quinta-feira, 22 de julho de 2021

GARANHUNS / Prefeitura avança na elaboração de projeto para recuperação do trecho da Avenida Senador Paulo Pessoa Guerra




A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico, segue trabalhando na elaboração do projeto para recuperação do trecho afetado pelas fortes chuvas na Avenida Senador Paulo Pessoa Guerra. O secretário Alexandre Marinho monitora de perto, junto ao prefeito Sivaldo Albino, o andamento da situação.

“É um projeto complexo por vários motivos. Não adianta fazer um serviço provisório e na próxima chuva abrir novamente. Por isso a gestão está preocupada em fazer um planejamento definitivo, para que o problema não volte a acontecer. Nossa equipe técnica está empenhada em concluir o mais rápido possível”, afirmou Alexandre.

Já foi finalizada a topografia do local. Estão sendo realizados os estudos de compactação e a análise de solo, além da elaboração dos projetos estrutural e auxiliares. Ademais, a Prefeitura também tem trabalhado o licenciamento da intervenção junto aos órgãos ambientais, já que a execução da obra envolve área de preservação ambiental.

"Estamos trabalhando intensamente para que as obras de recuperação possam ser iniciadas no menor período de tempo possível, mas com responsabilidade redobrada. Foram justamente a pressa e a falta de visão de futuro que levaram nossa cidade a precisar hoje gastar vários milhões de reais para reconstruir obras de baixa qualidade e executadas de forma açodada", afirmou o secretário Alexandre Marinho.

Fotos: Jancley Gomes

Secretário Estadual de Saúde e Prefeito de Garanhuns inauguram Centro Especializado em Oftalmologia




Garanhuns ganhará nesta sexta-feira (23/07), uma nova unidade da rede OFTALMO PE, unidade de saúde especializada em consultas, exames e cirurgias oftalmológicas. O evento de inauguração acontece às 11:00h, e contará com as presenças do Secretário Estadual de Saúde, Dr. André Longo, do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, prefeitos e prefeitas convidadas de diversos municípios da região e equipes das secretarias municipais de saúde.

Concebida para atender a demanda em oftalmologia da segunda e terceira macrorregiões de saúde, que têm sede em Garanhuns, Caruaru e Arcoverde, a nova unidade OFTALMO PE, contará com consultórios equipados, exames com alta tecnologia, centro cirúrgico moderno, e um serviço de emergência oftalmológica 24 horas.

Segundo Sivaldo Albino, a OFTALMO PE fará parte da rede conveniada com a Prefeitura de Garanhuns e Governo do Estado, através do SUS, e terá capacidade para realizar 9.000 exames, 2.000 cirurgias e até 4.000 consultas mensais. “O investimento realizado nesta unidade de saúde oftalmológica é na ordem de R$ 5 milhões e contempla nossa população mais necessitada deste olhar para a saúde pública. É mais um sonho realizado em parceria com a iniciativa privada e com nosso governador Paulo Câmara, através do secretário de saúde, Dr. André Longo, a quem agradecemos o empenho por Garanhuns” – Afirma o prefeito.

A OFTALMO PE está localizada na Rua Buenos Aires, n° 480, Heliópolis, Garanhuns – PE.

Paulo Câmara sanciona lei que garante subvenção ao Hospital de Câncer de Pernambuco




O governador Paulo Câmara sancionou, nesta quinta-feira (22.07), a lei que autoriza a concessão de uma subvenção social de aproximadamente R$ 2,4 milhões ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). Os recursos serão destinados a equipar a unidade e concluir a recuperação do prédio desativado após um incêndio ocorrido em 2014.

“Aprovamos um projeto na Assembleia Legislativa que garante essa subvenção ao Hospital de Câncer, e vai possibilitar a abertura de novos leitos, a oferta de um melhor serviço, de novos exames e novos espaços para cuidar das pessoas. A oncologia é uma área extremamente essencial em Pernambuco”, destacou Paulo Câmara.

Fundado em 1945, o HCP é uma instituição privada, sem fins lucrativos, dedicada ao diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos exclusivamente por meio do Sistema único de Saúde (SUS). De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, cerca de 50% dos pacientes em tratamento de oncologia em todo o Estado procuram o HCP, e as verbas destinadas à instituição serão fundamentais para melhorar o atendimento. “É um reconhecimento a essa unidade hospitalar, buscando incentivar a expansão e a qualificação do atendimento à população pernambucana”, reforçou.

O HCP já recuperou o pavimento térreo do prédio anexo, destruído pelo incêndio em 2014, e instalou no local o novo Centro de Quimioterapia. Com a subvenção, será possível recuperar os demais pavimentos do prédio, onde funcionarão o novo Centro de Transplante de Medula Óssea – TMO, 24 leitos para hematologia, 20 leitos de UTI, um novo centro cirúrgico com 12 salas e a central de material de esterilização, além de 13 leitos da sala de repouso. A previsão é de que até dezembro deste ano a reestruturação do prédio esteja concluída.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Câncer de Pernambuco, Ricardo de Almeida, os novos recursos são de extrema importância para a população, que será a grande beneficiada com as ações de prevenção, educação, tratamento e também de ensino e pesquisa que são oferecidas no hospital. “Com a recuperação do prédio, todos esses serviços serão potencializados", afirmou. Almeida esteve acompanhado de Cláudia Barbosa, superintendente administrativa do HCP.

