segunda-feira, 30 de junho de 2014

Definida programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2014



Quinta-feira - 17/07
Os Valvulados
Carminho (Portugal)
Alessandra Leão
Vanessa da Mata

Sexta-feira - 18/07
Azulão e Azulinho
Waldonys
Elba Ramalho e Geraldo Azevedo
Homenagem a Dominguinhos - Liv Moraes, Nádia Maia, Mariana Aydar, Sandro, Guadalupe e Elba

Sábado - 19/07
Rogério e os Cabra
Juliano Holanda, Zé Manoel e Isadora Melo
Marcelo Jeneci
Céu
Zé Ramalho

Domingo - 20/07
Banda Flash
Adilson Ramos
Ângela Maria
Renato e seus Blue Caps

Segunda - 21/07
Still Living
BNegão e Seletores da Frequência
Otto
Nação Zumbi

Terça-feira - 22/07
Lux Time 
The Rossi e Vitor Camarote
Sidney Magal
Academia da Berlinda

Quarta-feira - 23/07
Alexandre Revoredo
Irah Caldeira
Josildo Sá
Maciel Melo e Xangay

Quinta-feira - 24/07
Orquestra Jovem, Artur Moreira Lima e Rafael Garcia
Lia Sophia
Nena Queiroga
Alceu Valença

Sexta-feira - 25/07
Kiara Ribeiro
Gustavo Travassos
Fábio Junior
José Augusto

Sábado - 26/07
Neander
Siba e Azougue Vapor
Titãs

Para conferir a programação completa:


Matrículas na AESGA


Já se encontra disponível no site da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), o Edital de Matrículas 2014.2, que dispõe do processo de registro para os vestibulandos e veteranos das Faculdades de Administração (FAGA), Direito (FDG), Ciências Sociais Aplicadas e Humanas de Garanhuns (FAHUG) e Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG).

De acordo com informações da presidente da AESGA, Giane Lira, através do acesso antecipado ao Edital, os estudantes poderão se programar melhor e obter as informações necessárias à documentação, emissão e pagamento dos boletos e a efetivação de todo o processo de matrícula.

Este ano, a AESGA inicia mais uma modalidade de matrícula que deverá facilitar ainda mais a Ação. Trata-se da matrícula online, que, inicialmente será realizada paralelamente à presencial. “Para os alunos regulares, que não tiveram nenhuma pendência junto aos órgãos da Instituição como Protocolo, Biblioteca, Tesouraria, entre outros, a Matrícula deste semestre já será muito mais ágil e prática”, destacou a Presidente.

Para os vestibulandos, a matrícula acontecerá no período de 17 e 18 de julho, no horário das 9 às 17 horas. 

Para saber mais: www.aesga.edu.br

CÂNCER DE MAMA: Vereador quer disponibilizar cirurgia de reconstrução mamária para pacientes em Garanhuns‏


O vereador Gil PM (PRB), preocupado com a saúde e bem estar da mulher, protocolou requerimento endereçado ao Chefe do Poder Executivo de Garanhuns, solicitando que em parceria com o Governo do Estado, firme convênios com clinicas e hospitais em nossa cidade, para viabilizar a realização de cirurgia de reconstrução mamária em pacientes com câncer de mama, que fizeram retirada total ou parcial do seio.

Por ano, cerca de 578 pacientes morrem em Pernambuco por causa do câncer de mama. Também anualmente, o Instituto Nacional de Câncer estima a ocorrência de mais de mil novos casos da doença no Estado. Em casos extremos, o câncer de mama requer a necessidade da retirada do seio.

Na avaliação do vereador, a medida permitirá uma nova realidade para as mulheres que fizeram mastectomia. "Cerca de 31% dos casamentos terminam depois do procedimento, e 64% das mulheres que passaram por esse tipo de cirurgia se sentem inferiorizadas na sociedade. E ter as mamas reconstruídas é um renascimento para a mulher. O impacto na autoestima, no relacionamento afetivo e na vida social é muito grande”, afirmou Gil PM.

O pedido do Parlamentar tem como base a Lei 12.802/2013, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer a cirurgia plástica reparadora da mama logo em seguida à retirada do câncer, quando houver condições médicas, e a Lei 12.732/2012, que dispõe sobre o prazo para iniciar tratamento de pacientes com neoplasia maligna, em seu artigo 4º diz que os estados que apresentarem carência de serviços especializados em oncologia deverão produzir planos regionais para a área.

