sexta-feira, 22 de agosto de 2014

EMPREGO: IFPE abre Processo Seletivo. Vagas para Garanhuns, Arcoverde, Caruaru, Águas Belas, entre outras cidades!



Começou o período de inscrições para processo seletivo para novos tutores presenciais, profissionais que atuarão dando suporte didático e orientação tecnológica ao estudantes de cursos técnicos e superiores ofertado na modalidade Educação a Distância do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Os interessados poderão se inscrever até o dia 27. 

Há oportunidades para atuação nos polos de apoio presencial localizados nas cidades de Surubim, Santa Cruz do Capibaribe, Palmares, Santana do Ipanema (AL), Carpina, Pesqueira, Sertânia, Águas Belas, Dias D’Ávila (BA), Garanhuns, Goiana, Caruaru, Arcoverde e Jaboatão dos Guararapes. Cada candidato deverá residir a, no máximo, 30 km de distância do polo para o qual se inscreveu.

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas exclusivamente via Internet. Os candidatos deverão enviar anexados o Formulário Autoavaliativo e a Carta de Intenção, ambos em formato pdf, para o e-mail selecao.dead@ead.ifpe.edu.br, escrevendo no campo assunto de seu e-mail Processo Seletivo Tutores Presenciais 2014 e indicando qual o curso e polo pretendido. Os interessados poderão conferir a relação de oferta de cursos nos polos de apoio presencial no edital que regulamenta o processo seletivo.

Está prevista para o dia 08 de setembro a divulgação da classificação preliminar dos candidatos. Passados os prazos para eventuais recursos, o resultado final da seleção será divulgado no dia 12 de setembro. Selecionados, os profissionais deverão cumprir uma jornada de 20 horas semanais de atividades presenciais, realizadas no polo, e receberão bolsa mensal no valor de R$765.

O processo seletivo terá validade de até dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período a critério da instituição. Os interessados poderão obter mais informações através do telefone (81)3878.4763 ou acessar o site http://dead.ifpe.edu.br, link Seleções DEaD, aba Processo Seletivo para Tutor Presencial.

Novas seleções 

Garanhuns vai realizar Copa Estadual de Judô



A I COPA ACIAGAM DE JUDÔ será realizada no dia em dezembro em Garanhuns. O encontro para a formalização do contrato contou com a presença de Jefferson Junior, Presidente da ACIAGAM e o Prof. Carlos Espinhara, que juntamente com o presidente da FPJU (Federação Pernambucana de Judô) Prof. JACIANO DELMIRO definiram os detalhes para o evento desportivo.

Com informações de Allan Santos

Estado inicia capacitações de servidores públicos para atendimento à pessoa com deficiência‏.



Seis municípios pernambucanos receberão a partir da próxima segunda-feira (25) capacitações educativas para o atendimento adequado às pessoas com deficiência. A primeira cidade que será realizada a ação com o tema: “Orientação para atendimento às pessoas com deficiência no serviço público de Pernambuco” é o Recife. O evento da próxima segunda é direcionado a servidores estaduais e municipais da capital pernambucana e Região Metropolitana e ocorrerá no auditório do Banco Central, no bairro de Santo Amaro, das 8h às 17h. Além da capital pernambucana, no mês de setembro cinco outras cidades receberão as capacitações: Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina.

As formações serão realizadas numa parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), através da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), a Procuradoria Geral do Estado (PGE), e a Secretaria das Cidades, por meio do Detran e a Compesa.

Desta forma, o Estado busca corrigir a deficiência através de capacitações que beneficiam todos os órgãos públicos e incluem na programação vídeos educacionais, palestras sobre os direitos da pessoa com deficiência e os desafios do serviço público em Pernambuco, debate sobre a Política Estadual da Pessoa com Deficiência, além de oficina de atendimento, apresentação de normas de acessibilidade entre outros assuntos.