Vacinação é ampliada para trabalhadores da indústria com 18 anos ou mais em Garanhuns

 



A Secretaria de Saúde de Garanhuns amplia, a partir desta quarta-feira (21), a faixa etária para vacinação dos trabalhadores da indústria. A partir de agora, profissionais desta categoria com 18 anos ou mais já podem ser imunizados contra a Covid-19, e o cadastro já está disponível através da Plataforma Vem Vacina Garanhuns (vemvacinagaranhuns.site).

Fazem parte desta etapa todos os profissionais com atuação em Garanhuns, registrados nos setores industriais que constam em lista disponível na Plataforma Vem Vacina.

Para a vacinação dentro do grupo prioritário os trabalhadores devem apresentar a seguinte documentação: carteira de trabalho ou crachá funcional; ou contracheque com documento de identidade, além de declaração da empresa com indicação de CNAE e sua descrição.

Covid: Medo de reação faz aumentar nº de faltosos na 2ª dose em SP




Dados do governo do estado de São Paulo apontam que, até ontem, 642 mil pessoas não foram tomar sua segunda dose de vacina contra a covid-19. Em comparação com junho, houve um aumento de 168% no número de faltosos.

Ao todo, 284,4 mil pessoas ainda não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da CoronaVac e 357,6 mil da vacina da AstraZeneca/Oxford. Esse número só tem crescido.

Uma das explicações para isso, na opinião da Coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, é o medo das reações adversas.

"Sabemos que as reações também têm causado medo nas pessoas. Muitas pessoas se assustam, mas a pandemia é muito mais grave do que não se vacinar, do que não completar o esquema vacinal", disse em entrevista exclusiva ao repórter Leonardo Martins.

O governo intensificou nesta semana os pedidos para que as prefeituras convoquem os faltosos com envio de mensagem de texto ou email.

V GERES / Escola de Governo de Saúde Pública inicia formação do PlanificaSUS para Atenção Básica




Teve início nesta quarta-feira (21), o acolhimento virtual à turma da V Região de Saúde do curso “PlanificaSUS em Pernambuco: Inovações na organização do processo de trabalho na APS”. Esse curso é orientado às referências da Atenção Primária de cada um dos 21 municípios que compõem a V Região de Saúde, ministrado pela Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE).

O “PlanificaSUS em Pernambuco” teve seu estudo piloto em 2019 e 2020 na microrregião de Belo Jardim, na IV Região de Saúde (Caruaru) e já vem apresentando importantes frutos na reestruturação e organização do processo de trabalho das Redes de Atenção à Saúde do Estado, iniciando agora a formação dos profissionais dos municípios da V GERES.

Saiba Mais:
Pensar Planificação da Saúde compreende um Processo de Educação Permanente baseado na competência de cada equipe no planejamento, organização e monitoramento dos processos de trabalho, partindo desde os processos mais amplos como financiamento, identificação do perfil de necessidades de Saúde e dos serviços ofertados até os macroprocessos de cuidado, com foco na Padronização, Integração e Operacionalização da Atenção Primária, da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e da Atenção Hospitalar, com olhar especial às linhas de cuidado mais importantes aos municípios e região, baseado no Modelo de Atenção às Condições Crônicas.

Primeira reunião para a formação do Conselho Municipal de Turismo é realizada em Garanhuns




A Secretaria de Turismo realizou nessa terça-feira (20), no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, a reunião preparatória para a instalação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), reestruturado pela Lei 4.774/2021, de iniciativa do Prefeito Sivaldo Albino. A próxima reunião será no dia 03 de agosto, às 16h, quando todo o colegiado estará presente para eleger os membros do Conselho em um mandato de dois anos.

De acordo com o secretário de Turismo, Givaldo Calado, o objetivo da criação do Comtur é incrementar o setor durante todo o ano. “O Conselho de Turismo vem para desenvolver as ações da área em nosso município. A união do poder público e sociedade civil é de extrema necessidade em uma cidade turística como a nossa, especialmente porque iniciativas assim geram empregos diretos e indiretos nos mais diversos setores”, ressalta.

Participaram da reunião as Secretarias de Cultura, Planejamento e Assistência Social; a entidade de classe do Sesc; Associação de Artesanato AFA e a Casa do Artesão; além dos representantes das agências de turismo, rede hoteleira, bares, restaurantes e similares, Associação Caminhantes do Parque e representantes dos guias e condutores de turismo. Até o dia 03, a Setur realizará encontros com todas as entidades. O presidente, conselheiros e seus suplentes serão definidos nesta data.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.