segunda-feira, 22 de julho de 2019

FIG2019 / Ipem-PE garante rodovias mais seguras em Garanhuns



Com o fluxo mais intenso em virtude do Festival de Inverno de Garanhuns, o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM-PE) realizou nos dias 18 e 19 de julho uma fiscalização intensiva em cronotacógrafos e veículos de cargas sólidas nas rodovias que dão acesso ao município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

Durante a operação os fiscais analisaram se os instrumentos estavam de acordo com a legislação vigente e se haviam irregularidades como ausência de lacre e certificado de verificação emitido pelo Ipem, que é válido por dois anos. Os agentes realizaram também a medição de carrocerias para transporte de cargas sólidas com o objetivo de constatar as dimensões e determinar o volume máximo transportável. Ao todo, 1.399 veículos foram verificados, destes, 11 geraram autos de infração devido ao certificado vencido. No caso da fiscalização em veículos transportadores de cargas sólidas, as equipes analisaram oito veículos e não foram encontradas irregularidades.

“A ideia foi realizar uma inspeção completa nos veículos, averiguando desde os limites de velocidade até a regularidade dos documentos, aumentando a segurança nas estradas. A ação é de grande importância, principalmente nesta época que o movimento nas estradas é mais intenso, pois coíbe adulterações nesses aparelhos, que são responsáveis por registrar informações como velocidade e distância percorrida, bem como o transporte excessivo de cargas”, afirma Adriano Martins, presidente do IPEM-PE.

O cronotacógrafo é considerado a “caixa preta” dos automóveis, seu uso é obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para veículos de transporte e condução escolar, transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a 4,5 toneladas. Sua importância cresceu ao longo dos anos em decorrência do número de acidentes fatais envolvendo ônibus e caminhões por causa dos excessos de velocidade.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.