A ação gratuita no Recife faz parte da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência que ocorre de 21 a 28 de agosto em todo o Estado e conta com a parceria do Detran, da Compesa, do Banco Central e a da OAB. Todos os participantes da capacitação terão direito a certificados e a expectativa é que mais de 100 pessoas compareçam em cada encontro.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

ELEIÇÃO UPE 2014: Pedro e Socorro visitam Campus da Universidade e somam mais apoios‏‎‏

Em Nazaré da Mata, apoio de estudantes, servidores e professores

Reunião com servidores em Garanhuns

Com os alunos, iniciando um debate pela universidade


A Chapa 2, que conta com Pedro Falcão e Socorro Cavalcanti, candidatos a reitor e vice da Universidade de Pernambuco, começou a visitar as unidades de ensino da UPE, apresentando ideias discutidas por gestores e lideranças acadêmicas, mas principalmente buscando sugestões para o plano de trabalho que está sendo finalizado, e que estará publicado no site da chapa, que aliás, já está no ar, onde também é possível deixar sugestões: 

Acompanhados de professores, servidores e diretores de diversas unidades, Pedro e Socorro estiveram na UPE Campus Garanhuns, visitando salas de aula e fazendo reuniões. "É um momento de apresentação, de mostrar a união e o grupo que está acreditando neste projeto para a universidade" - registra Pedro Falcão, "Queremos a participação de todos, por isto as reuniões com alunos, servidores e professores da UPE, que teremos com frequência". No site também é possível deixar sugestões para o plano de gestão.

Na terça-feira, o grupo prestigiou a posse da nova diretoria do Campus Mata Norte, As professoras Maria Auxiliadora Leal e Maria do Rosário, diretora e vice, fizeram um evento prestigiado para a posse. A Chapa 2 conta com o apoio da maioria dos servidores, professores e estudantes na unidade. "Luiz Alberto fez um trabalho importante para o desenvolvimento da universidade em Nazaré da Mata, e está conosco, apoiando este novo projeto para a UPE" - lembra a professora Socorro Cavalcanti. O ex-diretor da UPE Mata Norte esteve na visita a Garanhuns.

O CISAM também já recebeu o grupo, e outras unidades estarão sendo visitadas nos próximos dias. "Nossa intenção é apresentar as lideranças que fazem a chapa 2, buscar informações e sugestões, e depois voltar com um projeto de gestão pronto, que agregue toda a universidade, do litoral ao sertão, com o desenvolvimento no interior e a estruturação dos Campus na região metropolitana. Para isto contamos com o apoio de todos, porque é para todos que estamos apresentando esta chapa representativa, inclusive com a participação feminina, onde a mulher poderá ocupar pela primeira vez seu lugar na reitoria, com a professora Socorro" - Finaliza Pedro Falcão. 


Acesse o site de Pedro e Socorro, e também a página no Facebook, e interaja com a Chapa 2:


Professores, alunos e servidores na inscrição da chapa
APOIOS: Na inscrição da chapa, ainda fora do período de campanha, já ficou clara a união em apoio a Pedro e Socorro. Diretores e vices, Pró-reitores, coordenadores, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos de diversas unidades da UPE, inclusive estudantes de entidades como UNE, DA.´s e DCE, também estiveram presentes acompanhando a dupla, a exemplo de Rivaldo Mendes (Vice-Reitor), Izabel Avelar (Pró-reitora de Graduação), Gilberto Alves (Pró-reitor de extensão e cultura), Béda Barcokebas (Pró-reitor de Planejamento), Hosana Apolinária (Pró-reitora administrativa) Clovis Gomes (Diretor da UPE Garanhuns), Marcos Meira (Diretor da FCAP), Viviane Tannuri (Diretora da FENSG), Deuzany Leão (Vice-diretora da FENSG), Moisés Almeida (Diretor de UPE Petrolina), Vera Samico (Diretora da ESEF), Paulo Cabral (ex-diretor da ESEF), Fábio Formiga (vice-diretor da UPE Garanhuns), Renato Medeiros (Coordenador do núcleo de EAD da UPE), Guido Correia (Assessor para assuntos internacionais da UPE), Arine Lyra (Coordenadora de extensão da UPE Arcoverde), Rita de Cássia Moura (vice-diretora do ICB), Maria Auxiliadora (Diretora eleita da UPE Mata Norte), Suelly Teixeira (Coordenadora de Pós-graduação da UPE Mata Norte), Francisco Araújo (Politécnica), Éldio Vilar (Instituto Confúncio), Luiz Oscar (Diretor da FCM), Juliana Souza (UPE Serra Talhada), Thomaz Correia (coordenador de extensão da FECAP) entre muitos outros. Amigos e familiares também estiveram presentes.

