo sabe que ele nasceu em São Pedro, e que tem planos para a cidade. E que não participou da questão contr aAntônio João porque o governador queria que ele apoiasse o projeto, e ele preferiu não participar. Voltou a dizer que Izaías se movimentou contrário a FAMEG. Zé da Luz disse que Izaías impressiona pela oratória, mas que perdeu os oito anos de Lula. Paulo Camelo lembrou que Zé da Luz é engenheiro elétrico e convidou ele para ser o gerente do teleférico.
Zé da Luz perguntou a Izaías pela ACIAGAM, os laranjas que ele coloca lá e os desvios de dinheiro das festas. Izaías disse que tem pessoa física e jurídica, e nas duas não tem nada, pode consultar até SPC e Serasa. É limpo. Ao contrário de Zé da Luz que só de irregularidades de prestação de contas tem 16 processos. Izaías disse que nunca precisou de emprego político (referindo-se a Zé da Luz), que tudo que conseguiu foi com seu trabalho. É de família pobre, mas digna. Zé da Luz disse que os recursos para as festas não estão vindo mais, por isto tem coisa errada. Izaías disse que não iria mais discutir com Zé da Luz, pois o povo não quer isso. Disse que não vai fantasiar, que está preparado para transformar Garanhuns, que conhece cada rua e conhece as pessoas. Tem o apoio de Eduardo Campos, dos três senadores, da presidente Dilma Roussef, e concocou o eleitorado.
Antes das considerações finais, o mediador deu um tempo de um minuto para Izaías falar sobre a FAMEG, já que havia sido citado por Zé da Luz.
Izaías disse que muito pelo contrário do afirmou o candidato do PHS, sempre lutou pela FAMEG, foi ele que deu entrada no Ministério da Educação e que os próprios estudantes da FAMEG sabem disso. "Estive no avião com o governador e ele sabe que erramos, pois a autorização tinha que ser federal e demos a estadual. Mas agora a FAMEG já está autorizada a funcionar, só falta o curso de medicina". E quanto a dr. Márcio, Izaías disse que respeita o diretor da faculdade, mas o dono mesmo é dr. Nicolau com quem já esteve com ele até em Minas Gerais.
Paulo Camelo iniciou as considerações finais, disse que seus eleitores não acreditem em boatos de que vai renunciar para apoiar outro candidato. "Nossa luta é contra a burguesia, aqui, na Argentina, na Europa ou qualquer outro lugar. São os representantes da burguesia os culpados das barbáries que acontecem no mundo".
Zé da Luz disse que as pesquisas são mentirosas, que está na frente com 6%, que o blog que divulgou estas pesquisas de Izaías foi condenado em Petrolina. Zé da Luz disse que vai investir na micro e pequena empresa e na saúde, pois do lado de Izaías tem dois médicos que foram prefeitos e não fizeram um hospital digno. 
Izaías disse que o debate não foi muito proveitoso, mas que as pessoas não se preocupem, pois a palavra mesmo que vale é do povo. "É você quem vai dizer, queremos lhe ouvir". Garanhuns tem um povo politizado, que sente orgulho da cidade. 
Prometeu um novo processo administrativo, trazer novos cursos universitários e trabalhar para todos, do empresário ao mais simples. 

Tudo, tudo mesmo, sobre o debate da Rádio Jornal - Ouça ao vivo aqui no blog! com os candidatos a prefeito de Garanhuns


Tá no Blog do Eduardo Peixoto

Na próxima terça feira dia 2 de outubro, Garanhuns vai parar para ouvir o debate que irá acontecer na Rádio Jornal de Garanhuns. Haverá a oportunidade de ouvir as propostas em tempo real com todos frente a frente para esclarecer as idéias colocadas para a população garanhuns. O debate terá duração de uma hora e começará as nove da manhã. Entenda como será o debate :

1º BLOCO
Abertura/Eduardo - 1’30” (um minuto)
Eduardo sorteia primeiro candidato a responder – 30” (trinta segundos)
Eduardo Pergunta candidato A - 30” (trinta segundos)
Resposta candidato A - 2’00 (dois minutos)
Eduardo Pergunta candidato B - 30” (trinta segundos)
Resposta candidato B - 2’00 (dois minutos)
Eduardo Pergunta candidato C - 30” (trinta segundos)
Resposta candidato C - 2’00 (dois minutos)
Total do bloco: 10’00” (dez minutos)

Intervalo: 5’00” (cinco minutos)

2º BLOCO - Candidato Pergunta Candidato
Eduardo apresenta as regras e sorteia o primeiro candidato a perguntar - 1’00” (um minuto)
Candidato A Pergunta - 30” (trinta segundos)
Candidato B Responde - 2’00” (dois minutos)
Candidato A Réplica - 1’00” (um minuto)
Candidato B Tréplica - 1’00” (um minuto)

Segundo candidato a perguntar – Candidato B- 30” (trinta segundos)
Candidato B Pergunta - 30” (trinta segundos)
Candidato C Responde - 2’00” (dois minutos)
Candidato B Réplica - 1’00” (um minuto)
Candidato C Tréplica - 1’00” (um minuto)

O candidato que ainda não perguntou, o C, é quem ele deve perguntar - 30” (trinta segundos)
Candidato C Pergunta - 30” (trinta segundos)
Candidato A Responde - 2’00” (dois minutos)
Candidato C Réplica - 1’00” (um minuto)
Candidato ATréplica - 1’00” (um minuto)
Tempo do Bloco: 15’30” (quinze minutos e trinta segundos)

Intervalo: 5’00” (quatro minutos)

3º BLOCO - Candidato Pergunta Candidato

Eduardo apresenta as regras e sorteia o primeiro candidato a perguntar, com exceção do nome do sorteado do primeiro bloco - 30” (trinta segundos)
Candidato A Pergunta - 30” (trinta segundos)
Candidato B Responde - 2’00” (dois minutos)
Candidato A Réplica - 1’00” (um minuto)
Candidato B Tréplica - 1’00” (um minuto)

Segundo candidato a perguntar, Candidato B - 30” (trinta segundos)
Candidato B Pergunta - 30” (trinta segundos)
Candidato C Responde - 2’00” (dois minutos)
Candidato B Réplica - 1’00” (um minuto)
Candidato C Tréplica - 1’00” (um minuto)

Terceiro candidato, candidato C, que ainda não perguntou - 30” (trinta segundos)
Candidato C Pergunta - 30” (trinta segundos)
Candidato A Responde - 2’00” (dois minutos)
Candidato C Réplica - 1’00” (um minuto)
Candidato A Tréplica - 1’00” (um minuto)

Considerações Finais Mesma ordem do início do Programa
Considerações Finais Candidato A - 2’00” (dois minuto)
Considerações Finais Candidato B - 2’00” (dois minuto)
Considerações Finais Candidato C - 2’00” (dois minuto)
Encerramento Eduardo Peixoto - 1’00” (um minuto)
.
fonte: Radialista Eduardo Peixoto, mediador do debate

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.