terça-feira, 8 de abril de 2014

Marcelino Granja fala de investimentos em Ciência e Tecnologia na Aula Inaugural da Pós-Graduação da UPE Garanhuns

Marcelino Granja e Pedro Falcão
 
UPE - Clovis Gomes - Diretor do Multicampi Garanhuns
O ex-Secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Dr. Marcelino Granja, esteve em Garanhuns no último sábado, 05, para proferir a palestra da Aula Inaugural dos cursos de Pós-Graduação da UPE Garanhuns 2014, que contou com mais de 250 novos estudantes. O evento aconteceu no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, e teve à mesa de trabalhos, além do convidado especial, o diretor do MultiCampi, Prof. Clóvis Gomes Jr., o Coordenador da Pós-Graduação, Prof. Carlos Ubirajara, o Pró-Reitor da Administração da Universidade, Prof. Pedro Falcão, que está deixando o cargo para assumir a Secretaria-Executiva de Ciência e Tecnologia do estado, já que José Bertotti, atual executivo, está assumindo a secretaria com a saída de Marcelino Granja.

O ex-secretário versou sobre os investimentos do atual governo na inovação e nos parques tecnológicos, trazendo informações do que foi feito nos últimos anos e projetando as novas ações que estão possibilitando o desenvolvimento de Pernambuco nos diversos setores onde a tecnologia tem sido utilizada, desde os serviços até as indústrias. Marcelino Granja falou dos parques tecnológicos e da interiorização dos investimentos na área, como o Porto Digital e os Centros Tecnológicos.

Marcelino Granja lembrou da interiorização dos cursos de Medicina, em Garanhuns e Serra Talhada, com fortalecendo a Universidade de Pernambuco, como a extensão que tem possibilitado cursos com a Pós-Graduação, e o ProfLetras. Em Arcoverde com Direito e Odontologia, e novos cursos em Salgueiro, Caruaru, e outros campus.

Sobre a indicação de prof. Pedro Falcão para a SECTEC, o ex-secretário disse acreditar que isto é um reconhecimento à competência e capacidade político-administrativa profissional, já comprovada por sua atuação à frente do Multicampi Garanhuns, e mais recentemente na Pró-Reitoria da Universidade. “É também um fortalecimento da Ciência e Tecnologia no estado, pois Dr. Pedro é um gestor empreendedor, e tem muito prestígio e respeito na comunidade acadêmica e na gestão estadual” – afirmou.


PROUPE: Marcelino Granja enfatizou que um dos grandes investimentos na educação de nível superior no estado está no Programa de Bolsas para alunos das Autarquias Municipais. “São mais de doze mil estudantes contemplados, inclusive em Garanhuns, beneficiando alunos de Direito, Administração, Engenharia, entre outros cursos.

CONEXÃO CIDADÃ: Sobre o Programa Conexão Cidadã que tem levado Telefonia Celular e Internet para mais de cem distritos no estado, inclusive São Pedro em Garanhuns já foi contemplado e Miracica será o próximo a receber o investimento, Marcelino Granja afirma ser um grande programa de inclusão digital. “Serão 126 comunidades beneficiadas, vilas e povoados com mais de mil habitantes, totalizando quase 500 mil pessoas beneficiadas que não tinham acesso a ligações por celular nem acesso à internet. Muitas vezes não podiam falar com familiares, pedir um socorro ou fazer ligações comerciais. Por outro lado, a internet é imprescindível nos dias de hoje. Portanto é um programa de grande alcance em todos os sentidos, democratizando a informação e proporcionando mais acesso ao conhecimento.” – Afirmou.

CENTRO TECNOLÓGICO: Marcelino Granja afirmou que já funciona em Garanhuns o ITEP – Instituto Tecnológico de Pernambuco, que tem um contrato com a SECTEC para gerir o Centro Tecnológico nas atividades de formação, empreendedorismo e inovação. A novidade é que a Secretaria conseguiu destravar os recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, para investir no APL – Arranjo Produtivo Local – do Leite e mais seis outros Arranjos Produtivos no estado, sendo 2 milhões de dólares para cada um deles, que serão investidos na melhoria da competitividade, principalmente para os pequenos, micros e médios empreendedores. Em Garanhuns, o investimento visa impulsionar o setor de laticínios.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.