sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

V GERES: Hospital Dom Moura apresenta estatísticas ao Comitê de Prevenção de Acidentes de Moto no Agreste‏


A V GERES - Gerência Regional de Saúde voltou a convocar as entidades representadas no Comitê de Prevenção de Acidentes de Moto, com a inclusão dos 21 municípios que fazem parte da regional. O encontro aconteceu nesta quinta-feira, em Garanhuns, e contou com representantes de secretarias de saúde de Paranatama, Angelim, Calçado, Lajedo, Águas Belas, São João, Caetés, Jucati, além da cidade sede. Coordenadores do SAMU regional e instituições como a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes, Polícias Militar e Rodoviária e o Hospital Dom Moura também estiveram presentes.

A preocupação da V GERES e do Hospital Dom Moura advém dos números preocupantes de acidentes envolvendo motos na região, registrados nas estatísticas da coordenação de epidemiologia do hospital regional. Devido a isto, a Dra. Ricarda Samara, gestora regional de saúde, resolveu convocar os municípios para alertar e agendar ações que provoquem a diminuição de acidentes. Glaucia Maria, representando o diretor do HRDM, Luiz Melo, apresentou um quadro com os acidentes na região, inclusive com dados por idade, sexo, locais de maior ocorrência, horários, fatores que provocam os acidentes, entre outras informações de utilidade para as instituições presentes.

Os dados estatísticos ajudam a identificar o perfil das pessoas que têm maiores possibilidades de se acidentar. "Mais da metade dos leitos utilizados por pessoas que foram cirurgiadas no hospital são ocupadas
por acidentados por motos." - Informa Glaucia Maria. Geralmente é um paciente masculino, entre 20 e 40 anos, que pilotava a moto, sem uso de capacete em momento não relacionado a trabalho, e o dia em que há
mais acidentes é o domingo, onde o trânsito é menor em Garanhuns e região, geralmente em excesso de velocidade e na grande maioria o condutor não possui habilitação. Os acidentes com motocicletas representam quase 70% dos que envolvem veículos.

O Ten Gladstone, do 9º BPM, lembrou a exigência pela municipalização dos trânsitos em municípios acima de 20 mil habitantes, o que deve ocasionar uma melhora significativa na fiscalização, já que em muitas cidades não há disciplinamento. A PRF colocou várias de suas ações educativas à disposição das Secretarias Municipais, e a da própria gerência regional.

"Os dados apresentados são importantes para direcionar as ações educativas e a fiscalização dos órgãos competentes. Embora haja uma maior incidência dos números apresentados, é preciso ações que atinjam
as demais naturezas dos acidentes" - registra Fátima Godoy, coordenadora de planejamento da V GERES, que representou Dra. Ricarda Samara no encontro.

Garanhuns e Caetés entre os contemplados pelo estado em investimentos para jovens agricultores‏.



O governador Eduardo Campos participou, na tarde desta sexta-feira (17/01), do 3º Congresso Nacional da Juventude Camponesa. Durante o evento, o chefe do Executivo estadual assinou Ordem de Serviço para obras de irrigação, abastecimento de água e assistência técnica de cultivos orgânicos para o Sertão e Agreste. 

As intervenções fazem parte do Projeto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar para Jovens Agricultores.

Serão beneficiados os municípios de Iguaraci, Santa Terezinha, Tuparatema e São José do Egito, no Sertão do Pajeú; e Tupanatinga, Caetés e Garanhuns, no Agreste Meridional.

Os investimentos são da ordem de R$ 707,6 mil. "Essa é mais uma ação em favor de quem vive no campo, da juventude, ajudando na recuperação desse duro período de estiagem e do futuro dessa região", destacou o governador.

Governo atende requerimento de Audálio Filho e revitaliza Praça São Sebastião



A prefeitura Municipal de Garanhuns atendeu a solicitação do vereador Audálio Ramos Filho (PSDC), feita através do requerimento Nº 086/13, protocolado na Câmara Municipal no dia 25 de Fevereiro de 2013, que sugeriu ao Governo Municipal a reforma e revitalização da Praça São Sebastião, no bairro da Boa Vista.

