Unidade de Atendimento Especializado do estado oferece cinco médicos na área
A dermatologia é uma das especialidades mais procuradas na UPAE Garanhuns. Oferecendo cinco médicos especialistas, Dra. Sandra Kelm, Dra. Grace Kelly, Dra. Danyelly Barros, Dialla dos Santos e Dr. Silvino Duarte, a unidade atende diariamente pacientes dos 21 municípios da regional de saúde. Oferece ainda vários exames e em alguns casos, até cirurgias de baixa complexidade.

Confira quais são as doenças de pele que mais chegam ao ambulatório da UPAE Garanhuns, segundo Dr. Silvino Duarte:
Piodermites: Infecções na pele causada por bactérias. Estas lesões formam crostas/bolhas. As mais comuns são furúnculos, folicutes, erisipela, impetigo... Contudo, há casos mais sérios de piodermites.
Manchas causadas pelos raios solares: Nesta época do ano de muito sol, as pessoas que costumam não se prevenirem podem acabar vendo manchas na pele a exemplo de cloasmas, ceratoses actínicas, etc. E em grau mais avançado, até câncer de pele.
Dermatite de Contato: Reação inflamatória que ocorre na pele devido à exposição a um componente que causa irritação ou alergia. Tem paciente que passa de tudo na pele, ou pode ser também uma reação a algum componente de fórmulas. Pode provocar erupção cutânea, prurido, vermelhidão e descamação, mas não é contagiosa nem oferece risco de vida.
Dermatite Atópica: Um dos tipos mais comuns de alergia cutânea caracterizada por eczema atópico. É uma doença genética, crônica e que apresenta pele seca, erupções que coçam e crostas. Seu surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. Não é uma doença contagiosa. Podem-se tocar as lesões à vontade que não há nenhum risco de transmissão. A dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica, porém, com manifestação clínica variável.
Psoríase: Doença inflamatória da pele, crônica, não contagiosa, com vários genes envolvidos, com incidência genética em cerca de 30% dos casos. Caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura.
Dermatomicoses: Infecções por fungos, embora em regra geral não sejam graves, são muito incômodas. Trata-se de um desequilíbrio imunológico no corpo em relação aos fungos, habitantes normais da pele. Geralmente causam vermelhidão na região afetada, prurido intenso (coceira), dor, fissuras e rachaduras na pele.
Alopécia: Doença caracterizada pela repentina perda de cabelos do couro cabeludo ou de qualquer outra região do corpo. Existem vários tipos de alopécia, com causas diferentes e que requerem tratamentos específicos, a depender do tipo.
As pessoas, em qualquer situação que considere anormal em seu corpo, ou se tiverem históricos na família, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Caso o clínico entenda a necessidade de consultas com especialistas, fará o encaminhamento, através da rede de Regulação Regional.
Cuide-se bem, e visite regularmente o Posto de Saúde.