sexta-feira, 18 de outubro de 2019

SAÚDE: Educação Permanente é ferramenta de prevenção no Agreste Meridional

Oficina reuniu em Garanhuns representantes de 21 municípios




Garanhuns foi sede da Oficina de Educação Permanente em Saúde realizada pela Secretaria Estadual de Saúde e a V Gerência Regional de Saúde (V GERES), em 09 de outubro, no auditório da FUNASA, dando continuidade à agenda formulada no Seminário de Integração Ensino-Serviço que aconteceu no mês de agosto, também em Garanhuns.

Segundo Catarina Tenório, gestora regional de saúde, a oficina tem como objetivo fortalecer a educação permanente dos municípios da V Região de Saúde. "Trabalhamos com problemas de saúde apontados pelos profissionais dos municípios e buscamos através de nossa equipe de educação permanente colaborar na solução dos problemas, com formações técnicas que atendam melhor estas demandas" - afirma a gestora.

Foram convidados para a oficina os 21 municípios da V Regional de Saúde, coordenadores e representantes das residências, das universidades (UPE, UFRPE e AESGA) e coordenações da V GERES.

A abertura foi feita por Drª Catarina Tenório, Lilian Sampaio (Educação Permanente da V GERES) e a equipe de Canhotinho, Kátia Nascimento e Krishna Nascimento, que fizeram o acolhimento dos participantes. A oficina contou com a presença de Gustavo Dantas e Luisa Macedo, da Diretoria Geral de Educação Permanente em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, que juntamento com o Prof. Itamar Lages (UPE), ministraram os trabalhos de formação.

Paulo Câmara cria Sala de Situação para monitorar derramamento de óleo em Pernambuco

Após a localização de manchas no litoral pernambucano, nesta quinta-feira, governador determinou a formação  de um grupo técnico para acompanhar e definir ações de prevenção



O governador Paulo Câmara institui, a partir desta sexta-feira (18.10), uma Sala de Situação no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, para monitorar as manchas de óleo que chegaram ao litoral pernambucano. As manchas foram localizadas, nesta quinta-feira (17), após vistorias realizadas pela manhã e à tarde no Litoral Sul do Estado por técnicos do Governo , utilizando helicópteros e embarcações. Ao todo, foram mobilizadas 70 pessoas e coletados 1,2 mil litros de óleo em alto mar, além de confirmar a presença de uma mancha de aproximadamente um metro de diâmetro na foz do Rio Una, no município de São José da Coroa Grande.

“Estamos acompanhando de perto a questão das manchas de óleo que voltaram a aparecer no nosso litoral. A estratégia montada nesta quinta deu certo; conseguimos localizar as manchas antes de atingirem a faixa de areia e foi recolhida pouco mais de uma tonelada do material. Vamos continuar com essa mesma prontidão nos próximos dias, mas é importante que o Governo Federal identifique a fonte desses vazamentos para que novas contaminações não voltem a acontecer”, afirmou o governador Paulo Câmara.

A Sala de Situação reúne representantes das Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, da Defesa Civil e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que atuam no caso.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, afirmou que 70 pessoas compuseram as equipes que trabalharam para conter e retirar o resíduo localizado em São José da Coroa Grande, e adiantou que o trabalho continuará nesta sexta, envolvendo cerca de 200 pessoas. “Pernambuco vem monitorando esse problema e vamos intensificar a nossa atuação, pois o trabalho preventivo é fundamental, e amanhã faremos novos sobrevoos”, disse.

Fotos: Heudes Regis/SEI

GRE-AM NA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Gestora Adelma Elias e equipe da Gerência Regional de Educação - Agreste Meridional

O movimento popular internacionalmente conhecido como outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Anualmente, é realizada uma campanha, neste mês de outubro mundialmente, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

Mulher, já fez o seu autoexame? Aproveite o Outubro Rosa para isso. Combata e previna-se do câncer de mama. FICA A DICA!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.