Audálio Ramos Filho lembra a relevância dessa praça para o bairro da Boa Vista e para Garanhuns, por sua posição geográfica privilegiada e sua importância histórica a destacam como um ponto turístico da nossa cidade, nela se encontra a Igreja de São Sebastião que sempre recebe um grande público em suas atividades religiosas e sociais, ainda pontos comerciais, além de dezenas de residências.

¨Parabenizo o Governo Municipal pela a excelente ação, a área teve toda a sua infraestrutura revitalizada, ganhando nova iluminação, bancos e área verde. Ressalto que essa foi uma reivindicação do Padre Émerson Alves, pároco da Igreja São Sebastião e dos moradores daquela localidade. Estou muito feliz por ter tido meu requerimento atendido¨, finaliza o presidente da Câmara Municipal Audálio Ramos Filho.

Programação completa da Festa de São Sebastião em Garanhuns




17 de Janeiro (sexta) - NOITE DA JUVENTUDE
18:30 - Concentração na Igreja da Divina Misericórdia e carreata pelas ruas com a Imagem de São Sebastião com benção de Carros, Motos e Chaves na Matriz de São Sebastião.
19:30- Santa Missa - Rezaremos pela Juventude do Brasil e do Mundo
Responsáveis pela Liturgia: Setor Juventude.

18 de Janeiro (sábado) - NOITE DAS FAMÍLIAS
19:30- Santa Missa - Rezaremos por todas as familias
Responsáveis pela Liturgia: ECC e Pastoral Familiar

19 de Janeiro (domingo) - REZAREMOS PELOS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE
07:00- Santa Missa - Rezaremos pelos Religiosos e Religiosas, e pelos 30 da Rádio 7 Colinas
Responsáveis pela Liturgia: Dízimo
09:00- Santa Missa em Miracica
11:00- Santa Missa da Graça
13:00- Feijoada - Com Apresentação de Evaristo Vegas
19:30- Santa Missa- Rezaremos pelos Profissionais da Saúde
Responsáveis pela Liturgia: Legião de Maria, Apostolado da Oração e Mãe Rainha.


Para conferir os demais dias.. clique abaixo...

FACEBOOK TERÁ TRENDING TOPICS COMO O TWITTER



O Facebook anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento de um novo serviço que destacará para os usuários os temas de discussão mais populares da página, como já faz o Twitter com seu "trending topics".

O produto "Trending" ("tendências") foi "concebido para destacar as conversas interessantes e pertinentes para permitir a descoberta dos melhores conteúdos do Facebook", de acordo com mensagem publicada no blog da rede social.

"Uma lista de temas, cuja popularidade tenha disparado recentemente, aparecerá no alto da coluna situada à direita do feed de notícias", onde os usuários do Facebook podem ver as publicações de seus amigos e publicidade.

Cada tema estará acompanhado de uma breve descrição.

O Facebook disse que o serviço está em processo de implantação em "um grupo de países" e que faz testes para seu uso em celulares.
Fonte: AFP / NE10

GARANHUNS E REGIÃO: Polícia apresenta balanço de 2013. Resultados são positivos. Confira.



Na manhã desta quinta-feira (16) o Delegado Seccional de Garanhuns, Dr. Marcos Omena, reuniu o efetivo da 18ª Desec para apresentar o balanço geral de 2013, assim como prestou homenagens aos policiais que se destacaram durante o ano, a solenidade teve a participação do Diretor da Dinter-1 (Agreste / Zona da Mata) Dr. Salustiano Cavalcanti.

De início, Omena destacou o melhor resultado da história da AIS -18 na redução dos homicídios, desde a criação do PPV. Reputou o sucesso ao trabalho sério e comprometido de todos que fazem a AIS-18 que compreende a 18ª Desec e o 9º BPM.

A AIS-18 foi a única Seccional vinculada a Dinter-1 (Agreste/ Zona da Mata - total de 8) a reduzir o número de homicídios, ficando no verde, com queda de 18%, maior que a determinada pelo Estado que é de 12%.

No combate direto aos homicídios, Omena destacou alguns outros resultados importantíssimos:

1- A 18ª Desec foi a Seccional primeiro lugar no Estado no envio de inquéritos de homicídio;

2- Lajedo ficou 120 dias sem a ocorrência de homicídio, marco histórico não só para a região como também para a cidade;

3- Águas Belas registrou apenas 5 homicídios, deste 3 foram bandidos mortos em confronto com a polícia;

4- Garanhuns apresentou redução de homicídio em relação a 2012.