Audálio Filho quer Plano de Cargos e Carreira para os Agentes Comunitários e de Endemias‏ em Garanhuns


O vereador Audálio Filho (PSDC), encaminhou requerimento ao Governo Municipal de Garanhuns, solicitando a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias.

"Minha proposta busca discutir e levantar as demandas para a elaboração do PCCS que seja funcional e que tenha condições de ser executado, priorizando a progressão dos agentes, definindo a data base, valorizando a classe e respeitando os limites financeiros e orçamentários previstos na Lei" - destacou Audálio Filho.

O parlamentar sugere ainda que seja criada uma comissão composta por representantes do Governo Municipal, do Sindicato Estadual (SINDACS) que é filiado a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), e da Associação Municipal dos ACS e ACE (AMACS), para discutir e elaborar o PCCS.
 
"Nosso objetivo é alcançar o equilíbrio, através da definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo e os seus níveis salariais, para que os profissionais possam exercer suas funções ainda com mais qualidade, sabendo que estão protegidas por um plano de cargos, carreiras e salários" - Finaliza o vereador
garanhuense.

FIFA produz vídeo no CRA em Canhotinho-PE. Confira!

Para assistir, clique aqui.

O Governo do Estado tem investido nos últimos anos na segurança de sua unidade prisional em Canhotinho, o que tem sido sentido diretamente pela população do Agreste Meridional, com a diminuição de incidentes envolvendo reeducandos fora da unidade. Algumas medidas como o alambrado, cercas com arames, tornozeleira com GPS, controle de entradas e saídas, monitoramento, etc, tornaram o Centro de Ressocialização do Agreste – CRA – Canhotinho, uma referência para o estado.

Contudo, é no trabalho de ressocialização, através do investimento nas pessoas, buscando profissionalizar os reeducandos para atividades que possam dar o sustento de suas famílias quando deixarem a prisão, que a unidade tem se destacado. Uma cooperativa foi criada para dar vazão à produção agropecuária da unidade. Estão sendo cultivadas dezenas de produtos que têm mercado regional. Além disso, a unidade conta com diversos setores que utilizam a mão de obra carcerária, como serralharia, pedreira, produção de blocos e construção, e praticamente o trato com todos os animais que geram renda em uma fazenda: Bovinocultura, suínocultura, caprinocultura, piscicultura, etc. O responsável pela laborterapia é o Agente Penitenciário Marcos Braga,técnico agrícola.

Todo este trabalho é vinculado à Escola Estadual Mons. Adelmar, que funciona dentro da unidade. A escola tem ensino regular, vinculado à GRE – Agreste Meridional.

Ampliações, investimentos e adequações de segurança têm sido uma constante na gestão do diretor Washington Gomes, também Agente Penitenciário, que tem o apoio integral de todos os companheiros e da SERES – Através do secretário Cel. Romero Ribeiro.

O resultado desta administração tornou Canhotinho uma unidade modelo para o Governo do Estado, com baixos índices de incidentes, fugas e bons resultados na ressocialização, principalmente através de algumas prioridades, como o trabalho, o ensino e a religiosidade. Aliás, foi inaugurada no início do mês uma Igreja Ecumênica, construída dentro da unidade.

Vários meios de comunicação têm mostrado o CRA-Canhotinho em seus programas. Inclusive o Globo Rural da Rede Globo já demonstrou seu interesse.

VÍDEO DA FIFA EM CANHOTINHO

A FIFA, em plena Copa do Mundo no Brasil, faz reconhecer este trabalho do CRA-Canhotinho, em seu site, visto por milhões de pessoas espalhadas pelo mundo, quando mostra o poder ressocializador do futebol. Uma equipe de vídeo-documentário visitou a unidade, conferiu o trabalho realizado e captou imagens que serviram para a produção que foi lançada em seu site oficial.

Detentos usam a magia do esporte como uma forma de resgate da cidadania, de reconstrução de sonhos, da reafirmação de projetos de vida. Uma forma de passar o tempo ruim, com a esperança de uma vida melhor lá fora, com respeito ao próximo e à sociedade.

O futebol em Canhotinho não é apenas uma pelada entre os reeducandos, ela está integrada à escola, acompanhada pela laborterapia e usada como escape da tensão, propiciando a alegria, a esperança e a certeza de que a vida daquelas pessoas podem ser melhor.