Outras lideranças que não puderam estar presentes estão afirmando o apoio em mensagens e nas visitas às instituições.

Paulo volta à campanha: Por Eduardo, mais unidos e mais fortes do que nunca



Mais de seis mil pessoas tomaram as ruas do Centro do Recife, na quarta-feira (20), para protagonizar a emocionante retomada da campanha de Paulo Câmara (PSB) ao Palácio do Campo das Princesas. A caminhada reuniu militantes, aliados, e, principalmente, populares, que faziam questão de mostrar que enxergam no socialista a continuidade com avanços do projeto iniciado pelo ex-governador Eduardo Campos. Acompanhado do seu companheiro de chapa Raul Henry (PMDB/vice).

Paulo Câmara reforçou o seu compromisso de honrar o legado de Eduardo Campos, avançando nas conquistas. "Estou, como Eduardo estaria, muito feliz. Vamos fazer ainda mais porque Eduardo preparou o Estado para isso. Vamos avançar cada vez mais", afirmou o postulante, destacando o efeito da energia dispensada pelos pernambucanos nesse momento de superação. "Estou animado, motivado, confiante e empolgado com essa demonstração da militância da Frente Popular", exaltou Câmara, na Tribuna 40, sendo aplaudido pela multidão que se reuniu no local de encerramento da caminhada.

Durante todo o percurso de pouco mais de um quilômetro, populares entregavam mensagens de força e otimismo a Paulo Câmara. Diversas manifestações de gratidão e confiança no ex-governador Eduardo Campos deixaram o socialista emocionado.

A empregada doméstica Miriam Farias, de 44 anos, revelou que sempre votou na Frente Popular e que seguirá apostando nas transformações que estão sendo assumidas, por meio de compromissos, por Paulo Câmara. "Tudo o que Eduardo Campos prometeu foi realizado. Ele fez tudinho. Não mentia para a gente. Ele escolheu Paulo e vamos confiar de novo. Não se pode parar tudo isso que está dando certo", ressaltou.

Impossibilitada de ir à rua devido ao seu trabalho, Maria Valeria, caixa de uma lanchonete na Rua Duque de Caxias, chamou, aos gritos, Paulo Câmara para lhe dar um abraço e lhe confirmar o voto. "Estou com ele. Eduardo era humilde e ouvia as pessoas. Paulo parece ter a mesma 'cara'. Voto e pedirei voto para ele. Tenho certeza de ​​que ele vai ser um grande governador", indicou.

UNIDADE- A caminhada que marcou a retomada da campanha de Paulo Câmara foi prestigiada por representantes de todas as alas da Frente Popular. Deputados, vereadores, prefeitos e militantes marcharam ao lado do candidato ao Governo do Estado. "Estamos, meus amigos, mais unidos e mais fortes do que nunca", cravou.

Em visita oficial, Dilma vistoria obras do São Francisco‏ com Lula

Imagem: Aline Moura/DP/D.A Press
A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula estiveram juntos nesta quinta-feira, 21, em Pernambuco, para uma visita às cidades de Cabrobó e Floresta, no Sertão do Estado. Dilma voltou ao interior do Estado para vistoriar as obras do projeto de integração do rio São Francisco, que irá beneficiar, até o fim do ano que vem, mais de 12 milhões de moradores do semiárido nordestino.

Em Cabrobó, a presidenta acompanhou os trabalhos no canteiro da Estação de Bombeamento (EB1) do Eixo Norte. Em seguida, partiu para Floresta, onde almoçou com trabalhadores do Eixo Leste e vistoriou as obras da transposição do rio naquela região.

