terça-feira, 8 de abril de 2014

SPORT VENCE FLAMENGO DE NOVO, E É DECLARADO CAMPEÃO ÚNICO DE 1987



Em julgamento nesta terça-feira, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concluiu umas das polêmicas que envolvem o futebol brasileiro. Pelo placar de 4 a 1 na votação, o Sport foi definido como único e exclusivo campeão nacional de 1987. Com isso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não poderá apontar o Flamengo como campeão deste torneio. A decisão frustra o clube da Gávea, que se envolveu em longa briga nos tribunais.

Os ministros do STJ também modificam os rumos de outra batalha na modalidade. O São Paulo passa ser o primeiro clube a conquistar cinco títulos do Campeonato Brasileiro e ganha o direito de ficar com a Taça das Bolinhas.

Insatisfeito com o reconhecimento do Flamengo como campeão nacional de 1987, o Sport foi à Justiça Comum para ser considerado o único campeão de 1987. O Rubro-Negro carioca contra-atacou com uma representação pedindo severa punição aos pernambucanos. De acordo com a Fifa, um clube só pode realizar tal operação quando todos os recursos na Justiça Desportiva se esgotarem.

PARA SABER MAIS... ESPORTE UOL

Marcelino Granja fala de investimentos em Ciência e Tecnologia na Aula Inaugural da Pós-Graduação da UPE Garanhuns

Marcelino Granja e Pedro Falcão
 
UPE - Clovis Gomes - Diretor do Multicampi Garanhuns
O ex-Secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Dr. Marcelino Granja, esteve em Garanhuns no último sábado, 05, para proferir a palestra da Aula Inaugural dos cursos de Pós-Graduação da UPE Garanhuns 2014, que contou com mais de 250 novos estudantes. O evento aconteceu no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, e teve à mesa de trabalhos, além do convidado especial, o diretor do MultiCampi, Prof. Clóvis Gomes Jr., o Coordenador da Pós-Graduação, Prof. Carlos Ubirajara, o Pró-Reitor da Administração da Universidade, Prof. Pedro Falcão, que está deixando o cargo para assumir a Secretaria-Executiva de Ciência e Tecnologia do estado, já que José Bertotti, atual executivo, está assumindo a secretaria com a saída de Marcelino Granja.

O ex-secretário versou sobre os investimentos do atual governo na inovação e nos parques tecnológicos, trazendo informações do que foi feito nos últimos anos e projetando as novas ações que estão possibilitando o desenvolvimento de Pernambuco nos diversos setores onde a tecnologia tem sido utilizada, desde os serviços até as indústrias. Marcelino Granja falou dos parques tecnológicos e da interiorização dos investimentos na área, como o Porto Digital e os Centros Tecnológicos.

Marcelino Granja lembrou da interiorização dos cursos de Medicina, em Garanhuns e Serra Talhada, com fortalecendo a Universidade de Pernambuco, como a extensão que tem possibilitado cursos com a Pós-Graduação, e o ProfLetras. Em Arcoverde com Direito e Odontologia, e novos cursos em Salgueiro, Caruaru, e outros campus.

Sobre a indicação de prof. Pedro Falcão para a SECTEC, o ex-secretário disse acreditar que isto é um reconhecimento à competência e capacidade político-administrativa profissional, já comprovada por sua atuação à frente do Multicampi Garanhuns, e mais recentemente na Pró-Reitoria da Universidade. “É também um fortalecimento da Ciência e Tecnologia no estado, pois Dr. Pedro é um gestor empreendedor, e tem muito prestígio e respeito na comunidade acadêmica e na gestão estadual” – afirmou.


PROUPE: Marcelino Granja enfatizou que um dos grandes investimentos na educação de nível superior no estado está no Programa de Bolsas para alunos das Autarquias Municipais. “São mais de doze mil estudantes contemplados, inclusive em Garanhuns, beneficiando alunos de Direito, Administração, Engenharia, entre outros cursos.