Também foi apresentado um comparativo das ações operacionais de 2013 com os anos de 2011 e 2012 (JAN-NOV), o aumento na produtividade foi bastante significativo após a chegada do Dr. Omena (2012), conforme comparativo apresentado.

com informações por e-mail do Agreste Violento

para continuar lendo sobre os HOMENAGEADOS...clique abaixo.

AS MAIS ACESSADAS DO BLOG DO RONALDO CESAR




Garanhuns e Caetés entre os contemplados pelo estado em investimentos para jovens agricultores‏.

Governo atende requerimento de Audálio Filho e revitaliza Praça São Sebastião

Agência do Banco do Brasil é assaltada em Garanhuns

 

FEM do Agreste libera mais de R$ 70 milhões para 71 municípios. Garanhuns só fica atrás de Caruaru. Confira a relação completa!

GARANHUNS E REGIÃO: Polícia apresenta balanço de 2013. Resultados são positivos. Confira.



De onde vem o CRESCIMENTO DE PERNAMBUCO?



Projeto São Francisco inicia as atividades de Comunicação Itinerante. Saiba mais!

Mais 8 mil trabalhadores contratados no Projeto de Integração do São Francisco


GARANHUNS: Izaías entre Silvino e Audálio

ENQUETES SOBRE AS ELEIÇÕES 2014 ESTÃO PROIBIDAS. E TEM MAIS COISA!

CONFRONTO IDEOLÓGICO: Disputa em Alagoas terá Collor X Heloísa Helena


Em texto emocionante, Mauro Lima recebe homenagem de Ivan Rodrigues

Presidente da Associação dos Ex-Alunos do Diocesano presta homenagem a MAURO LIMA




GARANHUNS vive um novo ciclo de desenvolvimento gerado pelas UNIVERSIDADES

ADAILTON FEITOSA: Professor da AESGA é o novo Secretário de Turismo de Pernambuco

UPE GARANHUNS: Seguem abertas inscrições para os cursos de Pós-Graduação‏


Audálio Filho quer Faculdades Tecnológicas do SENAC e SENAI em Garanhuns‏



Hospital Regional Dom Moura apresenta números de atendimentos em dezembro‏



LEMBRANÇAS DE GARANHUNS E OUTRAS MAIS: Neide Tavares nos traz boas recordações da cidade!




Garanhuns poderá ter Bolsa-Atleta Municipal


PARA ACESSAR O PERÍODO ANTERIOR

Filmes que concorrem ao Oscar 2014. Confira a relação dos indicados.





"Trapaça" e "Gravidade" são os principais concorrentes ao Oscar 2014, disputando dez categorias cada um, conforme anúncio feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood na manhã desta quinta-feira (16). A cerimônia de entrega da 86ª edição acontece no dia 2 de março, em Los Angeles.

A lista foi divulgada pelo ator Chris Hemsworth, astro do blockbuster "Thor", ao lado da presidente da Academia de Hollywood, Cheryl Boones Isaacs. O longa "12 anos de escravidão" aparece em seguida na lista, com nove indicações, concorrendo a melhor filme e melhor diretor.

Entre os esnobados pela Academia estão Tom Hanks, de "Capitão Philips", que era esperado na categoria de melhor ator; e Oprah Winfrey, por "O mordomo da Casa Branca", de Lee Daniels, como melhor atriz coadjuvante.
G1.com.br
Confira a relação completa dos indicados clicando abaixo:

PT e PSDB em estratégias contrárias em Pernambuco


O PT estadual quer lançar candidatura própria para o governo do estado, que poderia ser o ex-prefeito do Recife, João Paulo. As lideranças nacionais preferem o apoio imediato ao senador Armando Monteiro, fortalecendo o palanque de Dilma em Pernambuco.

O PSDB aderiu ao governo Eduardo Campos, já tem até secretaria, mas o PSDB nacional analisa o nome de Daniel Coelho, segundo colocado na campanha para a prefeitura do Recife. Daniel que se apresenta como independente já que o partido está agora na base do governo, sonha com a indicação. Era nome certo e eleito para a Câmara dos Deputados.