A FIFA viu isso, e mostrou ao mundo. O agente que aparece na reportagem é o Marcos Braga, que citamos como responsável por muitas dessas transformações.

BNB realiza Dia da Agricultura Familiar para renegociar dívidas em Garanhuns

Na próxima quinta-feira (3), o Banco do Nordeste vai realizar em Garanhuns, o Dia da Agricultura Familiar, que acontecerá na quadra do Colégio Diocesano, a partir das oito horas da manhã.

O objetivo é oferecer ao homem do campo uma grande oportunidade de renegociação dos seus débitos (para quitação), atualização cadastral, informações em geral, podendo chegar até 85% de desconto no total da dívida, ficando apto a fazer novos empréstimos junto à instituição financeira.

Participarão do evento, oito agências do BNB, são elas: Bezerros, Caruaru, Palmares, Pesqueira, Serra Talhada, Sertânia, Vitória de Santo Antão, além da agência anfitriã que é Garanhuns. Ao todo, são esperados cerca de 3 mil participantes. 

A recepção ficará por conta da Orquestra Manoel Rabelo. O grupo cultural Afronegro Axé Quilombola Angico de Bom Conselho, fará o encerramento do Dia da Agricultura Familiar, que ainda terá distribuição de brindes, café da manhã e lanches ao final do evento.

Os suplentes de senador de Armando e João Paulo

No próximo dia 15 de julho, um dos donos dos Supermercados Bonanza, o caruaruense Douglas Cintra, assume como senador da República pelo estado de Pernambuco, devido a licença de Armando Monteiro, que é candidato a governador. Armando foi eleito em 2010 para um mandato de oito anos, o maior na atual estrutura democrática representativa. Douglas Cintra é o primeiro suplente, e há ainda um segundo suplente exigido pela legislação eleitoral.

Caso seja eleito governador, Armando Monteiro precisará renunciar ao mandato de senador, e aí Douglas Cintra seria efetivado. Nada contra ele, nem qualquer outro suplente, mas quem votou em Armando senador para oito anos, terá Douglas Cintra por mais da metade deste período, repito, caso Armando seja eleito. Se perder, pode voltar normalmente para seu mandato em Brasília.

JOÃO PAULO PREFEITO OU SENADOR? Soube que há uma questão de bastidores pela vaga de suplente de senador de João Paulo, explica-se: O ex-prefeito de Recife pode voltar a se candidatar na capital, em 2016, ou seja, daqui a dois anos, o que aconteceria a mesma coisa com ele no senado, caso seja eleito. E ainda pior, o seu suplente assumiria por seis anos e meio. Por isto esta questão de bastidores, alguém poderia ser senador sem aparecer na televisão, sem ninguém saber quem é e nem pedir um voto a ninguém, por um mandato de mais de seis anos, maior que de vereador, prefeito, governador e até presidente da república.

A crítica serve para todos, mas estes casos já estão acontecendo. 

Sinceramente acho um absurdo autorizado por nossa constituição. 

Frente Popular promove primeira reunião do Conselho Político


A Frente Popular de Pernambuco realizou, na última quinta-feira (26), a primeira reunião de seu conselho político. O colegiado, que reúne os presidentes dos partidos que apoiam a pré-candidatura de Paulo Câmara (PSB) ao Governo, visa integrar as lideranças que compõem a aliança na estratégia e na condução da campanha do socialista e de seus companheiros de chapa: Fernando Bezerra Coelho (PSB), que disputa o Senado, e Raul Henry (PMDB), na vice. O peemedebista assumiu a coordenação do Conselho.

Aos dirigentes partidários, Paulo Câmara destacou a importância do Conselho neste momento da caminhada. "Cumprimos a tarefa da pré-campanha, de apresentar nosso nome e recolher subsídios em cada localidade para o nosso Programa de Governo. A convenção da Frente Popular mostrou nossa força política e nossa capacidade de agregar forças. Agora, em 6 de julho, começa nossa campanha. Vamos iniciar um amplo processo de divulgação da nossa candidatura. E contamos com o apoio de vocês", pontuou.

Raul Henry adiantou, ao final do encontro, que a próxima reunião pode ocorrer no dia 7 de julho. “A instalação desse Conselho é muito importante porque a nossa frente é muito ampla. Agora, teremos um fórum para ouvir as reivindicações, demandas e queixas”, afirmou o deputado federal.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.