CONEXÃO CIDADÃ: Sobre o Programa Conexão Cidadã que tem levado Telefonia Celular e Internet para mais de cem distritos no estado, inclusive São Pedro em Garanhuns já foi contemplado e Miracica será o próximo a receber o investimento, Marcelino Granja afirma ser um grande programa de inclusão digital. “Serão 126 comunidades beneficiadas, vilas e povoados com mais de mil habitantes, totalizando quase 500 mil pessoas beneficiadas que não tinham acesso a ligações por celular nem acesso à internet. Muitas vezes não podiam falar com familiares, pedir um socorro ou fazer ligações comerciais. Por outro lado, a internet é imprescindível nos dias de hoje. Portanto é um programa de grande alcance em todos os sentidos, democratizando a informação e proporcionando mais acesso ao conhecimento.” – Afirmou.

CENTRO TECNOLÓGICO: Marcelino Granja afirmou que já funciona em Garanhuns o ITEP – Instituto Tecnológico de Pernambuco, que tem um contrato com a SECTEC para gerir o Centro Tecnológico nas atividades de formação, empreendedorismo e inovação. A novidade é que a Secretaria conseguiu destravar os recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, para investir no APL – Arranjo Produtivo Local – do Leite e mais seis outros Arranjos Produtivos no estado, sendo 2 milhões de dólares para cada um deles, que serão investidos na melhoria da competitividade, principalmente para os pequenos, micros e médios empreendedores. Em Garanhuns, o investimento visa impulsionar o setor de laticínios.

Mensagens pela passagem do DIA DO JORNALISTA

Recebi várias felicitações pela passagem do Dia do Jornalista, e embora não me apresente como, por não ter formação superior na área, reconheço que pelo trabalho à frente deste blog, e outras atividades com rádio, jornal, e assessoria de comunicação, é como jornalista que as pessoas me vêem. Por isto, e por buscar constantemente a formação leiga, acabo aceitando naturalmente. Lembrando, tenho formação em Direito e faço Pós-Graduação em Gestão Pública, mas há quinze anos milito na comunicação em Garanhuns, aprendendo constantemente com grandes profissionais com os quais pude compartilhar algum trabalho, inclusive outros, assim como eu, sem formação em jornalismo. 

É claro que acho importante, fundamental até, a formação superior em jornalismo, mas muitos de nós não tiveram esta oportunidade, e precisaram aprender a fazer fazendo, sejam nos estúdios das emissoras de rádio ou nas editorias dos jornais da cidade, muitos tornaram-se grandes profissionais, imaginem então se tivessem o conhecimento que as bancas de faculdade proporcionam. 

Com a internet, criou-se um novo mundo para a informação, e vi aqui o espaço para desenvolver o que acho que faço de melhor, escrever e dar pitaco em tudo. E sei da responsabilidade cotidiana de informar, mas também dar a opinião sobre temas, algumas vezes errando, mas proporcionando que a cidade debata, participe, interagindo com as mídias sociais. Com esta informação mais perto, dinâmica e interativa, conquistamos (na pessoa do plural, devido a rede de blogueiros) espaço na comunicação e na sociedade, e pela qualidade de leitores que buscam informação e têm a característica da formação da opinião, acho que estamos no caminho certo.

Dentre os parabéns que recebi, vou amplificar um, que registra esta responsabilidade e o quanto somos privilegiados de contar com amigos e leitores assim. Trago da Dra. Karla Fabíola, Juíza de Direito, suas felicitações, e estendo os agradecimentos a todos que compartilham comigo este blog. Obrigado, gente!

Ao mesmo tempo, parabenizo a todos os jornalistas, em especial os formados, mas também aos profissionais de comunicação, que labutam diariamente na democratização da informação.



Roberto Almeida, Ronaldo Cesar, Kitty Lopes Lopes, Larissa, Carlos Eugênio e Saulo Paes, parabéns e obrigada por fazerem parte de minha vida de uma forma tão intensa. Diariamente acesso os blogs e me nutro com notícias de nossa região.

Dra. Karla Fabíola

IV Encontro Estadual de Pessoas Trans acontece em Garanhuns - SAIBA MAIS.


A Amotrans, em parceria com Associação Nacional de Transgêneros (Antra) estará promovendo entre os dias 17 a 19 de maio de 2014, o IV Encontro Estadual de Pessoas Trans, a se realizar no Município de Garanhuns.

São 40 vagas para pessoas trans, das quais 15 são para pessoas que residem no interior.

