segunda-feira, 22 de julho de 2019

NOTA DO BISPO DIOCESANO - Dom Paulo Jackson


NOTA DE REPÚDIO - FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO NORDESTE



"Nota de Repúdio

Diante das graves declarações proferidas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na última sexta-feira, 19 de junho, referindo-se de maneira jocosa aos nordestinos como “paraíbas” e sugerindo a retaliação política a Estados dessa região, a Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste vem a público manifestar sua indignação e repúdio à essa conduta.

A forma como Bolsonaro, mais uma vez, se referiu aos nordestinos naturaliza e estimula o preconceito. Além de ser incompatível com o comportamento que se espera de um presidente da República, a conduta adotada é criminosa, nos termos da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que define os crimes para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

A ameaça de retaliação contra os estados do Nordeste fere o pacto federativo, penaliza a população e tensiona a unidade nacional. Ao se conduzir dessa forma, o presidente pratica um ato de improbidade administrativa.

A vitória eleitoral não é um salvo conduto para esse tipo de conduta que aposta na divisão do Brasil e dos brasileiros.

O presidente da República tem a missão constitucional de garantir a coesão da República Federativa do Brasil e governar para todos.

Pelos motivos acima expostos, a Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste comunica que serão todas as medidas cabíveis no campo político e jurídico, inclusive abertura de processo judicial contra o Presidente Bolsonaro.

Recife, 22 de julho de 2019.

Dep. Danilo Cabral
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste"

FIG2019 / Ipem-PE garante rodovias mais seguras em Garanhuns



Com o fluxo mais intenso em virtude do Festival de Inverno de Garanhuns, o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM-PE) realizou nos dias 18 e 19 de julho uma fiscalização intensiva em cronotacógrafos e veículos de cargas sólidas nas rodovias que dão acesso ao município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

Durante a operação os fiscais analisaram se os instrumentos estavam de acordo com a legislação vigente e se haviam irregularidades como ausência de lacre e certificado de verificação emitido pelo Ipem, que é válido por dois anos. Os agentes realizaram também a medição de carrocerias para transporte de cargas sólidas com o objetivo de constatar as dimensões e determinar o volume máximo transportável. Ao todo, 1.399 veículos foram verificados, destes, 11 geraram autos de infração devido ao certificado vencido. No caso da fiscalização em veículos transportadores de cargas sólidas, as equipes analisaram oito veículos e não foram encontradas irregularidades.

“A ideia foi realizar uma inspeção completa nos veículos, averiguando desde os limites de velocidade até a regularidade dos documentos, aumentando a segurança nas estradas. A ação é de grande importância, principalmente nesta época que o movimento nas estradas é mais intenso, pois coíbe adulterações nesses aparelhos, que são responsáveis por registrar informações como velocidade e distância percorrida, bem como o transporte excessivo de cargas”, afirma Adriano Martins, presidente do IPEM-PE.

O cronotacógrafo é considerado a “caixa preta” dos automóveis, seu uso é obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para veículos de transporte e condução escolar, transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a 4,5 toneladas. Sua importância cresceu ao longo dos anos em decorrência do número de acidentes fatais envolvendo ônibus e caminhões por causa dos excessos de velocidade.

UPAE participa de campanha solidária com jovens de Garanhuns

Iniciativa já arrecadou cerca 800 peças de roupa para doação




A UPAE Garanhuns tem realizado e participado de diversas campanhas sociais. Foi assim com o Natal Solidário no final do ano que arrecadou mais de cinco toneladas de alimentos para entidades filantrópicas, e ainda conseguiu cerca de 100 doadores de sangue para o HEMOPE no município. Agora, em parceria com o LEO Clube Suíça Pernambucana, clube de jovens ligado ao Lions Clube Cidade das Flores, a UPAE participa da campanha "Garanhuns sem Frio", que arrecada casacos, lencois, luvas, meias, e outras peças que possam amenizar o sofrimento de famílias carentes do município.

O presidente do LEO Clube, Heitor Barros, esteve com sua diretoria para arrecadar os donativos na unidade de saúde, na última semana, sendo recebido pelo coordenador geral, Gustavo Amorim. "Sabemos da importância dessas campanhas, e é importante esta integração. Receber estes jovens solidários, que realizam este trabalho tão fraterno e digno é também muito especial para nós, da UPAE e da Gestão IMIP." - afirmou o gestor.