Entretanto, o PSDB precisa de palaque para Aécio Neves, que espera ter votos em Pernambuco, como terceira via na briga de foice entre Dilma e Eduardo. Para isto, seria interessante ter um candidato próprio, ampliando seu espaço na TV e nas campanhas de ruas, ao invés de estar aliado a um candidato a presidente que tem potencial de lhe tirar a vaga em um possível segundo turno.

Conta ainda o fato do PSB se distanciar do PSDB em São Paulo, a pedido de Marina Silva. Daniel Coelho é jovem, articulado, saiu-se bem na campanha do Recife e tem potencial. A ida do PSDB para o governo foi na contramão das suas pretensões. Parece que o PSDB nacional gostou.

Nota sobre candidatura do PSB ao governo do estado pelo Secretário de Imprensa de Pernambuco


Com relação a notas publicadas recentemente por diversos veículos de imprensa, informo que não há qualquer definição quanto à candidatura do PSB à sucessão do governador Eduardo Campos. A esse respeito, o que procede até a data de hoje, é o que ele disse durante entrevista coletiva, na última segunda-feira (13/01), da qual transcrevemos os trechos abaixo:

“Eu não falei com absolutamente nenhum partido nem com ninguém. Quando eu começar as conversas, vou avisar à imprensa e direi a data em que essas conversar vão terminar. Tudo o mais é chuva de verão. (…) Ainda não é o tempo de conversar, é tempo de cuidar da gestão, de cuidar de Pernambuco, de fazer as coisas. Quando chegar a hora, a escolha vai ser rápida, como fiz em todas as outras vezes”.

Evaldo Costa
Secretário de Imprensa

Site do PROUNI - Inscrições estão acabando!



O prazo para o estudante que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscrever para concorrer a uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni) termina às 23h59 desta sexta-feira (17). Os candidatos devem se inscrever pelo site:

No último balanço divulgado pelo Ministério da Educação, 1.002.115 candidatos já haviam feito as inscrições até as 18h desta quinta-feira (16).

O Prouni oferece bolsas de estudos em faculdades particulares que podem chegar a R$ 8 mil. Segundo o Ministério da Educação, nesta edição são ofertadas 191.625 bolsas, sendo 131.636 integrais (o governo paga 100% da mensalidade) e 59.989 parciais (50%). As bolsas integrais são oferecidas aos candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, o valor é de, no máximo, três salários mínimos.
saiba mais


G1.com.br


Presidente da CDL Garanhuns divulga apoio à candidatura de Audálio Filho

Audálio Filho recebe apoio de representantes do comércio de Garanhuns


Caros amigos!

Tenho acompanhado atentamente as discussões promovidas nas redes sociais, veículos de comunicação virtual e também na imprensa de nossa Cidade quanto ao processo de escolha do futuro nome de quem deve representar o nosso Município e ser o candidato à disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado.

Quando acompanhamos a vontade da maioria da população garanhuense nas eleições de 2012 e apoiamos o então candidato Izaías Regis à prefeitura de Garanhuns, assim o fizemos por acreditar que era a hora de buscar uma renovação nos quadros de políticos oligárquicos e ultrapassados que por muitos anos estiveram à frente do nosso Município. 

Vimos que a maneira de administrar do atual Prefeito não tem decepcionado a quem lhe confiou o voto e, portanto, temos a certeza que, para continuarmos neste processo de renovação, faz-se necessário que este nome a ser posto na disputa por uma representação no legislativo pernambucano deve obedecer aos mesmos critérios que elegeram o nosso Prefeito, ou seja: mudança e renovação.

Por isso mesmo, acreditamos fortemente que quem representa estes sentimentos é o atual presidente da Câmara de Vereadores Audálio Ramos Machado Filho, pois, ele é um garanhuense nato, envolvido há muitos anos com o avanço de nossa Cidade, sendo respeitado em diversos segmentos sociais e reune várias outras características positivas para ser um forte candidato à Assembleia.

Assim, não podemos aceitar mais a velha política de imposição. É hora de continuarmos com o processo de renovação e fortalecimento da nossa política, da nossa sociedade, do nosso comércio e do nosso desejo de sermos cada vez maior e representativo no Estado.

Fernando do Couto Soares
Presidente da CDL Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.