Mais informações:
Chopelly Pereira dos Santos: chopelly@hotmail.com

Fones: (81) 9939-7291 /8604-0579

COMUNICADO DA CELPE PARA GARANHUNS

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informa que, em decorrência das fortes chuvas associadas a descargas atmosféricas dos últimos dias, os chamados na Regional Garanhuns registraram um aumento acima do normal. Para minimizar os transtornos provocados pelas precipitações, a concessionária reforçou em 50% o número de equipes de prontidão. 

A Celpe ressalta que está atuando ininterruptamente pararestabelecer o fornecimento das áreas afetadas e manterá o reforço do contingente até a regularização dos casos. 

A Celpe se coloca à disposição.

GARANHUNS: Planetário começa a ser construído no Parque Euclides Dourado



O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, está montando o planetário de Garanhuns no Parque Euclides Dourado. As obras já começaram e o local está previsto para ser inaugurado em julho. Com capacidade aproximada de 40 pessoas, o ambiente será prioritariamente destinado aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, com o intuito de aprimorar e enriquecer seus conhecimentos. O sistema também será aberto ao público mediante agendamento.

Feito em aço e fibra com design moderno e estrutura resistente, o planetário de Garanhuns será totalmente digital com tecnologia de última geração, incluindo em suas sessões, temas variados nas áreas de astronomia, biologia e meio ambiente. O espaço interno contará com poltronas confortáveis e reclináveis e será o primeiro do Nordeste em estrutura geodésica, ou seja, uma estrutura composta de uma rede de triângulos que dá forma a uma superfície aproximadamente esférica.

No planetário o céu poderá ser estudado em detalhes, em qualquer data e visto de qualquer parte do planeta e fora dele. Todo o sistema será comandado a partir de um controle remoto ou através de outros dispositivos portáteis, como Tablets. Para auxiliar no ensino, os professores poderão instalar um software em seus computadores e criarem, dessa forma, apresentações a serem exibidas aos seus alunos. A secretária de Educação, Janecélia Marins, comenta sobre a instalação desse instrumento de aprendizagem e entretenimento na cidade. “O planetário, além de ser um ambiente digital-pedagógico, é também um espaço de aprendizagem significativo, onde os alunos e visitantes adquirem novos conhecimentos de forma lúdica e prazerosa”, pontua.

SECOM GARANHUNS

Inicia Residência Multiprofissional em sete Regionais de Saúde em Pernambuco: Garanhuns, Caruaru, Arcoverde, Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Ouricuri e Serra Talhada

Dra. Ricarda Samara dá as boas-vindas aos residentes

56 Residentes da Escola de Governo somam-se aos Residentes do HRDM
 
Cínthia Kalyne, faz a recepção aos Residentes
que estarão em sete regionais de Saúde em Pernambuco



O Governo do Estado, através da Escola de Governo de Saúde Pública, em parceria com a Universidade de Pernambuco, iniciam a primeira Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, em gestão de Redes de Atenção à Saúde. A cerimônia que marcou o início das atividades aconteceu nesta segunda-feira, 07, no Auditório da CODEAM, em Garanhuns.

Em sete regionais de saúde do estado, Garanhuns, Caruaru, Arcoverde, Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Ouricuri e Serra Talhada, oito residentes de oito categorias da área de saúde estão iniciando seus estudos práticos, com as aulas teóricas acontecendo sempre em Garanhuns, na parceria com a UPE e a V Gerência Regional de Saúde. São 56 residentes em Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Terapia Ocupacional, Odontologia, Fisioterapia e Farmácia, que farão a residência no período de dois anos.

Prof. Dr. Clovis Gomes Jr
Diretor do Multicampi da UPE Garanhuns
A solenidade de acolhimento foi presidida pela Secretária Executiva da Gestão do Trabalho e Educação, do Governo do Estado. Várias autoridades regionais estiveram presentes, a exemplo do Diretor da UPE Multicampi Garanhuns, prof. Clóvis Gomes, a Gerente da Escola de Governo de Saúde Pública, Célia Borges, o Diretor do Hospital Regional Dom Moura, Luiz Melo, o Secretário de Saúde de Garanhuns, Dr. Harley Davidson, a Coordenadora da Residência Multiprofissional da Universidade de Pernambuco - Campus Garanhuns, Régia Leite, o Coordenador Médico da UPAE Garanhuns, Dr. Franco Junqueira, a gestora da Gerência Regional de Saúde de Afogados da Ingazeira, Dra. Mary Delânia, além da anfitriã do encontro, Dra. Ricarda Samara, gestora da V GERES. Secretários Municipais de Saúde, a exemplo de Brejão, São João e Paranatama também estiveram presentes.