"O clima frio de Garanhuns é um grande diferencial turístico, no entanto há muita gente que precisa de um olhar especial e apoio para enfrentar as baixas temperaturas. Criamos esta campanha no ano passado e sempre tivemos o apoio da UPAE Garanhuns, grande parceira na arrecadação das doações" - afirmou Heitor Barros. Cerca de 100 peças foram doadas ao movimento de jovens pela Unidade de Saúde, que já contabiliza quase 800 peças e planeja a entrega junto a uma comunidade do município, no mesmo dia no qual estará distribuindo um sopão solidário.

VOCÊ É BREGA? O FIG tem uma noite para você!

Amigas do Brega


Alguns estilos musicais tiveram novas gerações, e chegam na atualidade com o novo e o antigo. É o caso da MPB, que tem muita gente boa chegando por aí, e que dialoga bem com quem estabeleceu o conceito de música brasileira de qualidade que conhecemos.

O Samba também tem o novo e o antigo, mais tradicional, que nem sempre é boa a relação. O Sertanejo já está em sua terceira geração, por assim dizer. A primeira era representada por Tonico e Tinoco, Cascatinha e Inhana, Matogrosso e Mathias, Milionário e Zé Rico... A segunda vai de hitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo, João Mineiro e Marciano... A terceira é a sofrência que temos hoje com o que chamam de Universtário.

Com o brega também é assim. Temos os precursores como Waldick Soriano, Amado Batista e Reginaldo e chegamos ao gênero que toma conta da capital pernambucana, o novo brega das bandas Kitara e Musa. Os herdeiros do Rei não fazem a mesma coisa, mas o conceito está ali, traições, bebidas, cabarés... Agora com barracos, mimimis, e empoderamento feminino, já que é a expressão em voga.

A virada da mulher e do gênero musical é notória. O brega virou patrimônio pernambucano, assim como o frevo e o forró, e a mulher ganhou o microfone, é ela quem dita a história agora. Antes era o homem que cantava suas desilusões, agora é a mulher que canta o fim do relacionamento, saindo por cima.

Se você é dos bregas das antigas ou da nova cena pernambucana, o certo é que os dois públicos devem se encontrar esta noite no Festival de Inverno de Garanhuns, onde Priscila Sena, Kitara e Amigas do Brega vão colocar todo mundo para dançar, e beber. 

FIG2019 / Chalé da Saúde alerta para prevenção de acidentes de trânsito

Nas noites de Garanhuns, atividades levam alegria e informação ao público








O Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Saúde, está realizando uma série de atividades no Festival de Inverno de Garanhuns. Uma das mais tradicionais delas é o Chalé da Saúde, iniciativa da V Gerência Regional de Saúde em parceria com secretarias municipais, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, maior polo do Festival de Inverno. Desde a última sexta-feira (19), nove municípios irão levar ações educativas, usando a criatividade e a alegria, para interagir com as milhares de pessoas que acompanham as noites de shows, como fez Canhotinho, com muito forró pé-de-serra, na noite do sábado (20). Saloá também deu show no sábado. Confiram nas fotos.

Segundo Catarina Tenório, gestora regional de saúde, o objetivo é alertar para os altos índices de acidentes envolvendo veículos na região, e principalmente motocicletas. "Estamos presentes juntos aos municípios neste trabalho. Viemos participar com a secretária de Canhotinho, Salete Maria, com a integração das equipes, para passar o alerta principalmente para as pessoas não dirigirem após a ingestão de bebidas alcoólicas. Mas aproveitamos para dar mais recados importantes de prevenção.” – Registra a gestora. O Chalé recebe ao longo do FIG2019 as equipes de saúde dos municípios de Saloa, Canhotinho, Terezinha, São João, Paranatama, Jupi, Iati , Correntes e Residentes da V GERES.

A ação é realização da Secretaria Estadual de Saúde do Governo do Estado através do CRPAM – Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto, presidido por Catarina Tenório, gestora da V GERES, e que conta com a participação de todas as suas coordenações, residentes do Hospital Dom Moura e da V GERES.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.