Para o líder do PT no Senado e coordenador estadual da campanha de Dilma à reeleição, Humberto Costa, as obras de integração do São Francisco vão “revolucionar o Nordeste”. Segundo o petista, o programa será um dos carros-chefes da campanha da presidenta, que, juntamente com Lula, foi quem mais investiu em segurança hídrica na região. “O projeto deve ser um tema fundamental na campanha da presidente Dilma. Mas muito ainda está por vir. Ainda este ano, teremos 100 quilômetros de água correndo pelos canais. E, até 2015, estará concluída essa que é uma das maiores obras de infraestrutura hídrica do mundo”, afirmou Humberto.

A viagem foi oficial, mas serviu também para gravar imagens para o Guia Eleitoral. 

Novos coordenadores de Marina Silva aproximam a candidata de setores econômicos



Todo mundo sabia que uma parte do PSB resistia ao nome de Marina Silva, principalmente na cúpula, por isto a família de Eduardo Campos, com seu irmão Antônio, com a esposa Renata e até o governador João Lyra, anteciparam o apoio à vice de Eduardo, como uma forma de impedir que o partido seguisse para o palanque de Dilma. Chegou-se a falar que até o presidente, Roberto Amaral, não era simpático ao nome de Marina.

Com a escolha, seria natural que houvesse mudanças na coordenação de campanha, pois o candidato não é mais Eduardo, é Marina, e ela precisa estar próxima de pessoas de sua confiança. Carlos Siqueira, secretário do partido, e coordenador da campanha de Eduardo, foi o primeiro substituído, e saiu atirando contra a nova candidata. O assunto foi parar em todos os jornais e sites nesta quinta-feira.

Outro que entregou o cargo foi o pernambucano Milton Coelho, que era coordenador de militância.

Luíza Erundina, deputada federal pelo PSB, será a nova coordenadora da campanha de Marina Silva, substituindo Siqueira. Paraibana, ex-prefeita de São Paulo, já foi petista, assim como Marina. Agora no PSB, tem base eleitoral no principal centro econômico do país, onde a resistência à ex-senadora é maior.

Talvez as novas escolhas sejam para aproximar Marina destes segmentos. O novo coordenador financeiro deve ser Márcio França, candidato do PSB a vice-governador na chapa de Geraldo Alckmin. Um acerto político-eleitoral de Eduardo Campos, mesmo contrapondo às posições de Marina. Alckmin deve ganhar em São Paulo com uma votação consagradora.

O candidato a vice-presidente, Beto Albuquerque, deputado pelo Rio Grande do Sul, é um canal de diálogo com o Agronegócio e outros setores econômicos, um problema que as escolhas racionais do PSB resolveram para a candidata a presidente. O único nome nacional que o PSB de Pernambuco teria para apresentar seria o de Fernando Bezerra, que foi Ministro de Dilma. Os outros apresentados seriam desconhecidos, e não somariam na chapa, como é o caso de Danilo Cabral.

Maurício Rands tem a coordenação do Programa de Governo, e não temos ainda informações se continua.

Entretanto, com os novos coordenadores e pessoas próximas a Marina, vemos como Pernambuco deixou de ocupar espaços importantes, mesmo sabendo da aproximação da candidata com a família Campos.

Se der Marina, Pernambuco deve voltar a ocupar ministérios, coisa que não tem atualmente, mas não pode correr o risco de perder o controle do PSB, partido de história e luta de Arraes e Eduardo. E para isto, a liderança de Renata Campos deve ser fundamental.

Quanto a campanha, parecia que Eduardo se esforçava para que fosse em conjunto com a Rede. Portanto, Marina tem que entender que deve ao PSB sua candidatura, e manter o esforço pela unidade.

É por isto que cada vez mais acho que Eduardo ia mudar o panorama político brasileiro.

Ronaldo Cesar Carvalho

MUDA TUDO: TRE libera uso da imagem de Eduardo Campos. Bom para o PTB de Armando

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), nesta quinta-feira (21), julgou improcedente, por maioria de votos (3 a 2), o recurso da ação cautelar e o mandado de segurança impetrados pela família do ex-governador Eduardo Campos que proibiam o uso da imagem do socialista por adversários. A imagem do ex-governador poderá ser utilizada por qualquer um dos candidatos. 