Na mesma solenidade, houve também o acolhimento da quarta turma de Residentes Multiprofissionais da Interiorização de Atenção à Saúde do Hospital Regional Dom Moura, cuja coordenação é feita por Bruna Souza, presente na solenidade.

Dr. Franco Junqueira, da UPAE: Respeitar sempre o paciente.
A palestra de acolhimento foi proferida pela Secretária-Executiva Cinthia Kalyne, que detalhou os passos para a conquista desta Residência Multiprofissional, em mais uma mostra da busca do Governo do Estado pela interiorização dos investimentos da educação na saúde, trazendo mais profissionais e proporcionando que os estudantes façam suas residências próximo às suas comunidades, facilitando a continuidade destas pessoas em suas regiões. 

A Residência Multiprofissional é uma realização da Escola de Governo de Saúde Pública e da Universidade de Pernambuco. As aulas teóricas com todos os residentes acontecerão em Garanhuns.

Em momento de unidade, PT de Pernambuco passará por constrangimentos necessários

PT se reconstroi no estado depois da tragédia eleitoral de 2012

João Paulo foi apresentado como pré-candidato do PT ao senado, na chapa de Armando. Os petistas e o próprio candidato a governador, celebraram a unidade conquistada em Pernambuco, o que é uma meia verdade. A situação eleitoral é que colocou todos no mesmo barco, principalmente os petistas, depois que o rival passou a ser único em nível estadual e federal: Eduardo Campos.

Maurício Rands deixou o PT
Antes desta unidade, em 2012, no Recife, João da Costa foi rifado pelo próprio partido, que não ratificou o resultado da consulta interna, vencida pelo então prefeito. Depois veio a intervenção e os candidatos foram Humberto, com João Paulo na vice. 

Ficaram na terceira colocação. 

O sentimento de traição no PT foi tão grande que Maurício Rands deixou a legenda e se mudou para o exterior. Sentiu-se usado contra João da Costa, que ficou, calou-se, guardou a mágoa e esperou a chuva passar. Não tinha uma administração elogiada, mas tinha ao menos o direito de ser o candidato, e pelo ritmo que chegou ao final do ano, poderia ter surpreendido e sido reeleito. Fernando Ferro e Teresa Leitão ficaram com João da Costa.

Apoio a João da Costa, em momento de partido dividido
Todos sabem que João Paulo e João da Costa passaram mais de quatro anos sem se falar, e agora, prestes a entrar em nova eleição, precisam estar no mesmo palanque. Em seu discurso de lançamento da candidatura, João Paulo fez elogios a João da Costa, que estava ausente.

O PTB de Armando Monteiro foi o primeiro partido a deixar a administração de João da Costa, com estardalhaço, entregando secretarias e dando entrevistas, dificultando ainda mais o que já estava difícil. Está certo que a conjuntura política era outra, mas ainda repercute e tem importância no atual quadro, pois não se sabe se esta mágoa passou, ao menos para a militância, já que as lideranças se uniram no apoio a Armando. Pode ser que o grupo de João da Costa tenha guardado ressentimentos do processo eleitoral? Muito provavelmente, além de outros grupos menores, rifados daquele processo. 

Chegamos a 2014, e o PT dá mostras de que 2012 é página virada, com as lideranças unidas no mesmo projeto, entretanto, na recente recente decisão estadual, 40% dos militantes que votaram, preferiram não se unir com Armando Monteiro, o que mostra que não há a união na base. E aí cabem duas leituras. Uns queriam a candidatura própria para fortalecer o partido, e outros não queriam se unir com Armando Monteiro.
João da Costa vai disputar a eleição de Deputado Federal, e pelo que aparenta, deve confirmar o mandato. Tem ainda grande parcela de fiéis militantes no Diretório Municipal do Recife. Vai pra rua com Armando Monteiro, João Paulo e Humberto Costa, com todos passando o constrangimento do título desta postagem.

Armando conquistou o PT estadual, ao menos as lideranças, porque tratou da sucessão em Brasília, que forçou esta unidade.

