terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Dr. Silvino Duarte, Dermatologista da UPAE Garanhuns, alerta para as doenças de pele mais comuns

Unidade de Atendimento Especializado do estado oferece cinco médicos na área


A dermatologia é uma das especialidades mais procuradas na UPAE Garanhuns. Oferecendo cinco médicos especialistas, Dra. Sandra Kelm, Dra. Grace Kelly, Dra. Danyelly Barros, Dialla dos Santos e Dr. Silvino Duarte, a unidade atende diariamente pacientes dos 21 municípios da regional de saúde. Oferece ainda vários exames e em alguns casos, até cirurgias de baixa complexidade.

Dr. Silvino Duarte, um dos mais antigos na casa, afirma que os pacientes da UPAE Garanhuns são, geralmente, pessoas simples, que por vezes até demoraram um pouco para buscar tratamento, mas a grande maioria consegue resolução com medicamentos, tratamentos e até pequenos procedimentos cirúrgicos. "Vimos com frequência algumas doenças causadas pelo excesso de sol (inclusive câncer de pele), por bactérias, algumas pelo uso de produtos nocivos à saúde da pele, e outras que são pela própria genética." - Afirma o médico.

Confira quais são as doenças de pele que mais chegam ao ambulatório da UPAE Garanhuns, segundo Dr. Silvino Duarte:

Piodermites:  Infecções na pele causada por bactérias. Estas lesões formam crostas/bolhas. As mais comuns são furúnculos, folicutes, erisipela, impetigo... Contudo, há casos mais sérios de piodermites.

Manchas causadas pelos raios solares: Nesta época do ano de muito sol, as pessoas que costumam não se prevenirem podem acabar vendo manchas na pele a exemplo de cloasmas, ceratoses actínicas, etc. E em grau mais avançado, até câncer de pele.

Dermatite de Contato: Reação inflamatória que ocorre na pele devido à exposição a um componente que causa irritação ou alergia. Tem paciente que passa de tudo na pele, ou pode ser também uma reação a algum componente de fórmulas. Pode provocar erupção cutânea, prurido, vermelhidão e descamação, mas não é contagiosa nem oferece risco de vida.  

Dermatite Atópica:  Um dos tipos mais comuns de alergia cutânea caracterizada por eczema atópico. É uma doença genética, crônica e que apresenta pele seca, erupções que coçam e crostas. Seu surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. Não é uma doença contagiosa. Podem-se tocar as lesões à vontade que não há nenhum risco de transmissão. A dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica, porém, com manifestação clínica variável.  

Psoríase: Doença inflamatória da pele, crônica, não contagiosa, com vários genes envolvidos, com incidência genética em cerca de 30% dos casos. Caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura.

Dermatomicoses: Infecções por fungos, embora em regra geral não sejam graves, são muito incômodas. Trata-se de um desequilíbrio imunológico no corpo em relação aos fungos, habitantes normais da pele. Geralmente causam vermelhidão na região afetada, prurido intenso (coceira), dor, fissuras e rachaduras na pele. 

Alopécia: Doença caracterizada pela repentina perda de cabelos do couro cabeludo ou de qualquer outra região do corpo. Existem vários tipos de alopécia, com causas diferentes e que requerem tratamentos específicos, a depender do tipo.

As pessoas, em qualquer situação que considere anormal em seu corpo, ou se tiverem históricos na família, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Caso o clínico entenda a necessidade de consultas com especialistas, fará o encaminhamento, através da rede de Regulação Regional.

Cuide-se bem, e visite regularmente o Posto de Saúde.

Gerência do Trabalho em Garanhuns, antigo Ministério, divulga serviços oferecidos



Nota de Utilidade Pública 

A Gerência Regional do Trabalho, antigo Ministério do Trabalho, localizada na Avenida Caruaru, Nº 650, informa que diariamente fornece 50 fichas para emissão das Carteiras de Trabalho, com entrega no mesmo dia. Bem como, além desse serviço, possibilita também a entrada do Seguro Desemprego, Registro Profissional, Denúncias Trabalhistas, e nas terças-feiras, pela manhã, funciona o Plantão Fiscal para retirar dúvidas trabalhistas. 

Em caso de dúvidas, por favor, se dirija a Gerência na Avenida Caruaru, Nº 650.

Fernando Henrique Maia Lundgren
Gerente Regional do Trabalho em Garanhuns-PE

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.