Na última segunda-feira (21), um dia após o enterro dos restos mortais de Eduardo Campos, Renata Campos e os filhos entraram com ação cautelar que pedia a proibição do uso da imagem do ex-governador pelos adversários na propaganda eleitoral. O desembargador eleitoral José Ivo negou o pedido, por entender que a ação configuraria censura prévia. Fez criticas pela existência do mandado com o mesmo objeto e de forma dura ressaltou: "o que está se tentando não é resguardar a imagem do ex-governador é fazer uso político da imagem com seus interesses".

O desembargador eleitoral Junduí Finizola, que votou a favor da família, disse que, apesar de concordar com o argumento da censurá prévia do colega José Ivo, votou em favor de Renata Campos e filhos porque há uma representação em trâmite de Eduardo que, em vida, solicitou que a "imagem dele não fosse usada por aqueles que não o apoiaram". O advogado da família Campos disse que ainda não sabe se vai recorrer da decisão do TRE junto ao Tribunal Superior Eleitoral. "Ainda preciso consultar a família", afirmou.

Para ler a matéria completa.. Diário de Pernambuco
.
AGORA COMIGO: Concordo com o desembargador Janduí Finizola, filho de um grande compositor gonzagueano, Eduardo Campos não queria que sua imagem beneficiasse os seus adversários, nos seus guias eleitorais, portanto há um pedido expresso que deve ser levado em consideração. Não se trata de censura, mas de um processo político eleitoral no qual os candidatos, os partidos e as coligações têm um lado, e é preciso deixar claro isto para a população, por isto o guia eleitoral, para que se tenha precisão das propostas e de quem é governo e quem é oposição. Esta questão deve ser extensiva a todos os partidos e coligações. Só pode usar imagem de quem é aliado. Parece-me lógico.

Com a imagem liberada para todos, deve confundir o eleitor. pois parecerá que Eduardo está com todos que mencionarem seu nome, seu trabalho, seu governo. Eduardo não é apenas uma imagem, mas a principal liderança da Frente Popular, e ele mesmo indicou seus candidatos, e usaria este período de guia eleitoral para deixar claro para a população quem ele apoiava. O PTB rompeu com a Frente Popular e criou uma alternativa a Eduardo e seu grupo, ou seja, partiu para a oposição em Pernambuco, entregando os cargos que ocupava na gestão estadual.

Entendo a homenagem a Eduardo no primeiro guia, pela morte do ex-governador, mas não tem lógica daqui pra frente. Armando Monteiro tem Lula em seu palanque, que tem muita força no estado, e a Frente Trabalhista deve saber tratar este importante aliado no guia eleitoral.

Vamos ver como vai ser.

Encontro de Psicologia do Hospital Regional Dom Moura reuniu profissionais e estudantes em Garanhuns‏‏



Palestras, mesas-redondas, oficinas e exposições marcaram o I Encontro de Psicologia do Hospital Regional Dom Moura, que foi realizado nesta terça-feira, 19, em Garanhuns, no Agreste Meridional. A abertura contou com representantes da Universidade de Pernambuco, da V Gerência Regional de Saúde, Conselho Regional de Psicologia e do Departamento de Psicologia do hospital. O tema escolhido para este primeiro encontro foi a Atenção Integral no Contexto Hospitalar.

"Trata-se de mais um evento que debate o profissional, em um ambiente de atendimento hospitalar amplo e humanizado, trazendo o mundo acadêmico, junto a professores da Universidade, e os estudantes de Psicologia" - Afirmou Luiz Ribamar Melo, gestor da V GERES.

Durante todo o dia, no auditório da FUNASA, o encontro reuniu especialistas em diversos temas, muitos palestrantes com mestrado e doutorado, a exemplo de Ana Santana, Luciano Lins, Juliana Coelho, Rebecca Brayner, Kátia Goretti, entre outros. A Coordenadora do Conselho Regional de Psicologia, Marluce Leite, esteve participando do evento.

A coordenação do encontro foi do Departamento de Psicologia do HRDM, com Luciano Lins, Alba Regina Duarte, Auxiliadora Vasconcelos e Tereza Almeida. Além de participação da Residência Multiprofissional da unidade hospitalar.

O evento tinha uma previsão de 80 inscritos, mas surpreendeu e contou com mais de 130 pessoas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.