GARANHUNS: Palestra debate Artrite Reumatoide


Palestra Artrite Reumatoide, com Dr. Roberto Amorim e convidados, participem! 
Inscrições gratuitas na Formular.
Ligue 0800 281-7772 ou 3761-7772

Mais informações: www.facebook.com/formular.lagam

Sivaldo repudia venda das luminárias públicas e equipamentos da Escola Técnica de Garanhuns


Em nota de repúdio enviada aos meios de comunicação, o vereador Sivaldo Albino reclamou da prefeitura e do prefeito Izaías Régis, devido o leilão realizado que vendeu equipamentos, veículos e outros bens pertencentes ao município. 


Segundo Sivaldo, "Quando assumiu a Prefeitura de Garanhuns em janeiro de 2013, umas das principais ações do Prefeito Izaéas Régis foi desativar a Escola Técnica de Garanhuns, que realizava diversos cursos, entre eles o de serralharia, solda industrial, marcenaria, estofados, tornearia mecânica e informática básica. Nesse período, mesmo sem a Escola Técnica estar funcionando, o prefeito nomeou através da Portaria Nº 072/2013 uma diretora para aquela Escola de Ensino Profissional. 

No dia 20 de março, a Prefeitura de Garanhuns realizou um leilão para vender vários objetos, dentre eles os equipamentos da Escola Técnica Municipal, onde foram arrecadados R$ 79.300,00 com a venda de todos os equipamentos. A Escola chegou a formar mais de 1000 jovens de Garanhuns com esses cursos profissionalizantes, que serviram para muitos adquirirem uma fonte de renda para suas famílias, além do mais, vendeu os 23 equipamentos, que estavam em perfeito estado de conservação, por um valor só dá para comprar dois dos Tornos Mecânicas que foram leiloados!

LUMINÁRIAS DA AV. RUI BARBOSA: A Prefeitura de Garanhuns começou em maio do ano passado a substituir as Luminárias da Av Rui Barbosa e Av Santo Antônio por lâmpadas LED. A Empresa Lançar Construtora vencedora do Processo de Licitação 047/2013 e recebeu da Prefeitura o valor de R$ 17.358,52 para remoção das luminárias e suportes existentes na Rui Barbosa e Av. Santo Antônio.

O Vereador Sivaldo Albino solicitou através de requerimentos que as luminárias retiradas fossem destinadas a locais que hoje não possuem Iluminação Pública, pois é constante a reclamação da população que várias ruas se encontram às escuras.

No Leilão realizado da Prefeitura de Garanhuns, as 220 Luminárias da Rua Barbosa foram arrematas por apenas R$ 4.300,00."  Segundo Sivaldo, os equipamentos de iluminação quando foram retiradas estavam funcionando normalmente. 

PRB apoia Armando



O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, senador Armando Monteiro (PTB), recebeu nesta segunda-feira (07) o apoio de mais um importante partido. Ligado aos segmentos sindical e evangélico, o PRB (Partido Republicano Brasileiro) passa a integrar a aliança formada até o momento pelo PTB, PT, PSC e PROS.

Acompanhado do deputado federal João Paulo (PT), pré-candidato ao Senado, Armando disse que o apoio do PRB fortalece ainda mais esse conjunto de forças. “Quero destacar o seguinte: o PRB tem características que nos interessam muito e que nos faz valorizar ainda mais esta participação. É que ele tem inserção em dois segmentos importantes da sociedade. Na comunidade evangélica e na área sindical”, lembrou Armando citando a presença no partido de lideranças como as do Bispo e ex-deputado estadual Ossesio Silva e do sindicalista Aldo Amaral.

O presidente estadual do PRB, Carlos Geraldo, disse que a legenda quer participar efetivamente da construção de um projeto de governo liderado por Armando Monteiro. “O PRB quer ter respeito em Pernambuco e vai participar ativamente desta discussão. Nesta tarde o PRB se posiciona como um partido livre”, desabafou.

Atualmente, o PRB possui 5 mil cabos eleitorais, presentes em 135 dos 184 municípios pernambucanos. Na TV, o partido conta com 30 segundos em seis inserções diárias, por três dias consecutivos, além de presença forte principalmente no meio evangélico a partir da Igreja Universal do Reino de Deus.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.